2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Joao.Hippert 17/04/2024

É um caso interessante de livro que complementa bem o filme, ainda que o impacto seja diferente. O grande charme do 2001 do Kubrick é trazer essa megalomania na linguagem cinematográfica: tudo é demais (música, efeitos, sugestionamento). O livro, por outro lado, é mais introspectivo e entra na própria psique humana. É um fruto do seu tempo (anos 60, corrida espacial), mas discorre tão bem sobre os dilemas humanos que parece atemporal. De onde viemos? Para onde vamos? O autor busca responder essas perguntas com a conquista do espaço, refletindo bastante o zeitgeist da época. Isso me faz pensar muito sobre o motivo da nossa sociedade ter parado de olhar para as estrelas. Perdemos o encantamento?

Gabs 13/04/2024

????
Uma mistura de ciência, filosofia e especulação futurista de maneira genial. A complexidade dos temas abordados, aliada à precisão científica e à escrita cativante, faz com que a história seja uma experiência única e profundamente impactante. Dica: melhor coisa é terminar o livro e ver o filme.

Jéssica 09/04/2024

Surpresa
Como amei esse livro,foi uma grande surpresa,nunca assisti o filme e só sabia o básico sobre.
Achei a leitura muito fluida não é carregado em coisa técnicas, as descrições são fáceis de imaginar,se vc souber o básico sobre espaço não vai se perder,gostei de tudo sem defeito.

Renan 07/04/2024

Ok
O meio é uma chatice, mas o início e o fim são incríveis. É louco pensar em como essas ideias aconteceram nos anos 60.

Brubs 05/04/2024

Não funcionou pra mim
Vi muitas avaliações positivas, mas pra mim não funcionou. Achei muito prolixo e monótono, muitas descrições difíceis de visualizar (imaginar) e sempre que parecia que algo ia acontecer voltava ao mesmo ritmo. Enfim, muita gente ama, mas pra mim foi uma leitura muito difícil de se apegar e terminar.

-natalia 29/03/2024

Gostei bastante da leitura, apesar de ainda preferir O Fim da Infância. Foi bem interessante acompanhar o desenrolar de cada parte da história e ir relacionando elas aos poucos. Em alguns momentos, achei que o livro estava descritivo demais... Mas, no geral, foi muito bom!

Achei o fim da história bem interessante, não imaginei que terminaria assim. Por ser muito parecido com a Parte Dois do livro, não gostei tanto do conto A Sentinela, mas adorei Encontro no Alvorecer, que trouxe uma nova perspectiva! Recomendo muito a leitura.

Igor 28/03/2024

"Ele havia feito, sem o menor incidente e em pouco mais de um dia, a incrível jornada com a qual o homem sonhara por dois mil anos. Depois de um voo normal e rotineiro, havia pousado na Lua."

Japam Martins 24/03/2024

Eu não queria desgostar
De início o livro é bem interessante e tem uma escrita agradável, porém com o tempo a história vai ficando cada vez mais monótona, e quando chega perto do fim, e parece que vai começar a ficar emocionante, tudo fica extremamente confuso de uma forma inimaginável.
Até a metade do livro eu estava muito ansioso pra terminar de ler pra poder ver o filme, mas depois dessa leitura desgastante e uma quase ressaca literaria eu desisto totalmente do filme.
maltchik/ 29/03/2024minha estante
O filme é tão ruim quanto

NicolasAguiar 22/03/2024

Estranho
O livro tem grandes momentos como a parte dos macacos, chegando no monólito da lua ou o hal 9000.
Mas ainda sinto que o livro peca demais pelo excesso de detalhes, poderia ter ido mais longe com a mesma quantidade de paginas, se não ficasse detalhando a todo instante o ambiente, onde ta o sol ou a lua, etc.
Quando o final parece que vai ter algo muito grandioso, acaba seco e abruptamente.
Senti que poderia ser melhor, até por que depois de ?O fim da infância? do mesmo autor, ser tão excelente, não teria como ter baixas expectativas.

Gabzimmer 18/03/2024

Obra prima
Umas das melhores leituras de ficção científica pra quem quer começar a ler esse estilo.
Depois de você ler, o filme de 1968 fica muito mais fácil de entender!!!
Thais645 18/03/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso??

Vitor Borba 14/03/2024

Decepção
O livro é decepcionante. Páginas e mais páginas sem qualquer acontecimento significativo, apenas descrição da posição dos astros e reflexões sobre a humanidade nunca ter chego lá. E isso novamente. E novamente. E novamente.
A melhor parte do livro é o início, com os homens-macacos, que é muito interessante. Infelizmente dura pouco e história continua com um enredo que até da sinais de que ficará interessante, porém nunca se torna.
NicolasAguiar 14/03/2024minha estante
Concordo caro colega

maltchik/ 14/03/2024minha estante
Tb fiquei puto com esse livro kkk depois fui assistir o filme e é tão ruim quanto

Rafael_Santiago 12/03/2024

A extensão do roteiro do filme
2001 nasceu originalmente como um roteiro para o cinema, no caso o livro foi escrito como algo secundário ao projeto, uma forma do autor ser mais detalhista em uns aspectos que um roteiro não permite e deixar de ser tão minucioso com outras que atrapalhariam a fluência de um romance.

A parte inicial flui muito bem, a segunda idem, mas a parte final, achei um pouco arrastada além da conta, isso talvez por ser algo mais visual e que talvez como ápice tenha funcionado melhor para o cinema, mas no geral é uma boa história de sci-fi e tem uma pegada mais de fundação ou de origem, então nela você não encontrará muitos maneirismos comuns em algumas histórias do gênero.

Mesmo assim toca em questões interessantes e bem atuais (2024) sobre até onde devemos dar autonomia para nossas traquitanas e como não nos tornarmos reféns de nossa própria inventividade e dos subprodutos dela. Porém sem todo o catastrofismo que às vezes se pinta.

Trajano 09/03/2024

Um livro filme
Literalmente, pois é um livro muito visual. É possível imaginar cada detalhe do que é descrito, assimilar muita coisa já conhecida e pensar como os conhecimentos sobre determinadas coisas na época que foi escrito mudaram hoje com o avanço da tecnologia. Infelizmente em 2024 não chegamos na tecnologia avançada de viajar para tão distante no cosmo, (muito menos em 2001) porém o livro de certa forma instiga bastante em vários momentos, discutindo assuntos atuais que pertubam a mente de muita gente, como a possibilidade de vida inteligente e o avanço e o descontrole de inteligências artificiais. Os dois contos que há no final, são ainda melhores que o livro em si na minha opinião.

Yan Guilherme 09/03/2024

O livro tinha tudo pra ser um preferido da vida até seus 40-50%
Eu nunca vi o filme, nunca havia tido qualquer contato com a história, por isso talvez me surpreendi tanto com o desfecho que levou. Ele é literalmente uma Odisseia, uma viagem no sentido fiel à palavra. Gostei, gostei bastante, mas acabei perdendo aquele apego inicial a ciência palpável das primeiras páginas. O fim me desceu agridoce.. mas é uma leitura que recomendo, especial para quem gosta de ficção científica.