O Vestido de Trinta Rosas

Lívia Messias

Resenhas - O Vestido de Trinta Rosas

Oceano 27/10/2020

Adorável!
Conheci Lívia na Bienal de Pernambuco de 2015. De lá, saí com um referencial de simpatia e também esse livro, que foi una leitura leve e muito divertida.
Na história, personagens que aprendem com os erros e problemas pelos quais passam, e também conselhos que devemos levar para a vida! Afinal, nem sempre o melhor caminho é o que aparenta ser mais fácil.
Um excelente livro para ser lido por crianças!
LivMessias 14/11/2020minha estante
Adorável é vc! Gratidão imensa!

Mary - @mundo_literario.mary 15/10/2022

Gostei muito da leitura.
👗🌹
O livro conta a história de Helena, uma jovem que depois de perder sua família vive sozinha na Vila Íris. Ao lado dela sempre esta Sara sua melhor amiga, ela é cega mais tem o poder de enxergar a alma das pessoas. Um dia, Helena foi visitar o Lago da Tranquilidade, lá Helena encontra Ícaro, um jovem muito lindo que mora na região. Ao ver ele, ela se apaixona e tudo que a cerca passa a ser insignificante, e o seu amor por Ícaro passou a tomar conta da sua vida.
👗🌹
Mas esse amor não é correspondido, pois ela não tem coragem de disser a ele o que sente, e ela não se acha uma mulher com qualidades que o atraia. Então ela acha uma forma mais fácil para ter Ícaro ao deu lado, sem precisar abrir a boca e falar o que sente. "O Encanto da Estrela Amarela" que, junto a um lindo vestido de trinta rosas e com algumas palavrinhas mágicas, é capaz de fazer com que o coração do jovem seja cativado pela moça e assim eles vivem felizes para sempre.
👗🌹
Mas toda mágia tem uma consequência... Será mesmo que Helena viverá feliz com Ícaro após usar o vestido? Daí veremos que ela percebe que nem tudo o que escolhemos é o certo, e que tudo tem um preço muito alto, e ela não esta a fim de pagar por isso. Helena aprende lições muito importantes, sobre amor, amizade e principalmente sobre amor verdadeiro, pois o mesmo não pode ser preço ou forçado.
👗🌹⠀⠀⠀⠀
O livro é em estilo de fábula o que o torna muito interessante, é uma leitura super leve e rapida, ótima para curar uma ressaca literária.

rafaelbuarquemontenegro 27/10/2015

O Vestido de Trinta Rosas. Me surpreendeu.
Antes de mais nada, O Vestido de Trinta Rosas não é o tipo de livro que costumo ler. Não porque ele é rosa, ou é romance. É porque não estou acostumado com a temática infanto-juvenil. Tá, já li Harry Potter, e Percy Jackson, mas levo eles mais pro lado de fantasia. Então, fui ler mais por consideração com a autora do que por achar que o livro poderia me surpreender. E bem, ele me surpreendeu. hehehe. A história de Helena, protagonista do livro O Vestido de Trinta Rosas, pode ser a história de qualquer pessoa. Helena conhece um jovem chamado Ícaro, aparentemente perfeito, gentil, bonito, etc. Ela se apaixona. Ela tem medo da rejeição. Ela quer conquistá-lo. Ela resolve dar um jeitinho. O jeitinho errado, por sinal.
Quem não conhece uma história assim? E não estou falando de histórias românticas exclusivamente. Histórias de vida mesmo. Quem não deseja o emprego perfeito, o carro perfeito, o casamento perfeito, o curso perfeito? Todos nós estamos em busca da felicidade, embora ainda não tenhamos compreendido que a felicidade é uma cortina de fumaça, que quando achamos que a conquistamos ela se dissolve nos deixando na mão. O que podemos encontar é momentos felizes, momentos que gostaríamos que durassem para sempre. Acontece que eles não duram.
Mas, enfim, voltando a Helena, o subterfúgio que ela encontra é usar um vestido encantado, que promete transformar o amor em realidade. Olha só, parece com alguma história que conheço, talvez a minha própria. Atire a primeira pedra que nunca procurou uma escapatória, uma saída, um “jeitinho brasileiro”, um atalho para o sucesso. Todos, inevitavelmente, já passamos por isso alguma vez na vida. O Vestido de Trinta Rosas é o encanto de Helena, o meu, o seu, só nós sabemos. Uma coisa é certa: há um preço a ser pago por esse desvio. E esse é o ponto alto do livro. Mostra para o leitor que, por mais que busquemos algo, nunca devemos agir inconsequentemente, nunca devemos nos levar por atalhos, pois o resultado é, no geral, sempre desastroso. Helena sente isso na pele.
No filme Cruzada (Ridley Scott – 2005), o protagonista vivido pelo Orlando Bloom declara certa vez: “ou é um reino de consciência ou não é nada”. Ou seja, ou agimos de acordo com a verdade, trilhando o caminho correto, ou nossos atos serão em vão. Mas o que é a verdade? A verdade é a empatia, colocar-se no lugar do outro, respeitar, amar. E essa é a lição que retiramos desse pequeno e notável livro. Nenhum atalho funciona a longo prazo.
No mais, O Vestido de Trinta Rosas tem uma escrita simples, que deixa muito espaço para a imaginação do leitor. Senti-me lendo um conto de fadas tradicional, o que foi muito bom. Talvez seja uma linguagem que não agrade a todos os tipos de leitores, mas persista, pois as lições presentes no livro são bem legais. Os cenários da história são incríveis, gostei particularmente da Cidade do Sol. Reitero: O Vestido de Trinta Rosas é um livro voltado para o público infanto-juvenil, mas crianças de todas as idades podem se deliciar e aprender com as lições que ele passa.

site: http://pindoramageek.com.br/
LivMessias 01/12/2015minha estante
Obrigada, Rafael! Fico feliz que tenha gostado! :D Um beijo!

@aleitoradelivros 31/08/2020

Uma bela fábula!
Esse livro tem o estilo de uma bela fábula! Repleto de lições morais, com direito a feitiços, floresta, cidade e criaturas mágicas, além de claro, um vestido encantado!

Também ensina o poder da AMIZADE e do PERDÃO através de Sara, melhor amiga da protagonista do livro, Helena.

O feitiço que envolve o vestido de trinta rosas, serve para que Ícaro se apaixone por Helena, já que ela não tem coragem de declarar o seu amor a ele. Por mais que sua amiga lhe alerte sobre os perigos do feitiço, Helena acaba aprendendo da pior maneira que:

"Nem sempre as coisas mais fáceis são as coisas certas a serem feitas."

Após realizar o feitiço, Helena precisa reverter essa situação, principalmente, pelo bem de Ícaro, quem ela diz tanto amar.

?O amor é livre, não pode ser comprado e nem enganado.?

Será que Helena irá conseguir reparar o dano que causou na vida de Ícaro? Qual será a missão e a sentença dada pelos anciãos que preservam a VERDADE acima de tudo?

A leitura é fluida, com soluções rápidas, corretas e desfecho previsível - como toda fábula costuma ter! Portanto, o objetivo de levar aos leitores lições sobre a LIBERDADE no amor, a FELICIDADE dentro de cada um e as consequências de decisões EGOÍSTAS é concluído com sucesso, visto em trechos como:

"Se você quer ser lagarta, não precisa se esforçar, mas se quer ser borboleta, precisa ter paciência e boa vontade!"

Um livro leve, fofo e que traz um afago na alma! Indico para o público juvenil e também para os adultos que buscam uma leitura tranquila após outras mais densas.

A autora, ao escrever esse livro, soube escolher as palavras certas para encantar seus leitores!

@aleitoradelivros
LivMessias 14/11/2020minha estante
Gratidão imensa, do fundo do coração!

Amanda2287 10/11/2020

O Vestido de Trinta Rosas
RESENHA

" O amor é livre, não pode ser comprado e nem enganado".

°Helena era uma moça muito sozinha desde que seus pais morreram. Uma moça simples e educada que sonhava viver um grande amor e começar uma família.

°Ícaro um jovem simpático e muito alegre, por onde passava trazia consigo uma enorme felicidade.

°Na noite em que Helena e Ícaro se conheceram Helena se apaixonou perdidamente pelo jovem rapaz porém não tinha coragem de contar a ele sobre sua paixão.

°Helena estava ficando doente de amor e com isso ouviu falar de um feitiço que poderia fazer Ícaro ama-la da mesma forma.

°O Vestido de Trinta Rosas é um feitiço que junta dois amores e com ele vem um grande preço a ser pago.

°Será ela capaz de vencer o egoísmo e quebrar o encanto para libertar seu grande amor ?

A leitura do livro é bem leve e rápida, lendo ele me senti na pele da personagem pois na época que estava no ensino médio passei por algo parecido.
Por que no início quando nos apaixonamos ficamos cegos de amor. Mas só entendemos o que realmente é o amor, quando abrimos mão da pessoa deixando-a livre para escolher quem deve amar.
Gratidão imensa!

Joane 15/03/2020

Amei!!
E se você encontrasse um vestido capaz de transformar o amor em realidade? Usaria? Enfrentaria as consequências? Helena mora na Vila Íris e lá conhece Ícaro, se apaixonando perdidamente. ???
???
Não sabendo se é correspondida, decide usar um encanto que mudará todo o rumo da sua vida! ???
???
Uma história que nos teletransporta para um lugar encantado. Com anciões com poderes mágicos, bruxa malvada, lago que aconselha aqueles que o procuram e amizade verdadeira. ???
???
Um livro que carrega grandes ensinamentos importantes e que o torna necessário para todos. ???
???
É uma leitura super fluida e em menos de dois dias eu o terminei. ???
???
Gratidão a autora por tamanha inspiração e sabedoria para escrever, seu sonho se tornou realidade no momento em que você publicou está belíssima obra. ???
quotes / Trechos do livro:???
???
"O amor é livre, não pode ser comprado e nem enganado."???
???
"Por mais difícil que seja, a verdade sempre é a melhor opção para a vida."???
???
"Nós merecemos ser felizes, mas não por meio de um vestido encantado ou de um feitiço infeliz."???
???
"A verdadeira felicidade não depende do que acontece ao nosso redor, mais do que acontece dentro de nós mesmos."???
LivMessias 14/11/2020minha estante
Gratidão imensa! Coração transborda!

@viajantedaleitura1 02/10/2021

Um doce conto de fadas
Helena era uma jovem que morava na Floresta Encantada e tinha como amiga inseparável, Sara, que embora fosse deficiente visual, era muito sensitiva. Conheceu Ícaro às margens do Lago da Tranquilidade, lago mágico que costumava dar sábios conselhos.
Ícaro era um jovem muito feliz e positivo que vivia pelas redondezas e, por sua beleza e sorriso sincero, Helena não pode deixar de se apaixonar. Insegura, não quis a ele se revelar.
Sabendo de um encantamento que faria de Ícaro apaixonado por ela, preferiu a certeza do que a dúvida e foi procurar pelo Vestido de Trinta Rosas __ como ouvira falar pela floresta__ ele traria o jovem rapaz desejado para ela, mesmo que as consequências de tal encantamento fossem desastrosas.
Helena caminhou até o extremo das consequências chegando a se casar com Ícaro, só assim, vendo o que acontecia imediatamente, após o casamento, foi que Helena se ateve que a felicidade não faria parte de sua vida.
Correndo atrás de reverter o encanto teria que decidir, sua felicidade ou a de Ícaro__ afinal de quê tipo de amor ela necessitava __ do amor próprio, egoísta, ou de ver a pessoa que ama feliz?

Um livro que logo no começo da leitura já transporta o leitor para um lugar sereno ao lado de um imenso lago tranquilo, onde pássaros cantam e o sol brilha alto ao lado de uma jovem que teve o poder de amar e de dar liberdade a quem se ama__ o apogeu do amor verdadeiro.

site: https://www.instagram.com/viajantedaleitura1/ https://www.facebook.com/viajantedaleitura

Suh 16/01/2016

Mágico
elena é uma jovem que mora sozinha numa casinha bem arrumada e aconchegante localizada na Vila Íris, o sonho de Helena era um dia poder se casar e formar uma família. Ela tem uma grande amiga chamada Sara, que possui deficiência visual, mas enxerga com o coração e sente todas as emoções da amiga. Helena um certo dia se encanta por Ícaro, um rapaz adorável e muito gentil, logo ela descobre que está apaixonada por ele, e como não tem coragem de contá-lo, Helena começa a escrever lindas poesias, frases de amor e cartinhas, tudo para Ícaro. Mas essas cartinhas são guardadas por ela em uma caixa, ou seja, ela não mostra para ele, mas sente tanta vontade de se declarar, e ao mesmo tempo medo, medo de Ícaro não amá-la assim como ela o ama. Ela decide que o melhor será ficar calada, mas Sara, dá bons conselhos à ela, dizendo para que conte tudo a Ícaro, e que mostre todas as suas cartinhas e poesias à ele. Helena se recusa a fazer o que Sara aconselhou, e logo ela descobre sobre o Encanto da Estrela Amarela e O Vestido de Trinta Rosas. A princípio, Helena pula de alegria, o encanto faria Ícaro se apaixonar por ela sem que ela precisasse se declarar e até mesmo ser rejeitada. Mas Helena não pensa nas consequências que isso trará para a vida de Ícaro e para a própria vida. Ela terá que passar por vários testes promovidos pelos Anciãos da Cidade do Sol para resolver o problema que as consequências do encanto lhe trouxe e mostrar que ama Ícaro de verdade e que se arrependeu de fazê-lo amá-la à força. 👉Minha Opinião:👈
Lívia Messias escreve com o coração. O tempo todo eu imaginava a Vila Íris como um lugar mágico, quase como o paraíso, cheio de vida, cores e pessoas boas. Um livro incrível, escrita fácil de ser entendida, muitos diálogos (Adoro!) e muito amor. Todos devem conhecer O Vestido de Trinta Rosas, e se espelhar nele para que não cometa erros bobos que poderiam ser evitados com uma simples conversa. Esse livro fala de responsabilidade, amor (muito amor!) e a esperança que todos devemos ter em nós mesmos, na vida, e na fé. Lívia Messias mexeu com o meu emocional aqui gente! :') ❤

site: instagram.com/livrosetravessuras/
LivMessias 02/02/2016minha estante
Obrigada, Suh!

Guilherme.Faria 08/05/2016

A magia do vestido
Resenha o vestido de trinta rosas
Esse livro foi super maravilhoso *-*
A história conta sobre Helena que mora na Vila íris um lugar mágico, la ela conhece Ícaro o rapaz no qual ela desperta um amor muito grande. Sua vergonha impede ela de falar com ele e ela acaba sofrendo muito com isso, Helena descobre a existência de um vestido que fará qualquer rqpaz se apaixonar por ela. Mas como toda magia, o vestido de trinta rosas tem seu preço. Será que Helena está determinada a usar o vestido e pagar o preço ou falar a verdade para Ícaro sem usar a magia?
LivMessias 29/05/2016minha estante
Que bom que gostou, Guilherme! Um beijo!

Essência Literária 09/10/2016

O Vestido de Trinta Rosas foi escrito pela autora Lívia Messias e publicado pela primeira vez em 2014. O livro conta a história de Helena, uma jovem que vivia sozinha na Vila Íris e com Sara conservava uma amizade verdadeira. Helena se apaixona a primeira vista por Ícaro e com medo de que tal sentimento pudesse não ser recíproco recorre a um encanto. Mas, ela não suportará as consequências do feitiço e lutará para reverter o maior erro que cometeu na vida.

Com uma linguagem simples e leve, a autora vai além de um romance infantojuvenil. Ela escreve sobre o amor, o egoísmo, as responsabilidades, as escolhas e suas consequências. Além das belas ilustrações, somos agraciados com frases reflexivas dispostas ao longo dos capítulos.
O Vestido de Trinta Rosas é aquele livro que primeiro você se apaixona pela capa (muito fofa!), aos poucos é cativada pelos personagens, de repente se vê envolvida com a história e por fim se descobre encantada com o lindíssimo conjunto da obra.

site: https://www.instagram.com/p/BJssPPigDIj/?taken-by=essencialiterariaoficial
LivMessias 17/12/2016minha estante
Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado!

Elizandra 10/01/2019

"E se você encontrasse um vestido capaz de transformar o amor em realidade? Usaria?" Helena uma jovem moça que mora na Vila Isis um local que pertence a floresta encantada, encontrou o vestido mágico, e pretende usar o encanto do vestido para conquistar o amor de Ícaro, por quem esconde uma paixão.
⠀⠀
Mas nada é tão simples como parece, principalmente quando os sentimentos de outra pessoa estão em jogo.
Após usar o encanto, Helena irá descobrir que a magia do vestido trará grandes consequências para a sua vida e de todos aqueles que ama e se encontrará presa a um casamento infeliz e sem amor, pois o amor conquistado com o vestido só dura até o dia do casamento.
⠀⠀
Pra reverter os efeitos do encanto, Helena irá contar com a ajuda de sua grande amiga Sara e terá que escolher entre permanecer ao lado daquele que é seu grande amor ou deixá-lo partir e fazer suas próprias escolhas. ⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
O Vestido de Trinta Rosas é um livro sobre escolhas, magia, amor, amizade e responsabilidades. É uma daquelas leituras rápidas que esquentam nossos corações e nos ensinam sobre o sentido do amor e a importância de uma grande amizade nos momentos difíceis. ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
É aquele tipo de livro que nos mostra que mesmo tendo um bom coração, estamos sujeitos a tomar decisões egoístas, mas que sempre existe a possibilidade de corrigirmos nossos erros. Tudo depende das nossas escolhas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
LivMessias 07/11/2019minha estante
Gratidão, Elizandra! Amei sua resenha!

Pri Nunes @infinitoliterarioo 26/01/2018

Uma lição de vida!
Será que Helena está disposta a pagar o preço para ter Ícaro com a magia, mesmo que isso custe a felicidade dos dois?
Esse livro foi uma das surpresas que tive na Bienal de PE de 2017.
Conheci a @escritoraliviamessias
nesse evento e me encantei com seu livro.
Não tinha noção de como um livro tão pequeno poderia carregar tantas lições para a vida! 👏👏
É incrível como a Livia nos mostra que a felicidade não depende dos outros, depende de nós. Que amar não é aprisionar alguém ou acreditar que pode amar pelos dois, amar deixar a pessoa livre e conquista-la todos os dias para que ela fiquei por escolha e não por obrigação.
E acima de tudo nos mostra o valor de acreditar em si mesma e a força de vontade de seguir em frente e não desistir, mesmo que tudo mostre o contrário.
Persista, acredite, ame e cultive o amor próprio, não existem atalhos para conquistar o coração de outra pessoa, seja você mesmo e o que é seu virá até você 😘

"A verdadeira felicidade não depende do que acontece ao nosso redor, mas do que acontece dentro de nós mesmos." (Lago da Tranquilidade)

site: https://www.instagram.com/p/BeRkq2snmX_/?hl=pt-br
LivMessias 02/03/2018minha estante
Obrigada, minha flor! Amei sua resenha!

Morgana Brunner 13/01/2016

[Resenha] O Vestido de Trinta Rosas - Lívia Messias
Oiii gente, tudo bem?
Eu estava louca para ler este livro, eu amo rosa, e sou louca por capas que tenham essa cor, então me conquistou só pela capa haha Eu já tinha visto em diversos blogs sobre a obra, e aí surgiu a curiosidade de ler.

A parceria do Blog, Lívia Messias (site da autora) me cedeu essa edição para que eu lesse e resenhasse para vocês, eu fiquei bem contente, o livro chegou bem rápido e em ótimo estado.

Eu fiquei tão encantada e apaixonada, que no mesmo dia, comecei o livro e terminei logo depois, não conseguia tirar os olhos da história. Fazia tempo que não lia algo assim que eu tivesse ataques de fofura e me apaixonasse.

O mundo em que se passa O Vestido de Trinta Rosas, é na Floresta Encantada...onde várias coisas e desejos podem acontecer de diversas maneiras. Tanto mal quanto bem.

“As águas do lago alertaram o coração dele, mas Helena não conseguiu falar o que deveria.” Pág. 16

Helena era uma garota muito tímida e acreditava que quem ela amava não lhe daria atenção, lhe negaria. Pensava, não teria como alguém se apaixonar por ela. No momento, ela criara isso na sua cabeça, acreditava que o amor não era correspondido e isso cada dia mais a estava torturando.

“Helena encontrara uma grande caixa de madeira que estava empoeirada no canto do porão.” Pág 77

Resolveu contar sua angustia para Sara, sua amiga que era cega e podia perceber quando coisa quando não estava certa, mas também quando tudo estava no seu devido lugar.
Helena estava completamente fissurada em Ícaro, queria de todas as formas ter seu amor para ela, mesmo que custasse o que for, faria sem saber as futuras consequências que poderia ter.

“-É um grande prazer encontrar alguém como você!” Pág. 111

Mas, ao perceber que faria qualquer coisa, encontrou um vestido que lhe daria o que realmente queria, “o coração de Ícaro”, só que em troca ela teria que aceitar uma proposta que mudaria completamente sua vida e seu futuro.
Não sabia da quantidade de consequências que isso iria gerar. Além disso, como iria reverter essa situação?

Eu gostei bastante do livro, foi uma leitura rápida e bem divertida. Tive diversas emoções: alegria, tristeza e esperança. Me surpreendeu bastante a cada página que eu lia.

A escrita da Lívia é maravilhosa e delicada, sabe envolver o leitor com vontade e o fazer viciar, como eu fiquei viciada no livro, não aguentei quieta até terminar.
Além disso, a Lívia me enviou um marcador de seu novo livro, que postei também no post anterior, bem lindo!

Veio também uma cartinha, que vou guardar para o resto da minha vida, em um lugar especial que tenho no meu quarto.
Eu só posso agradecer novamente, pelo carinho e oportunidade.

Não deixem de visitar seu SITE que está de cara nova e lindo demais!

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/
LivMessias 02/02/2016minha estante
Que linda! Obrigada! Fico feliz que vc tenha gostado!

Flávia Nunes 25/04/2016

Um livro sobre amor, escolhas, responsabilidades e esperança!

Antes de falar sobre o livro eu vou contar a origem dele, pois bem, ele é baseado em um sonho que a Lívia teve em 2002. Sabe qual foi o primeiro pensamento que veio a minha cabeça quando terminei de ler? Eu desejei que ela tivesse esse tipo de sonho ao menos uma vez no mês, rsrsrs...

O livro traz a história da jovem Helena, uma moça sozinha no mundo e com um bom coração, mas se deixou levar pelo egoísmo, trazendo assim uma vida de amargura e sofrimento para si e para seu amado.

A história é bem conto de fada mesmo, leve, cheio de magia, amor e aventura. Aquela leitura para quem quer recordar as histórias que sua mãe lia para você dormir. Puro amor e nostalgia !

Dos personagens secundários, a Sara (melhor amiga de Helena) ,e conquistou, muito sábia e bondosa, sempre querendo fazer o seu melhor, apesar das adversidades, até achei que ela merecia ter mais destaque.

Um conto de fadas meigo, aquele tipo de leitura que te faz relaxar e querer voltar a infância.

Você quer ser lagarta ou borboleta?
Se você quer ser lagarta, não precisa se esforçar, mas se quer ser borboleta, precisa ter paciência e boa vontade! Talvez a lagarta só saiba que pode ser uma borboleta depois que entra no casulo. Tem que ir lá e tentar, sabe?

site: www.sobrevicios.com.br
LivMessias 29/05/2016minha estante
Que linda! Meu pai dizia que comer feijão faz sonhar... ó a ideia! hahaha Vou comer 1Kg agora! Obrigada pela resenha linda!

LAPLACE 15/12/2016

Atitudes e Consequências
No interior da Floresta Encantada se encontra a Vila Íris, e nesse belo e harmonioso local vive Helena, que está apaixonada por Ícaro! Ela não tem dúvidas de seu amor, cada vez que estão juntos, a jovem suspira e imagina passar o resto de sua vida nos braços do jovem que ama em segredo.

Todavia, ela não sabe se seu amor é correspondido, e, enquanto teme que Ícaro nunca a note, Helena recebe a visita de uma feiticeira que lhe traz o Vestido de Trinta Rosas, um vestido encantado que garante que a mulher que o usar terá em seus braços o homem que desejar. O feitiço, no entanto, traz uma consequência, da qual não se pode fugir.

A feiticeira está à porta de sua casa com o vestido em mãos, Helena tem a chance de conquistar Ícaro para sempre, e está determinada a fazer isso, não importa o preço que tenha que pagar.

Querem saber mais? Então corram para ler o livro!

***

Não se deixe enganar pela capa, esse não é um livro bonitinho, com uma história romântica de causar suspiros. Helena não é uma protagonista perfeita, sem defeitos, é uma personagem real, que comete falhas, o que a torna muito mais cativante.

Os demais personagens são igualmente bem construídos, a autora soube caracterizá-los bem, e criou também cenários únicos.

Lívia explorou bem o egoísmo humano, como às vezes tomamos decisões que nos beneficiarão, acreditando que isso não fará mal algum aos outros, ou imaginando que, caso algo aconteça, será pequeno demais e poderemos contornar sem dificuldades.

A forma como as consequências dos atos de Helena se desenrolam mexem com o leitor e nos fazem ter raiva da protagonista, o que eu gostei bastante, pois temos uma personagem principal que, além de ser a mocinha da trama, tem também um quê de vilã, já que realizou seus atos de forma consciente.

Embora o livro seja infanto-juvenil, ele pode ser lido por todas as idades, o tema abordado e a forma como o texto é trabalhado propiciam isso. As letras e espaçamentos grandes ajudam no fluir da leitura, é uma obra que vale a pena ser lida, em uma tarde você o faz, quando se der conta, já terá terminado o livro e terá passado suas horas de forma proveitosa.
LivMessias 17/12/2016minha estante
Que bom que gostou! Muito obrigada! :)