A Mágica da Arrumação

A Mágica da Arrumação Marie Kondo

Resenhas - A Mágica Da Arrumação

Kelly313 10/04/2024

A Mágica da Arrumação
É surpreendente descobrir como o espaço pessoal e a organização dele influenciam diretamente no seu bem estar??
Esse livro me ensinou dicas valiosas de organização pessoal, que eu experimentei colocar em prática e como resultado, só tenho a agradecer ?
Eu achava que era uma pessoa organizada até ler esse livro, mudou tudo! As vezes a coisa mais básica que achamos saber fazer bem, na verdade, não sabemos não ?

Mariane 05/04/2024

Conselhos da autora
- O melhor lugar para guardar uma bolsa é dentro de outra;
- Não compre produtos especiais para organização. A ideia é diminuir a quantidade de itens em casa e não comprar mais;
- Guarde os objetos porque gosta deles, e não "porque sim";
- O objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Por isso, não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou;
- Você guarda um monte de fios e cabos que não sabe de onde são? Jogue-os no lixo. Só mantenha aqueles cuja função você consiga identificar;
- Qual foi a última vez que você abriu um manual de instruções? Desfaça-se deles, pois não servem para nada;
- Esvazie o conteúdo daquelas caixas onde guarda objetos aleatórios, como botões soltos, prendedores de cabelo, moedas, canetas e bloquinhos promocionais;
- Arrume por categoria, e não por cômodo;
- "Livros que você pretende ler um dia" equivale a "livros que você nunca vai ler". Leia-os agora ou livre-se deles.

Andresa Costa 09/03/2024

Um livro necessário
O que posso dizer sobre o livro? É um livro que todo mundo deveria ler. Sinceramente, o último capítulo é pura encheção de linguiça, mas o resto é essencial.

O método de arrumação konmari é diferente dos outros, ele busca entender o psicológico do cliente, saber o que te traz alegria e manter apenas isso.

Ele te faz pensar: "Quando adquiri esse objeto?" "O que ele me significou na época?" e "Que papel esse item desempenha na minha vida?", como a própria disse "Se comprou porque parecia legal na loja, então ela já cumpriu a função de proporcionar uma sensação boa ao adquirir-la. E por que você nunca usou? Por ter se dado conta de que não lhe caí bem ao experimenta-la em casa? Se foi isso, e se você deixou de comprar outras peças parecidas porque descobriu que aquele modelo ou aquela cor não lhe favorecia, então ela já cumpriu sua missão: mostrar o que não ficou bom em você".

Luana Fuzzo 05/03/2024

Li por recomendação da minha psicóloga. Imagino que a indicação por este livro seja por questão de apego à alguns objetos e bens materiais que possuo.

A técnica da organização abordada pelo livro é interessante. Confesso que não a realizei enquanto lia, mas há alguns detalhes que irei adotar.

Para mim, este livro me agregou mais no aspecto psicológico. Sendo assim, as últimas páginas são as melhores.

"O apego ao passado e o medo do futuro governam não só o modo como você escolhe seus pertences, mas também como você se relaciona com as pessoas e o trabalho."

Luiza.Barboza 21/02/2024

Achei o livro fraco e repetitivo. É estranho a autora ficar frisando sobre as energia dos objetos da casa como se eles possuíssem vida própria. O livro resume-se a jogar tudo o que ?não te faz feliz? fora e depois partir para a arrumação de fato.

Acho que a autora focou muito na parte de descartar os objetos e ?sentir sua energia? do que a organização em si, a parte sobre dobrar as roupas, tive que procurar no YouTube, pois não ficou claro.

Acho que é importante descartarmos objetos (ou doá-los), pois cada vez mais eu vejo as pessoas acumulando coisas, mas este pareceu o objetivo principal do livro e eu estava esperando que fosse mais focado em organização do ambiente/feng shui, etc, etc. O livro poderia ter gravuras que facilitaria.

Liliane 04/02/2024

Para quem quer verdadeiramente se livrar da bagunça definitivamente, mas sem mimimi.
Com dicas simples, diretas, práticas e fáceis, esse livro traz orientações que irão te levar à ordem e limpeza de ambientes e mente.

Vitorugo 01/02/2024

Mais misticismo do que praticidade.
Não há método, há preferência para adoção de discursos como "energia dos objetos", o que torna o discurso cansativo e fútil.

Nana 31/01/2024

Certamente vou aproveitar algumas dicas oferecidas, mas fiquei um pouco ansiosa por explicações mais palpáveis para os motivos das desordens e soluções. Achei muitas explicações superficiais para alguém como eu que se move pela compreensão dos problemas. Entendi o conceito de nutrir a importância dos objetos para conservar seus valores, mas os techos que dão a entender que os eles têm "desejos" me pareceram parte de uma visão um tanto distante, e deveriam ter sido incorporados melhor já que o foco do livro não é esse.
Algumas outras dicas devem ser associadas por você mesmo ao seu estilo de vida (que pode não ser como a dos japoneses). A simplicidade de comprar novamente um item do qual se arrependeu de ter jogado fora não é para qualquer bolso.

Laura_Leoh 20/01/2024

Inpirador
Vários insight sobre organização, mas o ponto principal é entender como quer levar a vida e manter consigo apenas o que te trará alegria

Erick Simões 11/01/2024

Jogue tudo fora agora mesmo
O livro é redundante, fica repetindo basicamente o mesmo princípio mil vezes tendo como base/fonte apenas o conhecimento da autora e sua vivência. Honestamente, me parece que ela tem algum quadro de mania em desenvolvimento. Foi uma leitura rápida, o livro não é de todo ruim, é bem escrito considerando a forma literária, mas enquanto conteúdo e praticidade, parece raso e descartavel. Eu não sei se recomendaria à outras pessoas.
Isabela.kunieda 16/01/2024minha estante
??

Amanda3913 08/01/2024

Agora as minhas gavetas estão sempre arrumadas. Não guardo mais papéis e nem coisas que não preciso. Me ajudou 90%

Pedro2990 06/01/2024

Poderia ser resumido em um capítulo
O livro contém informações valiosas, mas todas elas poderiam ser condensadas num único capítulo, no máximo dois. Muita coisa é repetida e há, na minha opinião, um excesso de comentários sobre energia dos objetos, como se eles tivessem vida própria, desejos próprios. Em contraste, as passagens mais práticas do livro poderiam receber uma descrição mais pormenorizada. Por exemplo, quando ensina como dobrar roupas e critérios para dispor essas roupas no armário, a explicação é insuficiente, e eu tive que buscar vídeos no YouTube para entender. Uma imagem para cada exemplo resolveria o problema. Apesar disso, a leitura é fácil e o livro cumpre sua função de motivar para uma organização com método.

Vivi de Assis 04/01/2024

Não é isso tudo não...
"À medida que você organizar a casa e reduzir seus pertences, vai descobrir quais são seus valores mais profundos e o que realmente importa na vida. Contudo, a redução e o método de armazenamento não devem ser o seu foco. O objetivo aqui é escolher as coisas que lhe dão alegria e aproveitar a vida de acordo com os próprios padrões, eliminando tudo que não se enquadrar nessa categoria." (Kondo, 2015, p. 104).

Acho que isso resume o livro. Tem até bons conselhos, tem uma lógica que, em boa parte, até faz sentido, mas em alguns pontos exagera e não parece ter tanto embasamento assim... Muitas vezes, a autora viaja demais...fica muito tilelê das ideia pro meu gosto... E solta umas tiradas típicas de auto-ajuda não me descem...
O livro é um pouco cansativo, por ser MUITO repetitivo. Tudo pode ser resumido nesse parágrafo citado acima. Não precisava de um livro inteiro pra isso. Decepcionou um pouco...

Luiza 01/01/2024

O livro é bem objetivo e tem muitas seções que facilitam o leitor a encontrar uma informação específica posteriormente. Mesmo sendo pequeno e rápido, é bastante repetitivo em vários momentos e muitas vezes parece apenas uma propaganda do serviço de consultoria da Marie Kondo, o que me deixou bastante distraída durante a leitura. Não gostei de algumas afirmações extremas que por vezes aparecem, como as de que você "nunca mais" precisará repetir a arrumação no futuro, ou as de que "nenhum" cliente jamais se arrependeu de se desfazer de algo durante o processo. No entanto, o livro tem sim apontamentos bem interessantes sobre o tema, como o fato de que não devemos mexer nas coisas da nossa família e sim liderar pelo exemplo, ou de que a forma que organizamos as coisas é que ditam como e quanto utilizamos os ambientes da casa e não o contrário. Também gostei das explicações de como o processo de arrumação torna as pessoas mais confiantes na sua habilidade de tomar decisões e de como a arrumação pode ser transformadora, ao tirar de cena a bagunça visível que distrai do verdadeiro motivo da desordem, que é interno. É um livro mais interessante para aqueles que costumam ter mais apego aos seus itens materiais, pois traça vários argumentos em favor do descarte, mas também consegue motivar os desapegados como eu a arrumar. Acho que para quem já assistiu a série da Marie Kondo na Netflix ou já consumiu bastante coisa sobre o método Konmari em sites ou no YouTube, o livro não fornece muita coisa nova, mas traz um pouco mais sobre a história pessoal da autora com a organização, que também é interessante.

Cecí 30/12/2023

Isso me traz alegria?
"Afinal, qual é a razão de se fazer a organização? Se não for para que o ambiente e as coisas dentro dele nos tragam felicidade, não vejo sentido em organizar. Assim, a melhor forma de escolher o que guardar e o que descartar é pensar se aquilo nos faz felizes".

Leitura simples e rápida, mas transformadora. Em nossa sociedade de consumo massivo repensar nossa relação com os objetos é vital pra saúde de nosso corpo, mente e sociedade.