Nós

Nós David Nicholls

Resenhas - Nós

Débora 02/02/2023

Livro muito bom! A história de uma família em crise, tentando arrumar as relações em uma viagem pela Europa.
Acho que nunca tinha lido uma história nesse estilo com narrador masculino, gostei bastante. Quero ler mais coisas do autor.
Descobri que a história deu origem a uma minissérie, fiquei querendo ver também.

Fernanda631 23/01/2023

Nós
Nós foi escrito por David Nicholls e foi publicado em 12 de novembro de 2014.
"-Eu estava ansioso para envelhecermos juntos. Eu e você, envelhecermos e morrermos juntos.
-Douglas, por que alguém em sã consciência ficaria ansioso por isso?"
Com esse pequeno diálogo ainda na capa do livro podemos ver que temos nas mãos: um romance não tão convencional, que começa pela parte que ninguém quer que chegue: a separação. Um cara que deseja um futuro ao lado da mulher que ele amou nos últimos 25 anos e uma mulher que não corresponde mais aos mesmos sentimentos.
Apesar dos estilos de vida completamente distintos, Connie e Douglas conseguiram encontrar uma dinâmica de relacionamento eficiente, capaz de equilibrar o espírito livre dela e a personalidade metódica dele. No entanto, a chegada de Albie muda a relação deles ao longo dos anos, abalando aos poucos a até então bem-sucedida dinâmica.
Por isso, quando chega a hora de Albie ir para a faculdade, Douglas acredita que aquele será o momento para que ele e Connie se redescubram como um casal – mas ela tem planos diferentes e também pretende sair de casa.
Douglas Petersen tem 54 anos. É casado, tem um filho e leva uma vida tranquila feliz. Isso até a noite em que sua mulher, Connie, lhe diz que quer o divórcio. Mas eles não eram felizes?
Pego de surpresa, Douglas decide dar a última tacada: uma viagem em família pela Europa, que irá reaproximar os três, assim como fazer a esposa se apaixonar por ele novamente. Será?
A partir da noite que a esposa lhe contou sobre o divórcio, Doug passa a repensar sua vida e decide, para tentar salvar o casamento, fazer um tour pela Europa com a família. As férias perfeitas de despedida do filho Albie, que está indo para faculdade. A relação de Doug com Albie não é das melhores, e talvez essa viagem possa unir os dois. Porém, a viagem não saiu como o planejado.
Temos reviravoltas e acontecimentos inesperados na história. E tudo o que ele conquistou durante a vida parece ir por água abaixo. Será que Doug vai conseguir reacender o amor da esposa? Será que Doug enfim conseguirá se entender com seu filho?
O livro é narrado em primeira pessoa por Douglas, o que faz com que tenhamos o lado dele da história, mas eu acho ele um personagem bem crítico, que consegue passar seus defeitos falando de si próprio. Douglas é um homem tradicional, antiquado. Ele é um bioquímico que preza muito o valor de um emprego "sério" e não gosta muito de coisas alternativas, enfim um cara sério e racional. Até conhecer Connie ele era um solteirão solitário, que se apaixonou justamente pelo seu extremo oposto.
Doug é metódico, cientista, pesquisador. Sua personalidade é mais tímida, reservada. Ele sempre planeja tudo nos mínimos detalhes, chega nos aeroportos com 2h de antecedência e sabe muita coisa sobre tudo. Exceto sobre arte. Connie é a artista. Sabe tudo sobre arte, e um pouco menos sobre outras coisas. Completamente o oposto de Doug. Extrovertida, solta e meio louca.
Connie era uma pintora, artista de espírito livre, que adorava um álcool (e outras substâncias também) e uma boa festa, ou seja, totalmente o oposto de Douglas. Ela é muito bonita e tinha um histórico de relacionamentos ruins. Como eles deram certo? Não sei, e acho que os personagens também não sabem. Não temos acesso aos pensamentos dela, só aos dele e ele, às vezes se sente meio incrédulo de ter conquistado uma mulher tão atraente e incrível.
O personagem acha que ela queria abandonar a vida que levava e que ele foi uma boa oportunidade, um porto seguro pra ampará-la na nova vida "careta", que ele sempre teve, e que por isso eles deram certo. Connie adora aventuras e é extremamente ligada ao filho Albie.
Albie, carinhosamente chamado de Ovo pelos pais, é o filho artista rebelde. Ele herdou muitas características da mãe, e quase nenhuma do pai. E infelizmente sua relação com o Douglas não é boa. Tudo o que ele faz parece errado aos olhos de Doug. Ovo é mulherengo e solto, ama arte e experiências novas, ele passa uma sensação de não estar nem aí com a vida.
Com certeza na família Petersen temos pessoas bem distintas.
O livro conta duas histórias ao mesmo tempo: a história de como eles se conheceram, se apaixonaram e casaram, e tudo que isso envolve, e a história dos dias atuais enquanto eles estão na viagem. Ele, disposto a não deixar o casamento acabar e ela aparentemente deixando que as coisas apenas aconteçam. O problema é que o filho deles, Albie, tem o mesmo espírito livre da mãe, vai cursar fotografia na faculdade, o que faz Douglas tremer na base, porque o menino não quer um "emprego normal".
Em Nós, Douglas disseca o relacionamento com Connie, intercalando o passado, desde quando se conheceram até os dias anteriores à viagem, e o presente, durante o passeio pela Europa. O senso de humor apurado da história não surpreende, já que é uma das marcas registradas de Nicholls, e é o tempero ideal para que a trama seja leve e ao mesmo tempo extremamente relevante e pertinente.
O único ponto negativo de Nós, na minha opinião, é que em alguns trechos a história não fluíram tão bem quanto eu esperava.
Com um clima levemente épico, Nós leva o leitor por uma viagem pela Europa, com direito a aulas de arte e um mergulho profundo nas relações a dois e em família. Quem já leu outras obras de David Nicholls sabe que o autor sempre foge do óbvio, então o desfecho da história não surpreende sob esse ponto de vista.
E é incrível como ele é capaz de criar personagens certinhos e metódicos, como Emma Morley, de Um Dia, e o próprio Douglas, com a mesma coerência e realismo daqueles livres e bon vivants, como Dexter Mayhew, também de Um Dia, e Connie. E é exatamente essa combinação que cria conflitos reais e torna possível não só a dissecação da relação de Connie e Douglas, mas também um diagnóstico que não coloca um ou outro como mocinho ou vilão e, sim, como personagens, com falhas e qualidades, de uma história que realmente poderia acontecer.
Nós é um livro sobre amor, família, casamento e, principalmente, sobre os rumos que a vida toma e nem sempre conseguimos entender logo de cara.

nathalia1007 14/01/2023

Quase abandonei 550 vezes
"Ela imaginava uma criança como um botão de uma flor, um pai tem a obrigação de fornecer luz e água, mas também de se afastar e assistir.

Eu não via nenhuma razão para que a flor não fosse escorada em uma vara de bambu, podada, exposta a luz artificial. Se isso resultasse em uma planta mais resistente, mais forte, por que não?"

Isso resume, basicamente, do que se trata o livro. Duas pessoas com visões completamente diferentes e, na minha opinião, que não conseguem respeitar e compreender o jeito de ser do outro. Connie parece comigo a uns bons anos atrás, vê a vida de forma mais espontânea e livre. Douglas sou eu atualmente, mais racional e consequentemente mais duro também.
Não consegui me apegar de verdade com nenhum dos personagens, mas geralmente eu estava do lado de Douglas (por ele ser o narrador, eu suponho).

O livro não é ruim, eu adoro a escrita do David Nicholls. Realmente há momentos para rir e se emocionar, mas é uma história carregada de auto piedade, infelicidade e arrependimento. Nem os últimos capítulos que tratam do desfecho fazem valer todo o trajeto. É um romance realista mesmo. Pra ser sincera, estou aliviada de ter terminado.

Kristele.Vieira 21/12/2022

Eu fui com expectativa baixa ao começar esse livro (realmente não sei o porquê), mas eu tô aqui, após terminar, sem saber o que sentir. Leitura que vale a pena em todos os sentidos!

Liv 16/11/2022

Achei esse livro bem mais ou menos, só terminei pq não gosto de abandonar leitura, a escrita é boa mas o desenvolver de tudo é bem cansativo, foi um perrengue pra eu conseguir terminar

tatyrcm 24/08/2022

Uma tortura...
Baseado no que eu disse anteriormente sobre esse livro, posso afirmar que é um alívio concluir esta leitura que apelidei de tortura.

A história é chata, lenta e desinteressante. (Importante lembrar que o gênero não faz parte do rol das minhas predileções. Mas estou sempre aberta a novas experiências.) E, por várias vezes, me peguei torcendo para o Douglas deixar Connie (a esposa) e dar um corretivo em Albie (seu irritante e mimado filho), para viver de verdade.

Bom, não vou além daqui. Gostaria apenas de dizer que, depois de levar meses para terminar a leitura, serei coerente e não recomendarei a leitura.

Laisa 07/06/2022

Cansativo
Para mim foi uma leitura extremamente difícil de terminar, com hiatos enormes e muitos pontos cansativos.

Em vários pontos Douglas Petersen me deixou extremamente nervosa. Ademais surge o meu grande problema com livros focados única e exclusivamente no ponto de vista de personagens tão pragmáticos e cheios problemas existenciais.

Fora isso, porém, a leitura tem pontos bons, com frases que me fizeram refletir bastante (a ponto de deixar o livro com muitas marcações).

MINHA AVALIAÇÃO:
? Escrita = 1?
? Enredo = 0,5?
? Fluidez = 0,5?
? Personagens = 0,5?
? Desfecho = 0,5?

VickSesso 18/05/2022

Sem grandes reviravoltas
Me arrastei pra chegar na metade do livro, prestes a abandonar a leitura. Quando finalmente achei que teríamos uma reviravolta, só tivemos mais do mesmo protagonista melancólico e enrolação para ações. Me decepcionei, leitura cansativa e que prende pouca atenção.

Luisa Orphão 30/03/2022

Que livro chato! Arrastado, personagens sem encanto nenhum. Algumas reflexões interessantes sobre vida de casados e relação entre pais e filhos, mas nada extraordinário... Quase larguei no meio!

Rillari0 07/03/2022

Sob uma outra perspectiva
Foi uma boa leitura, até que gostei mais do que achei que ia gostar mas não leria novamente. Nunca tinha lido um livro sob a perspectiva de uma pessoa mais velha (40+) e foi bom. Não senti falta de nada durante a história e adoraria ler algumas partes da história sobe a perspectiva de Connie e Albie.

Tali 28/01/2022

O livro que eu pensei em abandonar, mas fiquei feliz em ter terminado
Escolhi esse livro na estante apenas pelos capítulos curtos, e ao contrário do que vi em muitas resenhas, eu amei as descrições! Elas compensaram enquanto eu estava irritada com o rumo da história. Quase desisti, e apesar de discordar das decisões do Douglas, eu gostei de acompanhar a sua jornada.
Em meio a situação atual (pandemia, crise política, ambiental, mundo acabando) eu estava em busca de ler uma história comum. Nós, é excelente nesse quesito: apenas a vida de uma família comum

Mariana 14/11/2021

Se eu fosse indicar este livro para alguém, seria para pessoas que se tornaram ou que se tornarão cuidadores (pai, mãe, vó, vô, padrasto, madrasta etc). Aqui dá pra encontrar boas reflexões sobre a relação de pais e filhos, principalmente através dos erros de Douglas.

É um livro massante pra gente mais nova, mas não deixa de ser rico, sensível e real. Gosto da construção da história e dos personagens, e do final dela (que é bem real e necessário).