Vick

Vick Julie Lopo

Resenhas - Vick

Meu Vício em Livros 16/11/2015

me decepcionei um pouco no decorrer da trama...
Apesar da capa não denotar, este livro tem conteúdo adulto e cenas fortes. Estava ao mesmo tempo curiosa e apreensiva para conhecer esta história e confesso que estou de ressaca até agora. Infelizmente não é uma ressaca muito positiva neste caso já que as cenas de violência não saem da minha cabeça e eu me decepcionei um pouco no decorrer da trama.

A narração desde o primeiro capítulo é chocante. Se você tiver o estômago fraco pense duas vezes antes de ler. Vick, como é chamada, conta tudo que acontece com ela a partir dos dez anos de idade. Na verdade, o pesadelo começa quando ela tem três anos e foi sequestrada na porta de casa. Até os dez anos ela vive uma vida quase normal para uma criança e a partir dos onze começam os abusos físicos e psicológicos. Aos doze começam as violências sexuais contra ela, na maioria das ocasiões por dois homens ao mesmo tempo, Ivan e seu pai Joaquim.

Tudo é narrado em detalhes e como um acidente de trem você não consegue parar de ver o desenrolar dos acontecimentos. Fui dormir ás 4 da manhã porque não conseguia parar de ler. É revoltante, doloroso, nojento e extremamente cruel. Ás vezes ela passa longos períodos de tempo dentro de um porão, sem ver a luz do sol, sem água e comida. Não conhece ninguém além dos seus captores que fizeram com que ela acreditasse que são sua verdadeira família e que a dela a jogou fora.

Vivendo todo tipo de tortura, ela sempre tenta achar um modo de escapar. Consegue isso ao completar dezoito anos e é impossível não se emocionar quando ela começa a realmente conhecer o mundo. Vai trabalhar em um restaurante, faz amizades, conhece Will que fica cativado por sua beleza e pureza e toma para si a missão de protegê-la. Sem saber, Vick está onde ela nunca deveria ter saído e até aí estava indo tudo muito bem...

Eu já sabia quando comecei a ler que se tratava de uma menina que viveu 15 anos em cativeiro e por isso demorei um pouco para pegar este livro na estante depois que recebi em parceria com a editora. Entendi que o intuito da autora era passar a realidade nua e crua das violações que a protagonista sofria em um enredo denso e pesado, mas isto acabou se perdendo no meio do caminho.

Vick se apaixona a primeira vista por Will que é um homem maravilhoso com ela, a declaração de amor é feita em dois dias e eu acho que ela merecia um amor mais forte e mais romântico depois de viver situações tão humilhantes e indignas até para um animal. O romance também focou muito na parte sexual do casal, o que achei forçado, não cabia um romance hot neste livro. Em muitas cenas onde deveria haver mais emoção, tudo é muito frio e apesar de gostar muito do modo como foi desenvolvida a personalidade da Vick em que ela se comporta de maneira quase infantil e arranca algumas risadas com isso, outras atitudes dela destoaram totalmente do tema que estava sendo abordado, mesmo que a gente saiba que é apenas ficção.

Eu não sou psicóloga, mas acredito que quando uma mulher passa por tantos abusos seja por minutos ou por anos, a última coisa que vai passar por sua cabeça é se relacionar com outro homem novamente, vai demorar para que ela confie nas pessoas e perca os traumas. No entanto, aqui aconteceu tudo muito rápido, de maneira até relâmpago digamos assim e foi isso que para mim tirou a veracidade deste drama. O livro tem 178 páginas e com isto você já pode perceber que não houve uma construção mais detalhada da história, o que foi uma pena.

Na sua maior parte ele é narrado por Vick, mas há também o ponto de vista de quase todos os personagens, inclusive do Ivan, que literalmente deixa o leitor indignado e com ânsia de vômito com sua mente doentia. No final, um erro gravíssimo, creio que na hora da revisão, me deixou bem frustrada com o rumo da história e infelizmente não posso revelar mais ou vou dar spoiler. Já a capa tem tudo a ver com o enredo e a diagramação está linda! Mesmo com alguns pontos que deixaram a desejar, creio que consegui pelo menos atiçar a curiosidade de muitos que vão ler esta minha opinião. Fica a dica se você acha que vale a pena dar uma chance para o livro.
LEIA MAIS:http://www.meuvicioemlivros.com/2015/11/resenha-vick-anne-amorin.html

site: http://www.meuvicioemlivros.com/2015/11/resenha-vick-anne-amorin.html

RUDY 27/04/2020

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
Nunca imaginei que um livro tão curto, pudesse trazer tanto sofrimento, dor, absurdo e outros sentimentos bem ruins. Primeiro porque ao ler a sinopse, acreditei que o livro era sobre amnésia e tive um tremendo choque ao ver do que se tratava: de um psicopata que rapta uma criancinha e a espera crescer para sodomizá-la e maltratá-la de formas absurdas e ainda mais permite que o pai faça o mesmo, aterrador.
Já deu para notar que o livro é para maior de 18 anos. Tem trechos muito chocantes e a autora não poupa o leitor dos detalhes, é direta e precisa em sua narrativa, o que choca pessoas mais sensíveis, mas também, mostra que há uma realidade cruel, mesmo que nunca tenhamos vivido ou conhecido alguém que passou por isso, sabemos que acontece diariamente casos do tipo.
A parte boa do livro é que a protagonista, apesar de inexperiente e ingênua, é esperta. Quando ela chega em uma cidade que tem o nome de Felicidade, após ter pego uma carona com um senhor no posto de gasolina, tudo é novo para ela e fica extasiada com cada nova descoberta, como um simples cachorro quente, pipoca, circo e por aí vai... Foi uma ideia genial da autora e também por ela conhecer pessoas que a tratam bem. E é justamente esse acolhimento que traz aquele sentimento de esperança no coração de quem está lendo. É tão bom vê-la feliz com mínimas coisas que nos faz até refletir sobre muitas coisas em nossas vidas.
A leitura é forte, dolorida, entretanto, ao mesmo tempo, traz aprendizado e empatia.
Recomendo a leitura para quem gosta de assuntos reais como: sequestro, estupro, personalidade deturpada, mas também de família, amor verdadeiro, esperança e novos recomeços.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2020/04/resenha-20-vick-literatura-nacional.html
Michelle 27/09/2021minha estante
definitivamente não é para mim

Angela Cunha 22/07/2022minha estante
Rudy, onde acha esse livro?
Tá,me dól, me incomoda, me entristece,mas meu lado psicopata ama o gênero rs
Vou procurar com certeza.
Beijo

Cyntia 18/07/2020

Meu Deus... ? Que livro foi esse?? ?
Eu já quero começar dizendo que é um livro para maiores de 18 anos e para pessoas com boa saúde mental pois é um livro pesado e pode conter muitos gatilhos.
O livro conta a história de Vick, uma adolescente que não sabe de onde veio e as únicas pessoas que conhece são Ivan e Joaquim. Vick é agredida física e psicologicamente desde os seis anos de idade. Aos 11, começaram a vir os abusos sexuais. Aos 15, ela já tinha tentado fugir várias vezes mas um dos dois sempre acabavam encontrando-a e trazendo-a de volta para a fazenda onde vivia escondida.
Em seu aniversário de 18 anos, Vick consegue escapar (um plano que foi pensado por meses) e dessa vez, com algumas caronas pelo caminho, consegue chegar a uma cidadezinha chamada Felicidade (na esperança de, ali, encontrar a própria). Um dos homens que deu carona a ela, um senhor já de idade chamado Frederico é proprietário de um restaurante e acaba oferecendo um emprego à garota, com o consentimento de sua esposa Elen. Lá ela conhece Lilian que se torna sua amiga, Will, o "delegato" da cidade e Hugo, filho de Elen e Frederico. Desde o primeiro dia na cidade nova, já começamos a ver em Vick o resultado de anos aprisionada na fazenda. A dificuldade para conversar com outras pessoas, o medo de apanhar sempre que faz algo errado, coisas banais que ela não conhece (como sorvete, pipoca, livraria, circo etc) e a surpresa e inocência de uma criança enquanto via o mundo.
Só tem um problema: as coisas deram certo rápido demais. E a gente sabe bem o que vem pela frente quando o livro começa assim, né? O que acontece mais pra frente, eu já esperava e, justamente por isso, passei toda a leitura tensa esperando pelo que viria.
Não vou dizer que é uma história bonita porque não é. Essa é uma história extremamente cruel, revoltante e dolorosa, onde as coisas dão certo no final.
Algumas coisas me irritaram bastante na leitura. Foi lendo esse livro que descobri o quanto uma linha temporal mal revisada me incomoda (felizmente só aconteceu 1x nesse livro) e achei as brigas da Vick e da Maitê (ex namorada do Will) muito infantis. Também encontramos algumas surpresas no decorrer da história que tanto eu quanto minha irmã deduzimos beeeem antes, então talvez não seja tão surpresa assim.
O livro é narrado por Vick em primeira pessoa, o que nos faz sentir ainda mais cada uma das situações, e tem perspectiva de outros personagens em seu decorrer.
Vick foi o livro mais pesado que li esse ano. Apesar de ser um livro curto e de leitura fluida, é difícil terminar em um dia, por causa da intensidade da história.
?? ALERTA DE GATILHOS ??
O livro contém:
? Violência física e psicológica;
? Abuso sexual;
? Pedofilia;
? Sequestro;
? Aborto.
Se você é sensível a qualquer um desses temas, talvez este não seja um livro indicado para você.

Tatinha 11/04/2021

Gostei bastante.
O livro traz um tema extremamente polêmico e primeiramente gostaria de parabenizar a autora pela força e coragem em estudar e escrever sobre o tema.
Eu gostei da leitura principalmente pq despertou muitos sentimentos em mim (coisa que supervalorizo nos meus livros).
Recomendo muito o livro, até queria que fosse maior.

Juliana 29/05/2015

A ideia do livro é interessante...
mas precisa passar por uma outra revisão. Ainda há erros.

Livros do Coração 25/09/2015

Resenha do Blog Livros do Coraçao
Vick é uma garota que não conhece sua origem, ela conhece apenas Ivan, Joaquim, Dor e Sofrimento. Criada desde os 3 anos por dois monstros ela anseia mais do que tudo na vida um momento Vickem que consiga finalmente fugir deles, nem que pra isso ela morra. O muito pouco da vida que ela sabe foi através deles e de quatro únicos livros. Abusada fisicamente e psicologicamente desde os 10 anos ela aguentou coisas inimagináveis, coisas que eu, Bianca, acredito que nunca seria capaz de aguentar. Confesso que esse início do livro me assustou e eu chorei, profundamente, pensando em como o ser humano as vezes pode ser tão ruim.

“Eu me chamava Vick, não sabia quem eu era. Não conhecia o meu passado, e meu presente era horrível. Porém, meu futuro era incerto.” Vick.
Passado esse primeiro momento de dor, Vick, finalmente consegue fugir e inicia uma nova etapa da sua vida. Ela começa verdadeiramente a viver! Eu uma cidade distante, cercada de pessoas de bom coração, que entendem a sua dor e seus traumas, ela inicia uma jornada de conhecimento. Ela é uma jovem de 17 anos, que sabe ler e escrever precariamente, com os gostos e algumas atitudes de criança. Ela não conhece sorvete, cachorro-quente, pipoca e principalmente, amor.

Assombrada por um passado macabro ela tem muita dificuldade de se relacionar com as pessoas, esperando apenas agressão delas. Ela é como uma menina constantemente acuada mas que preserva um coração puro e uma alma de criança e, aos poucos, com o apoio de alguns amigos, ela luta para superar seus traumas e se permitir a felicidade, como o nome da cidade em que vai viver. Lá ela conhece Will, delegado da cidade, que vai se tornar seu porto seguro, além de Hugo, Lilian, Dona Ellen, Seu Frederico e os pais de Will que vão se tornar sua única família.

Mas seu passado não quer abrir mão dela, e fará de tudo para te-la novamente e seus piores pesadelos voltam a assombrá-la. Será Will e sua nova família capaz de protegê-la? De onde ela veio? como ela foi parar nas mãos desses monstros? As respostas a essas e outras perguntas você só vai saber lendo!

Um livro com uma estória densa, carregada de emoção, que te desperta um lado protetor, que as vezes te revolta mas que te leva refletir sobre a vida, sobre a eterna dicotomia entre o bem e o mal nas pessoas, sobre superação e principalmente, o amor, maior sentimento do mundo, capa de promover as maiores transformações. Com a perceptiva de vários personagens te permite se aprofundar na estória, sabendo como cada um deles se sente.

Não se deixe assustar pelo inicio pesado do livro, definitivamente é uma estória linda, que vale a pena conhecer. Cenários bem descritos, personagens apaixonantes e vilões que nos embrulham o estomago, uma narrativa fluida, densa em algumas partes e leve e descontraída em outras. Personalidades fortes, marcantes. E um príncipe, ai Will…, daqueles de contos de fadas: atencioso, paciente, carinhoso… um sonho!

“(…) essa menina era incrível, a pureza e a inocência dela me cativavam. E eu ia matar qualquer um que tentasse fazer mal para ela novamente (…)” Will.
Julie Lopo, que nesse livro assina pelo pseudônimo de Anne Amorim, surpreende escrevendo um enredo completamente distinto de seus outros livro, Nos passos do amor e Nos acordes de amor. Motivo pelo qual adotou esse novo pseudônimo. Realmente nem parece trata-se da mesma autora, tamanho diferença. Não pela forma de escrita, já que todos os seus livros são muito bons, mas realmente pelo conteúdo.

Sobre o exemplar físico, uma capa simples, que não diz muita coisa, o que me remete a pensar que é como a personagem principal, que não sabe quase nada dela. Então, pra mim, ficou perfeita. Não te assusta mas te deixa curiosa. A diagramação perfeita. Folhas amareladas e fontes em tamanho agradável. A contra-capa negra, como o passado de Vick. A cada capítulo uma marca d’água de bolhas de sabão, que faz alusão a uma brincadeira de criança, à possibilidade do ser humano de sonhar, de voltar no tempo e se permitir a felicidade e pureza de uma criança.

“(…) Hoje eu sou a mulher que sempre deveria ter sido. Prometo a voce que eu sempre vou ser a menina que vai te obrigar a levantar de madrugada para dançar na chuva, a menina que dá risada com as coisas mais simples, prometo ser a mulher que te sustenta, a mulher que te amo e a mulher que te completa (…)”
Ela lutou muito, muito mesmo e ela, mais que qualquer um, merecia a felicidade, e seu pedido, apagando um vela de aniversario, finalmente foi concretizado. Não tem como não se emocionar com o final desse livro!

site: http://www.livrosdocoracao.com.br/vick/
Hester1 21/10/2015minha estante
Parece ser muito bom. Me interessei.

Jhenifer 10/12/2015

Vick foi raptada ainda quando criança por Ivan. Passou por coisas terríveis, que ninguém aguentaria por uma semana.
Quando raptada por Ivan, Vick era muito pequena e não compreendia nada. Ela acreditava em tudo o que ele lhe dizia, afinal, ela tinha apenas três anos. Sem conhecer o mundo como ele realmente era, ou compreender as intenções dos homens que a sequestraram, ela não imaginava quais eram as intenções de Ivan.
Vick, passou por coisas terríveis, e iniciou quando ela tinha 11 anos, quando Ivan invadiu o banheiro enquanto ela tomava banho, e ficava olhando para ela, e suas intenções não eram boas. Com 12 anos de idade, Vick passou a ser abusada terrivelmente por Ivan e seu pai Joaquim.
Nunca conseguiu fugir, mas sempre pensou em uma maneira de fazer isso.
Vick conseguiu fugir no seu aniversário de 18 anos. Já tinha passado 15 anos desde que foi raptada, e que vinha sendo abusada sexualmente, torturada, e sem conhecer nada do mundo. Ivan ensinou a ela coisas que só o tempo poderia apagar.
Quando fugiu, Vick conseguiu ajuda de uma família que também sofria pela perda da filha Clara, e essa família acolheu Vick de braços aberto em uma cidade chamada Felicidade. Elen deu a Vick um emprego em seu restaurante, e foi lá que Vick conheceu Lilian, que deu moradia a Vick.
Trabalhando no restaurante, Vick conhece o Will, que muda totalmente sua vida, e mostra o melhor que a vida tem a oferecer.

A felicidade dura pouco. Vick faz um inimigo na cidade, que passa a ter uma "parceria" com Ivan, e ambos tentam tirar Vick dali.

site: http://www.ceuemversos.com.br

Rizia Castro 21/03/2016

Vick, de Anne Amorim
Vick, nos conta a história de uma garota que não conhece seu passado. Tudo o que sabe é que desde os três anos de idade mora com Joaquim e Ivan, pai e filho, num lugar isolado de tudo.

Vick desde muito cedo é maltratada. Ivan a observava tomar banho e a obrigada a masturbá-lo. Era assediada a todo tempo. Na véspera do seu aniversário de doze anos, foi abusada por Ivan. Quando menstruou pela primeira vez, foi estuprada e a partir daí sempre era obrigada a manter relações com Ivan ou Joaquim. As vezes, até com os dois ao mesmo tempo.

Não teve infância, não pode ir a escola, pois foi Ivan que a ensinara a ler, não tinha amigo algum. Sua companhia era apenas alguns livros que haviam na casa.

Os anos passam e a vontade de fugir daquele lugar só crescia. Vick teria que tantear e sairia dali viva ou morta. Não aguentava mais todos os abusos e agressões físicas que sofria diariamente. Tentou fugir uma vez, mas acabou sendo resgatada. Decidiu então fingir que estava tudo bem e aos poucos ganhando a confiança dos monstros que moravam naquela casa. Aos poucos, juntou dinheiro que conseguiu pegar e quando surgiu a oportunidade, ela escapou.

Andou bastante pela estrada, pegou uma carona com um caminhoneiro e terminou parando em um restaurante onde conheceu um senhor chamado Frederico que ofereceu carona até a cidade em que ele morava: Felicidade.

Vick se sentiu com esperança, pois depois de tudo o que passou, estava num lugar chamado felicidade. E, de fato, sua vida começou a mudar, pois conseguiu um emprego no restaurante do Sr. Frederico e foi convidada para morar com a colega de trabalho. Além disso, conheceu William, o delegado da cidade, que despertou sua atenção.

Contudo, as sombras do que ela viveu ainda atormentam. Será que Vick finalmente encontrou um lar, a tranquilidade que precisa, amigos gentis e quem sabe até um amor? Ou será que seu passado pode vir a tona a qualquer instante?

Vick é um daqueles livros que marcam para sempre!

Nossa protagonista sofre horrores, mas possuiu uma inocência de dar dó. Tudo para ela é novidade e muita coisa possui um significado diferente do que para o resto das pessoas e isso faz com que sintamos compaixão por tudo o que essa garota viveu.

A narrativa é dura e cortante. O primeiro capítulo é de deixar os cabelos em pé e arrancar lágrimas dos olhos. A autora soube conduzir muito bem a história, dosando os sentimentos e acontecimentos de modo a prender o leitor. É impossível não torcer por Vick e desejar que ela supere tudo.
Encontrei um pequeno erro de lapso temporal, mas nada que tire o brilho da obra.

Muito bom saber Vick foi escrito por uma autora nacional. Cada vez mais temos bons livros em nosso país, o que nos enche de orgulho.

O desfecho, apesar de um pouquinho previsível para aqueles que estão acostumado a ler livros desse gênero, foi emocionante e surpreendente! Confesso que gritei ao chegar nas páginas finais.
Gostaria de falar mais detalhes sobre Vick, mas não quero estragar a leitura de ninguém.

Só resta recomendar Vick para todos os leitores de plantão. Uma leitura forte, envolvente e que irá mexer com seus sentimentos e provocar reflexões.

site: http://www.livroterapias.com/2016/03/resenha-vick-de-anne-amorim.html

Raquel - @porromances 02/10/2016

Não rolou
Um livro que tinha tudo pra ser bom, mas teve uma história tão mais tão corrida que parecia que eu tava na maratona, fora vrs outros detalhes q me incomodaram mas deixa pra lá :/

Maia89 14/08/2018

VICK
Geente!!! Venho aqui falar de um livro bafônico!!!
Antes de tudo, quero salientar que esse livro é para maiores de18 anos.
Os primeiros capítulos contém violência, estupro e cárcere privado.
É um livro forte e impactante.
Eu fiquei chocada com algumas cenas, me encontrei engolindo em seco muitas vezes, e tendo repulsa com uma narrativa tão forte e crua.

Confesso que fiquei com um pé atrás em ler, não sou muito fã desse gênero, mas para minha surpresa, eu simplesmente amei! Ele já está na minha estante no Skoob, como um dos meus favoritos.

O nome do livro é o nome da personagem principal: VICK. Ela é uma menina doce, amável, guerreira e muito ingênua, não sabia quase nada desse mundo.
Ela foi tirada de sua família muito pequena, por dois bandidos sem escrúpulos nenhum e doentios, chamados Ivan e Joaquim.
Durante muitos anos, ela viveu em um sítio isolada de tudo e de todos, sofrendo agressões físicas, psicológicas e principalmente sexuais.
Durante a sua vida de tormenta, ela tentou várias vezes fugir, e uma dessas tentativas ela consegue a tão sonhada liberdade, e assim o seu mundo cinzento começa a se tornar um arco-íris, cheio de cores e Felicidade.

Com ajuda de um bom senhor e sua esposa, ela consegue um emprego e uma chance para uma nova vida. A qual em apenas em seus sonhos ela poderia imaginar.

E minha gente!!! Tem um delegado pra lá de gato, o Wiliam, que a ajudará em sua caminhada em busca da sua Felicidade e os prazeres da vida.

Esse livro sem dúvida me conquistou, ver a ingenuidade de Vick, coisas pequenas que não damos valor e pelos olhos dela ser pura magia é lindo de se ler! O encontro e as descobertas de uma mulher dentro de si, tendo uma alma ingênua e amável que apenas uma criança inocente pode ter.

Vick é um livro que ficará marcado com a sua história e a sua desenvoltura. Infelizmente esse livro é um retrato do que acontece na nossa sociedade, crianças no mundo todo são sequestradas e famílias sendo desfeitas por um pequeno descuido. Espero que cada menina tenha um final como da Vick.

O resto está escrito 15/04/2020

Vick- Anne Amorim (Julie Lopo)
O livro Vick trazido pela editora Planeta literário, narra a história de uma menina que fora sequestrada aos três anos, ela não sabe de onde veio e nem quem são seus pais, as únicas pessoas da convivência de Vick são Ivan e Joaquim, que desde os primeiros anos que estiveram com ela a maltrataram, aos doze anos os abusos sexuais se intensificam tornando-se rotina.

Neste lugar isolado do mundo sua realidade é perturbadora, sofrendo agressões físicas e abusos que a faziam querer escapar a qualquer custo. Quinze anos após o sequestro consegue fugir do cativeiro, desolada e sem conhecer nada do mundo, ela chega a uma cidadezinha, lá encontra boas pessoas e começa reconstruir sua vida.

Entre estas pessoas estavam Sr. Frederico que lhe dera um emprego em sua lanchonete e o policial Willian que fica curioso sobre o passado dela. Vick ainda é atormentada por tudo que passou, mas o seu destino reserva muitas surpresas e um pouco do gostinho da vingança.

A narrativa inicial é muito dura e chocante, capaz de deixar qualquer um em prantos, passando os primeiros capítulos ele fica mais leve. Com uma personagem inocente e forte nos faz torcer por ela desde a primeira página. Com uma boa condução da história e um final emocionante esse livro ficou entre os meus queridinhos.

Encontrei um erro de lapso temporal que não atrapalhou em nada o entendimento da trama. É uma boa indicação de thriller psicológico nacional escrito por uma mulher.