O Jardineiro

O Jardineiro Lívia Messias
Lívia Messias

Resenhas - O Jardineiro

Suka - Pensamentos & Opiniões 10/11/2015

O livro conta a história de D. Nanci, uma viúva, solitária, muito apegada a família, mas sem receber nenhuma visita deles, que vive em sua casa na companhia de seu cachorro, vendo simplesmente a vida passar.
Até que um dia um nobre homem, chamado Ângelo, aparece em sua casa e começa a ajeitar seu jardim, de inicio ela não gosta da atitude desse seu novo vizinho, mas acaba se acostumando com a presença dele todas as manhãs para ajeitar o jardim dela.
A partir daí surge uma amizade e muita coisa começa a mudar na vida dela...
E gente.. o Final é surpreendente e me fez chorar..

site: www.suka-p.blogspot.com
LivMessias 01/12/2015minha estante
Obrigada, Suka! Adorei sua resenha! :D

LAPLACE 15/12/2016

Reflexão Fantástica
Nanci sempre foi uma mulher alegre, vivendo na companhia de seus cinco filhos, até que um dia eles pararam de frequentar sua casa. Aos poucos, aquela mulher feliz foi se tornando uma pessoa amargurada, até passar a detestar tudo e todos, inclusive seu amado jardim, do qual sempre cuidou com tanto carinho.

Ângelo, um velho jardineiro, passa em frente à sua casa e fica imensamente entristecido ao ver aquele belo jardim morrer aos poucos, e se voluntaria para cuidar do mesmo. Nanci não gosta da ideia, não quer contato com ninguém, e o manda embora grosseiramente.

Todavia Ângelo não desistirá facilmente, e após muito tentar, consegue a permissão para realizar o trabalho tão desejado, e mostrar, aos poucos, como o jardim está diretamente ligado ao emocional de sua dona.

Querem saber mais? Então corram para ler o livro!

***

Adquiri meu exemplar com a própria Lívia, no Agosto da Letras, evento em minha cidade onde dividimos um estande. À medida que ela falava sobre o livro para o público, fui me interessando cada vez mais, até que comprei um autografado.

Nanci é um claro exemplo do orgulho que, querendo ou não, acaba afetando todos nós em algum momento, quando nos magoamos com alguém que amamos e não tomamos a inciativa de mudar isso, fincando os pés no chão e aguardando de braços cruzados que a pessoa nos procure.

Já Ângelo é aquele amigo/familiar/recém conhecido que procura nos aconselhar, nos fazer enxergar que devemos ser humildes e consertar os problemas, e em quem damos algumas patadas justamente por não querermos reconhecer que eles estão certos.

A história gira em torno deles dois e se passa toda na casa da Nanci, sendo a maior parte no jardim. Fiquei impressionado com as comparações que a Lívia fez dele com nossa vida, falando que cada coisa que transformamos no jardim muda algo em nossa vida, como os arbustos que precisamos aparar, os problemas que temos que resolver.

O Jardineiro é desses livros que nós lemos em uma sentada, ele é pequeno, a letra e o espaçamento possuem tamanhos ótimos, e a leitura simplesmente flui, você a finaliza sem nem se dar conta. É bastante leve, e, ao mesmo tempo, um livro de reflexão e muitos ensinamentos.
LivMessias 17/12/2016minha estante
Fico imensamente feliz que tenha gostado! :)

Karine.Campos 04/06/2018

Fui apresentada à Nanci e ao seu jardim há pouco mais de 2 anos e me deparei com história de superação, de autoconhecimento e perseverança. Quando conhecemos Nanci, ela está se sentindo sozinha, sem esperança e sem vontade nenhuma de viver... Abandonada pela família e por todas as pessoas que ela ama. Exatamente como seu jardim que cresce desorganizado e está cheio de ervas daninhas. Nesse momento, conhecemos Ângelo, um jardineiro que veio de canto nenhum e começa a cuidar do jardim, trazendo vida para as plantas e para Nanci... O jardineiro é uma história que toca almas e conversa conosco em todo o momento. Um verdadeiro presente, um verdadeiro Jardim!

site: https://www.instagram.com/amigasdaliteratura
LivMessias 07/11/2019minha estante
Gratidão por compartilhar suas impressões sobre meu livro. Adorei!

Amigas da Literatura 06/06/2018

Um livro para a alma