Nós

Nós David Nicholls

Resenhas - Nós

Lívia 26/09/2021

Esperava mais
Eu estava bem empolgada com essa leitura, mas me deparei com um livro muito arrastado, descritivo e melancólico. Poucos diálogos e muitas reflexões de Douglas, o narrador, tanto no tempo presente quanto no passado.

Não foi uma leitura fácil, que fluiu, mas até que gostei do fim.

Lu 15/09/2021

Nós
Eu adorei o livro. Sai de uma visão que normalmente leio, o adolescente com problemas com os pais, para ver a visão dos pais. Douglas não é a pessoa mais certa do mundo, mas me garantiu muita reflexão e risadas!

belaland_ 10/08/2021

O protagonista é extremamente chato, além do livro ser muito descritivo e a edição com essa letra pequena e um capítulo atrás do outro deixou a leitura muito cansativa e demorada, sem falar que as coisas demoram demais pra acontecer e o final é mais corrido. Mas eu gostei do final, é um final muito realista. E apesar de ter odiado o personagem principal, eu achei interessante ler um livro contado por alguém que possui opiniões muito diferentes das minhas, e parecia q eu estava lendo um livro escrito pelo meu pai kkkk.

Bruno @viagempelomundodoslivros 17/06/2021

Do mesmo autor de "Um dia"...
Conheci esta obra quando terminei de ler o livro "Um dia" e gostei bastante da obra e do autor David Nicholls, de modo que fui pesquisar outros livros do autor e me deparei com este. A história de Douglas e Connie é contada a partir do momento que aos 25 anos de casados a mulher pede o divórcio. Douglas então faz um último pedido como marido e mulher, que façam a viagem pela Europa que haviam marcado juntos e então na volta assinariam a papelada. No fundo Douglas sabe que está apostando todas as suas fichas na viagem e nos locais pelos quais passarão, sabendo que muitas memórias virão a tona. Será que Douglas conseguirá reconquistar Connie? Conseguirá nestes dias estreitar os laços com seu filho Albie? Trata-se de um romance bastante leve, com uma pitada de humor na medida certa, porém trazendo reflexões profundas acerca dos relacionamentos, a força do amor e as dificuldades da vida em família. Achei o romance um pouco inferior ao de maior sucesso do autor, porém gostei do livro e indico a quem quer uma leitura rápida, divertida e emocionante.

Vitória Nascimento 08/06/2021

Data da Leitura: 21/04/21 - 10/05/21

Certa noite, Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos apaixonado pela profissão, por organização e limpeza, é acordado por Connie, sua esposa há 25 anos, e ela lhe diz que quer o divórcio.
O momento não poderia ser pior. Com o objetivo de estimular os talentos artísticos do filho, Albie, que acabou de entrar para a faculdade de fotografia, Connie planejou uma viagem de um mês pela Europa, uma chance de conhecerem em família as grandes obras de arte do continente. Ela imagina se não seria o caso de desistirem da viagem. Douglas, porém, está secretamente convencido de que as férias vão reacender o romance no casamento e, quem sabe, também fortalecer os laços entre ele e o filho.
Com uma narrativa que intercala a odisseia da família pela Europa — das ruas de Amsterdã aos famosos museus de Paris, dos cafés de Veneza às praias da Barcelona — com flashbacks que revelam como Douglas e Connie se conheceram, se apaixonaram, superaram as dificuldades e, enfim, iniciaram a queda rumo ao fim do casamento, Nós é, acima de tudo, uma irresistível reflexão sobre a meia-idade, a criação dos filhos e sobre como sanar os danos que o tempo provoca nos relacionamentos. Sensível e divertido, com a sagacidade e a inteligência dos outros livros do autor, o romance analisa a intrincada relação entre razão e emoção.

Adriana 26/05/2021

O livro tem uma história interessante, fala sobre as relações afetiva entre os membros familiares, arrependimentos. Porém, tem uma narrativa muito lenta; o final melhora um pouco, só que nada surpreendente. Eu levei um bom tempo para ler, fiz a conclusão da leitura para saber o que o narrador decidiria da sua vida. Não deixarei de recomendar a leitura, pois cada leitor tem sua visão de mundo.

Julia 14/05/2021

"Preciso de ar fresco. Boa noite. Voltarei sozinho"
O enredo de "Nós" traz um recorte na vida de uma família a beira do colapso. A relação entre os Petersen são descritas com tanta habilidade que podemos facilmente identificar pontos em nossas próprias vidas.
Vemos a trajetória pelos olhos de Douglas, um homem de meia idade pragmático e controlador que tem dificuldade de se relacionar com seu filho e não aceita que sua esposa queira se separar. Ele planeja uma viagem pela Europa em uma clara tentativa de recuperar o apreço de sua família e restaurar o que foi desgastado pelo tempo.
Uma leitura valiosa para quem gosta de tramas sobre arrependimentos, aprendizados e crescimento pessoal.

Ivanaldo 13/05/2021

Então, o livro não é bom kkkk
Nas últimas 50 páginas o livro dá uma leve melhorada. Eu ainda tô pensando como conseguir terminar esse livro, eu sou mesmo guerreiro, e eu tenho propriedade pra falar que não gostei.

O livro vai contar a história do Douglas, ele vivi com sua mulher e seu filho, com quem não tem um bom relacionamento. Mas como diz a vida, tudo pode piorar, e é o que acontece, sua mulher decidi se separar, mas para tentar salvar o casamento e sua família, ele decidi fazer uma viagem em família, nessa viagem os três vão se descobrindo. Mas falando a Real, eles três são insuportável, desde do começo aprendemos a odeia os três. Terminei na força do odeio kkkkk ( Minha opinião )

alinetiemi 10/03/2021

Momentos bons e ruins do amor
Gosto do fato do protagonista ser bem mais velho e narrar para os leitores as fases de seu relacionamento. Para mim, consegui absorver que há muitos momentos lindos entretanto existem barras pesadas para se passar com o/a companheiro/a.

Gabriela.Castro 11/02/2021

Um retrato da vida: bela e dolorida
Douglas é casado há anos e um dia é pego de surpresa, com a ida do filho para a faculdade no ano seguinte, sua mulher diz que quer se divorciar.

Essa é a premissa desse livro que me surpreendeu demais. Indico muito a leitura, os capítulos são curtos, a escrita é super fluída e fiquei curiosa e sempre querendo mais. Com capítulos que contam a história de vida de Douglas até os dias atuais e capítulos que narram sua última viagem com a mulher e filho pela Europa, como leitora eu me vi presa as páginas, queria ler tudo logo para saber o que ia acontecer, como as pontas da história se uniam. Os últimos capítulos então, socorro, uma reviravolta atrás da outra e mensagens lindas nas entrelinhas.

Francinne 10/12/2020

?Amor e? um termo muito amplo, ta?o ela?stico em sua definic?a?o que e? quase inu?til.?
?No?s? e? um livro basicamente formado por uma fami?lia de tre?s pessoas que sa?o: Douglas, Connie e Albie. O livro comec?a com Connie falando que queria separar de Douglas apo?s o Albie, filho do casal, ir para a faculdade. Pore?m eles va?o sair em uma u?ltima fe?rias em fami?lia. Douglas decide fazer um tour pela Europa e tentar resgatar o casamento com Connie e tentar ter uma aproximac?a?o com seu filho.
A narrativa na?o foi ruim, mas tambe?m na?o achei flui?da, em alguns momentos achei que tinha muitos detalhes desnecessa?rios. Os capi?tulos foram intercalados com o tour pela Europa, o ini?cio do relacionamento de Douglas e Connie e o passar dos anos dele, o que no ini?cio foi meio confuso para mim, mas depois consegui conciliar.
Se posso falar que teve um livro que os personagens na?o me cativaram, foi esse. Todos os personagens no meu ponto de vista foram intolerantes, Douglas na?o aceitava algumas atitudes de seu filho e esposa e os mesmos na?o aceitava do Douglas, inclusive tive um pouco mais de pena dele por ser um pouco sozinho entre eles e por me identificar pelo fato dele ser uma pessoa organizada. Talvez um pouco para o final eu tenha comec?ado a gostar um pouco mais dos personagens, mas foi no final mesmo.
O livro em si tem um enredo muito bom, pore?m acho que faltou os personagens serem um pouco mais cativantes, mesmo que fosse pra existir essas diverge?ncias, poderia ter existido um pouco mais de dia?logo entre eles e tambe?m um pouco mais de um sentimento familiar, que so? foi aparecer mesmo um pouco mais para o final do livro.
David Nicholls no meu ponto de vista falhou um pouco nesse livro, tinha tudo para ser um o?timo livro, mas falto algo que envolvesse e um pouco mais o leitor.

Allana 31/10/2020

Pouco envolvente, mas traz lições extremamente válidas
É uma leitura lenta, coerente com a proposta do livro. Afinal, um casal não se constitui e tampouco se dissolve de uma hora pra outra. Confesso que prefiro as leituras mais rápidas, mais envolventes, que me prendam à história.
Ao longo do livro senti uma compaixão imensa pelo protagonista, e uma certa pena, ao vê-lo se esforçar tanto pra manter algo que já está perdido...
O que mais me entristeceu ao longo da leitura não foi exatamente relacionamento do casal, mas do Douglas com o filho. A relação deles é imensamente distante. Eles viveram 17 anos anos sob o mesmo teto mas é visível que eles não se conhecem.
Douglas vive isolado da família e não tem amigos próximos (nenhum relevante, pelo menos). Ele não passa muito tempo sozinho, mas passa todo o tempo solitário... o mundo dele gira ao redor da esposa, a estonteante e vivaz Connie. Ao meu ver, esse é o maior erro dele: permitir que sua felicidade dependa exclusivamente dela.
Terminei a leitura chorando, com medo do que o futuro guarda pra mim... com medo de seguir os mesmos passos do Douglas.
Foi uma leitura dolorosa, tanto no sentido trágico da história, quanto no fato de que eu tive que me esforçar muito pra persistir nela. O livro não me prendeu em nenhum momento, e esse é o seu grande problema.
Apesar de tudo, creio que este livro me acrescentou muito. Me lembrou de que não podemos permitir que outra pessoa seja o sol em nosso próprio sistema. Nós devemos ser os astros aqui.