2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Regis 14/09/2022

2001: Uma Odisseia no Espaço foi escrito simultaneamente com o roteiro para o filme de Kubrick em 1968, possui algumas diferenças da adaptação para o cinema, porém, creio que os dois se complementam muito bem.

No primeiro capítulo do livro o autor já consegue nos fazer sentir parte da África no pleistoceno, observando a vida de um grupo de homens-macaco da savana ou hominídeos, onde acompanhamos Sentinela-da-Lua, personagem a quem me afeiçoei assim que me foi apresentado.
Logo passamos a acompanhar o Dr. Floyd, que se tornou o núcleo que menos gostei de acompanhar ( ao menos foi curto), mas logo passaremos a acompanhar Dr.  Daivd Bowman, Dr. Frank Poole e Hall 9000, em uma viagem maravilhosa e imersiva a bordo da nave Discovery através do sistema solar

Arthur C. Clarke foi minha porta de entrada para o Sci-fi, apreciei cada viagem através do espaço, das inventivas criaturas galáticas e propostas futuristas de seus livros.

Seja a bordo do Selene através do Mar da Tranquilidade em Poeira Luna, em um porão de cargas numa nave alienígena em O Fim da Infância, ou através do tempo a três milhões de anos no passado, a bordo da Discovery rumo a Saturno, em busca dos nossos criadores, mergulhando em buracos negros, se transformando em poeira estelar e transcendendo para uma existência mais harmônica com o cosmos em 2001, Arthur C. Clarke sempre tem o poder de me inserir em suas histórias e me fazer viajar com os personagens para lugares maravilhosos cheios de descobertas e aventuras através de mundos desconhecidos.

Essa leitura foi maravilhosa, aprazível e rica em detalhes. Recomendo.
Alex 15/09/2022minha estante
Gostei muito deste livro. Foi o primeiro de ficção científica que li em muitos anos.

Cleber 15/09/2022minha estante
????

Regis 15/09/2022minha estante
É maravilhoso mesmo Alex.
Fiquei curiosa com sua resenha e fui ler, aproveitei para ver o filme com meus irmãos e adorei a experiência. ?

HenryClerval 05/10/2022minha estante
Não fiz a leitura com você Regina, mas amei assistir ao filme com você.

Andrea.Karli 07/10/2022minha estante
Ainda não li o livro, porém o filme é bem misterioso e bem intrigante. Por isso, quero realmente ler e entender para depois falar sobre.

@aprendilendo_ 21/12/2021

Resenha de "2001 - Uma Odisseia no Espaço"
No ápice das explorações interespaciais da raça humana, em 2001, é encontrado um peculiar monolito que, após emitir sinais eletromagnéticos, desperta sérias dúvidas sobre a possível existência de extraterrestres. A partir disso, quando um grupo de astronautas parte em direção ao planeta Saturno, em busca de respostas, tem-se a maior aventura espacial que a humanidade nunca poderia imaginar. Escrito e desenvolvido ao mesmo tempo que a produção cinematográfica homônima, a qual foi dirigida por Stanley Kubrick, o livro “2001 – Uma Odisseia no Espaço” é tido como um dos grandes clássicos de ficção científica de todos os tempos.

A princípio, por meio de uma escrita detalhista e muito bem estruturada, o livro toma todo um aspecto contemplativo dos ambientes interespaciais. Nesse contexto, a leitura acaba por ser vagarosa, proporcionando, de forma direta ou indireta, várias pausas para o leitor realmente imaginar o que está acontecendo. Isso, no entanto, não é um aspecto negativo, apenas uma característica da narrativa, a qual, desde o início, demonstra sua intenção apreciativa da imensidão do universo e suas possibilidades. Como consequência, o livro tem suas primeiras 200 páginas escritas de maneira muito mais densa e detida que o habitual para obras do subgênero literário da ficção científica.

Em outro momento, deve-se ressaltar que a marcha lenta das primeiras 200 páginas tem um papel essencial na criação de um ambiente de solidão e angústia no espaço, o leitor realmente consegue sentir as atitudes meticulosas dos personagens e entender o peso de cada ação e suas possíveis consequências. Ainda, tal início é completamente compensado por um final alucinante, não no sentido de ter muita ação e adrenalina, mas sim de alcançar os ápices da criatividade e das conjecturas científicas da época. Assim, o livro acaba por ser uma história fictícia da humanidade e como ela pode e está aquém das inúmeras verdades do universo.

“2001 – Uma Odisseia no Espaço” é um livro de pura contemplação espacial, com uma bagagem filosófica e criativa ímpares na literatura. Apesar disso, por sua estrutura um tanto quanto vagarosa e algumas escolhas narrativas que podem vir a confundir o leitor, a obra não é para todos, mas com certeza vale a tentativa.

Nota: 8,75
Instagram: @aprendilendo_

site: www.aprendilendo.com.br

Francisco.Guimaraes 29/08/2023

?Desculpe, David, mas não posso fazer isso?
Imagine uma história em que o personagem mais humano é um computador.

Ao contrário dos tripulantes da nave, Hal é o único que se mostra capaz de enganar, trair, manipular e até assassinar na busca pela Verdade perdida no espaço.

Confesso que a linguagem ?procedimentalista? me incomodou em várias passagens, sei que faz parte do gênero. Porém; não é nada que tire o brilho desse clássico sci-fi.
Max 29/08/2023minha estante
O filme é tão deslumbrante que esquecemos que tem o livro! Vou por na lista!

Francisco.Guimaraes 29/08/2023minha estante
Vc acredita q foi o Kubric q pediu pra ele escrever o livro? Assim teriam um material pra fazer o roteiro

Max 29/08/2023minha estante
Putz! Não sabia disso, Francisco! O Kubrik era genial mesmo...

Guilherme.Monteiro 30/06/2020

Uma viagem além das estrelas
O que mais me surpreendeu nessa obra é que ela consegue ser complementar e tão magnífica quanto a obra prima do cinema de Stanley Kubrick e C. Klarke, o último que desenvolveu o roteiro do filme concomitantemente ao livro. É uma narrativa grandiosa e um marco da ficção científica, trás muitos debates filosóficos e até sociais que se mantêm relevantes até os dias de hoje, o que torna essa história tão icônica. A escrita de C. Klarke é excelente, tanto na descrição quanto no desenvolvimento, ele consegue passar muito bem a mesma sensação que Kubrick passou com aquele visual deslumbrante, marcante e único, e por fim, torna essa viagem pelo nosso universo e nossa história uma obra fantástica. Mesmo preferindo ainda o filme, o livro não deixa nada a dever, são duas obras que se complementam perfeitamente e que são igualmente fascinantes.
Essa edição acompanha dois bons contos do C. Klarke que serviram de inspiração para a criação do roteiro do filme e do livro.

Sambook 25/10/2021

?????
O que dizer desse livro tão espetacular?!?!? Apaixonada pela ambição e genealidade de escrita de Arthur C. Clarke. Lembrando que o livro foi escrito junto com o roteiro do filme, tudo ao mesmo tempo, o que torna tudo ainda mais genial. O livro foi escrito em uma época que a viagem à Lua ainda era um sonho, apenas planos. Imagina o impacto dessa obra na época!!
A terceira parte do livro é a verdadeira Odisséia, surreal e mágico!!!! Você consegue se ver imerso em cada detalhe dessa obra de arte.
Assisti o filme primeiro e posso afirmar que não estraga a experiência em nada da leitura, só tem a acrescentar.

?? ????? ?? ???... ??? ???????? ???? ??????... ?... ??, ??? ????... ????? ????? ?? ????????! ??????
Craotchky 25/10/2021minha estante
Li há pouquíssimo tempo e fui surpreendido. Adorei. Um dos melhores do ano, com certeza. (Gostei do destaque ao você utilizar uma fonte diferente.)

Michela Wakami 09/05/2022

Muito bom.
Esse é o segundo livro que leio do autor, O fim da infância é meu queridinho, e com certeza esse já tem um lugar especial no meu coração.
Ainda não assisti ao filme, mas com certeza irei assistir.

Com temas como, inteligência artificial, evolução humana e entre outros, uma história que vai explodir sua mente.

Janaina Edwiges 22/06/2022

"Sua teoria é louca, mas não tão louca a ponto de estar certa"
Que leitura envolvente! Daquelas que despertam nossa curiosidade a todo momento. Uma história a frente do seu tempo, que já traz inúmeras questões inteligentes, como a maneira com a qual a inteligência artificial será capaz de lidar com sensações e sentimentos particularmente humanos. O personagem HAL 9000 rouba a cena e se destaca bastante na narrativa.

A primeira parte é simplesmente sensacional, retratando o modo de vida nos estágios mais primitivos da humanidade e a ausência de emoções, que hoje são tão marcantes no convívio familiar e social.

No entanto, a parte final foi um pouco mais confusa para o meu humilde entendimento sobre os temáticas da física e do espaço. Confesso que só compreendi melhor as cenas finais após uma explicação que encontrei do Stanley Kubrick, diretor do filme.

edisik 27/06/2023

Em vista do filme, que nunca consegui ver até o final (sempre durmo), o livro é muito bom. No livro está tudo bem explicado, se você ler com atenção. Achei a escrita bem fluída e sem enrolação.
Rubão 27/06/2023minha estante
Me identifiquei muito com a parte de dormir durante o filme. Eu também nunca consegui assistir até o final. ?

edisik 28/06/2023minha estante
O livro é muito melhor que o filme. Acabei nesse minuto de ver o filme e dormi umas três vezes durante o filme. Perde muito tempo em coisas chatas. Mas finalmente vi até o final, e posso dizer que perdi 02:30 horas da minha vida.

Rubão 28/06/2023minha estante
Já adicionei na biblioteca. Sua resenha me fez decidir por comprar e ler. Obrigado!

edisik 28/06/2023minha estante
O livro tem bastante explicação, daí finalmente entendi o filme, mesmo ele sendo muito chato. Até a parte da ciência é bem explicada no livro, fazendo que vc aceite o conceito do livro.

EmAlio.Freitas 07/07/2023minha estante
O filme tem várias camadas onde Kubrick deixa muito subjetiva sua interpretação. É uma apreciação única do gênero de ficção científica e nenhum outro diretor chegou igualar a obra. O livro promove a interpretação real dos dois gênios(Kubrick e Clarke) se alguém tivesse entendido o filme por completo ambos teriam falhado.

Theo 01/02/2021

Para os entusiastas
Recomendo pra quem gosta de descrição de corpos celestes e exploração espacial, a possibilidade de gostar aumenta bastante pois grande parte do livro é sobre isso..
Arthur C Clarke também levanta inúmeras questões sobre vida extraterrestre, inteligência artificial, ignorância humana, nossa relevância no universo, se estamos sozinhos, já fomos visitados? o tempo é uma ilusão? etc..
Linguagem acessível, praticamente não tem termos técnicos exceto algumas especificações sobre a nave espacial mas nada que atrapalhe.

Edit: O final é ousado e nada previsível, Arthur Clarke arriscou alto aqui.. eu adorei, fiquei em êxtase.

Gabriel1994 07/09/2022

Meu... Nome... É... Hal...9000...
Meu segundo livro do escritor Arthur C Clarke, meu segundo livro lido no aplicativo da Skeelo e confesso que me foi entregue o que eu esperava... um verdadeiro e completo livro de Ficção Científica!!!

Arthur trabalha muito bom o enredo, arco e narrativa dessa história. Me prendi a cada página virada e fiquei imerso, as vezes tão imerso, que me pegava aflito por estar imaginando de uma maneira tão vivida cenas e cenas no espaço. O poder de transmitir ao leitor a sensação e a atmosfera por Clarke neste livro, foi entregue com sucesso!

2001 Uma Odisséia no Espaço é um clássico da literatura de Ficção Científica e o pai dos clássicos do gênero no Cinema. O começo desse livro, uma parte da metade (até as cenas de tensão entre Bowman e Hal) e o final foram os elementos fundamentais para trazer o preciosismo do livro.

Confesso que teve uma parte em alguns capítulos após "Os grandes eventos dentro da nave", que passou para uma narrativa mais técnica, o que não foi ruim, mas deu uma leve cansada. Me peguei pensando "Tá, mas e ai???"... foi então que Clarke mostrou que não é um mero escritor de Ficção Científica! Que descrições fantásticas e fenomenais ele captou pelo ponto de vista de Bowman e que narrativa impecável essa do final.

Resgatou nostalgicamente o Arthur C Clarke que eu conheci em O Fim da Infância.

Um ponto que vale ressaltar dessa leitura e desse escritor é a magistral habilidade de fazer espetaculares transições que colocaram a minha cabeça para explodir!!! As transições do começo (mais longas, confusas para quem não prestar atenção) e as transições dos capítulos finais foram fodásticas.

Mais um SCIFI para conta! Livro que merece a fama que tem e que entrega o mais roots da Ficção Científica.

Achei os dois contos do "pós história" chatos, mas essenciais para entender o processo criativo e inspirador até a conclusão dessa obra prima que foi 2001: Uma Odisseia no Espaço.

Digníssimo 4.5 estrelas e muito recomendável!!!!

Satiro 27/01/2023

O ser humano frente ao universo
O quão bom é poder navegar pelo espaço sem sair de casa e conhecer os confins do universo... Pela mente de Arthur C. Clarke!
História fantástica e carregada de ciência ao seu melhor nível, envolta de mistério, medos, surpresas e da irrelevancia do ser humano frente ao UNIVERSO.
Está aqui um tipo de livro que acabamos e nos faz reconhecer com todos os louvores o quão bom é saber ler e poder apreciar tudo isso! Simplesmente espetacular!

Dry 10/06/2022

"Aqueles milhões de quilômetros em busca de mistério; e agora ao que parecia, o mistério vinha em sua direção".

Sem dúvidas foi o livro com o começo que mais me prendeu que eu já li na vida, achava que "O fim da infância" tinha sido fantástico, mas confesso que ao ler esse, tornou-se impossível conseguir dizer qual é mais "brilhante"..
Arthur C. Clarke vc ganhou um espaço no meu coração, obrigada por ter feito um livro que me fez pensar tanto.. em coisas que eu até mesmo nunca tinha parado pra pensar. Esse livro me acrescentou muito, e me despertou acima de tudo uma vontade gigante de conhecer mais sobre esse universo infinito, tão desconhecido por nós.

@mlorranereis 31/07/2020

Gostei muito da obra e da experiência que tive com essa leitura. Ela prende bastante apesar do meio do livro ser um pouco parado. O livro é bem detalhado mas achei que caiu bem pra história. Fiquei um pouco perdida em algumas partes com relação à termos mais técnicos do universo e nave espacial. O final ainda estou tentando entender, ele é aberto e ainda não sei se gostei.
Quero muito ler outras obras do autor.

DANILÃO1505 10/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

raphaseixas89 15/09/2022

Uma linda e tensa Odisséia no Espaço
Comeco essa resenha dizendo que tanto filme, quanto livro, não é uma obra para qualquer tipo de leitor.

O filme, é clássico absoluto de ficção científica, trilha e imagens icônicas percorreram a cultura pop desde sua estreia no final dos anos 60. Na contramão, é um filme extremamente lento, com quase 90 minutos sem um diálogo sequer, espalhado por suas mais de 2 horas.

O livro, é um clássico absoluto de ficção científica, uma história filosófica sobre a evolução humana, descrições incríveis de corpos celestes, além de possuir diálogos memoráveis. Na contramão, é um livro com diversos termos técnicos científicos, em algumas partes é complicado acompanhar a história por não seguir um padrão convencional de estrurura.

Pesado os pontos favoráveis e contrários, ambas as mídias andam juntas. É impossível entender o final do filme sem ter lido o final do livro. O livro descreve cenas que foram fielmente retratadas nas telas, juntamente com cenários inacreditáveis para a época.

Terminar ambas as obras, realmente te faz questionar como evoluímos de animais das cavernas, para exploradores espaciais. Lógico, colocar a capacidade cognitiva humana, de anos de seleção natural, como interferência externa é algo para ser levado apenas cna ficção, mas muitos conceitos abordados no livro, são muito relevantes para a nossa sociedade.

Vale muito a leitura, mas fica o aviso de que é um viagem difícil, mas extremamente recompensadora, tal qual nosso astronauta, Dave.