Nós

Resenhas - Nós

lecofaria 24/10/2020

Nós, de David Nicholls
(Us)

Do autor do sucesso mundial Um Dia, David Nicholls, Nós conta a história de um casal, Douglas e Connie, às voltas com um dilema: o que fazer do relacionamento quando ele parece já ter chegado ao fim?

Juntos há 25 anos, o casal planeja uma viagem pela Europa antes da separação, o que faz com o filho adolescente Albie. São as desventuras de Douglas, o narrador, que acompanhamos na história, que dá saltos para frente e para trás no tempo, para entendermos um pouco da dinâmica daquele relacionamento.

O livro sofre de um mal: o protagonista Doulas é insuportável. É uma pessoa chata e você entende claramente porque Connie quer se separar. As suas tentativas de manter o casamento são ridículas e o relacionamento com o filho, que deveria ser problemático, mas graças ao pai idiota, é completamente verossímill, são a base principal do livro, ou seja, você acompanha aquela história pela ótica do seu personagem mais chato.

Terminei a leitura em: 10/03/2017
Cotação: 3 estrelas em 5
Tali 28/01/2022minha estante
Justiça para Douglas! Albie o mais insuportável de todos, e a Connie só foi deixando a vida levar ... Senti muita empatia e compreendi demais o protagonista

Lena 30/09/2020

Agradável no máximo
Esse livro não é um dos quais eu classificaria como ruim, mas é do tipo que demanda tempo, eu demorei pra ler, porque ele se torna monótono e cansativo.
A história em si é agradável, mas os personagens são irritantes e por mais que eu ache que fosse necessário essa tal personalidade maçante para mostrar a personalidade real e comum deles, foi extremamente difícil ter ânimo de ler muitas páginas por dia.
Um livro que não me arrependo de ter adquirido e lido, mas que não entra nos meus favoritos.

Rosana.Souza 23/09/2020

Arte alimenta
Gostei bastante da leitura de Nós. Não a senti arrastanda e nem monótona.
Gostei muito das dicas sobre arte no Grand Tour pela Europa.
É um livro sobre o desenrolar de uma relação conjugal hetero juntamente com a criação de filho.

Sam 14/09/2020

Um bom livro
Gostei da história contada pela visão do marido, achei um bom livro, mas não me prendeu com facilidade.

Livy 13/09/2020

Não funcionou comigo...
Quando eu li a sinopse desse livro fiquei muito interessada por ser um livro que fala sobre família acabou que um livro pequeno demorou meses para ser lido achei o personagem principal muito chato e às vezes só queria que o livro acabasse logo abandonei e voltei para a leitura várias vezes e foi assim que eu finalmente consegui terminar a leitura depois de tanto tempo.

Camila Gerônimo 09/09/2020

Devagar e sempre
Não sei se eu estou chata, querendo livro com enormes impactos e que me arranque lágrimas ou se realmente tá tudo meio devagar. Mais uma vez, Lincon a expectativa de uma boa experiência anterior e não chego a dizer que me decepcionou, mas que esperava mais. O livro é lentinho, vai indo na força de vontade mesmo e só vem ficar mais atraente faltando umas 100 páginas pro fim, eu diria. Mas o final dá uma melhoradinha, só que não compensa um livro inteiro, né? Paciência.

Elani Araújo 05/09/2020

Lento demais.
Não gostei mesmo, parecia lago interessante no início, fiquei esperando um grande acontecimento, mas nada... Uma vida chata de casal com um filho adolescente. Ponto.

Rosinha.Correia 30/07/2020

O livro ao qual pensei em abandonar kkkkkkkkk
Conta a história de uma pequena família, o caos de um relacionamento já sem tanto ânimo, um jovem ressentido e uma separação eminente. Monótono e nada de comédia romântica, apenas drama familiar, mas até que dá pra tirar alguns aprendizados

Tali 28/01/2022minha estante
Te entendo demais!! Eu quis desistir várias, ainda mais quando ele decide ir atrás do livro, mas depois tem uma virada que eu acabei gostando da jornada!

Laiza 11/07/2020

O fim é o começo
Eu demorei demais pra terminar esse livro e a culpa não é dele. Vi que algumas resenhas dele são muito bem negativas e senti que o nosso protagonista foi um pouco injustiçado e mal interpretado, tal qual Ross em Friends (sim, sou team Ross). Senti uma enorme empatia por Douglas desde o início do livro e foi isso que me guiou durante a leitura. Eu adorei a história da arte apresentada em segundo plano na história, adorei as observações sobre os países e lugares visitados, me deu até uma vontade inédita de conhecer a Europa, de vdd, eu nunca tive vontade. E no final das contas, acho que o grand tour na vdd, foi mt bem sucedido.
Tali 28/01/2022minha estante
Justiça para o Douglas!! Concordo em tudoo!

Lisi 07/07/2020

Excelente leitura!
Novamente David Nicholls nos apresenta uma história cheia de sentimentos confusos e uma enorme verdade por trás das relações humanas.
É uma leitura muito tranquila, daquelas que quando você percebe já leu 100 páginas.

A dinâmica da história, alternando entre passado e presente, contribui muito para que possamos entender o que realmente se passa com os personagens e o porquê de se encontrarem em certas situações.

Achei difícil não "escolher um lado", ao longo da história me peguei torcendo o nariz para várias atitudes de um dos personagens que me desagradaram demais. Porém acho que é uma questão de ponto de vista.

Vale a pena a leitura!!

Rinaldo 01/07/2020

Nós
Uma viagem a lugares maravilhosos, e a maravilhosos lugares da relação humana.

Andrizy 16/06/2020

Acompanhar o crescimento da intimidade entre um casal é a melhor maneira de “desromantizar” um relacionamento. Nós é um livro sobre términos e descobertas. Sobre encerramentos e novos começos. O autor David Nicholls analisa o relacionamento a partir de uma perspectiva realista. Mostra como um casamento aparentemente feliz e bem-sucedido entre duas pessoas totalmente distintas, mas que parecem se completar em suas diferenças, pode vir a desmoronar.

Douglas e Connie não poderiam ser mais diferentes. Ele é um bioquímico workaholic, antissocial e praticamente desprovido de autoconfiança. Ela, uma pretensa artista, leve, inconsequente e espontânea. Apesar das disparidades ou, talvez, por causa delas, os dois acabam se apaixonando e se casando. Eles pareciam um casal feliz e completo. Afinal, precisamos que o outro seja diferente de nós; que traga para nossas vidas aquilo que ainda não temos; que possa expandir nossa visão de mundo e nos fazer sair da zona de conforto… Até que, em uma noite como outra qualquer, Connie pede o divórcio.

Ao lado do filho, Albie, que está prestes a ingressar na universidade, eles farão aquela que talvez seja a sua última viagem em família. Uma viagem que pode reacender o casamento entre Douglas e Connie ou colocar um ponto final definitivo em sua relação. Em meio às belas paisagens da Europa, Douglas vê a oportunidade perfeita de tentar se redescobrir, revisando aspectos de sua vida ao lado da esposa e filho e tentando compreender onde exatamente falhou como marido e pai. Ele bem que se esforça, mas não consegue agradar ao filho hipster e constantemente mal-humorado que puxou à mãe. E suas tentativas de fazer Connie mudar de ideia também soam infrutíferas.

Repleto de idas e vindas, Nós não segue uma cronologia linear, mostrando o início e o fim de tudo ao mesmo tempo, a partir das memórias de Douglas. Lançando mão de fina ironia e de uma acidez sofisticada, Nicholls avança pelas páginas nos mostrando o ponto de vista do protagonista que assume o posto de narrador.

E justamente por ser narrado em primeira pessoa e apresentar a forma como o protagonista enxerga os fatos ao seu redor, o livro nos leva a simpatizar e solidarizar com a figura de Douglas e ver os demais, a esposa e filho, como os ingratos, autoritários e impositivos da história. No entanto, lembre-se: ele é um narrador não confiável. É nos últimos capítulos que percebemos que, na verdade, o filho reclama, e com razão, do desprezo que seu pai parece nutrir por ele. E como Douglas, desde sempre, lhe dá a desconcertante impressão de querer sufocar a sua personalidade.

Sobretudo, o livro nos leva à reflexão sobre o desgaste das relações e como os pais parecem se tornar meros sócios da criação dos filhos. É melancólico ver um conceito de família se espatifar; os elos e compromissos sólidos se esfarelarem pouco a pouco.

A verdade é que o que está chegando ao fim, é o casamento entre Connie e Douglas. Não necessariamente o amor. Nós é a epítome da desromantização de um relacionamento. A antítese da romantização. Uma história de amor ao contrário que começa pelo fim.

O livro foi adaptado para o formato de minissérie para a televisão. Produzida e transmitida pela emissora de TV britânica BBC, contará com Tom Hollander, Saskia Reeves, Iain De Caestecker e Gina Bramhill no elenco, e creio que um dos grandes atrativos do show será o fato de explorar essa simples e grande história tendo como cenários diversas localidades da Europa.

site: bloggallerya.com

Maria 09/06/2020

Nós [Resenha Literária]
David Nicholls é um célebre autor nascido na Inglaterra, conhecido por sua obra ??Um Dia??, best-seller mundial, com mais de 400 mil obras vendidas no Brasil. 'Nós' foi a primeira obra que li do autor e é notório a escrita muito bem apresentada e definida por cada personagem marcada por suas singularidades.

Este livro narra a história de Douglas Petersen e Connie, que se conheceram no fogo da juventude e viveram uma relação estável, com um filho jovem e rebelde chamado Albie. Atualmente, esta relação familiar não se encontra no melhor parâmetro, de tal forma que Connie, no meio de uma noite pede divórcio ao seu marido. Desde então, a vida infeliz, porém maluca do casal muda completamente.

"Acho que nosso casamento já deu o que tinha que dar. Acho que quero me separar de você."

Douglas compreende a opção da esposa em querer se descobrir, por outro lado, mesmo Connie estando disposta a terminar não foi capaz de se tornar um impasse para que a viagem cotidiana de férias fosse suspensa. Ademais, Douglas estava convicto em transformar aquele momento em família na maior e grande viagem de suas vidas. Dessa forma, ele não aceitava deixar as pessoas que amava irem embora e muito menos observar sua esposa fazendo planos que não o incluía.

"O fato era que eu amava a minha mulher de tal forma que achava impossível expressar, de modo que raramente o expressava."

O desejo de uma viagem renovadora será inesquecível para a tentativa de resgatar alguma dignidade ou até mesmo o amor de sua amada. "Os hotéis estão reservados, os ingressos, comprados, o roteiro, definido. O que poderia dar errado?" Uma viagem caracterizada por recomeços, amor, confiança e uma inconcebível esperança de ascender o fogo do que já se apagou.

"Há um ditado, citado em uma canção popular, que diz que se você ama alguém, deve libertar esta pessoa. Bem, isso não passa de um disparate. Se você ama alguém, se prende a esta pessoa com pesadas correntes de metal."

"Nós" foi um livro intenso, cheio de dúvidas e desencontros ao longo da narrativa e dos acontecimentos. Este não foi a minha melhor leitura, mesmo sentindo que os personagens foram interessantes, com características singulares e o texto fluindo bem. Entretanto, o final aberto se tornou uma excelente jogada para uma leitura cheia de incertezas, se tornar um ponto de esperança.