Essencialismo

Essencialismo Greg McKeown

Resenhas - Essencialismo

BArbara1209 22/04/2024

Centralidade
O autor nos faz enveredar na busca por uma vida mais centrada, focando nossos esforços e energia no que realmente importa. Fazer menos porém melhor é o lema que o autor nos convida a incorporar, ter a consciência do que realmente é importante no nosso dia a dia e na nossa vida para que possamos viver em plenitude.

Maria/Hortência 22/04/2024

Definitivamente esse é um ótimo livro para quem não sabe falar a palavra -não-, e usá-la com classe! Quanto aprendizado que se obtém com essas páginas? ser essencialista, com certeza está no topo das minhas prioridades! Ah, prioridade, no singular. Serve para tudo na nossa vida, só há: prioridade no singular e não: prioridade?s no plural. Reveja as suas! As suas, não? A sua!

Marcelo 20/04/2024

Essencialismo
Um livro que trás alguns insights interessantes, se aplicado de maneira correta pode gerar um bom resultado, mas é um pouco prolixo! Eu recomendo, ajuda a dar alguma direção!

Alexya. 18/04/2024

Você precisa de menos
Você sabe o que essencial para viver melhor ? Sabe quais os limites precisa impor para viver bem? Você sabe o seu objetivo principal? Que tipo de pessoa você é? Vive para trabalhar ou trabalha para viver? Quais são tuas prioridades?

Essas são algumas das perguntas que me questionei ao ler esse livro. Juro, peguei o livro sem nenhuma expectativa, pois mesmo muita gente me indicando, não faz muito meu estilo de leitura. Mas olha, que surpresa agradável.

Para uma pessoa como eu, que sou muito dedicada ao trabalho e afazeres profissionais, ele foi um belo puxão de orelha, viu? E gosto bastante quando leio algo que me puxa para realidade!

Sempre priorizo muita coisa, mas as vezes esqueço de priorizar o principal: eu, meu tempo, minha vida, meu lazer e minha família.

Gostei muito do livro porque além dele me fazer pensar coisas como: o problema dos outros não é seu e você precisa estabelecer limites, ele também fala sobre: foco, liderança, negócios, gerenciamento de equipe, prioridades familiares, empresas, e que fazer menos, as vezes, é fazer melhor.

Foi uma leitura bem fluída, didática é capaz de prender a gente.

Deixo minha indicação!
Nota 4,5/5

Mariaaleticia 18/04/2024

Necessário
Esse livro é necessário na nossa vida quando se busca autoconhecimento. Identificar o que é essencial para nós, delegar funções, viver de forma mais leve e mais tranquila sem se impor uma cobrança absurda e achar que está sempre com a corda no pescoço, atrasado para algo.
Foi uma excelente leitura.

Cris.Santos 17/04/2024

Menos porém melhor
Aprender o que possa mudar para se tornar mais objetivo e essencial, priorizar o que de fato é importante, e selecionar o que agrega.

Gabriele 14/04/2024

O livro trás os conceitos e formas de aplicar o que o autor chama de essencialismo, um modo de viver e trabalhar focado em diminuir a quantidade de tarefas ou coisas da sua vida para alcançar mais sucesso e felicidade.
O início do livro é bem conceitual e possui muitos exemplos. Achei difícil superar o começo, mas do meio para o final, a leitura é mais fluida. Apesar de trazer exemplos para a vida pessoal, achei o conteúdo muito focado no ambito profissional.

emiwvy 11/04/2024

Meu sonho é uma vida de rotina e simplicidade
As primeiras cem páginas foram bem difíceis, a narrativa e os conselhos não estavam me chamando muita atenção, mas depois o livro se transforma e eu amei cada momento da leitura até o final. terminei o livro na certeza de que daria cinco estrelas. faz tempo desde que li a mágica arrumação de marie kondo que venho praticando o essencialismo, mais minimalismo, porém os dois tem muito um do outro. depois desse livro quero embarcar com tudo nessas maneiras de viver, sinto realmente que vivendo do essencial terei uma vida mais feliz e realizada. é mais uma leitura desse ano de 2024 que mudou grande parte da minha visão de vida. agradeço e super indico.

Hadani 11/04/2024

BOM
É um bom livro, nada excepcional. Nas primeiras 100 páginas parecia q estava falando a mesma coisa repetidamente e eu fiquei um pouco desmotivada, mas dps disso fluiu mt bem. Fiz muitas anotações e senti uma mudança na minha forma de pensar, muita coisa ali eu quero praticar na minha rotina. Gostei sim.

HTX 10/04/2024

A vida de um Essencialista
Você já se sentiu preso pelas próprias decisões na sua vida?

Fazendo algo que não gosta ou se sentindo culpado por momentos que perdeu em família ou com amigos?

No trabalho você sente que não consegue entregar tudo o que pedem e que o dia precisa de mais do que 24h pra terminar tudo?

Então isso quer dizer que você não segue o caminho de um essencialista!

A mensagem que eu aprendi é simples: ?menos porém melhor?. A aplicação dessa regra, porém é difícil. Estamos mergulhados em uma era de produtividade excessiva e muitas vezes seguimos pelo caminho mais ?simples?, com menos questionamentos. Ai mora o perigo de nos perdermos em uma vida caótica.

É um verdadeiro tapa na cara de quem se arrepende de deixar algo pra trás. Assim como sistemas termodinâmicos, precisamos atuar no sistema para diminuir o grau de entropia. Precisamos ser conscientes em nossas ações, desde a mais simples para vivermos de acordo com nossos valores! De forma que as consequências das nossas ações caminhem para a direção que desejamos.

Quer passar mais tempo com a família? Então estabeleça limites no trabalho e curta o momento presente.
Quer alcançar mais resultados no trabalho? Então foque no que realmente você consegue entregar mais resultado.
Está em uma área que não gosta ou tem responsabilidades que não se encaixam com o que você acredita? Então delegue, automatize.
Se sente sobrecarregado, cansado? Então valorize os momentos de descanso.

Nem sempre são processos simples, mas precisamos ser conscientes das nossas ações pra conseguirmos mais qualidade de vida e diminuirmos nossos arrependimentos.

Para ser franco, a leitura do livro é um pouco massante, existe muito aquela característica de ?coach? no livro. Uma pegada de autoajuda mesmo, mas os exemplos e estratégias do autor valem a pena! São muitas citações também, mas todas muito bem referenciadas, então instigam a leitura das fontes originais. Só senti falta de um resumidão, um quadro de ações essencialistas/não essencialistas pra servir como um lembrete pra me policiar. Nada que não dê pra fazer por conta!

Indico a leitura e releitura!

Alex626 10/04/2024

Dizer não para tudo aquilo que não for um sim absoluto
É um bom livro, que fala como o essencialismo pode nos direcionar a uma vida mais leve e com clareza.

Há certos ensinamentos sobre querer estar presente em todas "oportunidades" que surgem, sobre a falta de foco, ou sobre a tentativa de querer focar em várias coisas. Acho uma ótima leitura para quem busca se atolar de coisa no trabalho (famoso apaga incêndio) e que vive mais para os outros do que para si mesmo.

Não dou 5 estrelas pois o autor acaba sendo prolixo em algumas partes.

Camila1856 09/04/2024

Essencialismo.
Meu deus que filosofia incrível, eu adorei. Um dos maiores ensinamentos desse livro pra mim foi o quanto a vida é simples, e a felicidade também, vivemos na sociedade que quer mais o tempo todo, então esse livro é um tapa na cara e nos mostra o quanto não precisamos de muito para ter uma vida plena e feliz, e sim o essencial pra nós, o que funciona pra nós, e a simplicidade é a maior virtude desse livro, bem prático, só alguns momentos foi chato a leitura, muitos exemplos e que ás vezes era massante, mas foi o único ponto ruim, mesmo assim ele vale apena. Quero ser essencialista, menos é mais, assumir coisas que não posso fazer, pra fazer o que é importante pra mim, priorizar na minha vida o que me faz bem, focar em mim e quando focar nos outros focar somente neles, cortar o bom para ter o exelente, enfim, leiam, ele me transformou, sou outra pessoa depois dele, rendeu muitas lições, livro riquíssimo. ?

skuser02844 07/04/2024

Sobre viver com propósito
"Em praticamente todos os casos, a clareza do essencial nos alimenta com a força necessária para dizer não ao
que não é essencial."

Livro muito bom para ler, refletir e colocar em prática.
Ler em momentos de introspecção e tentar entender se realmente estamos fazendo escolhas e seguindo caminhos que estão alinhados com nossos propósitos. O autor traz exemplos muito ricos e práticas para ajudar nessas definições.
Este livro mudou a forma como eu organizo meu tempo e me ensinou que saber quando falar "não" é realmente essencial para viver uma vida com propósito.