História da Riqueza do Homem

História da Riqueza do Homem Leo Huberman

Resenhas - História da Riqueza do Homem

10/10/2020

A História do Homem explicada e narrada através dos momentos econômicos, com luz sobre as classes, os exploradores e os explorados. Uma outra forma de compreender a História.

Eliana158 11/09/2020

Objetivo e de fácil leitura
Primeiro livro do Clube da Gabriela Prioli e eu já amei!

Numa linguagem fácil, o autor conta a história dos sistemas econômicos desde a Idade Média, fazendo observações pertinentes sobre cada momento da História do dinheiro. Vale muito a pena a leitura.

Mirna.Porto 03/09/2020

Um livro didático e esclarecedor, que me fez quebrar paradigmas. Debate de forma clara temas complexos.

Barbara Hellen 02/09/2020

@cactosliterarios
Sempre concordei que para entender o presente, precisamos entender o passado. O que foi explica o que é. Isso fica muito claro em "História da Riqueza do Homem", de Leo Huberman, que traz um apanhado rápido, mas profundo, sobre a economia desde o feudalismo ate o capitalismo. Mas fala também sobre todos os outros temas que envolvem esse período de tempo: comércio, Igreja, história do Brasil, escravidão, Revolucão francesa, trabalho infantil, socialismo e comunismo...

Por isso, esse livro é bem mais do que aquela leitura prazerosa que esquecemos depois. Ele é uma leitura mais lenta, que requer mais atencão e dedicação, justamente porque tudo que for lido servirá para o nosso repertório no futuro. É um daqueles livros que podemos citar em uma conversa de bar ou durante uma apresentacão de mestrado. Um livro que conta uma história, mas não qualquer história: a nossa, da humanidade, da política, da economia.. De tudo que abrange o nosso viver em sociedade.

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Bete 01/09/2020

História da riqueza do homem
Excelente livro para quem se interessa por economia mas não entende de economês,assim como eu rsrsrs.
O autor explica a economia através da história e apresenta um vasto material sobre o assunto

Nathalia.Lima 23/08/2020

Bom livro pra relembrar boa parte da história
Este livro foi uma preciosidade! Foi o primeiro livro escolhido de uma série de doze para um clube. O autor explica o desenvolvimento da economia através da história. A linguagem é simples, tem um tom divertido em alguns trechos e a leitura flui de maneira tranquila e gostosa. Foi muito bom pra relembrar muitos fatos históricos. Adorei!

Larissa 23/08/2020

Melhor livro de história da vida
Nunca pensei que ler sobre história pudesse serro prazeroso. Eu tinha muita resistência com livros de história, mas esse me abriu um novo olhar. O fio que ele segue é perfeito e você evolui junto com a leitura a cada capítulo. Simplesmente perfeito.

Renata Rocha 10/08/2020

Livro necessário!
O autor consegue explicar de uma forma clara a evolução da economia mundial. As várias crises do capitalismo e a sua reestruturação durante os anos. Vale muito a pena a leitura.

Hebert 02/08/2020

História da riqueza do homem
Um excelente livro que trata a evolução da relação homem x economia, e como esta é uma engrenagem fundamental para o desenrolar da nossa história.

Ele só tem um defeito: foi escrito pouco depois da grande depressão. O que deixa uma lacuna importante até os dias atuais.

Um livro essencial para analisar o passado e compreendemos para onde estamos indo.

Raah 01/08/2020

Leitura clara e enriquecedora
O autor consegue nos passar de uma forma clara e de fácil entendimento a história através da economia. Um livro que deveria fazer parte da matriz curricular no ensino médio.

Ludmilla 12/07/2020

Vale a pena. Para pensarmos em melhores soluções para o futuro, temos que entender e ler sobre o que nos trouxe até o momento atual.

Gabrielle 06/07/2020

Uma porta para o pensamento crítico
Esse livro foi publicado em 1936 e é considerado relevante para a historiografia, já que traz um olhar econômico pra narrativa histórica ocidental. Tem início nos feudos da Idade Média e chega até o surgimento do nazifascismo. Na edição de número 22, a historiadora Marcia Guerra traz dois capítulos inéditos atualizando a história até os tempos atuais. E pq é interessante? O que chama a atenção é o estilo de escrita de Leo Huberman, que te faz se interessar pelas especificidades de como a história moldou o que temos hoje em cada nação. Outro ponto importante é entender que é uma leitura com viés (não vou dizer qual kkk). Ele faz duras críticas ao capitalismo, modelo de negócio que entra em crise por seu próprio ciclo de funcionamento. Não é à toa que esta é uma leitura preliminar em cursos de política em universidades ou mesmo em algumas escolas: te apresenta um pensamento e te faz refletir sobre pontos positivos e negativos daquela reflexão. Margaret Thatcher dizia: "There is no alternative!", ou seja, aos liberais ou neoliberais, nada além do livre mercado pode assegurar o crescimento econômico da sociedade - mesmo essa "abundância" não alcançando a todos. Resultado? Os próprios defensores do capital não previam fatores como a redução do consumo, o desemprego, a queda de lucros ou das ações até as falências. Tantas crises acompanham a história, em especial, a atual crise do coronavírus, e talvez tudo isso, a leitura e o atual contexto em que vivemos, possa propor a reflexão: "o mundo não pode ser transformado se não for entendido". E para quem tiver vontade de começar, esta é uma excelente porta de entrada!

Vanessa Hentges 01/07/2020

Maravilhoso
Excelente livro para conhecer a história da economia, muito didático e possui linguagem de fácil entendimento. Ensina a economia por uma linha do tempo, o que é excelente para lembrar e digerir tudo que o livro ensina. Recomendo muito!