Como Eu Realmente - vol. 2

Como Eu Realmente - vol. 2 Fernanda Nia

Resenhas - Como Eu Realmente - vol. 2

MiCandeloro 21/08/2015

Divertido, informativo e muito fofo!
Vejam só quem voltou para alegrar os nossos dias! A Niazinha, a Srta. Garrinhas e a turma toda, neste segundo volume do Como eu realmente.

Para quem ainda não conhece o trabalho da autora (estou chocada!), saibam que Fernanda Nia é uma publicitária carioca aficionada desde cedo por livros e histórias em quadrinhos. Começou seu trabalho autoral em 2011, ao criar o site do Como eu realmente e, desde então, concilia a sua carreira como freelancer nas áreas de Comunicação, Design e Ilustração com as aventuras de Niazinha e Srta. Garrinhas, que em 2014 conquistaram sua primeira publicação pela Editora Nemo.

Leiam a resenha de Como eu realmente: Vol. 1, AQUI.

Uma das coisas que mais me atraiu nas tirinhas do Como eu realmente, desde que as conheci, foi o seu conteúdo, sempre tão bem humorado, irônico, por vezes ácido e muito crítico, mas também informativo e fofo, sim, porque uma coisa não exclui a outra.

O que torna o trabalho da criadora tão valioso e original é a sua coragem de expor publicamente os seus pensamentos e sentimentos mais inusitados, suas críticas e impressões sobre o mundo que, por vezes, acabam gerando polêmica, já que Nia não tem o receio de "enfiar o dedo" em algumas feridas, fazendo servir o chapéu em muitas cabeças duras.

É impossível não nos identificarmos com uma ou diversas tirinhas que, na maioria das vezes, parecem ter sido escrita para nós ou sobre nós.

Dou como exemplo a tirinha da "briga de vizinhos". Sei que não é algo legal de se admitir, mas eu adoroooo especular sobre a vida alheia. Como tenho uma mente tremendamente fértil, qualquer barulho que escuto nos andares de baixo ou além das paredes já me rende uma boa história, e sou capaz de ficar falando sobre aquilo o dia todo e inventando mais e mais a respeito do que as "tais discussões" ou "bateções" podem vir a significar de fato. Às vezes chego a ter vontade de bater na porta do vizinho só para confirmar se as minhas teorias estavam certas! kkkkk

Outra tirinha que amei foi a do "Preconceito na Literatura". Não tem coisa que me deixa mais furiosa do que quando rotulam algum livro que eu gosto e que foi, de certo modo, importante para mim, como "subliteratura" ou "livro sem profundidade". Quem as pessoas pensam que são para julgar ou menosprezar uma obra só por ela ser popular ou de entretenimento?

"(...) nunca permitam que o preconceito imponha limites a vocês, e muito menos deixem que o julgamento alheio os impeça de serem quem realmente são: vocês mesmos."

Quanto à questão do formato do livro, ele segue os mesmos moldes do anterior. A Editora Nemo novamente caprichou na impressão colorida, e a diagramação e o design gráfico estão impecáveis. A obra é dividida em quatro partes temáticas em que são abordados assuntos diversos, como: preconceito social, problemas políticos, péssimo atendimento nos serviços públicos, haters e a ignorância do povo que esqueceu o significado de empatia e solidariedade.

A parte que eu mais gostei foi a que trata dos "Problemas e pessoas que eu gostaria de poder mudar no mundo". Achei linda a ilustração de Niazinha e Srta. Garrinhas entrando no quarto do mala do Silvio Sem Senso Social tentando conscientizá-lo de que não é legal disseminar ódio pelo internet ou em qualquer lugar.

Abaixo de cada tirinha, nos deparamos com os "balões de bate-papo pós tirinha", escritos pela autora e dando um toque ainda mais intimista ao exemplar, na medida em que ela conversa diretamente com o leitor, expondo as suas divagações aleatórias sobre o tema da tirinha apresentada ou sobre qualquer coisa que queira nos contar.

Se as tirinhas divas da Niazinha já não fossem o suficiente para fazerem desse livro um sucesso, a Fernanda ainda nos presentou com um especial em HQ fofíssimo ao final do livro. Vale a pena conferir.

Como sempre gosto de dizer, Como eu realmente são livros perfeitos para se presentear e para se ter na cabeceira das nossas camas. É uma delícia poder ter ao alcance das nossas mãos as nossas tirinhas favoritas, para ler e reler e debater com os amigos ou relaxar e dar boas risadas quando mais precisamos.

Tenho certeza de que todos vocês vão se encantar com a Niazinha e seus dramas e exageros, bem como não terão problema algum em ser escravizados pela Srta. Garrinhas que está prestes a dominar o mundo. Só não esqueçam de não espirrarem em frente à mãe da Niazinha, isso pode gerar um grande problema de saúde mundial! kkkk Os entendedores entenderão a piadinha interna :P

"Exagero e imaginação são os meus temperos favoritos para tornar a monotonia do cotidiano um pouco mais tragável."

E para quem vai na Bienal do RJ, fiquem de olho nessa novidade mais do que especial! A Fernanda Nia estará no evento, autografando os seus dois livros, no dia 07 de setembro de 2015, às 14h, no Estande do Grupo Autêntica. Esta é uma ótima oportunidade de vocês conhecerem ela de perto e roubarem um bolinho!

site: http://www.recantodami.com/

Ani 22/09/2015

ernanda Nia ficou conhecida com o site “Como eu Realmente” criado em 2011, e está lançando seu segundo livro com ilustrações onde retrata as aventuras de Niazinha e Srta. Garrinhas.
Como eu realmente... 2, traz tirinhas retratando algumas situações do nosso dia a dia que acontece na cabeça da personagem. Não há necessidade de ler o primeiro para se divertir com essa obra. Nesta edição, a novidade é o balão de pensamento que acompanha cada tirinha com a opinião da autora sobre todos os assuntos.

De uma maneira extremamente divertida viajamos na imaginação de Niazinha e nos encantamos com os traços delicados. O livro é divido em quatro partes e cada uma dela traz uma série de tirinhas sobre o tema.

Como eu disse esse foi o meu primeiro contato com a autora e eu já estou indo comprar o primeiro livro, me encantei pelo o que vi e quero ter todos na minha estante. Não há muito que falar, infelizmente essa resenha ficará um pouco vaga, mas eu aconselho a leitura, pois o livro é uma fofura e algumas críticas são validas para muitas pessoas.

Você pode acompanhar as tirinhas e os trabalhos da Fê - íntima - aqui: http://www.comoeurealmente.com/. Aliás eu perdi muito tempo conferindo as tirinhas para fazer essa resenha. E você já conhecia o Como Eu Realmente??

Beijinhos,

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2015/09/como-eu-realmente-2-fernanda-nia.html

Mila F. @delivroemlivro_ 10/12/2015

Esses livros são tão amorzinhos
Como Eu Realmente..., vol 2 é o segundo livro de Fernanda Nia, dona do blog Como Eu Realmente. Já resenhei o livro Como Eu Realmente... vol 1 e como gostei muito resolvi encarar o segundo volume.
Na verdade os quadrinhos são bem interessantes porque tratam de assuntos cotidianos, e o cotidiano pode ser muito engraçado quando o vemos por outro ângulo e é isso o que a Fernanda Nia faz.
Em Como Eu Realmente... vol 2 temos o mesmo padrão o primeiro volume e a mesma variedade de temas nas tirinhas, além das discussões no final de cada tirinha, já características da autora.
O que mais me surpreendo quando saio da minha zona de conforto e perceber que posso gostar de tirinhas e HQ, gostar mesmo, mas ainda assim tenho uma tendência a não me arriscar tanto por esse gênero.
O que mais posso dizer: as tirinhas de Como Eu Realmente..., vol 2 são bem gostosinhas e envolventes e o melhor: o publico é bem variado. Caso tenham a oportunidade de ler agarrem, vale a pena.

site: www.delivroemlivro.com.br

patyalgayer 18/12/2015

Ok, como sempre, é bem do meu feitio começar a ler uma série pelo segundo volume... Mas, como o livro é de tirinhas, não creio que seja realmente um problema! Então, hoje quero apresentar para vocês um livro curtinho, fofo, muito colorido e que conquistou meu coração... Como eu Realmente...2, da Fernanda Nia! Baseado nas tirinhas postadas em seu site, este livro é diversão na certa, altamente recomendado para os fãs de quadrinhos e tirinhas curtas... Adorei!!

As tirinhas da Niazinha tratam de histórias do cotidiano, mas na visão fofa e meio tresloucada de alguém com muuuita imaginação; a autora tem uma maneira de transformar qualquer situação, por mais simples que seja, em algo mirabolante e muito engraçado... é impossível não se identificar com a Niazinha e as situações pelas quais ela passa, e não se divertir a valer a cada página lida! Além dos quadrinhos em si, o "balão de bate-papo pós-tirinha" é um espetáculo à parte; as divagações aleatórias da Fernanda Nia, sobre a tirinha ou sobre qualquer outro assunto que ela achar pertinente, são incríveis! Ri horrores com os comentários da Fernanda sobre os mais variados assuntos, principalmente quando eles envolvem a Srta. Garrinhas... muito amor pela Excelentíssima Grande Ditadora, que um dia ainda dominará o mundo!

site: http://magicacult.blogspot.com.br/2015/12/como-eu-realmente-2-de-fernanda-nia.html

Minha Velha Estante 31/12/2015

Oi, gente,

Hoje vamos falar sobre a Niazinha, protagonista da série Como eu realmente. A resenha de hoje é do seu segundo livro, que é todo baseado nas tirinhas do site.

Nesse segundo livro, além de situações absurdamente divertidas vividas pela Niazinha e pela Srta. Garrinhas, a Nia fala sobre assuntos bem sérios como feminismo e preconceito, fala da sua mãe paranoica (e quem não em uma assim?!?!?!) e ainda tem o plano de dominação do mundo!!!!

Como um humor hilário e sem sutileza nenhum, a Niazinha fala muitas vezes o que a gente pense e gostaria de fazer se não houvessem as convenções sociais. Divido em três subtemas ou partes, o livro ainda conta com uma HQ especial da Srta. Garrinhas. Adorei o traço fofo dos desenhos e a mistura de patricinha e mulher moderna que a Niazinha é.

Sobre a autora:

"Fernanda Nia é uma publicitária carioca aficionada desde cedo por livros e histórias em quadrinhos. Começou seu trabalho autoral em 2011, ao criar o site "Como eu realmente". Desde então, concilia sua carreira como freelancer nas áreas de Comunicação, Design e Ilustração com as aventuras de Niazinha e Srta. Garrinhas, que em 2014 conquistaram sua primeira publicação pela Editora Nemo."

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2015/09/leitura-da-drica-como-eu-realmente.html

kleris aqui, @amocadotexto no ig 28/01/2016

Prato cheio de aventuras, sense-non-senses e gargalhadas garantidas
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

Niazinha me representa!

Em Como eu Realmente 2, Fernanda repete a dose de situações triviais e paralelos conscientes-inconscientes da nossa imaginação, mas se num primeiro volume ela tateou o território por conta de sua estreia como autora, nesse volume Fernanda desbrava outras terras e se lança em outras atividades que, sim, me surpreenderam. Acho que consegui gargalhar mais alto que a última HQ.

Quem já se habituou com as postagens (aqui) da Fernanda (ou mesmo leu o primeiro volume), sabe que na HQ não há história por si, mas sim seções e temas independentes e específicos – embora tenha lá e cá umas historietas correlatas às abordagens do momento. Os passeios da vez trouxeram Manias e defeitos; Paranoias e preocupações; Problemas e pessoas que eu gostaria de poder mudar no mundo; Universos mágicos e mundos alternativos; um pequeno mistério e extras – the zoeira never ends! Enquanto que o primeiro focou em um eu no mundo, esse segundo coloca o eu de frente às pessoas e suas opiniões mais diretas. As relações pessoais, sabe, como repercutem na realidade. Perpassou dessa maneira por situações envolvendo mais família, (in)conveniências e até política, tudo naquele jeito espevitado Niazinha de ser.

A série de publicações que está se tornando o Como Eu Realmente é um prato cheio de aventuras, sense-non-senses e gargalhadas garantidas. A edição está mara!

Fernanda Nia prova a cada dia mais que veio pra ficar e apenas amo como ela nos apresenta um conteúdo bom e super interessante no dia a dia. Parece realmente que ela tem achado fissuras para entrar em nossas cabeças e tomar nota para um próximo quadrinho. Vai saber? Srta. Garrinhas então, deve ser o Cérebro da operação #conspira

A criação, o roteiro, as cenas, os diálogos, as ilustrações, continua tudo lindo e muito show, gente! Ainda acompanho aleatoriamente alguns posts da Fernanda Nia e já estou à espera do próximo sopro de leitura que será uma terceira edição, curiosa pra saber o que Niazinha e companhia vão aprontar dessa vez.

Recomendadíiíííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííssimo!

site: http://www.dear-book.net/2015/12/resenha-como-eu-realmente-passeios-pelo.html

Nanda 08/04/2016

Eu conhecia um pouco do trabalho da Fernanda pelos RT's no Twitter, mas nunca procurei muito a fundo. Como eu me arrependo disso. Além do tralho gráfico sensacional, as mensagens que as tirinhas trazem são excelentes.

Apesar de Como Eu Realmente 2 ser uma continuação, não existe a necessidade de ter lido o primeiro livro para entender as tirinhas. Inclusive, você pode ler cada uma delas fora de ordem, pois não existe uma interligação. Eu achei esse ponto bem positivo, pois abre a possibilidade para o leitor se guiar a determinado assunto.

O livro é dividido em cinco partes, sendo que a parte 3 (Problemas e pessoas que eu gostaria de poder mudar no mundo) é uma das melhores do livro. Cada tirinha traz um exemplo de pessoas e problemas sociais que enfrentamos diariamente. E a mensagem que fica é a de que devemos ser mais tolerantes, parar com esse ódio desnecessário.

Eu fiquei maravilhada com o traço da Fernanda, lembra um pouco os mangás, mas tem sua personalidade. A Srta. Garrinhas é hilária e fiquei extremamente curiosa sobre o que ela está tramando.

Foi um excelente "primeiro" contato com as ilustrações da autora e é um livro que eu recomendo a todos.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/11/resenha-como-eu-realmente-2-fernanda-nia.html

nic_okumura 07/09/2016

AINDA TO MORRENDO DE RIR
Super divertido! Niazinha traz aos leitores ações do dia-a-dia tão comuns que é impossivel não rir.

Há também tirinhas relacionada aos famosos haters e eu não poderia amar mais, tão real e cômico!

Devo admitir que eu ainda diria preferir o primeiro, no entanto isso não torna esse segundo livro pior, além disso o primeiro livro não possui a tirinha da bola na piscina...( sério! Essa foi hilária )

Vanessa Sueroz 21/09/2016

Para quem ainda não leu o primeiro livro tem que conferir o blog da autora, mas para quem já leu sabe exatamente do humor que vou falar aqui. A autora nos traz situações triviais que julgamos ser banais para o nosso dia a dia, mas ela nos mostra como realmente queria agir com tudo aquilo, o pior que funciona kkk.

Se você tem problemas pessoas, paranoias e preocupações este é o livro certo para tirar isso da cabeça e rir um pouco. Um livro curto, mega diagramado, paginas bem elaboradas e desenhos fofos, além é claro do humor negro da Fernanda.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/como-eu-realmente-vol-2/

Raffafust 03/10/2016

Eu amo HQs, e se tem uma que sempre me diverte muito é a Niazinha, personagem criada pela ótima Fernanda Nia. O primeiro volume foi resenhado já no blog, clique aqui se você perdeu.
Nessa continuação os personagens continuam divertidíssimos e a identificação com as histórias aumenta. Um exemplo é que para a gente que ama ler a autora aborda temas necessários como preconceito literário, respeito às opiniões divergentes à nossa e gentilezas que devemos distribuir por aí.
O tom de fofura fica por conta da Srta. Garrinhas, a gata de Niazinha que de acordo com sua dona tem um plano infalível, se fazer de fofa para dominar o mundo. Como gatos não são lá muito carinhosos, ela tem um tom esnobe mas na medida certa para nos apaixonarmos pela personagem, me lembra muito o filme " Olha quem está falando!" mas ao invés de bebês temos a gatinha.
E claro que amei a página 64 onde ela aborda Tim Burton, como não cair de amores por essas tirinhas?
Ontem à noite eu estava desanimada e queria algo para dar boas risadas, tenho muitas HQs mas nem todas claro tem o bom humor das tiras de Fernanda Nia. Sinto falta de termos mais histórias assim divertidas, já queria para ontem um gibi da Niazinha mensal.
Enquanto ele não vem -e Srta Garrinhas não domina o mundo- que tal nos divertirmos com as histórias de Niazinha e sua mãe que tem muito das nossas, ou seja, está sendo preocupada, sempre acha que gripe é pneumonia e que uma espinha é uma doença grave que deveríamos ter ido na emergência?
Trabalho lindo e divertido, sou fã dessas duas ( a autora e a personagem).

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/10/resenha-como-eu-realmente2.html

Kamila 11/11/2016

Quero o volume 3!
Niazinha é vagamente inspirada na sua criadora, a publicitária Fernanda Nia. Com seus pensamentos sobre coisas reais e aleatórias, a personagem que ama bolinhos e é dominada pela Srta. Garrinhas, sua gata, Niazinha acabou virando um ícone na internet - e agora imortalizada nos quadrinhos da Nemo, selo de HQ do grupo Autêntica - por seus pensamentos sobre seu dia-a-dia, o que acontece na sociedade, etc...

Apesar de ser predominante rosa, fofinho e feminino, as tirinhas de Como Eu Realmente... podem ser compreendidas por todos. Homens e mulheres, meninos e meninas vão se identificar e rir bastante com as aventuras de Niazinha e sua turma. (gente, que clichê, socorro) Aliás, os balões de pensamento existente nos dois livros mais parece uma conversa entre a cartunista e o leitor.

Poderia encher o post de fotos do livro, mas além da qualidade das fotos ficar ruim, é mais prático selecionar algumas tirinhas do portal, para que vocês tenham ideia de como é o trabalho da Fernanda. Nem todas as tirinhas estão no livro, mas dá pra ter uma ideia de como a Niazinha é engraçada (e a srta. Garrinhas quer dominar o mundo). Lembrando que as tirinhas foram retiradas do portal e facebook do CER.

Agora, a pergunta é: Quando sai o terceiro volume??? Porque agora tem o Kevin Crush, que é o amorzinho da Niazinha, e ele precisa estar no livro! E digo mais, queria mesmo era que Niazinha ganhasse uma animação. Já pensaram nas tirinhas sendo faladas?

Por serem quadrinhos, não dá pra aprofundar na resenha. Mas tá recomendada sim a leitura. Aliás, os meus dois exemplares, comprei na Bienal e paguei super barato (mais barato que na Amazon, inclusive) e ainda tive o prazer de ter os dois autografados. Com desenhos e tudo!!!!

Então, sim, claro que recomendo a todos esses quadrinhos maravilhosos! E não deixem de conferir o site, ou sentirão a fúria da srta. Garrinhas!

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2016/11/resenha-como-eu-realmente-1-e-2.html

LG 12/09/2018

Tirinhas extremamente divertidas!!! Dessa vez a ultima quase me matou tanto de rir quanto de emoção, leiam e nao só a ultima ta ?