Coragem para Viver

Coragem para Viver Marcelo Cezar

Resenhas - Coragem para Viver

Ester8 25/01/2024

É um livro bom, com enredo bom e personagens legais. Traz uma mensagem bela e necessária para nossas vidas.

LeonardoGS89 30/09/2023

Gosto muito dos livros de Marcelo Cézar, normalmente são sempre tramas envolventes, com escrita fluida, e esse não foi diferente.
O livro Coragem para Viver é um romance espírita que mostra como as pessoas podem superar as ilusões do mundo e encontrar o verdadeiro sentido da vida, vamos conhecer personagens interessantes e bem construídos, como Rafael, Júlia, Tales, Valdir, Noeli, Leda, Helinho, Sofia, Celina, Mara entre outros. Cada um desses deles vivem situações dramáticas e desesperadoras, mas também recebe a ajuda de amigos, familiares e mentores espirituais que os orientam a mudar de rumo, o livro mostra como a coragem para viver é uma virtude que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, independentemente das circunstâncias.
O livro é uma obra de ficção, mas também traz ensinamentos sobre espiritualidade, reencarnação, carma, livre-arbítrio, amor e perdão, o autor usa uma linguagem simples e envolvente, que prende a atenção do leitor e o faz refletir sobre sua própria vida, conta com capítulos curtos e fluidos, que facilitam a leitura e o entendimento, só o desfecho que achei um tanto raso e rápido, mas isso não apaga os pontos positivos do livro.
Recomendo.

Chay 21/08/2022

Um livro que me ajudou muito em várias questões que se passam na minha vida. Mostra que tudo aquilo que a gente vibra, volta pra gente! Super recomendo pra quem é espírita e gostaria de aprender mais sobre evolução após a morte

Vanêssa 27/01/2022

Depois de muito tempo sem ler um romance espírita, eis q me deparo com esse livro sensacional!!! Adoro os livros de Marcelo Cezar!!!!

Maria.Luiza 25/08/2021

Coragem para viver
Mais um livro espirita muito educativo, cativante e cheio de aprendizado. Livro bom para quem está precisando levantar e autoestima e ver a vida de uma forma mais leve.

Wendy Coutinho 29/06/2021

Forte
Um livro que me fez repensar vários aspectos da vida e chorar horrores lendo, me identifiquei em diversas partes, aprendi mto sobre o livre arbítrio e a forma com que as pessoas escolhem seus caminhos

Ju Ramos 20/06/2021

Bom demais!
Acredito que as temáticas levantadas nesse livro foram muito importantes pra comunidade Espirita. Sei que nem todas as temáticas foram aprofundadas, mas só de mencionar elas já nos faz ter vontade de estudar sobre as mesmas dentro da religião.
Acredito que a história fluiu muito bem, é uma trama bem intensa e cheia de reviravoltas, mas quando você começa a entender as questões de reencarnação e ligação dos personagens fica muito interessante saber da história!
Recomendo demais!

Manoela.Ribeiro 19/03/2021

Tive uma intuição boa sobre esse livro, desde que peguei sabia que ia me ajudar bastante, sou espírita então esse romance espírita me ajudou muito a enxergar a vida de uma outra maneira, eu adoro como os livros espiritas sempre tem algo pra ensinar, enfim recomendo esse livro pra quem quer abrir os olhos para a vida e aprender que não existe certo ou errado, cada um age de acordo com que enxerga a vida, nós moldamos ela pelos pensamentos. Amei o livro ??

Leticia.Sell 14/11/2020

Gostei bastante de livro, confesso que não esperava que ele tomaria o rumo que tomou e me surpreendi demais...tem um toque de suspense junto com alguns assuntos diferentes.

Guilherme Ramos 10/11/2020

Coragem para viver... e um pouco mais!

Esse é um romance intenso que desde seu início já possui uma trama bem intrigante, envolvendo duas famílias, e duas mortes, um por assassinato e a outra por suicídio. Não há nessa estória um personagem principal e sim vários personagens dentro, ou em torno das duas famílias citadas e cada um viverá seus dramas e conflitos pessoais, cada um no seu núcleo. No entanto, duas personagens serão as chaves para o desenvolver da narrativa, são elas, Celina e Mara.

Na casa de Celina, vamos conhecer uma família muito humilde, composta por ela e seu marido Rodinei e seus dois filhos, a mais nova Júlia e o primogênito Tales, que desde a tenra idade já demonstrava sua tendência homossexual, tema que foi palco de discussões e conflitos por diversas vezes entre os membros pela não aceitação de Rodinei da condição do filho, que chegou a sofrer agressão física além das verbais proferidas pelo próprio pai. Outro tema que será apresentado nessa família é a submissão de Celina, aquela mulher sem pulso, fraca e dependente do marido para tudo, mulher sem opinião, iludida e desleixada, que deixa de cuidar de si própria e se dedica aos afazeres domésticos por acreditar que a mulher está fadada a apenas isso. Um tema pouco abordado ainda nessa família será o alcoolismo de Rodinei.

Já a família de Mara, embora abastada, guarda uma mentira que será o pano de fundo para o desenrolar de toda a trama e diversos temas aqui também serão amplamente apresentados, como a corrupção, a ganância e ao mesmo tempo a falta de ambição, a adoção, a vaidade em excesso, vícios em cirurgias plásticas e os perigos da busca pelo corpo perfeito e a não aceitação da idade, também vícios outros como drogas e a sustentação de uma família perfeita e feliz e que além da grande e cabeluda mentira que os envolve ser só um tapete onde guarda outras tantas mentiras e sujeiras por baixo.

Leda é uma personagem que aparecerá no núcleo de amigos da família de Mara, especificamente de Noeli e Valdir. Ela será responsável pela parte espiritual do livro junto com Espiridião e Nena, mentores. Ela é médium ostensiva, muitas vezes capaz de prever certos acontecimentos do passado e do futuro e muitas vezes consegue pressentir sobre as energias das pessoas, se ela é um ou não uma pessoa boa, se está mentido ou falando a verdade, fazendo com que os mais próximos se surpreendam por diversas vezes. Ela terá um papel importante na narrativa, pois com ela iremos aprender algumas lições de desapego emocional e desprendimento material, além de afirmações mentais de positividade, dignos de pessoas já bastante evoluídas.

Embora tantos temas, o principal desse livro é ainda assim é o suicídio e a meu ver o mais importante, pois desmitifica toda a ilusão sobre essa prática, sendo de extrema importância as informações para uma pessoa que pensa em tal prática equivocada. Não acho batido sempre um romance espírita falar sobre esse assunto, pois infelizmente os dados estatísticos dessa prática, de irmãos desesperados ainda são muito altos. Pessoas desiludidas pela vida e iludidas que com o fim da vida física extingue-se também o sofrimento emocional, a tortura psicológica. O livro desmitifica também aquele sofrimento eterno no lamaçal umbralino, mas, mostra ainda uma outra realidade que também não é tão agradável assim, a completa ilusão...

Embora as valiosas lições que o livro deixa, ainda não foi um livro que me tirou o fôlego, tem uma capa majestosa , caprichada, sedutora e ao mesmo tempo misteriosa e intrigante, uma das capas mais lindas que já vi, talvez por isso eu tenha colocado tanta expectativa... que fique claro que não estou redigindo mal sobre o livro, apenas não é aquele que me tocou profundamente como eu esperava, só não gosto de enredos mirabolantes demais e com uma quantia excessiva de personagens como é o caso deste, no mais é um livro ótimo para se ler, não me arrependo, até porque tem um desfecho impressionante, o encontro de almas e a descoberta do amor e a relação do passado x futuro entre as duas famílias.

O título do livro é totalmente sugestivo, já que para muitos é realmente necessário muita coragem para viver, muita força e determinação, pois cada um tem seu fardo a carregar, seus traumas do passado e suas lições para aprender, o planeta terra é uma escola e são com as lições que a vida dá que aprendemos, encontramos nossas provas e dificuldades para passarmos de série, de fase em busca da evolução. Os desafios são inúmeros e incontáveis e cada um sabe de si. Aprendi muito com Mara e Celina, que tiveram sim uma tremenda evolução como outros personagens com menor destaque, mas, onde todos souberam aceitar suas dificuldades e seus defeitos e enfrentá-los com determinação, desapego e esperança e pôr em prática a lei do amor.

Recomendo a leitura!

Frases em destaque:

“A oração é uma ferramenta muito poderosa. Quando feita com sinceridade e desprendimento, ajuda e ampara quem recebe”.

“Espiritualidade é cultivar os próprios valores, ser você mesma, desenvolver seus potenciais, assumir a sua força e seguir o seu caminho, de acordo com os anseios da sua alma, independentemente de o caminho trilhado ser certo ou não aos olhos dos outros. Não nos cabe julgar ninguém porque o julgamento não faz parte de quem é espiritualista. Se você julga, não é espiritualista, tampouco espírita ou cristã”.

Branca de Neve 27/09/2020

Sentir-se bem!
Tão bom quando nos sentirmos completos por nós mesmos, sem precisar de outro alguém! Deixando os outros serem do jeito que querem e nós agirmos da melhor maneira que pudermos ser! O corpo flui, a mente evolui, coração aviva...

Limma 23/04/2020

Ótimas Reflexões
Para mim essa é a palavra que define esse livro. Pois a todo momento fiz reflexões sobre vários aspectos da minha vida, da vida no geral. A narrativa é excelente, de fácil entendimento, sem muitos nem poucos detalhes, o suficiente, por isso não é enfadonha. Ao contrário não dá vontade de parar de ler. A única coisa que me incomodou um pouco é que os personagens "mudam" de postura, ou posicionamento na vida de forma muito rápida, quando sabe-se que é um processo, e que cada um age e reage de um jeito aos acontecimentos da vida. Nem todos tem essa lucidez e percepção tão rápido e mudam na mesma velocidade.
As reflexões mais importantes: cuidar de si mesmo, afinal seremos nossas únicas companhias para sempre; a verdade não doi e sim liberta; fazer/buscar o que te dá felicidade é uma forma de cumprir a tua missão; no íntimo cada um sabe o que mais gosta de fazer, e valorizar isso é também ter auto cuidado. Dentre tantas outras essas foram as reflexões mais marcantes, sem dar spoiler.
Por fim, a maior lição é que para viver é preciso coragem, mesmo com todos os atropelos da vida vale a pena viver, afinal a vida é um eterno recomeço.

Ps.: por tratar de assuntos delicados, por exemplo, o suicídio, pode ser um gatilho para quem sofre de depressão e outros transtornos. Por isso é preciso cuidado, saber se você está bem para ler sobre o assunto.

Dyme 07/03/2020

Volta por Cima
O olhar sutil do espiritismo sobre o suicídio.
A história de famílias que tiveram o rumo de suas vidas mudados depois da tragédia.

Saori 03/09/2019

O livro aborda quase que simultaneamente duas mortes: uma personagem é assassinada e outra comete o suicídio. Se formos parar para pensar, a personagem assassinada estava envolvida no mundo das drogas, sendo que no momento de seu desencarne não sentiu absolutamente nada, de tão vidrada nos produtos ilícitos. Será que somente quem tira a própria vida é que comete o suicídio? Fumar e beber em demasia também é uma forma de acabar com a vida? E se entregar ao desânimo? Existem várias formas de cometer o suicídio!
Bem já deu para perceber o ponto alto do livro né? Celina é uma mulher apática, que vive para o marido e os 2 filhos, totalmente submissa e sem voz alguma dentro de casa. No desenrolar da vida, resolve cometer o suicídio afim de punir e se vingar do marido, no entanto, ao descobrir que a vida continua entra em parafuso. Já sua companheira no plano astral, Mara, aceita mais fácil seu desencarne e procura ajudar a amiga em seu crescimento e evolução.
De forma sempre bem humorada e muito rica em ensinamentos, os autores mostram como é importante nos aceitarmos acima de tudo e de todos e, diante de tantas dificuldades e obstáculos que enfrentamos diariamente, realmente é preciso coragem para viver mas, nunca devemos nos esquecer que estamos no lugar em que nos colocamos.

Frases destacadas:

* Colocar-se em primeira lugar é valorizar-se, é olhar para você e valorizar seu corpo, seus pontos fortes e fracos, tudo o que você é, porque você é única. Deus a fez única. Você é uma parte de Deus. Merece colocar-se em primeiro lugar.
* A doença, no fundo, tem causa emocional; a causa está relacionada ao que a pessoa faz contra si, como culpas, mágoas, ódios, revoltas, autocríticas, punições severas contra si mesma. Toda vez que uma pessoas se critica ou se pune, está ferindo, digamos, a própria aura. Fazendo isso sistematicamente, com o tempo, ocorre o que chama de somatização, ou seja, aquela emoção negativa aloja-se em um órgão do corpo, adoecendo-o.
* Realizar-se é conquistar o mundo a seus pés. Nascemos para conquistar, para ganhar, para somar, porque somos a expressão da realização divina, somo a mais pura representação da expressão de Deus.
* Espiritualidade é cultivar os próprios valores, ser você mesma, desenvolver seus potenciais, assumir a sua força e seguir o seu caminho, de acordo com os anseios da sua alma, independentemente de o caminho trilhado ser certo ou não aos olhos dos outros. Não nos cabe julgar ninguém porque o julgamento não faz parte de quem é espiritualista. Se você julga, não é espiritualista, tampouco espírita ou cristã.
* A vida é só o agora. O ontem é passado, já foi, não muda mais. Quer dizer, pode mudar na sua mente, se é uma situação, um acontecimento que lhe traz tristeza ou dor. O futuro só vai existir conforme os atos presentes. Portanto, o que importa é o que você pensa e faz agora. Escolha bons pensamentos, escolha crer em coisas boas para você. Porque você é dono do seu destino e o está escrevendo neste exato momento.
* Quem escuta a voz interior, a intuição, só pode ter sucesso na vida. Quem vai atrás dos outros, entra na perturbação, deixa que pensamentos ruins atrapalhem o raciocínio e o desvia do caminho do sucesso. Fica travado, patina e nada acontece. Ao contrário, as coisas começam a dar errado, tudo começa a dar ruim. O que ia bem começa a ir mal.

Saori 03/09/2019

Frases destacadas: