As Mil e Uma Noites

As Mil e Uma Noites Galland

Resenhas - As Mil e Uma Noites

Anna.Carolina 24/04/2024

Sempre tive curiosidade de ler As mil e uma noites. Sempre li sobre Simbad, Ali Baba, Aladim. São histórias conhecidas, mas existem várias outras que nunca tinha ouvido falar,

Myrla.Garcia 31/01/2024

Todo clássico é um clássico por um motivo
A história gira em torno de um c0rn0 revoltado com as mulheres e deseja matar todas, Sherazade assim como toda mulher, quis peitar um homem em defesa das mulheres e se prontificou a ser oferenda e durante 1001 noites contou histórias para salvar sua vida e a vida de milhares de outras mulheres. O livros tem histórias de amor, traição, vingança, fé, justiça, tudo baseado na cultura árabe que as vezes pesa na leitura por partes grotescas e crueis. A riqueza de detalhes dos contos e a forma que vão se conectando faz com que seja uma leitura viciante. Arrependida de ter adiado essa leitura por tantos anos, mas feliz que finalmente ela saiu.

0legari0 12/11/2023

Red pills das Árabias
Caso você decida ler esse livro, especialmente se você for mulher, tenha em mente que são histórias de séculos atrás e que há um toque de Orientalismo (pesquise pela obra ?Orientalismo?, do Edward Said, p/ entender) por ter sido traduzido por um branco europeu no século XVIII.

Mas nessa resenha vou me permitir ser um pouco anacrônica, porque estou afim de expor minha pequena revolta a este livro kkk.

Nunca li tanta misoginia e machismo em um único livro. Tem uma história que o assassino de uma mulher é perdoado simplesmente por ter contado uma história legal pro rei. Tipo ????

Mas é interessante ler os contos originais de histórias que eu lia na infância, como Aladdin e Ali Babá e os 40 ladrões, e vê o quão esperta foi a querida da Sherazade.

Isadora.Schi 13/12/2022

Mil e uma noites
Achei que as histórias são um pouco entediante, esse livro é mais para quem quer histórias diferentes, contos diferentes, e não um livro que gira em torno da mesma história. Quase não aparece fala dos personagens principais ( tirando o comecinho ) e sempre falam quase a mesma coisa. Recomendo para quem quiser um livro de contos diferentes.

Leo 05/12/2022

Longo....
O livro compreende uma série de contos apresentados pela sultana Sherazade, dentre os contos alguns são excelentes, outros um tanto quanto cansativos.
O aspecto mais interessante do livro é o contato com os textos originais de várias lendas que inspiraram filmes, desenhos e outros aspectos da cultura, tais como os contos de Aladim e a lâmpada mágica e Ali Baba e os quarenta ladrões.
O que acaba contando negativamente para o livro é o fato de ser extremamente longo e em certo ponto as histórias acabam repetindo uma série de aspectos em comum, onde há sempre a figura de um governante, príncipe ou princesa, enquanto enaltecimento a uma linhagem real e; um culto exacerbado a riquezas, onde é notável uma devoção a banquetes, belas casas, bons trajes e bens materiais.
O fato de ser uma obra bastante antiga acaba também reproduzindo um estilo de escrita de outros tempos, o que aliado a tratar-se de um texto advindo de outra cultura, eventualmente torna a leitura um pouco cansativa e as vezes até incômoda.
De toda forma, acabei não conseguindo interromper a leitura sem saber como haveria de acabar o livro e ainda me parece uma leitura válida pra quem estiver disposto a enfrentar muitas páginas pela frente.

HeloDf 23/04/2022

Mil e uma noites
Achei a narrativa muito arrastada e cansativa... textos repetitivos assim como os enredos das história.

Lara 18/04/2021

Encantada
Amei muuuuito a experiência de ler esse livro. Estou extremamente satisfeita. É impressionante o entendimento que ele dá da cultura árabe, mesmo que você não saiba praticamente nada sobre ela. Eu recomendo fortemente, e vale muito a pena ler as mais de mil páginas. Não me arrependo nem um pouco de todo o tempo despendido.

Alguns detalhes são bem diferentes das versões mais conhecidas. Por exemplo, na história de Aladdin, a lâmpada maravilhosa não concede apenas 3 desejos, mas sim uma quantidade ilimitada deles. O tapete mágico que foi inserido popularmente na história de Aladdin não aparece nela, mas sim em um outro conto do livro. Vale citar também que originalmente a história de Aladdin nem está presente nos contos das mil e uma noites, mas sim foi introduzida nestes por Antoine Galland.

Claro que alguns pontos têm de ser relevados...
O racismo é presente sim nessas páginas porém bem menos do que eu esperava. O que mais me surpreendeu foi a misoginia exacerbada. Lendo esse livro dá pra perceber bem a diferença entre uma sociedade machista e uma sociedade misógina como esta. As mulheres não parecem ter virtude nenhuma. Mesmo as virtudes comumente atribuídas às mulheres nas sociedades ditas ?machistas?, como por exemplo a meiguice feminina, é inexistente na sociedade misógina em questão. As mulheres são maléficas, traidoras, levianas, luxuriosas e detentoras de um caráter fraco. Ou seja, mesmo um defeito que é mais atribuído aos homens na sociedade ?machista?, como a falta de castidade, é atribuído aqui às mulheres, quase sempre detentoras de caráter duvidoso. É até irônico que todas as histórias sejam narradas por uma mulher, Sherazade. O último conto me surpreendeu muito pela presença de uma mulher heroína, mas que não deixava de ser extremamente leviana.
Claro que estou generalizando, e não são 100% das personagens femininas que são assim tão odiosas. Mas com raras exceções, quando elas não são odiosas, essas personagens femininas são extremamente apagadas e coadjuvantes, e muitas vezes se resumem a serem bonitas. Uma exceção para esta regra é a escrava de Ali Babá, que impressiona pela sua astúcia e lealdade, e que de longe foi minha personagem preferida do livro inteirinho, justamente por ser tão singular! A esperteza e obstinação de Sherazade também são impressionantes, e é uma pena que não ficamos sabendo de nada sobre a vida dela, e que a história dela praticamente se resuma às suas narrações maravilhosas.

@adriana_ lerlivros 30/03/2021

Amei
Estou muito feliz e orgulhosa de ter lido esse clássico mundial, pq sei que a sua leitura é muito cobiçada por vários leitores. De modo geral, vale muito apena. Tive muitas surpresas, algumas boas, outras nem tanto, como por exemplo, Aladim e a lâmpada maravilhosa, que não tem nada haver com a versão da Disney. A minha história preferida foi, A história de Ali Babá e dos quarenta ladrões exterminados por uma escrava.
Assuntos abordados nas histórias:
?Ambição
?Fidelidade

Virgínia 05/03/2021

Vá com a mente aberta ?
Um livro escrito no século 10-11, é um baita choque para nós... É muito bom, te faz viajar para terras e culturas que nunca conhecerá, saberá sobre pessoas da história. Tem algumas coisinhas que te incomodará, mas com a mente aberta, você vai curtir com toda certeza.

aafantis 08/09/2020

Leia este livro com a cabeça aberta!
É um tremendo choque cultural esse livro, qualquer um que o lê, a primeira vista, vai achá-lo machista, racista, preconceituoso e repleto de violências desnecessárias. E muito! Mas lembre-se de que ele foi escrito a muitos anos atrás no Oriente Médio, os costumes e princípios eram completamente diferentes. Eu achei interessante ver a cultura da época, e as histórias da Sherazade são realmente viciantes. Depois de ler esse livro, percebi que muitas histórias atuais foram baseadas nessas aventuras clássicas, sobretudo as do Sinbad. Foi enriquecedor saber também as histórias verdadeiras do Aladdim e do Alibaba e os 40 ladrões.
Silvinha 19/02/2024minha estante
Gostei muito da sua resenha e concordo com ela! Também comecei achando o livro extremamente preconceituoso, mas temos que ler com os olhos da época em que ele foi escrito.

Marcos.Aurelio 23/07/2020

Fantaciosa
Confesso que esperava outra coisa. Exageradamente fantasiosa para meu gosto.

Paty 01/07/2020

1.001 dias de leitura
Levei quase 1.001 noites para ler esse livro. O primeiro volume é extremamente massante e cansativo, pelas inúmeras interrupções de Dinazade e Sherazade a cada noite, ocorrendo diversas vezes em uma narrativa. No segundo volume as interrupções marcam a divisão da história - o que melhora muito o ritmo de leitura e reduz as repetições.
Huelen 24/07/2020minha estante
Estou lendo o primeiro volume e essas interrupções na mesma história me incomodam muito. O coisa chata! Amanheceu sultão, o sol raiou sultão, devo parar agora sultão... ? Alegre-me saber que o segundo volume é um pouco menos repetitivo.

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 26/04/2020

Um clássico como esse deve ser lido. Porém, achei um pouco maçante e repetitivo, além de as histórias terem um teor machista IMENSO! Os contos que eu mais gostei foram: A história de Ali Babá e os 40 ladrões exterminados por uma escrava (aqui a escrava salva todos e como recompensa ela ganha um marido (?) kkkkk); A história do príncipe Ahmed e a da fada Pari-Banu; e A História das duas irmãs que invejavam a irmã mais nova. Esses três fazem parte do segundo volume e eu gostei bastante, pois nesses contos as mulheres tem alguma relevância e não são tão mal tratadas.
Laura 08/04/2021minha estante
Oi! você teve uma opinião bem parecida com a minha. Eu também amei essas histórias.

Marina 25/01/2018

Páginas: 1072
Nota: 5
Preço: R$ 49,90
Opinião:
Então gente, essa resenha não vai ter "Autor", pois "As Mil e Uma Noites" foi escrito por diversos escritores ao longo dos anos! Bem esse livro (que no meu caso foi dividido em dois) é uma obra que conta com mais de 1000 páginas, logo é uma leitura um pouco pesada, ainda mais porque fala de uma cultura totalmente diferente, por isso é tudo novo. Então, eu li esse livro relativamente rápido (em 10 dias), e 100 páginas por dia é sim lento para mim em comparação ao que eu geralmente leio, mas o livro é bastante denso, por causa disso a leitura é demorada. Para quem não sabe do que se trata, vou contar um pouco da história. Há um sultão, que teve a confiança traída por uma mulher, e então, ele decidiu que mataria todas as mulheres de seu reino, uma a cada noite, após ter se casado com elas, e isso acontece até que a filha de um homem de confiança do sultão (ele tinha algum posto militar e era o responsável por escolher as mulheres com que o sultão iria casar) se oferece para ser a próxima mulher a se casar com o sultão. Essa mulher é Sherazade, que após muito esforço convence o pai a deixá-la se casar com o sultão, e então, em sua primeira noite de casados, quando o sultão deveria matá-la, ela começa a contar uma história para ele, e diz que terminar no dia seguinte, e esse acontecimento se repete, por 1001 noites. Bem o livro vai contar algumas das histórias contadas por Sherazade (não conta todas) e essa versão é censurada (então eu acredito que eles suavizaram bastante algumas partes), são contadas todas as noites até a noite 236 e depois são contadas mais 17 histórias, ao todo são contadas 61 histórias nesses livros, há algumas longas, outras curtas, mas são todas maravilhosas, cheias de aventura, de ensinamentos (mas relaxem, não são coisas chatas) e de cultura (porque lá as coisas são muito diferentes, e como é uma história de um tempo antigo, é mais diferente ainda). Eu adorei as histórias, tiveram sim momentos em que eu fiquei com uma certa preguiça (afinal, 1000 paginas cansam), e tiveram horas em que eu queria que o livro tivesse muito mais páginas pra eu ouvir muito mais histórias (a maior parte do tempo, e eu posso dizer com certeza, eu entendo o motivo de o Sultão ter mantido a Sherazade viva por tanto tempo). Eu descobri também, que por exemplo, a história de Aladim da Disney é só COMPLETAMENTE diferente da história ?real? de Aladim, descobri também que a história de ?Ali Baba e os quarenta ladrões exterminados por uma escreva? não é tão igual a história que minha avó me contava, nem o título, pois eu não sabia da parte do ?exterminados por uma escreva?, e além disso descobri diversas novas histórias que eu AMEI (Não me matem por não lembrar o nome das histórias que eu mais gostei, mas vale a pena ler todas). Enfim, eu achei um livro ótimo, que merece totalmente as 5 estrelas, pois além de trazer muitos novos conhecimentos é um livro muito bom (e acho que também é um clássico)!
Uma última recomendação: leia em um momento que você tenha tempo de terminar pelo menos uma história, pois são muitas histórias, e se você começar uma e deixar pra terminar no dia seguinte ou até depois, pode ser que você comece a fazer uma certa confusão com os acontecimentos (sim, passei por isso).
Obs: não restam dúvidas de que eu SUPER recomendo esse livro né? Não deixem de ler!

#Flor