Sal, Açúcar, Gordura

Sal, Açúcar, Gordura Michael Moss

Resenhas - Sal, açúcar, gordura: como a indústria alimentícia nos fisgou

Rittes 07/12/2017

Pior que livro de terror
Assustador. Acho que esse é o adjetivo mais suave para este trabalho investigativo do jornalista Michael Moss, vencedor do Pulitzer. Ele disseca as armadilhas da indústria de alimentos processados e prova a sua estreita ligação com a obesidade, diabetes, derrames e outros males que estão matando a humanidade. Se ainda se morre, infelizmente, de fome em vários países do mundo, o excesso de comida fabricada também mata, com a única diferença de só deixar um sabor agradável enquanto nos consome...

Milley 26/12/2016

O objetivo é somente um: Lucrar!
A indústria alimentícia, assim como todas as demais, tem como sua razão de existir o lucro. Deixando o espirito socialista imaturo de lado, é compreensível que seus esforços tenham esse objetivo, sendo que essa é a única forma de se manter em um sistema capitalista. A leitura desse livro no entanto deve visar o esclarecimento sobre como a industria se comporta e é estruturada para a obtenção desse lucro. A grande questão, na verdade, é que essa indústria é responsável por boa parte do que ingerimos ou deixamos de ingerir, quanto à nutrientes, e muito pior do que isso, daquilo que pode ser chamado de "anti-nutriente", que além de não nutrir, ainda impede a absorção de outros nutrientes pelo nosso organismo.
O livro serve como um alerta para essas questões. Precisamos estar cientes do objetivo da indústria e buscar, dentro das nossas limitações, nos alimentarmos de forma inteligente e consciente. Suspeitando das ofertas muito baratas e fáceis de alimento, sabendo que para que aquele determinado item, que é na verdade um produto alimentício, cheio de outros tantos ingredientes químicos, se transforme em algo palatável e durável é preciso ser altamente processado.
O livro é dividido em três grandes blocos, nos quais fala detalhadamente da utilização de cada ingrediente evocado no título, sua função e as implicações da ingestão exagerada de cada um.

Rafael Soares 01/06/2016

Um relato da capacidade que a indústria alimentícia tem em nos levar a consumir os produtos que estes desejam.

O autor mostra com inúmeros casos como o simples acréscimo ou modificação da quantidade destes três nutrientes pode fazer de um determinado produto um sucesso ou um fracasso.

Relata a sensação de prazer e, com ela, a compulsividade no consumo destes alimentos. Mostra, também, o outro lado da moeda. A posição da indústria: lucro x saúde das pessoas.

Sem dúvidas, um livro interessante de se ler como ponto inicial de buscarmos gerenciar a nossa alimentação e não sermos conduzidos a bel prazer da indústria de processados.

Leandro.Albuquerque 26/04/2016

Leitura Obrigatória - Recomendadíssimo
Este livro mostra todo o "sistema de esgoto" da indústria de alimentos processados em prol do lucro, a qual tenta ignorar o máximo possível o estrago que produz na saúde humana, ainda mais quando os investidores ameaçam tirar seus investimentos devido a uma "crise de consciência" da indústria de alimentos processados, quando os estudos científicos mostram a decadência da saúde humana causada pelos excessos de seus três pilares de sucesso, que são o sal, o açúcar e a gordura. Mostra também a relação "carnal" entre esta indústria e o governo, que se mostra extremamente subserviente aos interesses do capital, nem se levando em conta os custos com a saúde pública. Ao terminar de ler, fica-se a certeza de que é necessário mudar nossa postura e hábitos com o que colocamos em nossa boca.

Lodir 14/11/2015

Excelente reportagem informativa
Poucos livros ensinam tanto sobre a industria alimentícia e nutrição como esse. Michael Moss entrega uma quantidade enorme de informações úteis pra serem carregadas e repensadas para o resto da vida. Acho que todo mundo que ler o livro tende a ver o supermercado e se alimentar se uma maneira diferente. O autor está de parabéns.
Edméia 19/12/2015minha estante
*Lodir, você me animou para eu adquirir o livro ! Verei se encontro o mesmo digitalizado ! Obrigada !!!

Ana 10/07/2015

show de horrores
Basicamente um show de horrores sobre a indústria alimentícia. Refrigerantes, biscoitos recheados, carne processada, queijos processados. Barras de cereais supostamente saudáveis e que têm mais porcaria que um biscoito recheado. Táticas de marketing idênticas às da indústria de cigarros (até pq na verdade são a mesma). Para repensar cada ida ao supermercado.
Nanci 10/07/2015minha estante
Falsas facilidades...

Julyana 12/07/2015minha estante
Daqueles que eu preciso ler.

Andrea 17/08/2015minha estante
Ana, por que só 3 estrelinhas? A narrativa não é legal?

Ana 23/01/2017minha estante
Andrea, não tinha respondido, desculpe. 3 estrelas é bom, ora! acima da média, quando o máximo são 5.