A Conquista do Brasil 1500-1600

A Conquista do Brasil 1500-1600 Thales Guaracy

Resenhas - A Conquista Do Brasil 1500-1600

Tiago Souza 24/12/2020

Livro revelador e muito impressionante
Grande livro, com grandes histórias e revelações sobre como surgiu nosso país. Aqui são narradas histórias que até então para mim eram desconhecidas e surpreendentemente chocantes . O livro apresenta ótima narrativa com grandes detalhes nos fatos narrados. Gostei muito, e indico a todos que gostam de conhecer mais sobre nossa história.

Tiago Queiroz 15/03/2020

Excelente
Excelente livro. Recomendo a todos que se interessam pela história do Brasil nesse período.

Cleitao 26/10/2015

Fascinante.
Livro muito bom. Historia fascinante mostra que a Historia do Brasil que nos aprendemos na escola foi muito adocicada. A Historia do Brasil que o autor relata e que ele prova através de documento mostra que nossa historia foi muito violenta. Falam que o brasileiro e muito pacífico isso não e verdade nossa historia e feita de muita guerra e violência...O Brasil nasceu em meio a muita violência. Livro excelente e fascinante para quem quer saber por que o Brasil de hoje e assim leia esse livro e entenderá.

Dane_Stoll 05/09/2015

Imaginei que seria melhor..
O livro para mim foi "8-80", ao mesmo tempo que tinha trechos e páginas muito interessantes também tinha outras que eu precisei me obrigar a ler para concluir o livro.
Eu estava esperando uma leitura mais informal sobre os fatos históricos, mas o livro é abarrotado de citações das cartas de José de Anchieta, Mem de Sá entre outros. Acredito que para quem esteja interessado nesse tipo de informação o livro é muito bom, mas para mim que estava esperando uma leitura mais fluída foi bem cansativo.

Genário Dantas 13/06/2017

A Conquista do Brasil 1500-1600
A Conquista do Brasil 1500 - 1600

Sem dúvidas este é um livro indispensável para quem quer ter outra visão da história dos primeiros anos do descobrimento do que viria logo depois a ser chamado de Brasil, uma história impressionante e que conta passo-a-passo a caminhada pelas terras do novo continente que teria sido descoberto. Ele conta com muitos relatos de que anos antes de Pedro Álvares Cabral chegar nessas terras ela já havia sido visitada por outros conquistadores, mas só com Cabral o grande Império Português naquela época reivindicou para ele a conquista dessa nova terra.
Diferentemente de como se ensinam em livros didáticos e na maioria das escolas a colonização do território brasileiro não foi feita de uma forma tão pacífica como muita gente pensa, o livro está repleto de várias batalhas travadas ao longo deste período que vai de 1500 a 1600, foram muitas batalhas as maiorias travadas no litoral e a maioria entre índios, portugueses, franceses e mamelucos originários da miscigenação entre indígenas da terra e homens brancos.
Tem também a questão da economia no inicio deste período de colonização que foi basicamente a exploração do Pau-Brasil que era bastante cobiçado pelos europeus devido à tonalidade vermelha que este deixava nos tecidos e mais tarde a economia vai se basear na plantação de cana-de-açúcar que vai impulsionar a produção açucareira em varias partes da costa do Brasil.
O livro fala também um pouco da vida dos primeiros governadores do Brasil e sobre a Família Real Portuguesa que comandava as expedições e mandava reforços para a sua colônia na ajuda para a colonização e na conquista do território que foi ameaçado por outras nações conquistadoras, principalmente pelos franceses nesse inicio de colonização. E um dos fatores tão importantes nessa colonização do território é sem duvida a presença da Igreja Católica que exercia naquele tempo forte influência sobre Portugal e que no Brasil ela foi representada pela forte presença dos Jesuítas, era a chamada Companhia de Jesus, uma ordem da igreja que teve sua origem na Espanha, mas que representou o Papa em missões por varias terras desconhecidas daquele tempo com a missão de catequizar os novos povos descobertos e espalhar a doutrina católica que naquele ponto da historia vinha sofrendo com a ameaça protestante após a Reforma Protestante iniciada por Martin Lutero e João Calvino na Europa.
Portanto, para quem é aluno de historia ou então para quem já é professor e que aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre a História do Brasil, este é um livro aconselhável e que sem dúvidas nenhuma vai enriquecer cada vez mais o conhecimento de quem o ler.

Rodrigo Bazzi Araujo 21/03/2019

Mediócre.
Indico a leitura. Muito perspicaz quando mostra as incongruências da história oficial com a realidade. Contudo escorrega na derrotada tese dos portugueses malvadões roubando o Brasil.

Igor13 04/09/2017

Agradável surpresa
Livro que, de forma despretensiosa, diferentemente de outros com títulos chamativos e sensacionalistas, contribui e muito para uma visão balanceada do início da colonização do Brasil.

David 20/10/2017

Os Jesuítas não eram tão pacíficos assim.
Livro muito interessante com bastante detalhes sobre o início da colonização brasileira. Através de vasta documentação deixada pelos protagonistas do livro podemos nos transportar durante a leitura como lá estivéssemos. Mostra também que os jesuítas não amaciavam quando por vezes eram desobedecidos pelos nativos. É claro que temos que tomar cuidado para não cometer o tão normal anacronismo. Viver naquela época por vezes era matar ou morrer.
O livro contribui muito para nosso conhecimento do convívio entre os nossos primeiros habitantes com os povos nativos e entender as diferenças encontradas entre esses antepassados.

Ed Carvalho 15/08/2022

Achei excelente!
É um livro direto e de linguagem simples com bastante informação e até leves pitadas de ironia que contam a história doa primeiros 100 anos do Brasil após o que foi frequentemente chamado de "descobrimento". Tem relatos cruéis e imparciais sobre o nosso país, abordando a coragem e resistência dos indígenas e a obsessão dos portugueses. Infelizmente não aborda nada sobre a região amazônica, o que eu suspeito que seja abordado no volume que dá continuidade a este. Vale a pena a leitura!