Nós David Nicholls

Resenhas - Nós

Nathalia 17/07/2015

2.5 estrelas
Esse livro tinha tudo para ser ótimo, mas só conseguiu ser ok.
Apesar de focar em personagens que são muito mais velhos do que eu, nunca tive problemas em me relacionar e em me colocar no lugar de personagens dessa faixa etária. Contudo, desta vez não consegui criar um laço mínimo de afeição.
O livro é um tanto arrastado, mas tudo bem, isso eu já esperava desde a sinopse, não é deste tipo de livro que eu vou esperar ação e aventura. O problema é quando você tem uma narrativa em primeira pessoa, em que o personagem principal é uma mala, e uma mala que gosta de descrever tudo em seus mínimos detalhes, coisas sem significância, ou então, coisas que só me faziam entender menos como ele chegou até o ponto do início do livro.
Não consegui gostar nem um pouco do personagem principal, para mim a intenção do autor era construir um personagem inteligente, tímido, um tanto antissocial, mas com requintes de um senso de humor peculiar que deveria fazê-lo agradável como narrador. E foi justamente aí que encontrei o maior desfalque. Douglas é simplesmente inteligente, chato e passivo, não tem nada de engraçado, peculiar, fofo, ou qualquer que seja a palavra. Tampouco ele me foi relacionável.
Ele tem problemas com a esposa, que é um porre diga-se de passagem, e quanto mais eu lia do livro, menos eu conseguia compreender do porque eles estavam juntos por tanto tempo.
Quanto ao filho, claro um adolescente super problemático, para mim era nada mais nada menos do que uma vítima das esquisitices e manias do pai, que de divertido e especial não possui nada.
O livro não é ruim, apesar de eu estar fazendo parecer. É que a ideia que eu tenho é de que a intenção do autor na construção dos personagens, principalmente com Douglas, não era esta. O tempo todo eu percebia o autor tentando fazer de Douglas um de vários homens de meia idade que não se encaixam no que a sociedade entende por bonito,sociável, bom partido, etc; que se encontra hoje por livros deste gênero, mas que são suaves, agradáveis de se estar junto, e de sua própria forma divertidos, apesar de não sempre compreendidos.
janaynah29 20/07/2015minha estante
Sua resenha está perfeira. Exatamente o que pensei.

Juliana.Ramos 23/07/2015minha estante
Graças a Deus alguém que pensa como eu! Nem consegui terminar.... Descartei logo... ??

Tamara 27/09/2015minha estante
Resenha perfeita, exatamente o que pensei. Além de que em várias críticas boas eu percebi o pessoal dizendo: "ah, um ótimo livro para conhecermos mais sobre museus da europa e etc", e não vi nada disso, a parte da viagem e seus lugares foi muito pouco explorada

Keylla 19/10/2015minha estante
É assim que estou me sentindo com a leitura desse livro. Achei que eu era a única, pois a maioria das resenhas são maravilhosas.... Não vejo a hora de terminar essa leitura (pra me livrar logo desse livro!)

Erico.Lima 05/10/2017minha estante
Gostei da sinceridade, pois concordo plenamente. A escrita do autor é ótima, fato este que chega a ser irritante durante todo o livro, porque só parece que o livro tem a oferecer isso. O personagem fica todo tempo descrevendo coisas minimas, desnecessárias, que de tantas delongas, você acaba esquecendo fácil da história. enquanto aos personagens concordo em todos os pontos com sua resenha.

CamilaOsterne 18/05/2020minha estante
É bem por aí mesmo. O Douglas realmente não tem carisma. A Connie as vezes é mto melodramática.
Por vezes tive pena dele e fiquei pensando: pq esse homem fica forçando isso? Outras vezes fiquei pensando que ele TB não ajudava. O filho super chato. Enfim. Mas dei 3 pq apesar de arrastada é uma boa história. E o final tem uma mensagem que p mim foi legal.

tatyrcm 27/04/2022minha estante
Tenho minhas reservas em relação ao Douglas também. Entretanto, não tenho paciência para a esposa - que tira a autoridade do marido junto ao filho o tempo todo. O que pode ser compreendido pela perda da primeira filha, mas não justificado. - tão pouco para o adolescente voluntarioso. Desta forma, passei a torcer por ele a partir de dada parte do livro, para que ele se liberte e se transforme.

Ao começar a ler este livro - que está muito longe da minha preferência -, esperava um livro que me encantasse e me prendesse. Mas, infelizmente, tudo o que eu sinto nesta leitura que se arras enormemente é a vontade de abandonar e partir para o próximo. Por outro lado, o que não me deixa fazer isso é a curiosidade para saber o que vai acontecer com Douglas; a curiosidade por saber se ele passará por esta transformação e se libertará.

No mais, até onde li, concordo com a sua resenha.

fernanda.alves. 30/05/2015

Apaixonante
Tenho que confessar, sou apaixonada David Nicholls. Já li todos os outros três livros dele: 'Um Dia', 'O Substituto' e 'Resposta Certa'. Quando 'Nós' foi lançado no Brasil, sabia que ele ia furar a minha fila de leitura. Assim foi! E mais uma vez, me apaixonei por David Nicholls. Seus personagens tem sempre uma leveza, um humor inteligente e sarcástico, sabem rir de si mesmos. E essa é uma qualidade que eu gosto nas pessoas, logo, admiro também em protagonistas de livros. Douglas é dos meus, desses que preferem rir do que chorar. Um pai de família que é acordado no meio da noite com um pedido inesperado de sua esposa, Connie. Tudo começa com um fim, com um possível divórcio. Mas uma já planejada viagem em família com o filho do casal, Albie, faz você se envolver na história dessas três pessoas comuns. Tudo de mais inesperado acontece, intercalado com lembranças nostálgicas dos 25 anos de casados dos Petersens, levantando reflexões sobre família, amor, companheirismo, respeito e mil outros temas que muitas vezes nos passam despercebidos no cotidiano. Recomendo muito!
AnandaBelo 30/05/2015minha estante
Vou colocar na minha meta de leitura, " um Dia" foi um dos livros mais bem escrito que já li, espero que esse goste tmb.

Daniel 28/07/2015minha estante
Fernanda, vc descreveu muito bem: David Nicholls sabe escrever com leveza sobre assuntos pesados, como um casamento falido - mesmo que só para uma parte do casal. O personagem principal é de uma humanidade comovente! Em outra resenha algumas garotas comentaram sobre a não identificação com o Douglas e seus dramas, e é exatamente isso um dos principais ganchos do livro: a impossibilidade de diálogo entre gerações diferentes, entre pai e filho. Achei muito bom, surpreendente até, melhor que o best seller "Um Dia".

dranilo 14/10/2016minha estante
qual seu favorito dele?

Mari 25/07/2015

Maçante
David Nicholls tem a sua forma ímpar de escrita na qual eu gostei bastante no outro livro que li dele - Um dia, mas nesse livro achei a narrativa um tanto cansativa. A história de um casal que tinha nada para dar certo, Connie uma amante da arte, no estilo drogas e rock n roll e Douglas um cientista nerd, que passa seus dias tentando fazer experimentos. A história é narrada em primeira pessoa pelo Douglas que é apaixonado pela sua mulher mas não sabe se ela pode dizer o mesmo por ele. Achei a história um tanto sem graça, com o personagem principal tentando constantemente ser aceito e admirado por sua mulher e filho, um personagem um tanto piegas e que conta tudo nos seus mínimos detalhes. Em uma parte do livro eu consegui me afeiçoar pelo Douglas mas chegando no final do livro tudo que eu queria era acabar logo com a leitura e partir pra uma próxima. O que consegui absorver da história é essa constante vontade dos seres humanos de fazer de tudo para agradar quem ama, independente do que sentem ou de suas vontades. Não é um livro de todo o ruim mas em certo momento da leitura me fez querer abandonar o livro.
Nica 01/08/2015minha estante
Descreveu perfeitamente o livro, realmente a leitura é arrastada.

Dani 29/08/2015minha estante
Concordo! Muito cansativo... Não via a hora de terminar logo o livro...

Keka_ 16/04/2020

#EUVOUGrandTour
Mais cansativo que os textos da faculdade. Resuminho: pai tóxico que acha que o filho tem que gostar das coisas que ele gosta, tem que seguir a carreira que ele quer, enfim, acha que filho é a extensão da vida dele. Percebe que tudo tá muito ruim e tenta fazer uma tour por vários museus e países na tentativa de recuperar o casamento e de se aproximar do filho. Embora tenha se casado com uma artista, o pai tóxico não compreende muito da história da arte, porém a grad tour que eles fazem é shoooow hahaha fiquei c vontade de conhecer todos os museus que eles visitaram!
Luciana 23/04/2020minha estante
Esse livro é péssimo. Abandonei!

Keka_ 23/04/2020minha estante
NAAAAAO, NAO ABANDONAAA!!!! CONTINUAAAAA QUERO SABER O Q VC VAI ACHAR NO FINAL

De Olivato - @olivatobooks 24/09/2016

É só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte.
Eu comprei esse livro na promoção dos livros da Intrínseca nas Americanas –loja física – da minha cidade, paguei 9,90 nele.

“Acho que nosso casamento já deu o que tinha que dar. Acho que quero me separar de você.”

Este livro conta a história de Douglas Petersen que é um bioquímico de 54 anos, uma noite, Douglas é acordado pela sua esposa à 25 anos, Connie e ela joga a bomba de que quer o divórcio. O casal tinha planejado sair de férias por um mês com o filho, um grande Tour pela Europa antes de Albie – filho deles – ir para a faculdade.

“Apenas confrontando os piores traumas da vida é que a pessoa poderia compreendê-los e enfrentá-los.”

Bom, eles partem para a grande viagem e Douglas acha que pode tentar conquistar Connie durante as férias, mas o relacionamento deles é muito mais complicado do que isso, envolve também o filho do casal que é irritante demais.

Eu odeio quando sinto vontade de desistir de uma leitura, porque sempre tenho a esperança de que pode melhorar, mas não vejo isso em Nós, eu não me senti conectado por nenhum dos personagens, na verdade eu os achei bem irritantes, achei a escrita tão cansativa, não senti a mínima empatia pelo casal, eles terminarem juntos ou não, não afetaria nada pra mim e o filho do casal... Eu só posso dizer que gostaria de ler uma parte que ele aparece sem sentir vontade de revirar os olhos. 🙄

“Duas almas perdidas se encontrando ou alguma bobagem desse tipo. Mas, na vida real, almas perdidas não se encontram, apenas vagam por ai”

O livro é narrado por Douglas intercalando presente e passado, dando motivos para querer que o casal fique junto, mas nem isso foi capaz de me convencer. Considero pessoas fortes quem acabaram esse livro, vi que algumas pessoas até gostaram e eu sinto que apenas essa história não é pra mim.

No Skoob, eu desisti em 53% da leitura porque não conseguia ler mais nenhuma página e dei 2 estrelas, poderia ter dado uma nota mais baixa, mas não terminei ele pra ter uma opinião mais formada.

site: https://www.instagram.com/p/BKvyKzYDbd9/
Byannca.VerAssimo 26/09/2016minha estante
E eu acabei de ver esse livro na promoção lá na loja física rs aii gostei

Lilde.Silva 05/10/2016minha estante
Já tinha lido Um Dia,do mesmo autor,e imaginava que seria bom tbem,não gostei,só terminei pq quando me proponho a ler um livro tenho que ir até o fim,mais esse me cansou,não recomendo

lecofaria 24/10/2020

Nós, de David Nicholls
(Us)

Do autor do sucesso mundial Um Dia, David Nicholls, Nós conta a história de um casal, Douglas e Connie, às voltas com um dilema: o que fazer do relacionamento quando ele parece já ter chegado ao fim?

Juntos há 25 anos, o casal planeja uma viagem pela Europa antes da separação, o que faz com o filho adolescente Albie. São as desventuras de Douglas, o narrador, que acompanhamos na história, que dá saltos para frente e para trás no tempo, para entendermos um pouco da dinâmica daquele relacionamento.

O livro sofre de um mal: o protagonista Doulas é insuportável. É uma pessoa chata e você entende claramente porque Connie quer se separar. As suas tentativas de manter o casamento são ridículas e o relacionamento com o filho, que deveria ser problemático, mas graças ao pai idiota, é completamente verossímill, são a base principal do livro, ou seja, você acompanha aquela história pela ótica do seu personagem mais chato.

Terminei a leitura em: 10/03/2017
Cotação: 3 estrelas em 5
Tali 28/01/2022minha estante
Justiça para Douglas! Albie o mais insuportável de todos, e a Connie só foi deixando a vida levar ... Senti muita empatia e compreendi demais o protagonista

Tali 28/01/2022minha estante
O que mais amei foram as descrições e os micro capítulos!

Erica 19/05/2020

Inesperado?
Esse tour tinha tudo para cumprir seu dever....e de fato cumpriu. Mas o certo é Douglas e Connie juntos, ou separados? A diversidade que eles apresentam os tornam únicos e é exatamente por isso que eles estão juntos! Ou separados! E por serem tão diferentes, esse encontro de almas foi único e lindo!
A leitura foi um pouco arrastada pelo fato de a história se enrolar, mas em um determinado detalhe, parece que a história muda, e somos instigados a descobrir logo o final.
O ego dos dois fala bem alto, ele ainda vive em pensamentos antiquados, e ela não quer mudar de maneira nenhuma. E é de fato isso que faz entender o porquê o final é daquela maneira, único, especial.
Leitura e . 19/05/2020minha estante
Oii.. boa noite, tudo bem? Gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... já somos quase 1000, poderia me ajudar a chegar nesse número? E tá rolando sorteio lá!! Obrigado ? ??

@leituraeponto

Carissinha 07/08/2015

Há quem goste de livros recheados de ação, com muitos acontecimentos surpreendentes e surreais, com fatos distantes da realidade da vida. Eu mesma tenho meus momentos de leitura desse tipo, que me fazem fugir da realidade. Ainda assim a maioria das minhas leituras mais marcantes são de histórias que são tão "realistas" que chegam a deixar o leitor com uma dorzinha no coração, porque na vida real as coisas não são sempre satisfatórias. A vida não é um conto de fadas com felizes para sempre. A cada dia é uma nova luta e após uma realização acontecem fracassos.

Os livros do David Nicholls são assim. Histórias de pessoas comuns que tem inúmeros defeitos e, muitas vezes, qualidades não apreciadas. Que sorriem e choram como você e eu.

Em "Nós" conhecemos Douglas, o narrador do livro. Um homem de 54 anos que com a proximidade da ida de Albie, seu filho adolescente, à faculdade, resolve fazer uma viagem em família antes do garoto se mudar. Apenas ele, Albie e sua esposa, Connie. Detalhe: um dia, no meio da noite ela decidiu dizer a Douglas que deseja se separar após o filho sair de casa.

Douglas, com um otimismo que chega a ser irritante, parte com os dois e acaba descobrindo muito sobre seus relacionamentos durante a viagem.

Virei fã do David ao ler "Um Dia". "Nós" só confirma meu amor por este escritor. Com um tom que me soa mais leve que o do livro anterior, ele cria um personagem que apesar de pessoalmente não ter nada a ver comigo, eu acabei me apegando. Douglas é cientista, metódico, extremamente organizado, sem imaginação e sem muito entendimento artístico, o que é um problema para Connie e Albie. E talvez, na vida real, pudesse ser um problema para mim, já que tenho uma formação artística e não compreendo bem quem não tem apego à arte. Curiosamente não foi. Acabei achando Douglas bastante carismático. o mesmo não posso afirmar de Connie. Apesar de, ao terminar a história, não detestá-la, não posso dizer que gostei dela. Muito bem construída, a personagem é o oposto do marido. É artista, festeira, bastante sociável e muito egoísta. E o Albie segue a mesma linha.

O livro segue esses personagens pela Europa, alternando a viagem e o passado, desde quando Douglas e Connie se conheceram. Assim ficamos sabendo de cada acontecimento importante nos vinte anos que os dois passaram juntos.

Acredito que o autor consegue ter uma fluidez na escrita. Valeu a pena esperar cinco longos anos por um livro novo. Com capítulos bem curtos, a história passa rápido, mas faz você pensar, sem jamais perder o tom de "vida".

Pessoalmente foi uma excelente experiência. Agora espero não ter que passar mais cinco anos para ter um novo livro do Nicholls.

site: http://www.sopaprimordial.com.br/2015/07/nos-david-nicholls.html
Nay 16/09/2015minha estante
"Ainda assim a maioria das minhas leituras mais marcantes são de histórias que são tão "realistas" que chegam a deixar o leitor com uma dorzinha no coração, porque na vida real as coisas não são sempre satisfatórias. A vida não é um conto de fadas com felizes para sempre. A cada dia é uma nova luta e após uma realização acontecem fracassos.

Os livros do David Nicholls são assim. "

Suas palavras descreveram absolutamente tudo que sinto em relação ao Nicholls e as histórias dele... excelente resenha!

Paula 04/02/2020

Nós
Um livro engraçado, envolvente e divertido. Confesso que esperava mais, vindo do autor de Um Dia, mas gostei... A cada passagem, não tem como não querer descobrir como o Douglas vai se sair...
Tali 28/01/2022minha estante
Esperei até o final por uma tragédia kkk

Tali 28/01/2022minha estante
Te entendo demais!! Eu quis desistir várias, ainda mais quando ele decide ir atrás do livro, mas depois tem uma virada que eu acabei gostando da jornada!

Laiza 11/07/2020

O fim é o começo
Eu demorei demais pra terminar esse livro e a culpa não é dele. Vi que algumas resenhas dele são muito bem negativas e senti que o nosso protagonista foi um pouco injustiçado e mal interpretado, tal qual Ross em Friends (sim, sou team Ross). Senti uma enorme empatia por Douglas desde o início do livro e foi isso que me guiou durante a leitura. Eu adorei a história da arte apresentada em segundo plano na história, adorei as observações sobre os países e lugares visitados, me deu até uma vontade inédita de conhecer a Europa, de vdd, eu nunca tive vontade. E no final das contas, acho que o grand tour na vdd, foi mt bem sucedido.
Tali 28/01/2022minha estante
Justiça para o Douglas!! Concordo em tudoo!

Laila @entrelivros 31/03/2017

Nós
Quando comprei esse livro, comprei achando que iria me apaixonar por Douglas e Connie assim como foi com Dexter e Emma. Mas para minha decepção, isso não aconteceu.

Eu gosto muito das narrativas do David e esperava me envolver e acabar o livro no máximo em dois dias. Porém, achei o livro tão chato que levei uma semana para acabar e só acabei porque estava participando de uma leitura coletiva e todos eram só elogios, então achei que estava "lendo errado" e continuei. Mas não, a leitura não fluiu nada.

Na minha opinião Douglas é um personagem super carente de auto estima e vive das sobras do amor de sua mulher. Quanto ao seu filho, ele tem uma ligação tão direta e exclusiva com a mãe que passou a não ver o pai que tinha. Okay, o Douglas teve muitas falhas em relação ao filho, mas isso não que dizer que Albie deveria trata-lo com tanto desprezo assim.

O fato do personagem querer manter o casamento sozinho mostra que ele não deveria querer fazer isso. Uma vez que sua mulher já decretou que quer se divorciar, ele tenta a todo custo mostra-la o que isso não vale a pena, quando na verdade é seu próprio esforço que não vale. Connie já está decidida!
Aproveitando a situação dos pais, Albie foge durante o Grand Tour por achar que o pai o humilhou publicamente, o que só mostra o quanto ele ainda é um adolescente irritante e irresponsável.

Particularmente eu não gostei da história. fiquei todo o tempo esperando que Douglas se desse conta da situação de sua vida e deixasse de ser melancólico e passasse a viver de verdade. O até mesmo que arrumasse um novo amor,

A única parte que eu achei realmente boa, foi o itinerário relatado durante o Tour, me deu ate uma vontadezinha de arrumar uma mochila e sair pela Europa...

site: https://entretodososlivros.blogspot.com.br/2017/02/nos-autor-david-nicholls-editora.html
Amanda 27/11/2019minha estante
Sua resenha é perfeita e honestamente a mais madura que já li. É exatamente isso. Esperei durante o livro inteiro que ele tivesse um pouco de amor próprio.

Gustavo 30/03/2024

Uma prosa envolvente como sempre
David Nicholls traz sua narrativa envolvente, com personagens complexos, dramas familiares à tona, mas mais do que isso. Traz em seu texto muita vez um tom autobiográfico, as dificuldades das interações humanas, até com pessoas próximas.
O título é um recorte de diversos momentos que qualquer um de nós passou, passa ou passará no decorrer da vida em questões familiares, amorosas ou de amizade.
É uma reflexão de que não comandamos o nosso futuro, e que a dádiva do presente em estar com pessoas que amamos nos faz humanos, falíveis, mas também, com características únicas e fantásticas.
Vale a pena a leitura de cada linha, de cada página, pois o autor nos deu um presente com essa narrativa fantástica, de que talvez as nossas situações no presente não sejam perpétuas, mas que o futuro sempre guarda o melhor para nós.

Rafa 24/09/2015

Nós ou... Eu
Preciso confessar... Fui bem empurrada para terminar esse livro. Levei 23 dias, sendo que normalmente quando a história é boa, demoro no máximo uma semana. Não me seduziu. Achei o narrador-personagem bem noiado, inseguro. Um cara extremamente frio, voltado para exatas. Objetivo e centrado. Nunca se permitiu extravasar. Sabia o tempo todo que estava errado ou errando e não tentou mudar, moldar-se, adaptar-se. O desfecho não poderia ser diferente. Ao contrário de #nós , o livro deveria se intitular-se "Eu". Realmente, por enquanto do #davidnicholls só mesmo #umdia