A guerra que salvou a minha vida

A guerra que salvou a minha vida Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Camyla.Wanderley 24/03/2024

Aconchegante!
Sabe aquelas histórias que trazem um pouco de esperança na vida? Essa é uma delas!
Te faz enxergar o lado bom até nos cenários mais devastadores. Há beleza e amor em tudo e as vezes são outras pessoas que te ajudam a enxergar! Como foi o caso de Susan na vida de Ada e Jamie e vice-versa.

Mauro-RJ-1968 22/03/2024

Uma leitura leve e comovente
Apesar da história, é um livro leve, a narrativa o torna leve.Apesar do sofrimento, a narrativa não tem raiva, ódio, rancor, ressentimento.É apenas uma narrativa, com um final comovente.Parabéns à autora por ter transformado a história pesada, numa leitura fácil, leve e fluida.

Letícia Azevedo 19/03/2024

O livro é lindo leiam sem medo!
O que dizer sobre este livro, lindo, triste, que te deixa cheia de lágrimas nos olhos.

Vamos acompanhar a vida de Ada e Jamie, que viviam com a mãe ( se é que dá pra chamar aquilo de mãe), Ada nasceu com uma perna deformada e era rejeitada e mal tratada pela mãe por isso, vivia trancada dentro de casa. Com a proximidade da guerra, as crianças foram evacuadas pra o interior, Ada e Jamie ficaram aos cuidados de Susan, no decorrer do dia a dia, vemos Susan se apagar cada vez mais as crianças e vice-versa. Fiquei com o peito apertado vendo Ada com medo de ser rejeitada e aprendendo o que era amor de verdade, fazendo amizades e finalmente se sentindo útil e não um peso.

alana 13/03/2024

Apenas leia, não tem o que falar, apenas sentir. Leia e se encante pela Ada e como ela retrata o pensamento de uma criança que foi obrigada a lidar com a vida adulta cedo demais em meio à uma guerra externa e interna.

Raymorais 12/03/2024

Senta aqui e vem ler essa historinha?
Uma história cheia de sentimentos? medo, alegria, amor, esperança? gosto muito de livros que se passam em épocas da segunda guerra e esse é um deles. Apesar do momento, foi uma história que traz conforto e amor pro coração de quem lê. Adorei. ??

isabewlha 05/03/2024

Meu deus esse livro é MUITO BOM. amei que os capítulos são super curtos e o livro é bem rápido de ler. a história é muuuuuuito boa, me apeguei mt a personagem principal. super recomendo.

Giulia 05/03/2024

Que livro bom! Já comecei o segundo e estou doida pra terminar. Todo o contexto, toda a história, tudo é tão forte e impactante que mexe muito com você ao longo da leitura

Geovana540 03/03/2024

Que livro lindo! A sensação de acompanhar a vida dos dois irmãos, descobrimento o que é amor e acolhimento no meio da guerra? é lindo, aquece o coração!

Laisa.Ruiz 27/02/2024

??????: A Guerra Que Salvou a Minha Vida
?????: Kimberly Brubaker Bradley
???????: 240
??????????: 2017
???????: Darkside

????????????= 4,5 - MUITO BOM
?? Sinceramente eu não esperava o que eu li.
?? Posso dizer que não faço ideia de como esse livro veio parar na minha estante, acredito que eu tenha comprado ele por motivos aleatórios que não podem ser considerados válidos. Demorei séculos para cogitar a possibilidade de finalmente lê-lo. E depois de assistir ao maravilhoso ?Toda Luz Que Não Podemos Ver?Enfim chegou o dia e? que misto de emoções.
?? A história tem um ritmo muito agradável de se ler, os capítulos curtos narrados pela perspectiva da Ada trazem ao livro um ar sincero e verdadeiro, que te prende a leitura.
?? Admito que a personagem me irritou muito durante o desenrolar da trama, mas seu crescimento e, sua libertação, é algo muito bom.
?? O plano de fundo da Segunda Guerra pela visão inglesa dos fatos é extremamente bem pontuada e acaba por dar mais ?ação? e angústia ao acontecimentos.
?? Eu amei a Susan e em como elas fez bem para as crianças e as crianças para ela. Além disso, faço um adendo especial destacando o quanto foi acertivo da autora tornar os cavalos parte importante dessa narrativa.
?? Para Ada os cavalos se tornaram um símbolo de liberdade e persistência. Através de vários pontos relacionados, especificamente, a esses animais a jovem protagonista encontrou a si mesma? e isso foi algo que me emocionou bastante.
?? Esse é um daqueles livros que nos faz refletir sobre os diferentes tipos de guerra e maldade no mundo. E que nos leva a olhar para as coisas com um olhar infantil e sincero, que na maioria das vezes não compreende emoções e ações.
?? É um livro delicado, cheio de verdades cruéis, mas que mostra a beleza do simples.

?? Classificação: +10 anos.
?? Gatilhos/Avisos de Conteúdo:

? Infantojuvenil;
? Ficção;
? 2ª Guerra Mundial.

-natalia 25/02/2024

Que livro fofo! Gostei muito de conhecer a Ada, o Jamie e a Susan. Diversas cenas me emocionaram, e outras várias me trouxeram um quentinho no coração. Apesar de algumas coisas acontecerem meio rápido (como o fim da história, que foi um pouco corrido), tudo é muito bem escrito.

Em alguns momentos, principalmente do início até a metade da leitura, cheguei a ficar brava com a forma que a Ada agia com a Susan. Porém, aos pouquinhos, fui entendendo melhor o que ela sentia e tive muita pena. Super recomendo, estou entusiasmada para ler o próximo livro!

stayawake 25/02/2024

Uma leitura maravilhosa
Quando decidi ler "A Guerra Que Salvou A Minha Vida", esperava um sofrimento profundo de alguém que havia assistido a guerra tão de perto, e me surpreendi a cada página lida.
A Ada é uma garotinha incrível, ela não sabe, mas é tão inteligente e a forma como ela simplesmente tenta, para poder viver, é simplesmente linda. Ela não conhecia a palavra liberdade, mas desde o início, isso é tudo que a motivava a continuar tentando. Amei ler cada pensamento dela, tudo foi condizente com sua idade e traumas, ela não saiu da linha a não ser para evoluir, estava com saudades de ler algo onde não precisasse odiar o protagonista.
Quanto a Susan e o Jamie, eles são ótimos, eu adoro pensar que o livro ainda seria bom se fosse no ponto de vista de qualquer um dos dois, porque a história é boa, a sensação de família deles abrange, ela cerca você e de repente você só quer ler mais dessa família. Me deixou de coração quentinho ver como ela (Susan) foi paciente, apesar do luto constante que vivia, ela se tornou uma mãe maravilhosa.
Quanto a propria Mãe, ela é, de fato, uma personagem digna de ódio e merece todos os xingamentos possíveis. No entanto, ela poderia ser bem pior, já que de início ela parece cruel e sádica, e no fim, só louca. Acho que isso acontece graças a mudança de percepção da Ada, conforme ela vai entendendo que o erro não é ela, vai descobrindo quem é. Ainda acho que o final foi corrido, e isso me fez avaliar em 4.7, mas descobri que tem uma sequência, então mudei para 4.8.
Vale a leitura, foi ótimo para início após sair da ressaca literária.

Marcela 24/02/2024

Lar não é uma casa, é onde estão as pessoas que te amam!
Primeiro livro cinco estrelas do ano e eu estou taooo feliz! Se eu for falar desse livro, so consigo pensar em amor. O que susan representa nessa história é surreal, ela salvou a vida deles e eles salvaram a vida dela! Entrou na lista dos meus favoritos ??
yaslira 24/02/2024minha estante
Ain amiga, eu senti o mesmo!!! É uma história tão tão linda ??

Débora 22/02/2024

Susan, Ada e Jamie: família não precisa ser de sangue
Um livro bom, leve(apesar de certos gatilhos) e que, além de muitas coisas, mostra com clareza o significado de família de verdade