Ágata

Ágata Emília Lima

Resenhas - Ágata

estantedasuh 05/02/2017

Ágata - Blog Estante da Suh
Ágata veio aos 14 anos para o Brasil, junto com sua família muito a contra gosto, pois não queria deixar Lisboa, tanto que pediu para ficar com sua tia, mas seu pai não aceitou.

Ágata tem quatro irmãos que são Luiz Segundo, Clara, Miguel e Alina, sendo Luiz e Alina já casados e felizes em seus lares.

Aos 19 anos ela só pensava em se casar de preferência com um homem português para que a levasse de volta para a corte, onde teria novamente sua vida social, conforme tanto desejava, então em um baile promovido por seu pai, ela conhece o Conde de Bosco, que ficou totalmente apaixonado por ela e pouco tempo depois acabaram se casando.

Após o casamento Ágata tinha a vida que pediu a Deus e uma marido que ela relativamente respeitava, mas o único ponto de divergência entre eles era um filho, pois ele queria e ela não, pois de forma alguma queria perder sua liberdade.

Em um certo dia reapareceu em sua vida Pedro Henrique, a paixonite de sua irmã Alina e ela se vê desejando-o e colocou na cabeça que ele seria dela de qualquer maneira e por causa disso ela conta sobre a vida de Alina e à partir dali, ele resolve ter uma vida boêmia,

Ágata mesmo casada se rende a Pedro Henrique e sempre que podem se encontram, mas ele sentia que ela não era bondosa como seus irmãos e sempre que podia, ela era arrogante.

O marido de Ágata falece e ela resolve voltar para o Brasil e ficar um pouco com sua família para ver se sua solidão irá passar, mas quando chega, ela vê algo que a intriga e para se vingar de Pedro Henrique ela começa a colocar seu plano me prática, mas depois de conseguir seu objetivo, ela não se sentiu feliz. Para fugir um pouco e colocar mais a cabeça em ordem, ela vai para casa de sua irmã Clara, e passar uma temporada lá, então sua vida muda radicalmente.

Ágata quando passava uma temporada na casa de sua irmã, conhece Alberto e fica encantada por ele, mas como achava que não era correspondida, acabou ficando obsessiva por ele, fazendo-a reavaliar sua vida e decisões.

O final da história de Alberto e Ágata é a coisa mais linda, chorei demais lendo.

Eu tive o prazer de ler Alina e me encantei com o enredo e a escrita da autora, mas em Ágata ela se superou, pois a protagonista era bem fútil, só pensava em riquezas, bailes, título de nobreza e para o amor não tinha espaço, até que Alberto chega em sua vida e muda tudo.

O ponto forte do livro foi a redenção de Ágata, fiquei emocionada em cada parte.

Os personagens são bem descritos, com todas as qualidades e defeitos, dando muito realismo a história.

A narrativa é bem fluída, tanto que quando vemos o livro já acabou, de tão envolvido que ficamos.

A diagramação e capa estão perfeitas.

Queria que a autora tivesse colocado mais algumas páginas nessa história, só para saciar minha curiosidade com relação a continuidade da vida de Ágata.

Infelizmente encontrei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe o entendimento da obra.

site: http://www.estantedasuh.com.br/2015/07/especial-romance-de-epoca-agata-de.html

Lara.Correa 22/12/2015

Nossa, como amei a história de Ágata. O livro tem alguns erros de diagramação e mesmo de narrativa, mas a história em si é muito boa. Fala das futilidades da vida nas épocas passadas, quando as pessoas só pensavam em status e por isso eram tão infelizes. Ágata tem uma história de sofrimento e muitas vezes dá bastante raiva dela, mas é muito bom ver como as mudanças podem acontecer.

Arca Literária 16/12/2015

Até que aos 19 anos ela vai a uma festa e conhece o Conde de Bosco, uma homem bem mais velho, mas que proporcionaria o que tanto ela desejava que era voltar para Portugal. Então ela se afasta da família e vai para a Europa. Chegando lá ela reencontra o grande amor da vida de sua irmã Alina e faz de tudo até que eles se tornam amantes, mas isso não dura muito tempo, pois Pedro a abandona.

Leia toda a resenha no link:

site: http://www.arcaliteraria.com.br/agata-emilia-lima-2/

Conchego das Letras 14/08/2015

Resenha completa
Hoje vou falar sobre o segundo livro da Família Cirilo, fiz a resenha do primeiro, Alina (veja aqui), já tem um tempinho. Assim como no outro não pude deixar de me encantar pela capa e elogiar a diagramação, que apresenta, desenho no início de cada capítulo.

No primeiro livro, conhecemos superficialmente um pouco da vida de Ágata. Nesse podemos conhece-la profundamente, entender porque agia daquela maneira tão esnobe e era tão diferente dos irmãos.

Como já disse na outra resenha, a história acontece na época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal, desde o momento que a família Cirilo veio para o Brasil para tentar uma nova vida. Ágata não queria ir, preferia ficar com a tia em Portugal, mas o pai não aceitou e levou toda a família. Ágata sempre dizia que na primeira oportunidade iria casar com um homem rico e iria embora para a Europa.

O Conde de Basco, um senhor rico, se interessou por Ágata e a pediu em casamento. Mesmo tendo idade para ser seu pai, ela aceitou o pedido devido ao deslumbramento de ser Condessa e ir morar em Portugal novamente. Logo depois do casamento eles foram embora e Ágata estava exultante com esse novo recomeço.

Morando em Lisboa, vivia o que sempre sonhou. Uma vida com muitas festas e bailes, fraquentava a alta sociedade e era respeitada com o seu título de Condessa. O marido, como já era um senhor, não tinha disposição para acompanha-la e não se importava que ela fosse sem ele. Mesmo não amando seu marido, ela o tratava com carinho. Ágata desfrutou bastante da vida boemia e teve muitos amantes, até que o seu marido veio a falecer e se sentiu sozinha, sem a segurança que ele havia proporcionado. Resolveu, então, voltar para o Brasil e passar um tempo com a sua família.

Chegando ao Brasil, Ágata foi amada pela família e percebeu como eles eram importantes na sua vida. Viu como era uma mulher mesquinha, fútil, vingativa, manipuladora e sem princípios morais básicos.

"Eu precisei atravessar o oceano mais uma vez para me encontrar; eu estava descobrindo sentimentos novos, coisas sobre mim que nunca imaginei que existissem. Bem lá no fundo eu era uma Cirilo e, como tal, não poderia ser uma má pessoa." Pág. 55

Depois de passar um tempo na casa dos pais, foi passar uma temporada na casa da irmã Clara, que vivia com o marido e os quatro filhos. Chegando lá, se encantou por Alberto, um fazendeiro muito bonito, solteiro, brasileiro e filho de portugueses. Mesmo com posses, ele era muito simples. Ágata se sentia à vontade com ele, conversavam bastante e se tornaram amigos.

Sem perceber, Ágata se apaixonou loucamente por Alberto, mas sabia que nunca teria alguma chance com ele. Alberto queria uma uma mulher para casar e formar uma família; ela não se encaixava nessa definição, porque nunca quis ter filhos.

"E foi assim que Alberto passou a ser a minha nova obsessão, mas com o tempo, percebi que Clara estava certa, nada que eu fizesse ou dissesse, mudava o tratamento de Alberto comigo." Pág 58.

Para conseguir ser cortejada por Alberto, ela teria que mudar todo o seu passado, se tornando uma mulher diferente de tudo que sempre viveu. Será que Ágata vai conseguir ser uma mulher melhor? Deixar de ter ódio e procurar a felicidade sem rancor?

E Alberto vai aceitar Ágata com todo o peso do seu passado? Casar com uma mulher que não quer ter filhos?

A autora continuou com o mesmo estilo nesse segundo livro, conseguiu fazer com que me sentisse ao lado de Ágata. Comecei ele com um pouco de receio, pois Ágata mostrou ser uma pessoa má no livro anterior e não me via gostando dela. Mas para minha grande surpresa, foi diferente, eu me senti amiga de Ágata e torcendo por cada conquista.

Continuei não gostando desse livro também ser curto demais, fiquei querendo mais de Ágata e aguardo ansiosa pelo terceiro livro dessa família encantadora.

Gostou dessa resenha, feita por Daya Maciel? Quer ver as imagens ou ler outras resenhas? Então entre em nosso Blog!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/08/resenha-agata.html#more