Televizinhos

Televizinhos Toni Brandão

Resenhas - Televizinhos

Carlos531 17/06/2015

Um livro infantil, mas uma ótima critica.
Seu Rai para por alguns instantes perto do grupo de crianças do prédio, tudo para bisbilhotar um videoclipe que viam no tablet, mas isso acaba tornando-se uma tremenda confusão quando a síndica Dona Margarida os pega no flagra. O porteiro é então ameaçado a ser demitido e é posto como motivo de reunião.

Kiko, Clara, Rita e Tuto, um grupo de pré-adolescentes que adoram o porteiro e são amigos e vizinhos, sentem-se responsáveis pelo acontecido e acabam adentrando em uma investigação.

Juntos, eles decidem visitar todos os apartamentos e andares do prédio, onde começam a se comunicar com os moradores sobre a real opinião do trabalho do porteiro ali. O objetivo é convencer a todos os outros moradores a não deixar que o mesmo seja demitido e vote contra isso na reunião. Isso acaba tornando-se uma aventura que torna o objetivo meio que disperso, afinal, eles conhecem todos os vizinhos de uma maneira diferente.

Mesmo sendo um livro infantil, os autores elaboraram a trama de uma maneira simples, mas que ao decorrer cita temas importantes da atualidade. Dentre eles, vemos casos de exclusão social, o preconceito racial e homossexualidade, além de que, abrange opiniões críticas envolvendo os meios de comunicação e o avanço da tecnologia. Ao fim, a história acaba se tornando uma moral bem interessante e um "puxão de orelha" na sociedade.

site: http://jovens-leitores-brasil.blogspot.com.br/2015/06/televizinhos-resenha.html

Simeia Silva 27/05/2015

Um aprendizado
Kiko é um adolescente arteiro, que vive grudado em seus 3 amigos inseparáveis: a Clara, a Rita e o Tuto. Os quatro montam a gangue do prédio, mas uma gangue do bem, que estão sempre juntos sempre dispostos á de ajudar que quer que seja.

São muito inteligentes e assim muito curiosos, super ligados em tudo que acontece de interessante e legal na mídia, na internet principalmente. E é em um desses passeios intermináveis pela net, que eles colocam o seu Raí o porteiro do prédio em uma grande enrascada.

Em uma tarde, enquanto eles mostram ao seu Raí um vídeo que está se tornando viral na internet, a chata da dona Margarida chega e pega todo mundo no flagra. E claro que seu Raí sobra como sempre, porque estava ligado na net e esqueceu assim de prestar atenção no portão, deixando dona Margarida mordida de raiva por ter esguelado a buzina pra entrar na garagem e nada do seu Raí aparecer.

Esse deslize do pobre senhor deu pano pra manga, dona Margarida era a síndica do prédio, e como tal abusava sempre do seu poder e resolveu mandar o coitado do seu Raí embora, iria despedi-lo de vez, dessa vez não passaria, e ela estava certa disso.

Ao ouvirem esse veredicto da dona Margarida, os quatro garotos imediatamente tramaram um plano, iriam em todos os apartamentos do prédio, pedirem para que todos os moradores votassem a favor do seu Raí, eles não queriam que ele fosse mandado embora, afinal, a culpa de tudo de toda a confusão era deles, o coitado do senhor não tinha nada com isso.

E é assim que começa a saga de bater de porta em porta, de campainha em campainha para pedir clemência pelo seu Raí. E em cada batida de campainha uma lição nos é apresentada, um ensinamento lhe é passado, e você fica embasbacado como que um simples livro juvenil, uma simples história de adolescente, que muitos podem pensar pela capa ou pela sinopse que é um livro bobo, nos enche de ensinamentos, nos joga na cara muita coisa boa, muita lição legal.

Preconceitos diversos, religião, drogas, diferentes culturas e povos nos é apresentado nessa graça de livro. E eu confesso que aprendi algumas coisas que não sabia. Eu enchi o livro de marcações com post-its porque li coisas muito legais na história.

Pois bem galera, é isso, comprem o livro e leiam, deem de presente aos adolescentes de casa, se dê de presente, é uma graça de livro e vale a pena ser lido.

Bom, deixarei abaixo alguns quotes que achei interessante mostrar para vocês e que complementará a minha resenha também de uma forma mais positiva ainda.

site: www.adorkable.com.br