Conquistando o Inimigo

Conquistando o Inimigo Jonh Carlin

Resenhas - Conquistando o Inimigo

Naty 29/01/2010

Conquistando o inimigo - John Carlin
Louis Armstrong já dizia " Vejo os amigos apertando as mãos, dizendo, 'Como você vai?' Mas na verdade estão dizendo: 'Eu amo voce!' E eu penso comigo mesmo. Que mundo maravilhoso "

O mundo é realmente maravilhoso, mas nem todas as pessoas que povoam ele o são. E o Apartheid é a prova real e concreta disso. O Apartheid foi o pior genocídio social já existente. Foi contra qualquer direito regido na declaração universal dos direitos humanos. Foi uma humilhação e o rebaixamento da dignidade do negro como cidadão.

Uma minoria branca, algo em torno de 10 a 15% da popução africana, deteve o poder na África do Sul, e estabeleceu suas regras racistas. O Apartheid, que significa separação, na língua africâner, virou lei. E qualquer tipo de violação dela era punido com prisão, passível ainda de ser perpétua e ou então, morte por enforcamento.

Segundo o regime do Apartheid, os "não brancos" não podiam ter cargos de chefia, não podiam votar, não podiam frequentar os mesmo locais dos brancos, quer fosse igreja, escola, ou qualquer outro local público. Até sexo inter-racial era proibido. Era um "muro de Berlim" fictício.

E em meio à esse terror social, alguns se destacaram, e entre ele um líder nato, chamado Nelson Mandela. Mandela passou incríveis 27 anos na cadeia, e mesmo preso ele conseguiu o apoio do país e fez com que os inimigos agissem de acordo com seu critério. Mandela não apenas manipulava, ele realmente conseguia transmitir com exata precisão a realidade que era imposta no país e o quanto isso o separava do restante do mundo.

Mandela queria fazer a diferença para seu povo. Algum tempo depois de solto e se tornar presidente pelas eleições livres, que já foi um registro do quanto o sul-africano o respeitava, Mandela queria mais, queria conquistar o inimigo. E descobriu que a solução estava no esporte, porque o esporte é capaz de unir todas as nações. Tomo por exemplo o Brasil: quando a seleção brasileira de futebol vai jogar, não existe corintiano, nem são-paulino, vascaíno, existe sim o torcedor brasileiro e aquela gana de vencer.

Com essa mesma gana, Mandela resolveu estudar o esporte do inimigo, Rugby, um variante do futebol tradicional. Empenhado na luta da conquista, Mandela aprendeu tudo o que podia sobre o jogo, e conseguiu que a Copa do Mundo de Rugby ,de 1995, fosse em seu país. Na época, os negros acharam que ele havia se "vendido", mas o propósito de Mandela era louvável para o futuro que estava para chegar.

Com uma determinação e superação incrível, o time sul-africano, Springboks, conseguiu chegar à final da copa, com o atual melhor time do mundo, o neozelandês All Blacks, que segundo o Daily Telegraph de Londres, é o time de rugby "mais impressionantemente talentoso" já visto. No dia da final, Mandela surpreendeu a todos, vestido com a camisa oficial da seleção. E ele fez questão de ir pessoalmente cumprimentar todos os jogadores. E fez mais, foi cumprimentar o time neozelandês. Ele disse que nunca se sentiu tão mentiroso ao dizer para eles "boa sorte".

Em resposta, os All Blacks, fizeram seu famoso haka, uma dança para intimidar o inimigo. E todo o estádio ficou emudecido com o espetáculo.

É impossível ler Conquistando o inimigo e não se emocionar. Os editores avisaram na contra-capa: você vai rir, você vai chorar, mas serão lágrimas de alegria. Para um mundo cético, Conquistando o inimigo é a prova de que a fraternidade ainda é possível.

Ah, e vocês me perguntam: mais sim... e quem venceu à final da Copa do Mundo? E eu te respondo: não contei de propósito porque esse livro é realmente imperdível.

E sim, Mandela conquistou o inimigo, fazendo com que negros e brancos fossem unidos como um só povo, uma só nação, e agora sim, Armstrong disse tudo: que mundo maravilhoso!

Natália
www.meninadabahia.com.br

Vilar 25/12/2009

Magnífico! Linda história!
Um livro envolvente, que me ensinou muito como respeitar as diferenças culturais, como retrata no livro, entre os africanês e a cultura dos negros. Conquistando o inimigo além de revelar fatos históricos na vida política da Africa do Sul pode ser considerada uma obra de auto ajuda, pois revela a trajetória de Nelson Mandela, e sua capacidade de lidar com situações adversas, tanto na prisão onde ficou preso por 27 anos de sua vida quanto na presidência da Africa do Sul se mostrando não só negro mas sim um Sul Africano. O livro revela que para constituir um país de todos, ou seja, de negros e brancos Nelson Mandela promoveu a Copa do Mundo de Rugbi, esporte legitimamente Africanêr, provando a vontade de homogenizar a população Sul Africana, sendo um passo importante para a política, e união das massas.

Digão Livros 30/01/2012

Um time, um país!
Fazia tempo que eu não lia um livro que julgasse 5 estrelas. Sei que a leitura é uma caminhada, com momentos bons e ruins, e que escolher somente as 'boas trilhas', pode nos privar de paisagens inesquecíveis. De livros poucos lidos, mas de grande valor. Bem, não é o caso desse livro. Houve um filme de muito sucesso sobre esse livro, e a própria história é conhecida mundialmente. O seu protagonista é um mito.
Contudo, são os nuances, os detalhes, os momentos que não cabem na tela de um cinema, que tornaram esse livro formidável.

É um livro para você entrar de cabeça. Não é apenas um livro sobre um homem, um país ou uma nação. É um livro sobre a humanidade. Sobre como querer, perseverar, lutar e, principalmente estender a mão, podem mudar os rumos de uma sociedade, e servir de exemplo para as gerações atuais e as futuras.

O livro narra desde o início da luta do Mandela contra o Apartheid na África do Sul. Apresenta as principais características dos africâneres, a minoria branca e dominante. Mostra com essa dominação é perversa e violenta; como há ódio e desprezo entre as partes, e como uma solução para esse conflito parecia impossível.

E o livro nos premia com mais! Mostra como um homem, acreditando em seu ideal, com paciência, perseverança e humildade, além de seu carisma enigmático, utiliza dos 27 anos presos em uma cadeia para arquitetar e trabalhar no seu sonho. Uma África unida e igual, entre brancos e negros.

Em seu trabalho de formiguinha, Mandela conquista todos ao seu redor, do carcereiro de sua cela ao anterior presidente da África. Com planejamento, astúcia política, um largo sorriso e um forte aberto de mão, Mandela abre caminhos e, após a sua libertação, enfrenta seu maior desafio: unir a África em uma só Nação.

Para isso, utilizasse da paixão esportiva do grupo dominante branco, o rugby. É através desse esporte que Mandela une um país. Contar como foi esse trajeto pode tirar a graça dos futuros leitores, mas cabe uma dica: a cada dança citada, a cada palavra de ordem de manifesto, vá até o youtube e procure. Sinta a essência de cada momento. Respire e viva esse livro que é a uma das partes mais importantes da nossa humanidade. É de arrepiar!!

Pâm 31/01/2012

*0*
Bem, o livro se trata de uma história sobre Nelson Mandela e o esporte que uniu a Africa do Sul depois do apartheid. Alguém aqui já ouviu falar em rúgbi? Pois é, esse é o esporte que o livro se trata, um esporte muito parecido com o futebol americano; só que sem proteção alguma. O livro começa bem interessante, com o próprio autor indo ao encontro com Nelson Mandela e dando a ideia de que queria escrever um livro sobre algo que marcou a história da humanidade, como a segunda guerra mundia etc... Nelson gostou muito da ideia de escrever sobre a Copa de Rúgbi de 1995 na Africa do Sul, então mãos a obra...
O livro conta sobre o tempo de prisão de Nelson Mandela e depois sobre sua vira-volta como presidente da Africa do Sul. Mas a parte emocionante é o final, quando retrata a união entre negros e brancos depois de uma época conturbada.
O livro é uma biografia, então pra quem gosta de diálogo em livros, já sabe que não é o caso deste, mas a história realmente é incrível! Muito boa mesmo, principalmente para quem gosta de história ou está em época escolar.

RonaldLuis 20/05/2011

Invictus - Conquistando o Inimigo (John Carlin)
Quem lê meu Blog [www.renovoblog.blogspot.com] sabe que ganhei o livro do John Carlin, Invictus - Conquistando o Inimigo na #CopaInvictus da Editora Sextante.

Devem saber também que semana passada visitei a Editora Sextante no Rio de Janeiro. (veja aqui)

Porém o que interessa nesta postagem é o livro. Que por sinal é muito bom, mas muito bom mesmo. Por uma série de fatores que tentarei resumir nesta postagem.

O livro fala sobre Nelson Mandela e sua influência como líder da luta conta o apartheid na África do Sul. Adoro livros com acontecimentos históricos como pano de fundo, vide meu relato sobre A Cidade do Sol.

Acontece, que diferente da ficção de A Cidade do Sol, os acontecimentos que lemos em Invictus - Conquistando o Inimigo foram reais, e alguns deles de certa forma até recente, como a Copa do Mundo de Rúgbi de 1995.

Por falar em rúgbi, outro ponto forte do livro é as narrações das partidas dos Springboks (seleção sul africana) nesta Copa do Mundo. O início do livro narra alguns acontecimentos políticos, como os 27 anos em que Mandela esteve preso e seu processo de negociação com os líderes do país para o fim do preconceito racial no país...

O livro é inspirador, emocionante e até motivador. Fala sobre política, preconceito, esporte e humanidade, temas que por si só já chamariam muita atenção, sendo abordados em conjunto, se torna uma leitura obrigatória!

Chewie 02/12/2010

Uma parte do presente da humanidade
Mandela foi um grande líder, isso é um fato.

Mas ele foi um grande líder não pelo poder das suas palavras como Churchill, mas pelos exemplos que ele nos dava, por acreditar nas pessoas, mesmo aquelas que não deveriam ser acreditadas e pelo seu talento natural em conhecer o medo de todas as pessoas ao seu redor e simplesmente fazer acredita-las que é possível vencê-los.

Há pessoas que são treinadas para serem líderes por diversas formas, mas ele é uma pessoa que simplesmente tinha o dom de atingir o lugar mais fundo da sua alma e fazer com q vc confiasse nele.

É um livro pequeno que acredito não ter nem metade do que Mandela é de verdade e fico assustado em saber que há pessoas por aí, como eu antes de ler esse livro, que não sabem quem é Mandela, não sabem seu passado, o que ele fez de verdade, a importância dele para a história da humanidade enquanto ele está vivo. Vivendo no mesmo tempo que a gente e a meros 15 anos ele construiu uma nação a beira do colapso civil.

Não espere que esse livro revolucione sua vida, mas recomendo a título de conhecer mais uma parte do passado / presente da humanidade.

Wagner 16/09/2010

Vencedor
Quando falamos em Nelson Mandela não deveríamos só falar como um simples homem que acabou com a ditadura na África, devemos sita-lo com o "invictus" pois logo que acabamos de ler o livro vimos que esse é homem é realmente o "invictus".
O livro é excelente, te faz viajar até a África e viver, sentir que você também é um dos jogadores daquela época..

Gean Santos 25/10/2010

Conquistando os inimigos...
O livro fala da luta de Nelson Mandela para unificar a Africa do Sul destruindo o sistema de segregação de raças. A história é contada apartir de entrevistas que o autor teve com personalidades influentes daquele período que compreende as decadas de 1980 e 1990. Tudo que é contado leva ao desfecho da história que é em 24 de junho de 1995 a final da Copa do Mundo de Rúgbi que a Africa do Sul disputa com a Nova Zelândia. O relato histórico do livro é muito impressionante, porém, devido ao acumulo de personagens e fatos, o leitor pode acabar se perdendo um pouco.

eu_leticia 23/02/2013

Simplesmente um livro que todos devem ler. Uma história de força de vontade, confiança e milagres. Mandela é um mito e este livro relata seu maior milagre: "Uma mistura de Michael Jordan, Evita Peron e Jesus Cristo".

Rbraga 13/06/2020

??????????????????????????????