Sal, Açúcar, Gordura

Sal, Açúcar, Gordura Michael Moss

Resenhas - Sal, açúcar, gordura: como a indústria alimentícia nos fisgou

Simone 16/04/2020

Para quem quer entender como a indústria alimentícia (realmente) funciona, é excelente. É didático, com uma narração de conversas e entrevistas, pode ser um pouco cansativo. Mas para entender como a indústria vicia seus consumidores, é fundamental.

Bia Araújo 23/01/2021

Instigante!
O livro é praticamente um documentário, cheio de informações sobre como a indústria alimentícia nos manipula sem que percebemos. O marketing feito por eles é enorme, não seria por menos já que é um setor que movimenta bilhões todo ano. É um livro instigante que me fez pensar em como somos manipulados em todos os campos, com a internet e redes sociais também fazendo seu papel.

Lodir 14/11/2015

Excelente reportagem informativa
Poucos livros ensinam tanto sobre a industria alimentícia e nutrição como esse. Michael Moss entrega uma quantidade enorme de informações úteis pra serem carregadas e repensadas para o resto da vida. Acho que todo mundo que ler o livro tende a ver o supermercado e se alimentar se uma maneira diferente. O autor está de parabéns.
Edméia 19/12/2015minha estante
*Lodir, você me animou para eu adquirir o livro ! Verei se encontro o mesmo digitalizado ! Obrigada !!!

Laurex 29/11/2020

Um documentário
Esse livro ao meu ver é um documentário. Muito interessante. Uma visão crítica e justa sobre a indústria de alimentos, sem ser tendencioso o autor apresentou todos os fatos a que teve acesso.
Ao final, cabe ao leitor julgar se realmente existe essa polarização de mal/bem na indústria de alimentos.
Minha visão é a grande necessidade de controle do Estado sobre as indústrias que tem um papel fundamental na sociedade atual de produzir alimentos seguros para uma população de 8 bilhões de indivíduos.

Fabiana.Marino 21/08/2021

Estou realmente impactada com esse livro!
Eu sabia que as indústrias de alimentos colocavam ingredientes que eu nunca tinha ouvido falar, mas realizar pesquisas e testar ingredientes com o objetivo de causar compulsão alimentar nos clientes é demais! Impressionante como somos enganados por alimentos ditos light e diet.

Ana 10/07/2015

show de horrores
Basicamente um show de horrores sobre a indústria alimentícia. Refrigerantes, biscoitos recheados, carne processada, queijos processados. Barras de cereais supostamente saudáveis e que têm mais porcaria que um biscoito recheado. Táticas de marketing idênticas às da indústria de cigarros (até pq na verdade são a mesma). Para repensar cada ida ao supermercado.
Nanci 10/07/2015minha estante
Falsas facilidades...

Julyana. 12/07/2015minha estante
Daqueles que eu preciso ler.

Andrea 17/08/2015minha estante
Ana, por que só 3 estrelinhas? A narrativa não é legal?

Ana 23/01/2017minha estante
Andrea, não tinha respondido, desculpe. 3 estrelas é bom, ora! acima da média, quando o máximo são 5.

Leticia 24/05/2022

Livro muito informativo e cansativo
Depois dessa leitura passei a ver os alimentos processados com outro olhar, tudo é construído para viciar os consumidores, sem considerar as consequências para a saúde, sempre visando o lucro com as vendas - esse é o resumo geral do livro-.

O texto trás informações valiosas, no entanto é muito detalhista com diálogos desnecessários, o que tornou a leitura desinteressante e cansativa em muitos momentos.
Abandonei, retomei, Abandonei, e como desafio pessoal desse ano retomei para terminar de vez (não gosto de desistir dos livros).
Recomendo a leitura apesar de minha dificuldade.

Jolly 29/12/2022

Livro recomendado, porém recomendo a leitura dele junto com outro livro de temática diferente pq ele cansa um pouco, e também enquanto eu lia um livro sobre sal, gordura e açúcar eu senti vontade de comer queijo hauauahhahahha
Existe um você antes e um você igual depois dessa leitura, a diferença é que você agora pode "optar" por comer porcaria ou não! Aliás não acredito em livre arbítrio....

Adrian.Daniel 31/03/2024

Indústria alimentícia de acordo com a investigação
ótimo livro para se entender os 3 pilares de ingredientes da indústria alimentícia dos ultraprocessados, crise de obesidade e problemas nutricionais no mundo, interessante descobrir sobre como funciona a composição quimica de alimentos

manu 11/05/2020

quanta informação pra processar! já é do nosso conhecimento, mas ler sobre as relações bizarras intrincadas entre as indústrias, os governos e a mídia dá uma desesperança de mudança para algo melhor, mas não podemos desistir! esse livro só nos mostra que é nosso dever lutar por acesso a informação e por uma alimentação justa, saudável e qualidade para todos! se os próprios executivos não comem da "comida" que vendem, por que deveríamos acreditar no que eles dizem?

Diego 08/12/2020

Reportagem chocante e necessária
A grande reportagem de Michael Moss procura fazer um alerta estarrecedor e muito necessário: estamos viciados em comida barata, cheia de sal, açúcar e gordura. E a indústria de alimentos sabe muito bem disso -- porque ela criou este cenário de forma deliberada.

Moss revela como batatas fritas Chips são cheias de gordura e sal para nos viciarem, mas prometem praticidade e conveniência, o que deixa na cabeça do consumidor uma justificativa racionalizante que seja maior que a culpa de estar ingerindo tantas calorias. Artifícios psicológicos que a indústria dominou ao longo de décadas. Assim como alimentos que anunciam ter fibras ou cálcio, enquanto que na verdade o maior ingrediente é o açúcar...

O jornalista deixa bem claro o papel da indústria de alimentos na epidemia de obesidade que varreu os Estados Unidos e começa a varrer o mundo. Mas então vem o dado mais assustador do livro: mesmo que queiram, os fabricantes não conseguem diminuir o número de sal, açúcar e gordura de seus produtos. Porque eles criaram um hábito tão cristalizado no consumidor que se fizessem isso as vendas despencariam. Ou seja, a indústria caiu em sua própria armadilha e todos nós fomos condenados com ela.
Vânia 11/10/2022minha estante
Eu lendo seu comentário e pensando num pacotinho de batata fritas!
É um caminho sem volta, mesmo! Kkkkk

Daniela.Dornte 07/03/2022

Revelador!
Livro revelador que mostra como a indústria alimentícia nos manipula focando só no lucro. Buscam o ponto perfeito de explosão de sabor e sensação de prazer que gera vício e assim provocaram um movimento de obesidade, visando apenas a aumentar as vendas. Minudencia os efeitos do sal, açúcar e gordura nas papilas gustativas, nos alimentos e as consequências no corpo. Disseca a produção dos alimentos e, de forma impactante, demonstra esses enfoques distintos: saúde da população x lucros da indústria alimentícia. Realça que os grandes executivos das maiores empresas de refrigerante e alimentos são pessoas focadas na própria saúde e, por isso, não consomem seus próprios produtos.

Cortina 29/07/2021

Muito bom, nos faz repensar nosso hábitos alimentares e como a industria alimentícia nos manipula diariamente!

Rafael Soares 01/06/2016

Um relato da capacidade que a indústria alimentícia tem em nos levar a consumir os produtos que estes desejam.

O autor mostra com inúmeros casos como o simples acréscimo ou modificação da quantidade destes três nutrientes pode fazer de um determinado produto um sucesso ou um fracasso.

Relata a sensação de prazer e, com ela, a compulsividade no consumo destes alimentos. Mostra, também, o outro lado da moeda. A posição da indústria: lucro x saúde das pessoas.

Sem dúvidas, um livro interessante de se ler como ponto inicial de buscarmos gerenciar a nossa alimentação e não sermos conduzidos a bel prazer da indústria de processados.