The war that saved my life

The war that saved my life Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Faluz 20/02/2024

A Guerra Que Salvou a Minha Vida Kimberly Brubaker Bradley
Livro emocionante apresentando a guerra sob outro olhar. Não menos triste e depressivo, invasivo mas, também redentora para quem não tem muito a que se apegar na vida.
Nos envolve com muita ternura apesar da dureza dos personagens.
Vale a pena.

Shaura 18/02/2024

Adorável
O livro é adorável. A história fala da força de uma garotinha que tinha tudo para não acreditar em si. Fala sobre como uma origem dolorosa cria crenças limitantes. A personagem é um exemplo de coragem e superação.

Anna Clara 18/02/2024

Não tenho nem palavras pra dizer o quanto esse livro é espetacular, o quanto eu amei ele, o quanto ele me tocou, e que sentimentos bons ele trouxe para o meu coração durante a leitura inteira! Desde a primeira frase até a última, esse livro foi contagiante, emocionante.

Cada personagem é único, muito bem construído, cheios de personalidade, originalidade... eu amei cada um: a Ada, o Jaime, a Susan, o Fred, a Lady Thorton, a Margarth, o Manteiga, o Brovil, o Stephen, a Deisy, o pároco, os pilotos, os soldados...

Além da Guerra entre a Alemanha e a Inglaterra, o livro traz a guerra interior que cada personagem luta. É incrível ! Cada um enfrenta uma guerra particular, cada um tem desafios a serem enfrentados, medos a serem superados, dores que devem ser choradas não guardadas e silenciadas,mas vividas, sofridas com muito amor e esperança.

A mensagem que ficou em primeiro plano pra mim : a guerra pode sim salvar vidas, ela nos deixa fortes, encontramos sentindo pra lutar, damos sentido para as coisas das vida, e aprendemos a ser gratos, generosos, gentis, humanos... A guerra ensina isso para gente. No caso da Ada, do Jamie, da Susan, que passaram também pela guerra física e dolorosa, que viveram a crueldade da Guerra, foi 100× vezes mais real e concreto tudo o que eu disse acima.

A humanidade. Outra coisa que me chamou atenção nesse livro: as pessoas do vilarejo se ajudando, ajudando os soldados feridos, todos amigos, todos desejos do bem um para o outro, e enxergaram a humanidade da Ada ( que ela mesma não reconhecia) apesar de sua deficiência, que não a torna nem melhor, nem pior que ninguém.

O amor, outro tema central desse livro, o amor salva e enfrenta tudo, o amor é a razão de todo bem que existe, o amor que salvou a Susan, o Jaime, a Ada, cada personagem do livro, exceto a mãe da Ada, que se feichou, então não foi salva e por escolha própria. Só consigo me lembrar da passagem bíblica de Coríntios:
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

É isso! É tudo isso que encontrei nesse livro.
Ansiosa para a continuação, muito ansiosa?

Nas palavras da Ada :"Um novo e desconhecido sentimento me preencheu. Parecia o mar, a luz do sol, os cavalos. Parecia amor. Vasculhei minhas ideias e encontrei o nome.Felicidade." ?

Queria falar sobre a importancia de aprender dar nome as coisas, ler ,escrever; mas acho que o principal foi dito,então por hora é só.

Ps: obrigada querida Luísa, por me presentear com esse livro.?

helololo 14/02/2024

Li de novo, muito bom esquecer para reler
Muita vontade de ter o livro fisico da sequencia em minhas maos (porque que com o sentimento de riqueza vem a pobreza logo após ter um livro da darkside po....). mas gosto muito de como as coisas tao ali ligadas e as interacoes ai ai o que dizerrrr

bezica 13/02/2024

Tudo culpa do governo
Um livro lindo, emotivo e doloroso. Bem, eu havia começado ele a muito tempo atrás porém por algum motivo parei(?) aí esse ano eu achei ele na minha estante e decidi finalmente terminar e cara, lindo tá. Os personagens são muito bem escritos, todos muito reais e com traumas reais, outros a gnt tem vontade de dar um murro (a mãe). Uma história muito boa contada de uma ótima maneira (exceto pelo diálogo em aspas).

cxramos 04/02/2024

Esse livro é perfeito
A história te prende muito, senti tristeza, raiva e alegria conforme ia lendo, parecia que estava dentro da história, acho que entrou pra minha lista de favoritos.

alice2161 30/01/2024

A guerra que salvou minha vida
O livro é muito bom, é uma leitura super fácil e fluída, a escrita é clara e simples. Trata muito bem a angústia de estar vivendo em guerra, dos mal-tratos que a Ada sofria e a inocência de Jamie. Confesso que achei o final mais ou menos, mas é um livro lindo. Mostra muito bem os traumas de Ada e o porque dela ser tão relutante em se acostumar com a Susan, e é linda a evolução da relação delas. 5 estrelas total!

Mantovani 28/01/2024

Emocionante
Mesmo com terrível cenário que os personagens estão é muito lindo de ler sobre a construção de relacionamento entre a Ada, Jamie e a Susan.
É realmente de se emocionar!

debora 27/01/2024

Favorito
Como superar tantos traumas? Como superar o abandono? Nesse livro sensível, conhecemos a história de Ada e seu irmão mais novo Jamie. Vivem uma vida difícil ao lado da Mãe, que os maltrata, principalmente Ada, devido a uma deficiência que ela tem.
Quando a guerra começa, as crianças de Londres começam a ser evacuadas para o interior, e os dois são acolhidos por Susan, cuja tristeza é notável.
A história trata de superação e de como o amor e o cuidado são capazes de transformar vidas.

viterario 26/01/2024

37 POST-ITS
O livro trata de temas melancólicos como ser filho de alguém que não te quer, o abuso doméstico na criação de uma criança com deficiência. Entre vários outros temas como a cabeça de uma criança que cresce se achando quase que um monstro apenas por uma condição simplória e que n devia dizer nem 10% de quem ela é. A obra vai trazer o crescimento dessas crianças e vai não só mostrar a elas a liberdade como vai nos ensinar a importância dela. No geral é muito linda e constante, mostrando a evolução da Ada, apesar dos traumas no dia a dia. O final é bem simplório mas sabe fazer você passar raiva e contexto em que tudo se passa, é bem trabalhado. Para mim o único problema da obra é que por ser basicamente o dia a dia dela, chegou aproximadamente na metade e eu já estava entediado. E pro meu azar, o interesse n retornou até o fim da obra.

Whellen 26/01/2024

"Então, agora estamos quites"
Ler um livro sobre guerra a partir da lente de uma criança de 11 anos, é intenso, pesado e sensível ao mesmo tempo.
Ada que não foi amada e que sabe amar tanto o irmão Jamie. E na vida deles surge o anjo Susan. Personagens muito bem construídos, quero muito ler a continuação, pois tem coisas que a autora precisa amarrar na história.
Esse é um livro necessário. Leiam!!

Laura1996 22/01/2024

O amor pode salvar
É um livro com uma leitura que flui e não é cansativo. Para quem gosta de ler histórias que se passam na segunda guerra mundial, eu recomendo muito esse livro. Além de ser uma triste realidade que muitos deficientes e crianças vivem em seus lares.
Foram diversos sentimentos, chorei e senti meu coração ficar aquecido ??
Além disso, evoluímos junto com os personagens.

Eduarda 21/01/2024

Cura emocional é um processo complexo e demorado
"A Guerra que Salvou a Minha Vida" é um livro que nos leva a mergulhar nas emoções e dificuldades da personagem principal, Ada, uma jovem que sofreu abusos físicos e emocionais de sua mãe. A chegada de Susan, uma mulher gentil e amorosa, muda completamente a vida de Ada e seu irmão, Jamie. No entanto, a resistência de Ada em aceitar o afeto de Susan é compreensível, já que ela não estava acostumada a receber amor e carinho de alguém. Ela não consegue entender que alguém possa querer cuidar deles e proporcionar uma vida melhor, na cabeça dela ,Susan uma hora ou outra iria se revelar uma pessoa ruim.Sua desconfiança e resistência são reflexos do trauma que sofreu, e é difícil para ele deixar para trás as experiências negativas vividas com a mãe. A dificuldade de Ada em aceitar o amor e afeto de Susan mostra como a cura emocional é um processo complexo e demorado. O livro nos faz refletir sobre a importância de reconhecer nossas próprias feridas e aceitar a gentileza e o afeto de outras pessoas, mesmo quando isso nos parece assustador e desconfortável. A história nos ensina a importância da empatia e da paciência ao lidar com pessoas que estão em processo de cura emocional, mostra que também que não é fácil para ambas as partes, eu quando estava lendo confesso que senti raiva de Ada, principalmente na noite de Natal, mas tive que parar e refletir a situação. Recomendo muito esse livro.