Navegue a lágrima

Navegue a lágrima Letícia Wierzchowski

Resenhas - Navegue a lágrima

cecilia 04/03/2024

Segundo livro que leio de Letícia wierzchowski e continuo encantada pela escrita. Navegue a lágrima é um livro poético, dolorido devido aos episódios que acabam dando de encontro com a protagonista e os Berman's em tempos distintos, uma casa e vários acontecimentos.

Gezinha 09/09/2023

O tipo de livro que me envolve
Li em 3 dias! É um livro mágico! É o terceiro livro que leio da autora, e a sensação é deliciosamente a mesma: ela cria narradoras que contam a história com uma voz mansa, quente e serena. Cria uma atmosfera mágica, como se estivéssemos ouvindo essa história ao pé do ouvido num sonho. Eu simplesmente amo a escrita da Letícia! Uma prosa extremamente poética e cadenciada de um jeito ímpar.
A história é bonita e verdadeira, sobre relacionamentos, um pouco de mágica, luto, mergulhar em si, sobre pessoas e seus jeitinhos... Suas histórias são sempre permeadas da natureza, da mágica das casas em que elas se passam... Letícia gosta de casas! Nesse livro, posso estar enganada, mas percebo um tom autobiográfico, onde ela faz pequenas confissões em meio a ficção. Afinal, a história da narradora se confunde com a de outra personagem, e assim ela vai se desnudando, confiando segredos ao leitor. A capa é moderna demais pro meu gosto, e sinto que cada livro é lançado por uma editora diferente, com estilo diferente... Queria tanto todos os livros da autora enfileiradinhos, com um padrão similar... Amo tanto!

Isabelle430 02/08/2023

Um livro que não estava na minha lista, mas como acabei ganhando de aniversário e gosto de coisas diferentes de vez em quando, me arrisquei. Não é exatamente o meu tipo de livro, mas eu mergulhei dentro da história e entrei junto nessa triste e simples história...

Thcylla 05/04/2023

"É incrível como,quando prestamos devida atenção, é possível ver que o passado permanece vivo e que o tempo é uma coisa única,circula e eterna" pág.11

Esse trás um ponto de vista tão diferente sobre o luto,a parte que não conhecemos e como as pessoas q sofreram perdas procuram algo para se curar

Sareka 02/04/2023

"Assim mesmo é a vida" "Tudo começava de novo, sempre."
Mais um livro nacional pra conta, muito interessante e diferente.

Larissa Silva 31/03/2023

Leiam!
Leiam e se permitam sentir essa história singela e bonita.

Charleees 28/03/2023

Navegue a lágrima - Leticia Wierzchowski

No entanto, no fundo, todas as vidas se assemelham na sua ânsia por felicidade não é mesmo? Sentada aqui, me pego pensando por que diabos a existência tem de ser assim, essa curva descendente e cruel atenuada por minúsculos e fugazes intervalos de genuína felicidade.

Os livros da Letícia não são histórias com grandes acontecimentos e reviravoltas, ao contrário, ela pega o dia a dia, as relações pessoais e transforma logo em poesia, é impossível para mim passar um por um livro dela sem ser tocado pela forma poética como ela escreve, como as palavras estão bem colocadas, como a escrita passa a ser um belo quadro pintado por mãos hábeis.

Ah, com o tempo a gente aprende que a vida toda não passa de um enorme clichê.

Em Navegue a lágrima vamos conhecer duas grandes histórias de amor, a de Heloísa e a da Laura. Consumida pelo luto, Heloísa acaba comprando uma casa de praia que pertenceu a escritora Laura Berman, lá entre drinques e memórias, Heloísa passa a revisitar sua vida e a vida dos Bermans que viveram ali, não se sabe se por delírio ou magia, Heloísa consegue ver aquela família na casa que outrora lhes pertenceu e o que a gente vai observar com a leitura é um verdadeiro tapete de belas memórias, onde cada ponto guarda um pensamento.

E o tempo meus caros, o tempo é totalmente erosivo. Não há o que ele exponha; o tempo cava e cava com suas unhas afiadas, lustra e faz brotar as fraquezas todas, uma a uma.

* Resenha editada em Agosto 2019

ArthurAlves 30/11/2022

Vale a pena navegar essa lágrima
Assim como está sendo comum para mim, demorei um pouco para engrenar na história, não por ela em si, mas pela forma como é contada, que com o tempo fez todo o sentido.

Esse livro é repleto de um lirismo apaixonante, em meio a contação de um história de amor somos surpreendidos por outra que vem surgindo aos poucos e devo dizer que me conquistou. Depois de certo porto ficou impossível largar o livro, mas também tiveram momentos em que precisei fechar para respirar e digerir os detalhes e toda a poesia em prosa aqui contido.

Ale 23/07/2022

Um mar
?Navegue a Lágrima? é um livro delicado. Não é uma narrativa turbulenta, com vários acontecimentos. É uma história bonita e simples. Sobre amar, ser feliz, ser. É sobre sentimentos. A leitura é bem rápida e as vezes um pouco repetitiva mas, em geral, fácil de navegar. A escrita da Letícia é poética e linda, quero ler outras obras dela eventualmente. Em suma, uma leitura tranquila e perfeitamente adorável.

Roberta Jornalista 05/04/2022

Romance & Nostalgia
Heloísa conta a sua estadia, regada a taças de martíni, numa casa de praia num idílico balneário no Uruguai. A editora vai de veraneio para esta casa, aonde vive e revive uma interseção com a vida de Laura Berman (personagem inventada), sua antiga moradora. Revive um passado que se confunde com o presente, chegando a enxergar a família Berman em cenas de 10 anos atrás (porém eles não podem vê-la). Os Berman eram uma família feliz, composta por Laura (mãe), Leon (pai) e os filhos Max e Daniel. Pensa neles dia e noite, escreve sobre eles, mexe em lembranças que não são suas. Procura-os em fotos, estantes, velhos bilhetes. Afinal eles são cinzas de seu novo habitat e se imiscuíram nela.
A protagonista vê o passado deles desenrolar sob seus olhos, mas também sabe como estão no presente. A vida é mutante e do mesmo jeito que os Berman surgem, vão embora. Ainda assim, Helô lhes deseja felicidade e união, aonde estiverem.
Foi difícil superar o fim de sua própria história de amor. Acaba encarando as suas lembranças como caixas nas quais elas mexe e "coisas vazam, pingam no seu colo, frases, momentos, um anel, uma flor, as abelhas loucas ao redor da dracena no jardim".
Leitura boa, com mistério, expectativas e decepções. Letícia W. muito poética em sua escrita, porém a obra é um pouquinho "down".
Livro lindo, tudo impecável: acabamento, cores, estética das páginas, letras na cor azul (inédito para mim!).
Bem interessante! Jornalista Roberta.

Paula 08/02/2022

Navegue a Lágrima
Apesar desse livro ser bem diferente do tipo de livros que eu estou acostumada e gosto achei o livro muito interessante. Fala sobre luto e relacionamento de uma forma leve.
Gostei bastante um bom livro nacional.

Isabel.Dornelles 22/02/2021

Navegue ou mergulhe?
Mais um livro dessa autora maravilhosa! Incrível como ela consegue narrar sentimentos tão íntimos! História e personagens envolventes, trechos extremamente profundos. Adorei muito! Poesia em prosa! ??

Vick 17/02/2021

Acho que não é exagero dizer que devo ter comprado esse livro em meados de 2016/2017. Desde então, ficou perdido na minha pilha de livros ainda por ler, enquanto outros foram entrando na frente até eu me esquecer dele. Finalmente, o peguei agora, em Fevereiro de 2021, envergonhada por se quer lembrar quando o comprei para anotar na contracapa. Ainda estava envolto pelo plástico de proteção e, até, o adesivo informando que o comprei por meros R$9,90 na Americanas.
Tendo-o lido agora, estou ainda mais envergonhada, pois me parece que realmente cometi um erro terrível.

Importante comentar que, ao abrí-lo pela primeira vez, é impossível não parar para admirar o trabalho artístico que a Intrínseca depositou neste livro. As fontes de todo (deixe-me repetir: TODO) o livro é em azul, tal como páginas inteiras a cada divisão de capítulo, e uma diagramação perfeita. Surpreendente mesmo (sequer entendo agora minha sorte de achá-lo naquele valor).

Agora sobre a obra. À primeira vista, é bem fácil julgá-la como "maçante", mas se você se permitir visualizar a história e embarcar nas emoções propostas pela autora, verá que, não apenas há sim um desenrolar de fatos cadencial, mas também que, é um ritmo que simplesmente se encaixa de modo perfeito à trama.

Ademais, ouso dizer que todo o livro é poesia pura e que acabei sublinhado-o quase por completo enquanto frases simplórias brotavam. Sequer acho que poderia descrevê-las como "frases de efeito" pois, na verdade, se tratam mais de frases sabiamente orquestradas, revertidas de verdades quase íntimas - até mesmo quando tinham como pauta alguns clichês.

Na segunda vez que peguei o livro para continuar lendo, parei para ver quem era a autora (que, convenhamos, me pegou de surpresa), e vi que se tratava de Letícia Wierzchowski, autora da Casa das Sete Mulheres, que veio a se tornar sucesso televisivo. Confesso que não assisti a novela, mas qualquer brasileiro sabe reconhecer que foi sucesso puro, ainda relembrada continuamente nos dias atuais. Saber isso me trouxe uma inquietação:
Ao ler o livro você, literalmente, visualiza cada detalhe da cena, tanto da vida da personagem principal Heloísa, quanto do paralelo que ela faz ao "imaginar" a vida dos Berman se desenrolar com seus próprios olhos na sua casa.
Portanto, para mim, isso só respalda o quão incrível seria poder assistir uma série (ou um teatro, talvez?) com base em Navegue a Lágrima, nos dando a chance de relacionar ainda mais com esses personagens que "pularam da ficção para a vida real" (tal qual Leon fez ao se apaixonar por Laura através da escrita, ou a própria Heloísa ao ler a história daquela família pelas entrelinhas, detalhes presentes na casa ? e, eu diria, uma boa dose de bellinis, haha). Na verdade, nem me surpreenderia descobrir que talvez já exista algo deste gênero, vou pesquisar.

Por fim, gostaria de pontuar que, se você for tão romântica(o) quanto eu, o livro vai te machucar, rs. Como a autora chega a comentar, todo o livro se desenvolve e perpassa numa certa "busca pela felicidade" e o confronto com a realidade da trama é, na verdade, bem triste.

Triste mas, eu diria, com uma boa dose de esperança no fim ? aquele quê de que o amor ainda vale a pena, sabe? ?, como um bom romance deve ser.

Lilian 15/02/2021

História curta
O livro fala de dores, separação, luto, muito real e verossímil. A história é curta e boa!