O livro sem figuras

O livro sem figuras B.J. Novak

Resenhas - O Livro Sem Figuras

qziacoelho 07/01/2023

O autor mostra de forma simples como um livro pode ser divertido, mesmo em uma história sem nenhuma figura.

Daniel 18/11/2021

Excelente design
Um livro com design muito interessante e curioso, onde a tipografia desempenha o papel que seria normalmente ocupado pela imagem no livro ilustrado. Ela dá voz e diferencia as diversas vozes que existem na narrativa... além de criar um interessante jogo com as palavras

Paloma 08/02/2021

Sinceramente, eu esperava mais. Mas é um livro bem legal para falar com as crianças

Emerson 06/06/2019

Divertido
Um barato este livro :) surpreende e te faz sorrir :) :)

Andreia Santana 13/02/2017

Para quem não tem medo do ridículo
"E sabe de uma coisa? Eu estou lendo esse livro para a criança mais legal que já existiu em toda a história do mundo inteiro."

O livro sem figuras, de B. J. Novak, é uma brincadeira com sons, onomatopeias, palavras que não existem no dicionário e com a ideia de que livros só com texto, sem gravuras, podem ser chatos. O que, na verdade, eles não são nem um pouco!

A leitura é bem curtinha, rápida, leva menos de dez minutos, e o formato do texto é gráfico, com letras em tamanhos confortáveis para crianças que estão aprendendo a ler. A regra de leitura é exposta logo no começo: quem estiver contando a história é obrigado a dizer todas as palavras malucas que aparecem nas páginas seguintes. Ou seja, é uma obra para ser mais interpretada do que lida.

A proposta se adapta aos adultos com imaginação e que não sentem vergonha de fazer vozes engraçadas durante a contação de histórias ou costumam imitar dinossauros, robôs e outros personagem para divertir a garotada.

Recomendo para quem tem filhos ou alunos pequenos. Bebês de um ou dois anos naquela fase de imitar sons e crianças na idade pré-escolar ou pré-alfabetização podem se divertir sozinhas ou em grupo, desde que o responsável por estimular a brincadeira se deixe levar sem preconceito ou medo de parecer ridículo por recitar musiquinhas que grudam na cabeça feito chiclete ou produzir sons pouco convencionais.

O autor vale-se do nonsense e de um sutil humor irônico para conquistar os leitores, arrancando boas gargalhadas até dos mais velhos, só pelo absurdo da brincadeira.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/
Beth 14/02/2017minha estante
Adorei!

Andreia Santana 18/02/2017minha estante

kidsindoors 17/05/2016

#sqn
Não acharam a menor graça aqui em casa e em alguns picnics que levei, as crianças e pais também não gostaram. Não vale a pena.

Anderson668 30/10/2015

interessante
Primeiramente, você vai sentir uma curiosidade enorme em conhecer o livro, em querer saber se realmente ele não tem figuras (esse é seu atrativo); Segundo, o autor para substituir as imagens, faz um acordo com o leitor sobre o método de leitura que deve ser utilizado, fazendo você executar tudo que o homem manda (o que é muito engraçado); Terceiro, você vai se sentir o maior idiota do mundo lendo o livro, em voz alta, vai estar rindo horrores e o melhor de tudo, não vai querer soltar o livro para nada até o fim.
Essa ideia do autor foi perfeita, trabalhar na perspectiva de uma leitura para criança, onde só o adulto lê e os dois se divertem, a criança pelo papel idiota que o leitor (pai, mãe, tio, avô, etc.) e você, por estar lendo.
Amei... recomendo como um bom presente.

site: http://ideaisideologicos.blogspot.com.br/

ckadbg 05/10/2015

Apenas um breve comentário criticando
É um livro hilariamente curto, com com alguns conteúdos cômicos. Mas... nada especial.

Jessica Maria @livrosdajessica 24/08/2015

Bem elaborado
Esse livro me chamou a atenção na livraria e comecei a lê-lo ali mesmo! E é ótimo!!! Tão bem elaborado, pois ao mesmo tempo que realmente não tem nenhuma figura o leitor consegui se divertir com ele. Me surpreendeu e recomendo, da pra rir e se divertir com ele.

Duda Garcia 01/08/2015

Por que favoritei? O livro é surpreendentemente criativo, mesmo sem ter figuras. Uma leitura rápida mas gostosa. Te faz dar umas risadas e ler com um colega ou parente é ainda melhor. É muito simples mas, gente, gostei muito.

MiCandeloro 20/07/2015

Divertido e original!
O livro sem figuras é a primeira obra infantil escrita por B. J. Novak. Talvez vocês conheçam o escritor, que também é ator, roteirista e diretor, dos seus trabalhos em The Office, Bastardos Inglórios e O Espetacular Homem-Aranha 2. Novak, além disso tudo, é comediante e apaixonado pelo standup e por arrancar risadas do seu público. E o que há de mais autêntico e contagiante do que um riso de uma criança?

Novak percebeu, em uma de suas experiências com filhos pequenos de amigos, que quando as crianças pediam para um adulto ler uma história, ficavam completamente à mercê do que iam lhes contar, sem saber exatamente o que esperar, sem ter ideia do que poderia estar ali escrito.

Mas, e se as crianças pudessem comandar o espetáculo e, de quebra, colocar os adultos em situações meio ridículas e cômicas, obrigando-os a ler palavras esdrúxulas, como seria? Então B. J. se questionou sobre que imagens combinariam com um livro tão diferente, e percebeu que, na verdade, esta obra não precisaria de figuras, já que o enfoque da leitura seria a interação entre o interlocutor e o ouvinte.

Rapidamente, O livro sem figuras se tornou um fenômeno de vendas e foi eleito como o livro favorito dos pequenos, e fica muito claro entender o porquê quando vemos vídeos do autor lendo para as crianças que, não só se matam de rir, como não querem que ele pare de ler.

Meu interesse pelo livro surgiu por vários motivos. Primeiro, achei muito interessante o fato dele não ter imagens. Isso estimula a imaginação das crianças e também as auxilia na transição entre uma obra com figuras e uma só com textos, mostrando que um livro sem imagens não precisa necessariamente ser chato.

Segundo, porque achei sensacional essa proposta de interação entre adultos e crianças. Esta é uma excelente forma de nos aproximarmos delas e de falarmos a sua língua, afinal, que criança não ia adorar ouvir do seu pai que ele é um tamanduá e que tem um amigo hipopótamo chamado bumbunzinho? Pois é.. hehe.

A premissa de O livro sem figuras consiste em obrigar o leitor a dizer tudinho o que está escrito nele e, de preferência, incorporar um personagem e fazer caras e bocas para que a experiência seja mais proveitosa.

A Editora Intrínseca caprichou nos detalhes do exemplar. Impresso num tamanho diferenciado, maior e de capa dura, para facilitar o manuseio infantil, possui folhas brilhosas, letras bem grandes e coloridas, e as poucas páginas fazem com que a leitura flua e não fique cansativa para nenhuma das partes.

Infelizmente, não tenho nenhuma criança pequena próxima de mim para testar o êxito desse livro, mas ele ficará guardado até a Úrsula nascer e, com certeza, será nosso objetivo de leitura por muitas e muitas vezes.

Aqui no Brasil, O livro sem figuras também foi lançado na versão em audiobook, e o texto engenhoso de B. J. Novak foi interpretado pelos humoristas Maria Clara Gueiros e Lúcio Mauro Filho. Já disponível na Apple Store, o livro digital com áudio conta com as duas vozes. Além de escolher a voz de um dos atores a cada nova leitura, os leitores também poderão optar pela passagem automática ou manual das páginas.

Para quem tem filhos pequenos, esta é uma ótima pedida. Depois voltem e me digam como foi a experiência de ler um livro sem figuras para as crianças.

* Para verem os vídeos, passem no Blog.

site: http://www.recantodami.com/

Aline Marques 17/07/2015

Uengarengas
Se meu filho fosse o responsável por esta resenha ele diria apenas 'DE NOVO'.
De forma extremamente inventiva, Novak mostra o poder das palavras e nos desafia a transformar o simples em genial.
O Livro Sem figuras é uma deliciosa brincadeira que todo pequeno leitor deve participar.

site: https://instagram.com/p/5QKIVISFgI/?taken-by=ousejalivros