The war that saved my life

The war that saved my life Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

readbyme 09/12/2023

O livro que muda as pessoas
Me lembro de ler esse livro em três dias quando tinha 13 anos e ter achado ele um máximo, relendo ele aos 18 anos sinto que ele tem o poder de mudar pessoas. A história da Ada não é baseada em fatos, mas diversas pessoas tem histórias parecidas o que deixa tudo mais intenso, saber que elas precisam lutar externa e interiormente deixa tudo mais difícil. Recomendo que todos possam ler esse livro pelo menos uma vez na vida e ter sua empatia e amor ao próximo mudados ao ver uma realidade cruel de uma simples criança que apenas tem o sonho de ser livre como os outros.

Ana Paula 06/12/2023

Emocionante
Livros que falam sobre a guerra, sempre mexem comigo. Esse, ao mesmo tempo que é triste e cruel, mostra como uma menina, q nunca teve afeto, pode aprender a deixar ser amada. Vale muito a pena!

Ananubia 01/12/2023

Que leitura gostosa, apesar de várias vezes ter tido impaciência com a ADA.
Más vindo de tudo que ela passou é super compreensível.
Vale super a leitura!

Bruna.Pustiglione 26/11/2023

A guerra por dentro e por fora
Um dos ?porquês? de ler esse livro foi por se passar da segunda guerra mundial, que de longe é um dos meus assuntos favoritos, e por ser da darkside que é minha editora queridinha, eu não tive como não ler.
Indo ao ?porque? do título da minha resenha ser: - A guerra por dentro e por fora -
Pelo simples fato de Ada (personagem principal do livro) ter de enfrentar a infância na segunda guerra mundial (isso justifica a guerra do lado de fora), ela ainda precisa enfrentar a guerra interna, que vive debaixo do próprio teto, com sua mãe extremamente abusiva. Pelo simples fato de ela ter uma deficiência no pé.
Sua mãe a ataca física e verbalmente, e a vida inteira já é uma guerra devido a todas as dificuldades dos tempos e familiares. Não existe carinho maternal, não existe ?lar?.
Esse livro trata de Assuntos sensíveis como ataques de pânico e violência domestica que são vivenciados pela criança. Mas tudo muda ao decorrer do livro quando ela e o irmão tem a oportunidade serem evacuados do seu lar (como muitas crianças tiveram que fazer durante a guerra), e ter pela primeira vez o gosto da liberdade.

Gabi 20/11/2023

Gigante
Nossa! Não sei nem como começar, mas esse livro me despertou tanta coisa, os sentimentos da Ada, a história e seu caminho de cura. O sentimento de Susan sobre os dois, a criação responsável e amorosa que elas os deu. A parte triste que envolve o livro, a guerra, ou talvez as guerras se contar a vida de Ada e Jamie quando moravam com a mãe, eu não sei como descrever. Mas é um livro que se lê com muita fluidez, e é lindo.

Amei

Trabach0 19/11/2023

Uma aula de amor e empatia
Logo no início da Leitura Já percebemos o quão densa é a narrativa da autora, e o quão intensos os são sentimentos transmitidos através de cada linha.

Ada vive um verdadeiro inferno dentro de sua casa, com uma mãe extremamente preconceituosa que a maltrata e humilha a todo tempo.

Ada é aquele tipo de personagem que você quer pegar e cuidar, quer colocar no colo e não permitir que mais nada de ruim aconteça.

Com a chegada da Guerra Ada vê uma forma de liberdade onde todos veem medo e desespero.

Ao chegar em uma nova cidade e receber abrigo na casa de uma desconhecida Ada e o irmão passam a ter experiências que nunca tiveram antes e aos poucos nossa protagonista vai se libertando de todos os seus medos, desenvolvendo novas habilidades, passando a ser alguém mais confiante e desenvolvendo lindos laços de amizade com as pessoas que vão cruzando seu caminho.

Tudo que é vivenciado pela personagem é transmitido de forma extremamente intensa fazendo com que o leitor realmente sinta cada uma de suas emoções e se emocione junto com a garota.

A guerra e todas as monstruosidades que estavam acontecendo naquele momento acabam sendo apenas um plano de fundo, mas ainda assim não deixando de causar impacto, uma sensação de extrema importância, indignação e revolta.

Nana_Rissardi1606 19/11/2023

Um dos melhores livros
Livro muito bom!!! Meu deus, a narração é simplesmente perfeita, dá para entender o quanto o psicológico de uma criança pode ficar ferrado após tantos traumas. Ada é uma personagem simplesmente esforçada, forte e que mesmo assim não se acha boa, por causa das coisas que escutou da boca da própria mãe. É um livro leve e doloroso, que te faz refletir muita coisa!

lorena 15/11/2023

Susan: a "mãe temporária"
Mãe: a mãe verdadeira imprestável
Ada: a menina do pé feio
Jamie: irmãozinho da Ada

A história bem fluida, facinho, e cheia de emoções. Já passei raiva, ódio (principalmente), alegria, vocês não tem ideia, esse livro que quebrou muito.

A Ada é uma menina bem ingênua, não sabe ler, e muito menos, não sabe o dia do seu nascimento

Nathy 10/11/2023

Me senti tocada do início ao fim.
Uma história linda, narrada por uma criança que não sabia o que era receber afeto de alguém, de vivenciar as pequenas coisas da vida, de ao menos poder sair do aparatamento em que vivia.
Ada enxergava o mundo através de sua janela. Do único cômodo da casa em que morava, apoiada em uma cadeira e com uma única vontade em sua mente: a de poder sair e ser como as crianças do bairro onde vivia. Por ter a sua condição, a pequena Ada fora negligenciada de tudo, mas graças a guerra ela teve uma trajetória linda de descobertas, de aprendizagem e de libertação ao longo desse livro que me emocionou em muitos momentos, principalmente no final, o qual me deixou chorando dentro do ônibus e a caminho do trabalho rsrs. Recomendo muito a leitura deste livro, que se tornou um dos meus favoritos.

Fernanda 08/11/2023

Às vezes a família se constrói no caminho.
Essa é a história de Ada e seu irmão Jamie, crianças evacuadas de Londres por causa da guerra. É também a história de Susan, a mulher que (não pôr vontade própria) abrigou esses evacuados , já que assim o governo instituiu.

Mais do que uma história sobre uma guerra no mundo, o livro descreve uma guerra que acontecia dentro. Em crianças que viviam em condições sub-humanas e que nunca souberam o que era ter o amor de uma mãe.

A história da guerra nos leva para dentro do coração e da mente de uma criança que simplesmente age como criança, se protege como criança e que também nos faz refletir acerca da deficiência física e como o tema era tratado naquela época.

A leitura foi bem fluída, as coisas acontecem de forma bem dinâmica e rápida e no fim das contas é impossível não querer ler um segundo livro.

Nicoli Bressan 07/11/2023

Melhor livro do ano
Com certeza, a melhor leitura do ano. Que livro lindo. Geralmente eu não curto historias narradas por crianças, mas esse é de um sabor... Maravilhoso.
E os bichinhos ? aí amo história com bichinhos.
Ainda é uma história de guerra, e dá muita raiva algumas partes, mas é lindo, vale muito a pena a leitura. Já quero o segundo.

Jackson.Wallece 05/11/2023

Um favorito da vida!
Esse livro é uma preciosidade!
Ada, foi desprezada pela mãe desde pequena e isso fez com que ela criasse uma imagem negativa sobre si mesmo, de que não merece nenhum amor, nenhum cuidado, nenhuma atenção e que ela é incapaz. Ao ser abrigada devido à guerra, estando agora aos cuidados de Susan, ela se depara com um novo olhar sobre si e seu relacionamento com os outros, um novo olhar de alguém que realmente é um cuidador!

Eu amei, amei mesmo, a sensibilidade com que tudo é tratado. O sentimento de inadequação dela, de que não gosta de si mesmo e quer afastar as pessoas, não quer que elas vejam a sua "coisa feia", o seu pé. É bonito ver como aos poucos ela vai quebrando essa visão negativa sobre si e vai desenvolvendo autoconfiança e perceber que ela é importante sim para as pessoas que gostam dela.

Jamie é a coisinha mais fofa desse mundo, quando ele estava no colo da Susan pedindo o conforto por conta de algumas coisas que aconteceram era lindo a cena. Além disso ele é a criança que está aprendendo as coisas, então a Susan quebrou muitas ideias erradas que ele tinha e as opiniões que a mãe dele colocou em sua cabeça em relação à Ada também.

A Susan, ai ai, uma cuidadora de verdade! Apesar de no começo ela não querer tomar conta das crianças por dizer que "não se sentia capaz" para isso, ela fez um ótimo trabalho. Ela reconhecia que não era perfeita, que tinha os momentos de recaída, mas sempre tentava entender as crianças e dar total apoio para elas e aos poucos ir quebrando esses "preconceitos" que elas tinham. É interessante ver como "o básico" em uma relação era visto como algo fora do comum para as crianças, justamente por terem sido negligenciadas por muito tempo pela mãe biológica. Não tem como não se apegar aos três e à relação que é desenvolvida ao longo do livro, é muito muito linda e preciosa.

Eu me relacionei muito com as questões da Ada, não tenho deficiência física, mas sou gay e este fato por muito tempo foi uma "coisa feia" em mim que não queria que as pessoas soubesse ou se aproximassem de mais. Então, ler esse livro pra mim foi reforçar a ideia de que sim, existem pessoas que vão te aceitar como você é, sim você merece ser amado e respeitado independente das suas características. Você não precisa se esconder!

Esse livro se tornou um dos favoritos da vida, porque tem uma mensagem muito forte. Sim, eu chorei no final (e em diversas vezes ao longo dele também hahaha).

"Vocês são parte de mim. Vocês entendem isso? Conseguem entender?"

Gabriele Lima 04/11/2023

SENTIMENTOS INESPERADOS
O livro tem o doce de te conduzir do início ao fim. A leitura é de fácil acesso e a história é de boa compreensão.

Davi 28/10/2023

A importância de uma boa narradora
Esse foi um livro extremamente fácil de ler. A narração é suave, amigável e objetiva, sem perder tempo com infinitos detalhes. Os personagens são cativantes e bem aprofundados, as situações variam de fofas a pesadas, e o livro todo tem essa atmosfera que anda na linha tênue entre leve e engraçado e pesado e cheio de suspense.
Ótima leitura, especialmente pra quem quiser ou retomar o hábito de leitura, ou para aqueles que procuram uma pausa entre leituras mais densas. Na verdade, ótima leitura no geral, independente da sua situação.