História da Riqueza do Homem

História da Riqueza do Homem Leo Huberman

Resenhas - História da Riqueza do Homem

Clio0 09/02/2024

Obra de cunho didático, História da Riqueza do Homem traz uma análise critíco-marxista dos processos sistêmicos econômicos e políticos através da História.

Com uma linguagem e delimitação simples, foi uma das leituras mais indicadas para estudantes do Ensino Médio até o fim do século XX. As teorias de Huberman foram expostas e em alguns casos tiveram uma conotação certeira como a sua indicação que certos modelos resultariam em conflitos armados.

Hoje em dia, muitos estudantes e organizadores de livros didáticos já o abandoaram por historiadores mais atuais. No entanto, continua sendo uma boa leitura.

Recomendo.
Vania.Cristina 09/02/2024minha estante
Li para a faculdade. Mas já faz tempo.

Pablo Paz 11/02/2024minha estante
É um livro muito bem escrito.

lolo :) 17/02/2024minha estante
Saberia dizer por quais outros livros que esses historiadores o abandonaram?

Clio0 18/02/2024minha estante
Não livros, exatamente. Aa maioria dos cursos agora foca em artigos atualizados sobre História e Economia. Depende bastante da instituição, mas você sempre pode procurar algo de Hobsbawn, por exemplo.

lolo :) 21/02/2024minha estante
aahh, obrigadaa. É q acabei de comprar esse livro, fiquei super triste c sua resenha sobre ele kkk

Luiz Ricardo 11/10/2010

Livro fundamental
Este livro foi um dos primeiros que li na Universidade, ao entrar no curso de História. É uma visão da história do ponto de vista de um marxista. O livro é bem didático e de fácil leitura. O autor é bem irônico e usa de um humor sagaz ao criticar as injustiças humanas. Recomendo a qualquer um.
É claro que o marxismo não abrange toda a complexidade da vida e da história. Mas é um ponto de partida importante.
Ramos 22/11/2015minha estante
Perfeita colocação Luiz. Um livro fundamental, audacioso e imponente tendo em vista a data de sua escrita. Entretanto, contém os limites do discurso marxista, não abordando toda a complexidade histórica.

Matheus 03/03/2017minha estante
Qual seria o "limite do discurso marxista", já que é Marx quem vai pontuar a necessidade do entendimento da totalidade - ou seja, não entender a história como tendo apenas um determinante, mas sim um complexo de complexos que condicionam um ao outro - para uma análise da realidade?

Ludmilla 12/07/2020

Vale a pena. Para pensarmos em melhores soluções para o futuro, temos que entender e ler sobre o que nos trouxe até o momento atual.

Roneide.Braga 26/06/2020

[História da Riqueza do Homem - Leo Huberman]
O primeiro livro do Clube do Livro da Gabriela Prioli. Recomendo a edição mais novo, pois a atualizada contém mais dois capítulos. Um livro extremamente didático, embora seja um livro escrito já faz algumas décadas, tem uma linguagem atual e uma dose de sarcasmo.

Natalia.Cantini 13/12/2022

Leitura bem maçante e cansativa, principalmente se vc n for um amante de economia. No entanto, se vc gosta de história vai se interessar, valeu a pena.

RoSousaAlenc 17/06/2020

A História por si já é fascinante. Todavia, quando analisada do ponto de vista econômico, tudo se torna mais claro.

Entender o papel fundamental do dinheiro na engrenagem da história torna ainda mais revoltante o atual cenário político, econômico e social.

Um livro incrível, de leitura fácil e que já figura entre meus favoritos do gênero!

Barbara Hellen 02/09/2020

@cactosliterarios
Sempre concordei que para entender o presente, precisamos entender o passado. O que foi explica o que é. Isso fica muito claro em "História da Riqueza do Homem", de Leo Huberman, que traz um apanhado rápido, mas profundo, sobre a economia desde o feudalismo ate o capitalismo. Mas fala também sobre todos os outros temas que envolvem esse período de tempo: comércio, Igreja, história do Brasil, escravidão, Revolucão francesa, trabalho infantil, socialismo e comunismo...

Por isso, esse livro é bem mais do que aquela leitura prazerosa que esquecemos depois. Ele é uma leitura mais lenta, que requer mais atencão e dedicação, justamente porque tudo que for lido servirá para o nosso repertório no futuro. É um daqueles livros que podemos citar em uma conversa de bar ou durante uma apresentacão de mestrado. Um livro que conta uma história, mas não qualquer história: a nossa, da humanidade, da política, da economia.. De tudo que abrange o nosso viver em sociedade.

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Bruna 31/07/2011

Construtivo
Apesar de meu gosto por história, meu objetivo principal ao ler "História da Riqueza do Homem" foi obter maior base e conhecimento para o vestibular.

Leo Huberman, neste livro, trata estritamente da economia na história, é bastante conciso e conseguiu fazer desta, uma leitura gostosa. Me agregou bastante conhecimento.

Neste sentido, gostei muito do livro, pois o autor coloca e explica trajetória econômica da sociedade de forma muito envolvente e didática, além de apresentá-la de maneira ininterrupta, e não como aprendemos na escola, tudo separadinho. Isso possibilita uma visão mais realista e que faz muito mais sentido, percebendo melhor os períodos de transição e tudo o mais.

Porém, há um problema: como o livro foi escrito em 1936, não apresenta acontecimentos mais atuais, por isso foi ampliado. E Marcia Guerra, nos dois capítulos finais adicionados e escritos por ela (aumentando o alcance da obra), não consegue manter o ritmo de Huberman. Não sei se era meu cansaço, mas a narrativa dela me pareceu heterogênea, sem muita objetividade e clareza, sem muitas explicações.

É um livro para ser relido, mesmo que não por inteiro. Com a divisão de capítulos que foi feita, a consulta é mais simples, facilitando a procura de determinado assunto quando surgem dúvidas. Visões políticas à parte, recomendo sim este livro - tanto para quem gosta de história quanto para quem procura estudo.

Leio, logo existo 28/06/2020

Excelente experiência de leitura. Para quem gosta de estudar sobre a História Ocidental é uma ótima opção. A escrita do autor é muito tranquila e agradável. "A História da riqueza do homem" é aquele tipo de livro que eu adoro - desperta a vontade de ler outros livros para aprofundar os conhecimentos sobre os temas tratados.

Gabslareine 21/03/2021

Um livro atual!
O livro originalmente foi lançando em 1936, pelo jornalista Leo Huberman. A nova edição de 2009 atualiza o cenário da história pela escrita da historiadora Marcia Guerra. A história que o autor quer contar é como nós chegamos ao caos que é a economia capitalista. Por ser um jornalista, a explicação é bastante clara e simples.

Por ser um livro antigo, o autor se propõem a explicar a passagem da nossa economia do feudalismo até o capitalismo de 1936, e por tanto, Huberman tinha esperança num outro tipo de economia que estava sendo proposta: a socialista. Obviamente ele desconhecia todas as atrocidades do regime soviético que iriam chocar o mundo. A historiadora nos atualiza o cenário econômico a partir daí, e usa exemplos brasileiros da economia depois de 1936.

Eu gostaria de ter lido este livro quando eu era mais jovem, pois ele faz um exercício de explicação muito interessante. É tudo o que estudei de forma fragmentada, mas neste livro o autor compilou tudo muito bem. O mais triste é saber como o neoliberalismo foi colocado em prática nos anos 80 na Europa e vem sendo implantado pelas gestões atuais no Brasil. Mais chocante ainda é quando fica claro que o Estado não serve a população como deveria, mas ao poder econômico capitalista que visa apenas o lucro.

É um livro muito interessante para se pensar nessa economia e como ela não nos beneficia. Continuamos patinando como os proletariados do século XIX. Porém, como Marcia Guerra coloca, Leo Huberman ?foi capaz de convencer a tantos de que vale a pena manter a utopia?. Uma outra economia precisa ser feita, criada, pois a capitalista não se sustenta, ela mesma cria suas crises e faz com que a maioria da população mundial sofra com isso. É preciso manter a utopia, uma outra economia é possível.

Cíntia 12/06/2020

O livro fala sobre economia de uma forma bem acessível para aqueles que não tem conhecimento técnico sobre o assunto

Juliana 19/06/2020

A economia contada através da história, a história contada através da economia. Livro publicado em 1936 e tão atual, com uma escrita de fácil entendimento e bem fluida.

Vanessa Hentges 01/07/2020

Maravilhoso
Excelente livro para conhecer a história da economia, muito didático e possui linguagem de fácil entendimento. Ensina a economia por uma linha do tempo, o que é excelente para lembrar e digerir tudo que o livro ensina. Recomendo muito!

paloma 23/06/2020

Li esse livro por conta do clube do livro da Gabriela Prioli e não poderia estar mais feliz.

O livro retrata a história da economia e a economia da história no decorrer dos séculos.  Uma obra datada de 1936 e que se mantém totalmente atual, de fácil leitura e muito bem embasado. Sem dúvidas um dos livros que mais me trouxe conhecimento e me fez ter nova percepção sobre muitas coisas.  Leitura essencial para se ter uma boa base acerca de assuntos importantes que figuram na estrutura do mundo ao longo de sua história.
Keyla 24/06/2020minha estante
Também estou no Clube. Para uma primeira leitura acredito que o conhecimento agregado foi maravilhoso!

Pri 25/06/2020

Livro fundamental
Esse foi o primeiro livro do clube da Gabriela Prioli. O autor nos mostra de uma maneira fácil como chegamos ao capitalismos, através da história, partindo do feudalismo.