Passeio Noturno

Passeio Noturno Everaldo Rodrigues

Resenhas - Passeio Noturno

Lobbo 12/10/2021

Terror nacional
Desde fantasma canino, abdução, combustão humana espontânea, e lobisomens... muita criatividade para saborear!

Sah 07/05/2021

Interessante, intrigante e incômodo
A obra é mt boa no geral, mas ao mesmo tempo me causou um desconforto enorme com relação aos protagonistas (todos masculinos) que parecem ser muito parecidos entre si em termos de personalidade e achei o livro em muitos momentos machista. A mulher é 99% do tempo hiper sexualizada, estando na obra praticamente apenas como a namorada, esposa ou mulher com quem o protagonista transa ou quer transar. Fora esse problema, que infelizmente me incomodou bastante a obra é boa.
Achei que o autor trabalha melhor com os contos mais expandidos e de longe meu favorito foi o estranho caso de Casper Ville, que é quase uma novela. A pegada investigativa, a pequena cidade e a mudança temporal frequente me lembraram o estilo do Stephen King de escrita, talvez por isso eu tenha gostado tanto.

Isadorarte 24/02/2021

Fiquei irritada porém gostei
As histórias são muito boas, escritas muito bem e disso eu não posso reclamar. Mas o autor só fala sobre personagens homens e quanto se trata de uma mulher sempre tem uma sexualização repetida e desnecessária que me incomodou. Quando há uma personagem feminina ela sempre é uma namorada, uma mãe, uma amante ou simplesmente alguém que o protagonista quer pegar.
Se isso não te incomoda então leia tranquilamente.

Gustavo Rafhael 29/12/2020

MARAVILHOSO
Everaldo Rodrigues foi o achado desse ano. Li um livro dele há uns meses e foi tão bom que precisei procurar outro para ver se realmente era essa Coca-Cola toda mesmo, e era.
Passeios noturnos (vol. 1) é um livro sensacional. Uma coletânea de oito contos de terror que vão do grotesco ao psicológico.

Angustiante e sangrento, Coceira abre o livro com chave de ouro. Toda hora dava vontade de me coçar e eu já achava que era o mesmo problema do protagonista. Um conto que mexe com o leitor, ao menos comigo foi assim.

O segundo conto leva o nome de Tobey, que também é o nome do cachorro fantasma da história. Não me recordo de já ter lido ou até assistido algo onde havia um fantasma cachorro, esse fator me provocou certa estranheza. Porém a história em sí foi muito bem escrita e amarrada até o seu final inesperado.

O envelope (ou "não pronuncie o nome de Deus em vão) é um conto bem curtinho e meio previsível, porém bem original.

Um barranco, um corpo, um galpão... Meus amigos, que história louca. Pra mim foi o melhor conto do livro. Senti raiva, senti pena, me surpreendi. Enfim, vocês precisam ler. Não vou me alongar senão começarei a dar spoiler.

O mendigo creio que foi o que eu menos gostei. Talvez pela temática que, mesmo tendo uma pequena pegada do terror cósmico de Lovecraft, não me prendeu muito.

Achei que O estranho caso de Casper Ville era um episódio de Supernatural antes mesmo de ler essa referência ao final do livro onde o autor comenta cada um dos contos. Esse é o maior conto do livro e traz um espirito vingativo matando geral. Talvez haja um empate como o melhor conto do livro.

Condomínio fechado vem com o bom e velho lobisomem aterrorizando um condomínio e deixando um rastro de sangue por onde passa.

Marimbondos fecha a coletânea com chave de ouro. Mais um conto perturbador. Um protagonista psicótico levado ao extremo quando se vê confrontado pelo seu medo.

É isso, tentei deixar minhas impressões de forma bem sucinta e propositadamente para que tenham que ler os contos para ter a dimensão da grandeza de cada um deles.
Adoro ler autores nacionais e Everaldo Rodrigues acaba de se tornar um dos meus favoritos.

Angi.Ribeiro 19/07/2020

Sou suspeita para fazer resenhas de livros que abrangem o tema terror e mistério porque sou completamente apaixonada, mas o Everaldo Rodrigues foi muito feliz em cada um dos contos desse livro, sendo original e causando certos arrepios e "coceiras" bem intensos. Não podemos esquecer também que talvez não seja uma boa ideia matar determinados insetos.
Livro muito bom e a cada conto lido já desejamos ler o próximo.

Lya 06/08/2017

Uma coletânea muito bem executada
O Everaldo tem a habilidade de nos envolver muito com suas histórias, esse livro possui contos muito marcantes e bem desenvolvidos com personagens cativantes. Os meus preferidos foram "Um barranco, um corpo, um galpão" e "O Estranho caso de Casper Ville" que me deixaram muito ligada às histórias e ansiosa para ver o desenrolar. Um bônus é que no final o autor conta suas inspirações e faz comentários sobre os contos, gostei bastante desse detalhe, espero que se mantenha nas próximas coletâneas.

Tauami 15/03/2017

Um rolê pelo horror brasileiro
Contos são narrativas complexas. Cada um deles deve se portar como uma grande novela condensada, passando sua mensagem da forma mais sucinta possível. Escrever contos é uma arte que nem todo o novelista domina. Então, quando encontramos uma coletânea dessas pequenas pérolas que nos agrada, precisamos dividir e falar sobre. Hoje, resenharei os oito contos que compõe a obra Passeio Noturno Vol. 1 do escritor Everaldo Rodrigues.

Coceira conta a história de Robert, um jornalista que vive plenamente o sonho médio. Bonito e bem sucedido, ele começa a ter complicações em sua vida no momento em que uma coceira passa a atormentar seus dias. Algo tão pequeno e quase irrisório será o motivo de sua desgraça. Esse conto é muito poderoso e causará um desconforto gradual no leitor. Uma atmosfera pesada e cronebergiana lentamente parece tomar conta da realidade do protagonista, mergulhando-o em um desespero inimaginável. O final nos guarda algo aterrador e que muito me remeteu as resoluções que Lovecraft, costuma dar a suas obras.

Em Tobey, lidamos com uma família que, após a perda de seu adorável cão, passa a lidar com estranhos acontecimentos sobrenaturais na casa onde residem. Esse conto em especial me causou sensações mistas. Ao mesmo tempo em que sentia que o terreno estava sendo preparado pelo autor, eu ficava achando que não, que era simplesmente um conto extenso que culminaria em um local comum e já muito visitado por inúmeros outros trabalhos que tem a temática de fantasmagórica. Para minha sorte, a primeira sensação prevaleceu, mostrando-me um final sufocante com elementos que estavam ali o tempo todo, bem debaixo do meu nariz. Aqui eu me surpreendi muito, pois depois de uma certa carga de leitura de um gênero específico, acabamos “blindados” e adotamos a ideia de que somos capazes de prever os próximos movimentos do autor. Admito que não fui capaz de ver aonde Everaldo me levava durante a leitura e fiquei muito feliz quando cheguei lá.

O envelope (ou “não pronuncie o nome de Deus em vão”) falará sobre um jovem que em um momento de descontração acaba se deparando com uma belíssima mulher. A dama o surpreende ao lhe entregar um envelope. Ao fazê-lo, ela o adverte nunca pronunciar os dizeres contidos dentro do invólucro. Como a curiosidade sempre é aquilo que nos trai, as palavras são repetidas e o rapaz colhe as consequências disso. Esse é um conto rápido, divertido e bem executado. De certa forma, acabei vendo-o como um interlúdio posto ali para dar fôlego ao leitor.

Na sequência, Um barraco, um corpo, um galpão traz uma lenta caminhada até o destino trágico de uma turma de jovens. Cada um dos meninos que compõe o grupo acaba despertando a empatia do leitor de forma diferente. As vezes em uma atitude inteligente, as vezes em um comportamento precipitado. Mas o que fica desse conto é o peso emocional que ele vai ganhando enquanto vai tomando forma. Existe ali muito sobre o impacto que determinados traumas causam em nossas vidas e como aprendemos, ou não, a lidar com eles na medida em que vamos amadurecendo. Mais que um conto de horror, acredito que essa história tem como matéria prima mais evidente a própria vida. Além disso, o ritmo constante da escrita e bom desenvolvimento da história torna a curiosidade sobre o final insuportável e faz com que não paremos de ler. Seria, com certeza, meu conto favorito, se não fosse aquele que o sucede.

O mendigo é de longe minha favorita desta coletânea. Aqui, veremos a trilha que levou um homem a um momento derradeiro de sua vida. Tudo começa de modo lento e aparentemente despretensioso no desenvolvimento do conto. O elemento de conflito, o mendigo que aparece e desaparece constantemente, surgiu para mim como causa estranhamento. Eu sabia que algo não estava correto com aquele homem, mas nada, nenhum tipo de leitura prévia, foi capaz de me preparar para o desfecho dessa história. Às vezes, no meio da leitura, me sentia ligeiramente cansado porém isso era rapidamente resolvido com o final de uma das quebras existentes no conto e o início da outra. Narrativa excepcional, cativante e surpreendente.

Na pequena novela O estranho caso de Casper Ville temos a volta de Clark para a sua cidade natal que vem sendo assolada por um gigantesco mistério. Seus moradores, em grande maioria idosos, estão assustados com casos de combustão espontânea que começaram a acontecer durante a noite. Esse é o mais longo trabalho que você vai encontrar dentro da coletânea e o que mais me remeteu a um outro autor. O modo como as personagens parecem estar plenas de convicção do que deve ser feito ou, no mínimo, instigadas a tomar parte do desenrolar da narrativa, me lembrou muito a forma como Stephen King costuma construir as relações entre suas próprias personagens. Outro aspecto que me remeteu ao ganhador do Troféu Golden do Hall da Fama, foram os saltos necessários entre o presente e o passado do protagonista e como isso levou ele inevitavelmente àquele momento. Gostei muito do modo como a história foi se desenvolvendo e dando a mim elementos que culminaram em sua resolução. Entretanto, fiquei ligeiramente incomodado com a velocidade com que isso aconteceu. Mas nada que tenha atrapalhado a leitura.

Condomínio Fechado foge um pouco do ritmo dos demais contos por ser extremamente veloz e repleto de ação. Eric, um segurança de um condomínio de luxo, está mais uma vez cumprindo seu monótono serviço. Tudo segue como sempre foi até que uma chamada de um de seus companheiros transforma aquela noite pacata em uma corrida pela sobrevivência. Gostei muito do desenvolvimento dos acontecimentos e pela estruturação da personalidade do protagonista. Simples, direta e verossímil.

O conto que fecha o livro é Marimbondos. Vemos aqui André tendo que lidar com seus muitos problemas pessoais e, ao mesmo tempo, precisando acabar com uma colmeia de marimbondos que se alojou na varanda de sua casa. Embora ache a velocidade dessa narrativa muito próxima a anterior, ela me soou ligeiramente menos crível. Talvez pelas reações do protagonista diante dos corpos que eram empilhados na frente de seus olhos, talvez pela minha incapacidade de imaginar a situação que estavam sendo descrita. Não sei ao certo. Mas, ainda assim, esse vale a leitura.

Ao final, tive a prazerosa sensação de ver que alguém que acompanho há algum tempo com certeza será um expoente do terror em nosso país. Passeio Noturno Vol. 1 é uma gratificante amostra do potencial de seu autor e do que nossa literatura é capaz.

Ficha Técnica:

Everaldo Rodrigues
Passeio Noturno vol. 1
2015
Editora do autor

site: http://101horrormovies.com/

Ileana Dafne 27/01/2016

Contos maravilhosos!!
Eu já conhecia o autor pelos seus vídeos no Youtube e me interessei bastante por esse livro, principalmente depois de ter ouvido outros youtubers e amigos falarem tão bem dos contos. Infelizmente não sou uma compradora assídua da Amazon, mas tive uma oportunidade e não titubeei e o comprei. Ele ficou esperando ser sorteado da jarra e quando foi, pode ter certeza que não me arrependi absolutamente de tê-lo comprado.
O livro é dividido em 8 contos e vou fazer breves comentários de cada um:
O primeiro chama-se Coceira e trata sobre um rapaz, jornalista, que se vê atormentado por uma coceira que não alivia de forma alguma e que passa a atormentar todos os aspectos de sua vida. Gostei bastante do desenrolar e não posso falar quase nada que será um baita spoiler, mas afirmo que é furúnculo do mal.
O próximo conto é Tobey que fala sobre um cão que oferecia proteção à família e morre num trágico acidente, mas não vai embora e começa a deixar a família assustada. Esse conto foi um dos que mais me surpreenderam no final.
Depois vem O Envelope (ou “não pronuncie o nome de Deus em vão”) aqui um rapaz recebe um envelope e uma recomendação de uma senhora, mas será que ele resiste a tentação?? Vemos que o proibido sempre se torna mais atraente.
Em seguida temos o conto Um barranco, um corpo, um galpão em que três amigos num dia de muita chuva se envolvem com violência e morte, muita confusão e onde nada mais será como antes na vida de ninguém que sobreviva a esse dia.
O quinto conto chama-se O Mendigo e fala sobre um mendigo que vivia no centro de uma cidade até que é notado pela população local e que misteriosamente desaparece. Quando reaparece está mudado e quem narra a história percebe que há algo mais ali, resolve investigar quem é o mendigo e o que houve com ele, mas nada sai como o planejado.
O próximo conto é O Estranho caso de Casper Ville, uma pequena cidade do interior onde alguns moradores entram em combustão espontânea de forma inexplicável. Um antigo morador volta para sepultar o corpo de um familiar quando se vê no meio desse estranho fenômeno e todos são obrigados a confessarem seus pecados.
Seguido por Condomínio Fechado e que foi o conto que mais gostei. Aqui o vigia noturno percebe que há algo de errado e quando vai investigar se vê frente-a-frente com algo sobrenatural.
E por fim tem Maribondos, um conto onde um pai nota um ninho de maribondos no quintal pouco antes de seu filho, alérgico à insetos, chegar em em sua casa para passar o fim de semana, mas nada se mostra tão simples e seria muito melhor deixar certas coisas quietas...
Amei o livro e recomendo muito a leitura!!!

site: http://www.livroseflores.com/2016/01/resenha-passeio-noturno-everaldo.html