Angela Merkel

Angela Merkel Stefan Kornelius

Resenhas - Angela Merkel

Christiane 14/03/2022

Stefan Kornelius no traz uma biografia política de Angela Merkel. Há no início do livro alguns fatos de sua infância e sua vida por 35 anos na RDA, a Alemanha oriental e o que isto teve de efeitos sobre ela, principalmente na questão liberdade. Merkel era filha de um pastor protestante que junto com sua esposa e mãe de Merkel soube preservar na intimidade de sua casa à portas fechadas uma liberdade de pensamento, porém do outro lado da porta era preciso se fazer de inocente, saber dissimular para não ser alvo de perseguição política.
No início de sua carreira política no Ocidente após a queda do muro de Berlim, Angela encontra dificuldades para compreender o pensamento ocidental, mas aos poucos vai se introsando, porém sempre guardará para si o valor máximo da liberdade.
O livro trata dos dois primeiros períodos de seu governo, foi publicado antes do terceiro, que abrange questões como a guerra do Iraque, a invasão da Líbia, e principalmente a crise do euro. Seu estilo de governo, sempre no passo a passo, sem lances intuitivos ou emocionais, extremamente analítico e racional. Encontros com os governos da Rússia, China e Estados Unidos, sua aliança com a França com a crise do euro que depois se desfez com a mudança de presidente francês.
Somos apresentados a uma mulher que foi considerada a mais poderosa do mundo, e se não do mundo, com certeza da Europa. Ela apesar de não fazer uso da intuição tem um senso de análise que a leva a prever crises futuras, inclusive a que estamos vivendo agora no momento entre Rússia e EUA e China. Com certeza uma grande estadista.

Valéria 01/09/2020

"Merkel foi criada na Alemanha Oriental, e conquistou um Phd em quimica quântica pela Universidade de Leipzig, a origem, segundo estudiosos da politica européia, de sua excepcional capacidade analítica e do método cientifico de tomar decisões. Cada desafio é submetido a comparações, projeção de cenários, ponderação de riscos e a longa reflexão, sem espaço para emoções, todas as esferas de seu governo são guiadas por critérios técnicos ❤. Agindo dessa forma, ela soube, por exemplo, tirar partido da ascensão da China, o que levou o comércio bilateral a passar dos 200 bilhões de euros anuais. Tornou-se também a principal ponte entre o Ocidente e a Russia (ela fala russo com fluência), sendo a única chefe de Estado que Vladimir Putin trata com deferência."

Merkel é extremamente pragmatica e guiada por metas, diz Dan Hough, professor de ciencias politicas da Universidade de Sussex

Merkel nunca será vista como uma líder carismática, mas sabe administrar como ninguém a política do dia a dia, dia Karl-Theodor zu Guttemberg, que foi seu ministro da defesa entre 2009 e 2011.

Maíra 03/06/2020

Fui procurar o livro por ser a história da mulher mais poderosa do mundo já 9 anos. Muitas coisas não tinha conhecimento sobre a vida da grande líder. A cada página me surpreendia com o seu estilo de governo, como separa a vida pessoal da vida política e como desejaria ter uma liderança tão forte como essa no Brasil.

Tania Bueno 03/01/2016

Angela Merkel - Que impactante conhecer sua biografia!
Sabe aquela obra que deixa você sem palavras, sem ação para iniciar a resenha, tamanho o impacto de satisfação que causou em você? Sim, este é meu momento. Não tem como ler ANGELA MERKEL – a Chanceler e seu Mundo e não ficar impactado com esta figura que carrega em si tantos paradoxos, com uma ideologia claramente definida que respeita e não se coloca em momento algum acima dos outros, aliás, ela prima por se fazer uma pessoa comum.

Com uma escrita deliciosa e cativante Stefan Kornelius traz à tona a vida dessa Mulher que não precisou e nem precisa ser impor para ser importante, porque ela simplesmente é demais e não precisa fazer nada para isso. Quisera os governantes se inspirassem nela para dirigirem seus países e estarem a serviço do povo, da nação e do Planeta como Angela Merkel o faz. Em muitos momentos da minha leitura conhecendo-a, eu me perguntei: Será que é ela mesma? Será que o autor não exagerou um pouco? E a resposta é não, não exagerou. Ela realmente é assim o humano acima de tudo e não fiquei surpresa quando nesta semana me deparei com uma foto de Angela Merkel fazendo compras e que posto a seguir.
Ela é muito discreta e valoriza a capacidade manter sigilo, eu achei demais esta afirmação dela: “Na Sociedade, a gente faz pouco uso do silêncio. A sociedade tornou-se muito barulhenta” e como bem colocou o autor “em certos momentos o silêncio é também politicamente obrigatório” visto que existem situações de provocações que a melhor tática e resposta e o silêncio e lembro-me de alguns candidatos à presidência do Brasil que foram vitimas de suas falas quando responderam às provocações dos adversários. Muito interessante isso!

Este livro é fantástico e mais que indicado para quem deseja conhecer a mulher real que é a Chanceler Angela Merkel e sua essência, ela que é absolutamente comprometida com as questões da Europa e do Mundo. Indicado para quem tem interesse em política internacional, pois Angela Merkel tem um importante papel neste universo. Indicado para postulantes a representar o povo nos diferentes patamares do governo. Enfim, os políticos brasileiros deveriam pesquisar, estudar e adotar práticas de alguns Líderes mundiais, como é no meu entender, o caso de ANGELA MERKEL – A CHANCELER E SEU MUNDO, ela que continua aprendendo com outros Líderes e países, ela que atua com base na sua ideologia, comprometida com a ética e com valores muito bem sedimentados, ela que mostra-se totalmente coerente consigo e com o povo.

Enfim, mais que indicado. Parabéns nVersos pela excelente produção, tratamento com a edição e diagramação.

site: www.facesdaleitura.com.br
CrisBernardino 01/11/2017minha estante
Também adorei o livro. Virei fã dessa grande líder mundial. O livro é gostoso de ler com histórias muito boas dos bastidores. Altamente recomendável.

Gabriel.vini30 12/08/2015

Simplesmente Merkel
Já faz uns 3 anos que me tornei um aficionado em politica internacional e do jogo de xadrez chamado Diplomacia. Sempre tive uma grande admiração pela chanceler Alemã Angela Merkel e por isso procurava saber cada vez mais sobre sua historia, mas infelizmente são poucos os livros em português sobre ela, entretanto eis que neste ano a editora Nversos lança o livro "Angela Merkel a chanceler e seu mundo", o qual eu não poderia deixar de ler.
Com uma leitura gostosa e nada cansativa, o livro preocupa-se em transmitir ao leitor os efeitos causados após queda do muro de Berlim na Alemanha, e como nesse cenário bagunçado uma estudante de Física tornou-se no que ela é hoje subindo degrau por degrau rumo ao poder. O livro consegue deixar clara a imagem da mulher mais poderosa e influente no mundo, Merkel tem um jeito analítica e tático de lidar com os problemas guiando com punhos de ferro a Crise do euro e a Crise grega, desafios que assolam a Europa ate hoje. Engana-se quem pensa que Merkel é uma estadista completamente fria como pessoa, a reencarnação de Margaret Thatcher ou um Hitler como as imagens vinculadas pela internet no ano de 2012 possam dar a entender, Merkel é simplesmente Merkel, uma mulher excepcional com uma visão de mundo pautada unica e exclusivamente na Liberdade e na União sendo essas duas necessidades de vida nada estranhas, vindas de uma pessoa que passou 35 anos de sua vida trancafiada na extinta Alemanha Oriental.
O livro aborda também o papel de Merkel na politica interna e principalmente no que a chanceler mais gosta de fazer que é praticar a politica externa, seja ela na Russia de Putín, no Israel de Netanyahu , na China dos milionários , nos EUA de Obama ou no Oriente Médio. "Angela Merkel a chanceler e seu mundo" é um livro revelador que prova que ter uma equipe qualificada e almejar por um Europa unida é o menor dos problemas perante o verdadeiro jogo politico, cabendo sempre o uso de artifícios que todos os políticos usam mas que poucos sabem usa-los como sendo eles o ganho de tempo e o separar para conquistar, táticas preferidas da chanceler para tratar de assuntos da Europa e do mundo.
Leitura recomendada.