História da Riqueza do Homem

História da Riqueza do Homem Leo Huberman

Resenhas - História da Riqueza do Homem

Lizzmarcella 10/01/2023

A história da riqueza do homem conta, basicamente, que os ricos sempre vão dar um jeito de explorar os pobres, que por sua vez seguirão oprimidos, dando a vida para não obter nada além do mínimo. Vivemos num ciclo. A história se repete sempre e sempre.

Natalia.Cantini 13/12/2022

Leitura bem maçante e cansativa, principalmente se vc n for um amante de economia. No entanto, se vc gosta de história vai se interessar, valeu a pena.

Romualdo.Costa 05/12/2022

Um conflito que nunca cessará
Desde o início em que o homem criou a riqueza há uma disputa duelada entre os ricos e os pobres. De um lado os ricos querendo explorar e do outro os trabalhadores querendo um salário digno.

Midio 12/09/2022

Ótimo livro, porém extenso
As 300 e poucas páginas enganam, pois as letras são pequenas. Já em relação ao conteúdo, abordagem muito legal da história do capitalismo
a partir do feudalismo até os tempos atuais, o autor escreveu o livro antes da segunda guerra, o ultimo capítulo foi escrito recentemente, mas não pelo autor. Detalha bem os períodos capitalistas e descreve com detalhes as políticas e ideológicas chaves das épocas. Particularmente gostei muito do capítulo sobre a revolução russa e o pós revolução, mas tem q levar em conta q o idealismo do autor pelo socialismo da época. Ótimo livro, recomendo a todos que queiram estudar o assunto.

gablues 27/07/2022

4 estrelas ae bonzinho eh uma leitura bem fluida bem facil otima pra quem ta no ensino medio q nem eu

Nicolas230 16/07/2022

muito bão
nota1- se um alienígena viesse pra terra e quisesse entender como o capitalismo surgiu eu recomendaria esse livro.
nota2- a linguagem é muito simples e as vezes o autor é até engraçado
nota3- o livro é pesado em algumas partes, mas ele só conta a história.
nota4- ele explica redondinho o básico do marxismo, achei mais fácil que o próprio manifesto.

Mikaelli.Orlande 03/05/2022

Achei o livro sensacional. Vi que muitos leram na escola ou faculdade e realmente faz todo sentido, teria sido uma ótima leitura complementar. Li bem mais velha mas valeu muito para revisar toda a história porém com um enfoque no desenvolvimento da riqueza.

Bruno 06/02/2022

A história da riqueza do homem
O livro traz um catado histórico detalhado de todas estruturas econômicas e de mercado desde o feudalismo até meados de 2010, é interesante ver como pequenas necessidades no sistema foram dando brechas o nascimento de novos mecanismos até o ponto que vivemos hoje.

Fato é, e não foi surpresa, que os sistemas desenvolvidos e seus autores nunca foram solidários e autruistas. Pelo contrário, mecanismos cada vez mais elaborados para garantir a perpetuação de poder e privilégios, e mesmo àqueles que nasceram com boas intenções eventualmente se corromperam no meio da caminho.

O autor por vezes traz comentários pejorativos a alguns sistemas econômicos, ainda que o faça sem tentar de influenciar a favor ou contra nenhum deles. Ótima leitura para quem conhecer mais sobre (o lado sujo de) como nosso sistemas econômico chegou até aqui.

Felipe 11/01/2022

Leitura construtiva e didática
A História é contada a partir de uma narrativa esclarecedora e envolvente, além de uma mera exposição de fatos históricos. Aprendi bastante!

@bibliotecagrimoria 04/01/2022

"A história pela teoria econômica e a teoria econômica pela história"
O livro de Leo huberman é uma daquelas obras que deveriam ser lidas por todos. Um clássico do ano de 1936 que continua contemporâneo. A linguagem clara com que o autor expõe a história a partir do ponto de vista da atividade econômica é super acessível. A Primeira parte, do feudalismo ao capitalismo, expõe como as políticas econômicas se transformaram na medida em que as relações de trabalho e as demandas de produção se intensificaram. Na segunda parte, do capitalismo ao..., o autor trata da revolução industrial e do imperialismo das potências capitalistas frente a busca por novos mercados consumidores.
Por vezes o texto adquiri um ar quase de um romance histórico. No entanto, a realidade que relata nos faz sentir indignação, tristeza, frustração, mas, ao mesmo tempo, sentimos esperança. O movimento articulado dos sindicatos dos trabalhadores, as leis trabalhistas e os enfrentamentos frente ao acúmulo do capital privado, nos fazem olhar por nosso cotidiano (enquanto classe trabalhadora) e ver o quanto nos foi legado por aqueles que deram seu sangue e carne (literalmente) para melhorar as condições de vida.
O capital privado não tem limites, e isso o autor relata muito bem. Jornadas de 16 horas, crianças de 8 anos, ou mais novas, trabalhando em fábricas, sendo mutiladas pelo maquinário pesado... são algumas das questões que o autor denuncia em sua obra.
além do mais, o livro ainda é uma porta de entrada para as obras dos principais teóricos econômicos; David Ricardo, Adam Smith, Karl Marx etc... são alguns dos vários nomes que o autor cita na medida em que trabalha a história do pensamento econômico e como tal pensamento definiu a história.
Cabe ressaltar ainda os dois capítulos adicionais de Marcia Guerra para esta edição. Leo Huberman escreveu o livro em 1936 e viveu até a década de 60. Sendo assim, alguns dos eventos principais do século XX, não foram vivenciados pelo autor (como a segunda guerra e a queda do bloco soviético). Nesse sentido, buscando esclarecer a obra do autor em alguns pontos que ficam em aberto devido à sua temporalidade, Marcia Guerra traz discussões atuais sobre as questões abordadas pelo autor, colocando em foco o quadro no qual o mundo se encontra no pós segunda guerra e com o fim do bloco soviético.
Sem dúvida, um livro espetacular em sua melhor edição em língua portuguesa.

Pedraish 30/12/2021

Um fantástico prefácio para o capitalismo atual
Neste livro Leo Hubberman faz uma ótima, complexa, porém intuitiva viagem pelos anais da história, desde o feudalismo até o período moderno (Século XX pré Segunda Guerra Mundial) com o objetivo duplo, como diz o autor, de "explicar a história pela teoria econômica, e a teoria econômica pela história", o que consegue fazer com um grande competência, assim descrevendo como se deu o surgimento do capitalismo, e sua ideologia.

Marcal4 17/12/2021

Bem informativo
Mesmo o autor tendo uma opinião formada sobre o assunto eu só pude perceber sua visão nos capítulos finais, a escrita foi bem justa e imparcial, mostrando apenas os fatos.

Sol 05/12/2021

Às vezes me pegava pensando como a economia passou de troca de mercadorias para o dinheiro como forma de riqueza, e este livro explica muito bem isso, contextualizando com momentos históricos e políticos, além de muitos outros desdobramentos da economia.

Patricia Pietro 11/11/2021

O livro se propõe a explicar a história pela teoria econômica e a teoria econômica pela história. "O mundo não pode ser transformado se não for entendido". A História é narrada de forma que os eventos pretéritos expliquem, fácil e claramente, a razão de ser dos fatos posteriores. Os capítulos são interligados, de modo que é possível traçar uma linha do tempo contínua e coerente. Eu adorei a escrita leve e ao mesmo tempo irônica do Leo Huberman. A forma que o autor se utiliza para narrar e analisar os acontecimentos históricos, trazendo discursos, trechos de jornal, leis do período sobre o qual ele aborda, é criativa e diferente. A leitura foi (além de prazerosa, embora nem sempre fácil) proveitosa, pois eu já tinha esquecido de muita coisa referente à matéria. Para mim, ler esse livro foi uma forma de, não só relembrar a História, mas também de enxergá-la com outros olhos. Eu amei.

Thamirys Santos 24/09/2021

O concluído mais prazeroso que já dei aqui!
Essa ñ é exatamente uma resenha, mas só um comentário que eu quis deixar registrado, pois depois de mais de 1 ano lendo, finalmente concluí esse livro.

Apesar de ser uma leitura fluida e muito interessante, esse é um livro denso. E como eu estava sempre lendo outras coisas ao mesmo tempo, acabei por deixá-lo de lado diversas vezes.

Depois quero parar para rever as marcações e anotações que fiz durante a leitura pra fazer uma resenha mais digna rsrs. Mas por enquanto fico com o sentimento de dever cumprido e de mais um livro de conteúdo riquíssimo adicionado à minha lista de lidos.