Aos trabalhadores

Aos trabalhadores Leon Tolstói

Resenhas - Aos trabalhadores

Romeu Felix 03/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Aos Trabalhadores e Outros Escritos Políticos Clivagens" é uma compilação de ensaios e escritos políticos do renomado autor russo Leon Tolstói. Neste livro, Tolstói aborda questões sociais, políticas e filosóficas com uma perspectiva humanista e moral, refletindo sua profunda preocupação com as desigualdades e injustiças presentes na sociedade.

O livro começa com o ensaio central, "Aos Trabalhadores", onde Tolstói critica o sistema capitalista e a exploração dos trabalhadores. Ele argumenta que o trabalho é uma atividade essencial para o ser humano, mas que o sistema econômico atual o tornou uma fonte de opressão e miséria. Tolstói propõe uma visão alternativa, baseada na cooperação e no compartilhamento equitativo dos recursos, em oposição à competição e à acumulação de riquezas.

Além de "Aos Trabalhadores", o livro apresenta uma série de outros escritos políticos nos quais Tolstói aborda temas como a guerra, a violência, o poder político e a educação. Em cada um desses ensaios, o autor expressa sua convicção de que a mudança social só pode ocorrer por meio da transformação individual e moral. Ele incentiva os leitores a examinarem suas próprias ações e a trabalharem para construir uma sociedade mais justa e pacífica.

Uma das características marcantes dos escritos políticos de Tolstói é sua clareza e persuasão. Ele consegue articular suas ideias de forma acessível e convincente, sem perder a profundidade filosófica que permeia sua obra. Sua abordagem é fundamentada em uma profunda compreensão da natureza humana e da condição social, resultando em argumentos sólidos e poderosos.

Outro aspecto notável é a atualidade das reflexões de Tolstói, mesmo tendo sido escritas há mais de um século. Suas críticas ao sistema capitalista e à desigualdade social continuam relevantes nos dias de hoje, proporcionando uma análise perspicaz da estrutura social e econômica em que vivemos.

"Aos Trabalhadores e Outros Escritos Políticos Clivagens" é uma obra essencial para aqueles interessados em política, filosofia e justiça social. Tolstói apresenta uma visão desafiadora e provocativa, estimulando os leitores a questionarem as estruturas estabelecidas e a se engajarem ativamente na busca por um mundo mais justo.

Em suma, este livro é um testemunho do pensamento político de Tolstói, revelando sua profunda humanidade e seu compromisso com a defesa dos direitos e da dignidade humana. "Aos Trabalhadores e Outros Escritos Políticos Clivagens" é uma leitura indispensável para aqueles que buscam uma compreensão mais ampla das questões sociais e políticas que permeiam nossa sociedade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.