Nêmesis

Nêmesis Peter Evans

Resenhas - Nêmesis

Sammara 31/07/2021

Fofocas, Intrigas e muitas estratégias .
Nesta narrativa acompanhamos fatos e personalidades que marcaram as décadas de 1950 e 1960 personagens como Jacqueline Kennedy, Maria Callas, Marilyn Monroe, Grace Kelly . Também foram a época da ascensão de homens que dariam origem a uma verdadeira mitologia envolvendo suas famílias: John e Robert Kennedy e Aristóteles Onassis.
Em meio a muito luxo e luxúria, conhecemos intrigas, escândalos e segredos que envolviam essas personalidades nesta Biografia.

Luiza 04/07/2021

OS FANTASMAS DE ONASSIS
Fiquei muito envolvida com a história do começo ao fim.
Confesso que peguei o livro porque tenho uma curiosidade infinita sobre o Clã Kennedy. Queria ler mais histórias sobre o caso de amor vivido entre a viúva de JFK (Jackie) e o irmão do presidente assassinado, o então procurador-geral dos Estados Unidos Robert Kennedy. Há alguns meses, li "Bobby & Jackie, a Love Story", escrito por C. David Heymann (em inglês, não tem publicação no idioma português), e me surpreendi com os relatos diretos sobre a sujeirada envolvendo a turma da Casa Branca. O autor citou Onassis também, mas sem profundidade. Quando me deparei com essa obra de Peter Evans, imaginei: "será que ele conta um pouco mais de fofocas saborosas sobre Jackie e Bobby?"
Bom, ele conta. Mas o que me surpreendeu na história de "Nêmesis" não foi a história de amor dos dois... O autor não se aprofunda tanto nessa questão. Mas é interessante, pois a história contada em "Bobby & Jackie..." complementa a história desse livro.
Paralelamente, também estou lendo "O Lado Negro de Camelot", mas esta narrativa é mais densa, exige uma leitura mais lenta e cautelosa, pois é mais focada em estratégias políticas (oficiais ou clandestinas), e o autor expões muitos nomes que, pra mim, são desconhecidos, então exige mais concentração. Ah, sim: a biografia escrita por Jay Margolis sobre o assassinato de Marilyn Monroe ("The Murder Of Marilyn Monroe: Clase Closed", só tem publicação em inglês) corrobora e aprofunda várias teorias que Evans apresenta em "Nêmesis". Todos estes são livros que se complementam e dialogam entre si - há outros, mas vou ficar por aqui.
Enfim, peguei o livro para ler sobre Bobby e Jackie e acabei conhecendo a história de Aristóteles Onassis.
Nunca me interessei de fato nesse grego feioso com a cara do tinhoso. Mas a história do envolvimento dele com os Kennedy - é impressionante. Evans não se perde muito em detalhes cansativos, ele vai direto ao ponto.
O livro é bem específico: é sobre o que levou Onassis a financiar o assassinato de RFK, mas para contar essa história central, outros temas e personagens barra-pesada vêm à tona. Acabamos conhecendo algumas sujeiras de Joseph, John e Robert Kennedy, sobre as irmãs Jackie e Lee Bouvier, sobre Sirhan Sirhan, assassino de Bobby, as bizarrices da família de Onassis (da mulher Tina, da cunhada Eugenie, do cunhado Niarchos, do filho Alexander, da filha Christina, das amantes, como Maria Callas) etc.
Sexo, drogas, mentiras, traições, ganância, conspirações, crimes, luxo e extravagância, depressão, suicídio, mortes suspeitas. Tá tudo lá!
É um livro investigativo sério, mas as fofocas são tão quentes e as confissões tão bombásticas que a leitura nunca fica entediante.
É o tipo do livro que sei que lerei mais de uma vez!
Recomendo muitíssimo, dou 11 estrelas.

???????????

Elisangela 21/07/2020

Quanta sujeira
Esse é o único pensamento que me vem à cabeça ao terminar esse livro. Muito bem escrito ele te prende a atenção ao descrever a forma egoista, suja e manipuladora de viver e de encarar o poder dos ricos e poderosos como eram os kennedy e Aristóteles Onassis além de todo o tipo de gente sem escrúpulos e interesseiros que os cercavam. Uma boa leitura.

Monica.Moraes 08/07/2020

Biógrafo de Onassis
Infelizmente, sinto que este livro não foi construído de maneira correta. A narrativa do autor nos cansa de maneira que vali de muito esforço para terminar este livro. Fiquei decepcionada, visto que se trata de um assunto de grande curiosidade.

Mila 21/05/2020

I enjoyed the reading, I recommend only if you have interested in their history?s. I didn?t get 4?? Because some times I was found lost, the writing a lit bit confusing.

Conchego das Letras 16/03/2018

Resenha Completa
Norte-americanos gostam muito de teorias da conspiração e uma das mais exploradas dos últimos 100 anos é a morte do rei de Camelot, o príncipe herdeiro da galhardia: John Fitzgerald Kennedy. O livro de Evans, lançado no Brasil pela editora Intrínseca, mostra não o assassinato e suas tramas, acordos e controvérsias, mas mergulha mais fundo na “sujeira”. Através de entrevistas oficiais ou não, conversas de bastidores, informantes, documentos secretos, temos um painel da política interna e externa dos Estados Unidos nos anos 1950 e 1960. Avançando até mais ou menos a morte de Aristóteles Onassis, o homem considerado responsável, de acordo com Evans, pelo complô que culminou com o fim da era de ouro da política para os Kennedy.

As teorias levantadas – e quase sempre muito bem explicadas – por Evans, mostram que o rancor de Bobby Kennedy, irmão mais novo de John Kennedy para com Ari Onassis era muito bem fundamentadas: Bobby queria proteger o nome da família – seu pai Joe era “acusado” nos bastidores de gostar de meninas novas, e nem sempre ter o consentimento delas para ter sexo, além de ser um integrante da máfia (que o filho teoricamente combatia) – além de garantir as vantagens do aeroportuárias para os sindicatos, vantagens que eram constantemente burladas por empresários como Onassis, que comercializavam de maneira não muito transparente com rivais históricos dos norte-americanos.

O pacto para o casamento entre John Kennedy e Jaqueline Bouvier, o assassinato de JFK, o assassinato de Bobby, o casamento de Jackie com Onassis. Tudo é explicado mostrando o mais antigo dos pecados do homem: ganância.
Para muitas pessoas pode ser difícil entender a lógica perversa de tantas mortes, conspirações, desaparecimentos, mas dinheiro e poder são armas poderosas.

O perfil traçado por Evans para a família Kennedy não é muito lisonjeiro – ele abre o livro contando um dos mais famosos estupros cometidos pelo pai do futuro presidente dos EUA –, porém o maior estrago é na imagem de Jackie Kennedy. Que de esposa dedicada e sofredora – são vários os livros que pintam esse retrato da viúva de Kennedy – a uma mulher fria, vingativa, e muito interesseira.

Por incrível que pareça Onassis é o que menos tem lama jogada sobre o seu nome, mesmo sendo em alguns momentos considerado o responsável pelo complô que culmina com as mortes dos Kennedy, ele é retratado como um narcisista com baixa tolerância à frustração. Onassis sempre foi execrado, considerado por muitos um psicopata manipulador, por isso sua imagem não é assim tão destruída pelo livro.

O pior sobra para Bobby, visto e colocado pela mídia durante anos como o braço direito do irmão mais velho, o homem responsável por ajudá-lo a conquistar a Casa Branca, Bobby é apresentado como um fraco, ciumento, invejoso, chorão, castrador, maníaco e completamente hipócrita. Descontando o fato de Evans ter sido o último biógrafo oficial de Onassis, o retrato pintado por ele para Robert precisa ser analisado com calma e distanciamento. Evans era um tipo de amigo de Onassis, mas não tinha boas relações com os Kennedy.

O livro é bem escrito, as teorias apresentam mais fundamentos comprovando-as do que as realizadas nos últimos 30 anos. Pensando no livro como uma ficção é um excelente thriller, com romance, tensão, sexo, traições.

Para quem gosta de política é um prato cheio. Para quem ama uma boa fofoca é melhor do que Caras.

Lava-Jato é brincadeira de criança perto do que Onassis e os Kennedy aprontaram nos anos 1960 em todo o mundo.
Leitura mais do que recomendada!

Nota? 5 estrelas.

Ah! Se você acredita no amor fique longe desse livro.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2018/03/devaneios-da-bel-nemesis-onassis-jackie.html