As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

NIMSAY 18/04/2024

É Dudu vc estava certo ser provido de algo as vezes n é bom
E realmente Eduardo o subdesenvolvimento latino-americano é uma consequência do desenvolvimento alheio...somos pobres pq é rico o solo que pisamos

Paulo2093 15/04/2024

América Latina: Escoamento de

" O descobrimento das jazidas de ouro e prata da América Latina, a cruzada de extermínio, escravização e sepultamento das minas da população aborígene, o começo da conquista e o saque das Índias Orientais, a conversão do continente africano em Campo de caça dos escravos: são todos fatos que assinaram a alvorada da era da produção capitalista." O Capital, Karl Marx
Sim, o livro é uma verdadeira bomba literária, ao ponto de ser proibido em alguns países da América Latina, como: Uruguai, Chile e Argentina.
Aborda a façanha de países mais desenvolvidos e mais afoitos a ganância e aos lucros, em dizimar as riquezas que havia por aqui, onde quase todos países eram obrigados a fornecer suas matérias primas, para países como: Estados Unidos, Inglaterra entre outros e em troca esses países recebiam uma miséria, pois a fatia maior do bolo ficavam com as empresas estrangeiras e aos pobres só restavam entrar com a mão de obra barata, impostos altos e dividendos onde a conta era sempre maior para país comprador e nunca para o fornecedor.
Um livro bem escrito e de fácil entendimento, embora escrito até os anos de 1970, porém podemos notar que nada mudou. Os países da América Latina já não produzem como antigamente, pois a fonte secou e o que restou foi a fome, mísera, desemprego e quanto ao comprador estrangeiro, este cada vez mais ricos, com suas empresas multinacionais dentro destes países sugando até a última gota e enviando todo o lucro para suas matrizes em países ricos. O livro é uma contribuição muito clara e importante para a nossa compreensão a respeito de como foi no passado e que infelizmente se perpetua no tempo presente e para muitos países pobres vai ser difícil sair deste buraco em que foram colocados, uma vez que quem está com a tampa deste buraco são os ricos empresários estrangeiros.

Fabrício Franco 15/04/2024

As veias continuam abertas
Do que eu li: texto seminal que explora a história da América Latina sob a perspectiva da exploração e opressão, detalhando a estruturação da região pela exploração dos índios e escravidão dos negros e destacando as resistências populares ao longo dos séculos. O livro ainda aborda a dependência econômica dos países latino-americanos, evidenciando sua especialização na exportação de produtos primários e o extrativismo desenfreado. Com visão crítica, o autor enfatiza a perene necessidade de resistência e luta contra essa exploração.

A obra continua relevante nos dias de hoje diante dos desafios contemporâneos enfrentados pela América Latina, como a crise ambiental e a perpetuação das questões econômicas. Ao traçar a história da região, expondo a exploração sistemática de seu povo e recursos em prol dos interesses estrangeiros, Galeano oferece uma narrativa envolvente e uma poderosa acusação ao colonialismo e capitalismo.

NGSilveira 12/04/2024

Ótimo
"As veias abertas da América Latina" é um ótimo livro para quem quer compreender mais da nossa história. Apesar de ser um livro pesado (pelas desgraças), é fluido e de fácil compreensão, mesmo para quem não entende do tema.

Os primeiros 10% não me interessaram tanto, mas de resto, achei muito interessante.

Gostei do capítulo final, escrito 08 anos após a conclusão original do livro.

Importante lembrar que foi escrito em 1970, para que a leitura faça mais sentido.

augusto.defragacardoso 01/04/2024

A América Latina com suas veias abertas
O grande autor uruguaio Eduardo Galeano nos trouxe na década de 1970 essa história da nossa América Latina, triste história de exploração, de um povo que teima em sobreviver. Ao ler vamos percebendo a desigualdade em sua origem no nosso continente e que infelizmente, ainda hoje é saqueado. Temos algumas esperanças, pois desde que o livro foi escrito algumas mudanças tivemos, porém as forças que nos abriram as veias ainda estão por aí. Leitura de peso, mas pra quem quer conhecer a nossa história vale a pena.

tavim 30/03/2024

As veias abertas da América Latina, de Eduardo Galeano
Sangue quanto terras, também hão de herdar as manchas da tristeza, um tipo de marca que cresce e empalidece. vivos, são fantasmas, não dos maus, mas dos perdidos entre tempo e espaço porque nação e solo lhes foram extirpados. vivos, em outros corpos, se seguiu uma matança miscigenada que, entre seus próprios, as identidades entre capataz e a da outra ponta do chicote são uma: uma américa que continua a sofrer.

seria errado dizer que só se curvam ainda os troncos pela falta que faz conhecer sua própria história. o som que ainda ecoa às costas é alto e dilacera, só que nem todos têm a pele tão expostas, e lhes escapam vez ou outra o beliscão da borracha. então, mesmo entre seus próprios, não convém mudar o que pra si é serventia. enquanto nos forem fronteiras as esperanças de um e outro, maiores ficam os vãos que separam países, gente e ternura.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

Di3gao 30/03/2024

Tocando na ferida
As Veias Abertas da América Latina é uma obra que mesmo escrita a décadas atrás, e por isso desatualizada dos fatos mais recentes, ainda se mantém atual e fundamental para comprender nossa história.

O autor pretende nesse livro denunciar os problemas estruturais da América Latina, analisar a origem histórica deles e, principalmente, contar a parte da história que os dominadores tentam nós esconder. Com isso, Eduardo Galeano da uma ótima aula de história sobre a América Latina, desde a sua "descoberta" até meados da década de 70. Ao longo dessa aula, ele vai destrinchando o sistema imperialista que aprisiona os países latinos no subdesenvolvimento, a influência das grandes potências para nossa pobreza e as engrenagens da exploração humana e natural. Todas suas teses e críticas foram embassadas e contam com várias estratégias argumentativas para reforçar seu ponto de vista, o que passa uma grande credibilidade à obra.

Devo dizer que essa foi um dos livros que mais demorei para ler, mas não por conter uma escrita difícil e massante, pelo contrário, a escrita é de fácil compreensão e acessível para qualquer público. Dito isso, eu demorei nessa leitura, pois o conteúdo é muito vasto e completo, somos bombardeados de informações a cada parágrafo, o que faz com que tenhamos que ler aos poucos para absorver todo o conteúdo.

Portanto, As Veias Abertas da América Latina é uma leitura essencial para nós conhecermos o legado da nossa história fundamentada na exploração, domínio e dependência, o que moldou nossa política, economia e cultura.

"Cresço para fora, para dentro me esqueço"

"Naturalmente nascida para produzir alimento, passou a ser uma região de fome"

"Cada vez vale menos o que a América Latina produz e, comparativamente, cada vez mais vale o que ela compra"

"Para que a América Latina possa nascer de novo, será preciso derrubar seus donos, país por país"

"O subdesenvolvimento não é uma etapa do desenvolvimento. É a sua consequência"

vertisus 28/03/2024

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco sem parentes importantes e vindo do interior

19/03/2024

"O subdesenvolvimento não é uma etapa do desenvolvimento. É sua consequência."

Acredito que essa frase, que se encontra no final do livro, resume bem tudono que eu li. Essa livro dá uma visão bem ampla da exploração que a América Latina sofreu, desde antes da independência de seus países até o momento de escrita. É uma tristeza que muito não mudou. As formas de exploração mudaram, mas ainda assim ela continua acontecendo.

Considero esse livro uma leitura obrigatória a todo latino americano.

cinnamongirl612 16/03/2024

Leitura necessária
As Veias Abertas da América Latina é uma verdadeira aula de história e de política sobre a formação e o desenvolvimento das nações latino-americanas, uma história construída com muita injustiça, sobre o sangue e a exploração de milhares de povos. Apesar do livro ter sido escrito nos anos 70, segue extremamente necessário, tendo em vista que nos permite, através do estudo do passado, entender muito dos problemas sociopolíticos que ainda enfrentamos na América Latina.

Como bem escreveu o próprio Galeano:

"Em As veias, o passado sempre aparece convocado pelo presente, como memória viva de nosso tempo. Este livro é uma busca de chaves da história passada que contribuem para explicar o tempo presente, que também faz história, a partir do princípio de que a primeira condição para mudar a realidade é conhecê-la."

Nina.Roberta 13/03/2024

Livro Concluído.
Que Livro Maravilhoso. Livro extremamente importante que trouxe e destrinchou os reais motivos da América Latina se encontrar em subdesenvolvimento. Apesar de ser uma leitura extensa e densa acaba conseguindo da mesma maneira transmitir um conhecimento que você passa a levar para a sua vida. Passei os últimos meses lendo e, de verdade, se você quer começar a entender um pouco mais da situação de a América Latina e da razão que ela está assim, Veias Abertas da América Latina faz isso com maestria. Se tornou um dos meus livros acadêmicos favoritos e em qualquer oportunidade irei recomendar ele para leitura. Eduardo trabalhou com maestria a influência do capitalismo e do desenvolvimento para a realidade que se é encontrada hoje em dia.

rafaa !! 10/03/2024

Quem não conhece a própria história, está fadado a repeti-la
É muito fácil repetir o discurso de que o Brasil poderia ser um país de primeiro mundo, que possui riquezas para tal, mas ninguém de fato se preocupa por quê ele não é. E isso se estende a América Latina inteira: por que uma região tão rica é tão pobre? Eduardo Galeano nos dá uma "luz" para responder esse questionamento.

O autor, misturando fatos, relatos e depoimentos, narra a história da América Latina a partir de seu "descobrimento". Apesar de achar que, às vezes, ele se perde nesse meio, o livro é esclarecedor sobre a exploração sofrida desde os séculos XV/XVI até os dias de hoje. Lendo o livro, raiva e tristeza são sentimentos que nos dominam; saber que boa parte dos tristes acontecimentos relatados no livro não são abertamente falados causa um desconforto enorme.

Mesmo sendo um livro de 1971, ele ainda é, infelizmente, muito atual. A escrita talvez não seja mais tao "simples" para os dias de hoje, porém, é muito mais fácil do que vários outros livros do mesmo gênero. Vale a pena leitura para todos que buscam entender como uma região tão poderosa é tratada como a "escória" do mundo.

Por fim, o sentimento da América Latina não nos pertencer prevalece durante o livro. Nós não somos os donos da nossa própria região. As veias continuam abertas e, infelizmente, não temos mais Eduardo Galeano para tocar na ferida exposta.

Krishna.Nunes 09/03/2024

As veias abertas nunca pararam de sangrar
Não almejando escrever um livro técnico ou escolar, o autor usa uma linguagem informal para recontar a história do ponto de vista dos derrotados. Aqueles mesmos tópicos que estão nos programas das aulas de história e geografia do ensino fundamental e médio são vistos aqui sob outra ótica - o ponto de vista dos explorados.

Eduardo Galeano nos leva a entender a posição econômica e social do continente através da compreensão de uma longa cadeia de fatos que incluíram, no passado, as grandes navegações, o colonialismo, o mercantilismo, a exploração predatória, a divisão internacional do trabalho, o neo-feudalismo e o capitalismo incipiente. Mais recentemente as relações desbalanceadas de comércio, o imperialismo, os golpes de estados financiados pela plutocracia, o neo-liberalismo e a má distribuição de renda contribuem para manter e aprofundar os abismos sociais criados desde a colônia.

De maneira sóbria, sem sensacionalismo nem afirmações categóricas, o autor faz um apanhado social, econômico e histórico da América Latina que permitem enxergar claramente as razões do subdesenvolvimento do continente frente às nações desenvolvidas, bem como as origens das desigualdades internas que afligem as nações do sul. Todos os fatos relatados são acompanhados de vastas referências bibliográficas.

Mesmo escrito em 1970, o livro continua atual e necessário, já que as veias abertas de 50 anos atrás, as veias que vêm sendo abertas há 500 anos no nosso continente, não deixaram de sangrar.

Matheus.Frazao 06/03/2024

?Nunca seremos felizes, nunca?
Desde criança eu queria entender o motivo que tornava o Brasil um país pobre. As pessoas falavam tanto sobre as riquezas naturais do país, e que se não fosse a corrupção seríamos uma potência. Agora tudo faz sentido para mim, como quando termino de montar um quebra cabeça.
O Brasil padece de um problema histórico semelhante ao de todos os países da América Latina. Nossa forma de produção, desde o inicio, foi voltada para o exterior: A cana de açúcar no Nordeste, os metais preciosos em Minas Gerais, o petróleo? O livro mostra como nossa riqueza nos tornou pobres, explorados e dependentes. Esse livro é indispensável para todo latino-americano.
Anabanana:) 20/03/2024minha estante
Genial

Marina 02/03/2024

O livro é muito interessante, traz vários aspectos da história que a gente nem sempre acaba tendo contato. Eu demorei muito tempo pra ler pq as situações dão raiva kkkk por tudo que a América Latina passou, aí precisava dar uma pausa e ler outros livros. Então é uma leitura difícil por esse sentido, mas que vale muito a pena.