Sal, Açúcar, Gordura

Sal, Açúcar, Gordura Michael Moss

Resenhas - Sal, açúcar, gordura: como a indústria alimentícia nos fisgou

Adrian.Daniel 31/03/2024

Indústria alimentícia de acordo com a investigação
ótimo livro para se entender os 3 pilares de ingredientes da indústria alimentícia dos ultraprocessados, crise de obesidade e problemas nutricionais no mundo, interessante descobrir sobre como funciona a composição quimica de alimentos

Jolly 29/12/2022

Livro recomendado, porém recomendo a leitura dele junto com outro livro de temática diferente pq ele cansa um pouco, e também enquanto eu lia um livro sobre sal, gordura e açúcar eu senti vontade de comer queijo hauauahhahahha
Existe um você antes e um você igual depois dessa leitura, a diferença é que você agora pode "optar" por comer porcaria ou não! Aliás não acredito em livre arbítrio....

Leticia 24/05/2022

Livro muito informativo e cansativo
Depois dessa leitura passei a ver os alimentos processados com outro olhar, tudo é construído para viciar os consumidores, sem considerar as consequências para a saúde, sempre visando o lucro com as vendas - esse é o resumo geral do livro-.

O texto trás informações valiosas, no entanto é muito detalhista com diálogos desnecessários, o que tornou a leitura desinteressante e cansativa em muitos momentos.
Abandonei, retomei, Abandonei, e como desafio pessoal desse ano retomei para terminar de vez (não gosto de desistir dos livros).
Recomendo a leitura apesar de minha dificuldade.

Daniela.Dornte 07/03/2022

Revelador!
Livro revelador que mostra como a indústria alimentícia nos manipula focando só no lucro. Buscam o ponto perfeito de explosão de sabor e sensação de prazer que gera vício e assim provocaram um movimento de obesidade, visando apenas a aumentar as vendas. Minudencia os efeitos do sal, açúcar e gordura nas papilas gustativas, nos alimentos e as consequências no corpo. Disseca a produção dos alimentos e, de forma impactante, demonstra esses enfoques distintos: saúde da população x lucros da indústria alimentícia. Realça que os grandes executivos das maiores empresas de refrigerante e alimentos são pessoas focadas na própria saúde e, por isso, não consomem seus próprios produtos.

Fabiana.Marino 21/08/2021

Estou realmente impactada com esse livro!
Eu sabia que as indústrias de alimentos colocavam ingredientes que eu nunca tinha ouvido falar, mas realizar pesquisas e testar ingredientes com o objetivo de causar compulsão alimentar nos clientes é demais! Impressionante como somos enganados por alimentos ditos light e diet.

Cortina 29/07/2021

Muito bom, nos faz repensar nosso hábitos alimentares e como a industria alimentícia nos manipula diariamente!

Tiago 03/02/2021

Os segredos da indústria de alimentos
Um ótimo livro. O autor entrevistou pessoas-chave da indústria e foi capaz de transmitir ao leitor o processo de desenvolvimento de novos produtos alimentícios. A medida em que as pessoas passaram a ter menos tempo para cozinhar, a indústria agiu rapidamente oferecendo conveniência a elas através dos alimentos processados.

Basicamente, a maneira de fisgar os clientes está em três ingredientes principais: açúcar, gordura e sal. E o livro mostra pesquisas feitas pela indústria para engendrar os alimentos e comercializá-los (tendo as empresas de tabaco por trás disso desempenhado um papel neste aspecto). Por exemplo, o açúcar tem um ponto de satisfação, então o objetivo era encontrar a quantidade ideal de açúcar para maximizar o consumo. A gordura, por outro lado, não tem ponto de satisfação (quanto mais comemos, melhor nos sentimos). Há uma grande história sobre o aumento do consumo de queijo nos EUA. E o sal é quase como uma droga. Em essência, açúcar + gordura + sal é a indústria tentando disfarçar todos os sabores ruins dos conservantes usados ??nos alimentos processados. Em suma, a indústria de alimentos por um lado nos viciou em comida processada, porque eles também se viciaram nesses três ingredientes essenciais que tornam os a comida processada saborosa, conveniente para seus consumidores. Como fazer alimentos saborosos e convenientes e ao mesmo tempo saudáveis para nosso estilo de vida agitado ainda é um grande desafio para a indústria alimentícia.

Bia Araújo 23/01/2021

Instigante!
O livro é praticamente um documentário, cheio de informações sobre como a indústria alimentícia nos manipula sem que percebemos. O marketing feito por eles é enorme, não seria por menos já que é um setor que movimenta bilhões todo ano. É um livro instigante que me fez pensar em como somos manipulados em todos os campos, com a internet e redes sociais também fazendo seu papel.

Diego 08/12/2020

Reportagem chocante e necessária
A grande reportagem de Michael Moss procura fazer um alerta estarrecedor e muito necessário: estamos viciados em comida barata, cheia de sal, açúcar e gordura. E a indústria de alimentos sabe muito bem disso -- porque ela criou este cenário de forma deliberada.

Moss revela como batatas fritas Chips são cheias de gordura e sal para nos viciarem, mas prometem praticidade e conveniência, o que deixa na cabeça do consumidor uma justificativa racionalizante que seja maior que a culpa de estar ingerindo tantas calorias. Artifícios psicológicos que a indústria dominou ao longo de décadas. Assim como alimentos que anunciam ter fibras ou cálcio, enquanto que na verdade o maior ingrediente é o açúcar...

O jornalista deixa bem claro o papel da indústria de alimentos na epidemia de obesidade que varreu os Estados Unidos e começa a varrer o mundo. Mas então vem o dado mais assustador do livro: mesmo que queiram, os fabricantes não conseguem diminuir o número de sal, açúcar e gordura de seus produtos. Porque eles criaram um hábito tão cristalizado no consumidor que se fizessem isso as vendas despencariam. Ou seja, a indústria caiu em sua própria armadilha e todos nós fomos condenados com ela.
Vânia 11/10/2022minha estante
Eu lendo seu comentário e pensando num pacotinho de batata fritas!
É um caminho sem volta, mesmo! Kkkkk

Laurex 29/11/2020

Um documentário
Esse livro ao meu ver é um documentário. Muito interessante. Uma visão crítica e justa sobre a indústria de alimentos, sem ser tendencioso o autor apresentou todos os fatos a que teve acesso.
Ao final, cabe ao leitor julgar se realmente existe essa polarização de mal/bem na indústria de alimentos.
Minha visão é a grande necessidade de controle do Estado sobre as indústrias que tem um papel fundamental na sociedade atual de produzir alimentos seguros para uma população de 8 bilhões de indivíduos.

manu 11/05/2020

quanta informação pra processar! já é do nosso conhecimento, mas ler sobre as relações bizarras intrincadas entre as indústrias, os governos e a mídia dá uma desesperança de mudança para algo melhor, mas não podemos desistir! esse livro só nos mostra que é nosso dever lutar por acesso a informação e por uma alimentação justa, saudável e qualidade para todos! se os próprios executivos não comem da "comida" que vendem, por que deveríamos acreditar no que eles dizem?

Simone 16/04/2020

Para quem quer entender como a indústria alimentícia (realmente) funciona, é excelente. É didático, com uma narração de conversas e entrevistas, pode ser um pouco cansativo. Mas para entender como a indústria vicia seus consumidores, é fundamental.

Roberta Péret 15/07/2019

Abre os olhos
A indústria joga sujo! Difícil ler verdades mas altamente recomendado

Rittes 07/12/2017

Pior que livro de terror
Assustador. Acho que esse é o adjetivo mais suave para este trabalho investigativo do jornalista Michael Moss, vencedor do Pulitzer. Ele disseca as armadilhas da indústria de alimentos processados e prova a sua estreita ligação com a obesidade, diabetes, derrames e outros males que estão matando a humanidade. Se ainda se morre, infelizmente, de fome em vários países do mundo, o excesso de comida fabricada também mata, com a única diferença de só deixar um sabor agradável enquanto nos consome...

Jamile 26/12/2016

O objetivo é somente um: Lucrar!
A indústria alimentícia, assim como todas as demais, tem como sua razão de existir o lucro. Deixando o espirito socialista imaturo de lado, é compreensível que seus esforços tenham esse objetivo, sendo que essa é a única forma de se manter em um sistema capitalista. A leitura desse livro no entanto deve visar o esclarecimento sobre como a industria se comporta e é estruturada para a obtenção desse lucro. A grande questão, na verdade, é que essa indústria é responsável por boa parte do que ingerimos ou deixamos de ingerir, quanto à nutrientes, e muito pior do que isso, daquilo que pode ser chamado de "anti-nutriente", que além de não nutrir, ainda impede a absorção de outros nutrientes pelo nosso organismo.
O livro serve como um alerta para essas questões. Precisamos estar cientes do objetivo da indústria e buscar, dentro das nossas limitações, nos alimentarmos de forma inteligente e consciente. Suspeitando das ofertas muito baratas e fáceis de alimento, sabendo que para que aquele determinado item, que é na verdade um produto alimentício, cheio de outros tantos ingredientes químicos, se transforme em algo palatável e durável é preciso ser altamente processado.
O livro é dividido em três grandes blocos, nos quais fala detalhadamente da utilização de cada ingrediente evocado no título, sua função e as implicações da ingestão exagerada de cada um.