The war that saved my life

The war that saved my life Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Carlos.Magalhães 28/10/2023

O Bem que a Guerra Traz.
A trama trata da narração de uma jovem vivendo duas guerras: uma externa que estava prestes a começar e que marcou toda a humanidade e outra interna, que a forjou até ali.
Ada Smith, uma garota que, face a uma deformidade em seu pé, vivia trancafiada em seu apartamento, conhecendo o mundo apenas pela sua janela, tudo isso em razão da vergonha que sua mãe tinha por ter uma filha "aleijada". Uma garota que nunca conheceu o sentimento do amor, do carinho, do afeto, apenas da repulsa, da agressão e da indiferença, que fizeram de si uma pessoa seca e amargurada.
Ao iniciar a guerra surge a oportunidade dela e seu irmão abandonarem aquela situação de abandono e fugirem para o interior, onde foram acolhidos por uma senhora solteira, que vivia um luto, e por isso se início, se recusou a aceitar as crianças, tendo-o que fazer compulsoriamente, em virtude da situação de guerra que vivia a Inglaterra. A partir daí as personagens passam a transformar, para melhor, a vida uns dos outros, através da convivência com as individualidade de cada um e as diferentes personalidades.
O horror da guerra teve um efeito contrário para as três personagens, ao os aproximarem e curar a cada um do mal que carregavam, pois a cura de Ada foi muito além da dor física.

Malu Amaral 26/10/2023

Guerra que salvou minha vida - Kimberly Brubaker
A guerra que salvou minha vida é uma história leve e inspiradora ao mesmo tempo. Conta a história de uma garotinha muito forte que não sabia lidar com as suas emoções e, durante o livro o leitor vê ela crescer. Também é um livro que fala sobre família, laços e infância. ? Que sorte eu ter ido atrás de vocês. Vocês dois salvaram a minha vida, isso sim.?

Júlia 26/10/2023

Incrível
É a 2a vez que eu li esse livro, e por incrível que pareça a segunda vez parecia ser a primeira pela forma que me envolvi com a história e me encantei pelas aventuras da Ada. A leitura desse livro é fácil e flui muito bem e me faz querer sempre saber um pouco mais sobre o que vai acontecer. Se eu pudesse indicar um livro pra alguém com certeza seria esse. Muito muito bom

Camilarf 23/10/2023

Tocante
"Minha casa dava mais medo que as bombas"
Nossa, que livro. Um relato muito tocante de uma jovem menina, no meio da segunda guerra mundial. O livro aqueceu meu coração. Mostrou a luta da mulheres na guerra, a necessidade de união devido ao perigo iminente, e a jornada de Ada para se perdoar e consequentemente se amar. Mostra que nem sempre o laço de sangue é o mais forte, e que algumas coisas realmente são piores do que bombas. A inocência de Ada é tocante por ser uma menina de 10 anos que mesmo passando por toda a humilhação e abusos de sua mãe, cuida do irmão de forma muito hábil, fazendo o possível para vê-lo longe de perigo apesar de qualquer coisa.
Os personagens são muito bem escritos, e a história passou em um piscar de ohos. Planejo ler a continuação!

Bernardo.Mucelini 21/10/2023

A Guerra que me deu uma mãe: trocando uma bruxa por uma fada
Ultrapassada a ironia presente no título dessa resenha, ?A Guerra que salvou a minha vida? é um livro que tenta emocionar o leitor com uma história de superação e esperança, mas que acaba se revelando um grande clichê, cheio de diálogos previsíveis e sem profundidade, personagens mal construídos e uma visão romantizada da guerra.

A protagonista Ada é uma menina de 10 anos que nasceu com um pé torto e que viveu trancada em casa pela mãe abusiva durante toda a sua vida. Ela nunca foi à escola, nem fez amigos, nem conheceu o mundo. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, ela aproveitou a oportunidade de fugir com o seu irmão Jamie para o interior da Inglaterra, onde foram acolhidos por uma mulher chamada Susan.

A partir daí, o livro se torna uma sucessão de acontecimentos previsíveis e repetitivos, que mostram como Ada vai aprendendo a andar, a montar um pônei, a ler, a escrever, a fazer amigos e a se sentir amada. Tudo isso com a ajuda de Susan, que é uma mulher bondosa e generosa, que aceita cuidar das crianças sem questionar nada. Contudo, os diálogos entre os personagens são simples e superficiais, sem profundidade ou originalidade. O leitor já sabe o que eles vão dizer ou fazer antes mesmo de ler.

Ada é mal construída e contraditória. Ela ora age como uma criança mimada e teimosa, que reclama de tudo e desobedece às regras, ora age como uma adulta responsável e corajosa, que enfrenta os perigos e protege o irmão. Ela não tem uma personalidade definida, nem um desenvolvimento coerente. Parece ser apenas um instrumento para mostrar como a guerra pode mudar a vida de alguém para melhor.

A mãe de Ada e Jamie, que permanece anônima durante toda a narrativa e se apresenta muito pouco na história, é uma personagem secundária e pouco desenvolvida. Ela encarna o papel de uma antagonista exagerada e inverossímil, que não apresenta nenhuma justificativa plausível para a sua conduta violenta e desumana.

?A Guerra que salvou a minha vida? é uma obra que decepciona e frustra o leitor. Não tem nada de novo como achei que teria, nem de interessante, nem de emocionante. É apenas um clichêzão mal elaborado, que não faz jus ao seu título.

Letibrbsa 10/10/2023

O amor salva.
Quem diria que a 2ª Guerra Mundial poderia salvar a vida de uma garotinha? Pois é exatamente isso que esse livro retrata. Criada pela mãe, a qual a maltratava diariamente por uma deficiência de nascença (pé torto congênito), ela era obrigada a ficar trancada dentro de casa, fazendo deveres domésticos com muita dificuldade devido sua deficiência, mas era a forma que ela tinha de se manter viva. Crianças foram evacuadas para o interior e Ada não pensou duas vezes antes de fugir com seu irmão, Jamie. Lá foi para casa de uma mulher que todos achavam que era má, mas que fez muito por eles. Família é quem acolhe e não quem tem o mesmo sangue que o nosso. Indico imensamente a leitura, me fez sentir diversos sentimentos.

Ioneide 07/10/2023

Triste e comovente
A guerra é algo que destrói a vida das pessoas. Mas para os dois personagens dessa história foi uma mudança grande de vida. Eles já vivam em uma guerra particular desde que nasceram. Com a ameaça da segunda guerra tiveram que mudar de cidade aí sim a vida deles começou a ter sentido.

Vanessa 01/10/2023

Admiravelmente doloroso um livro lido em dois dias eu simplesmente não consegui parar de ler adorei o livro por sua história de superação que passa mensagem que recomeços são possíveis e o perfeito não tá no que se vê mais sim nas atitudes
Vemos personagens ricos em toda sua contrição super ansiosa pra ler o segundo livro
Em pensar que comprei o livro por achar a capa bonita e por ser de desapego e nunca lido
Surpresa agradável gostar tanto dele

Hello Joi 30/09/2023

A guerra que salvou minha vida é um livro repleto de sentimentos.
Me irritei com a Ada ao mesmo tempo que fiz pegá-la no colo e dizer que tudo ficaria bem.
Que ódio da mãe dessas crianças!
Chorei em vários momentos e o livro termina lindo!

yaslira 10/09/2023

Simplesmente belo
Leiam! Apenas leiam esse livro! Uma leitura sensível, gostosa, que deixa o coração apertado e quentinho ao mesmo tempo.

Ada é uma criança de 10 anos (ou quase isso) que nasceu com o pé torto. Ela foi mantida presa em casa pela sua mãe que a maltratava e castigava devido a deficiência em seu pé. Ela tem um irmão mais novo, Jamie, e desde que se entende por gente cuida dele. A história se passa no contexto da Segunda Guerra Mundial. Logo no início do confronto surgem boatos de que Londres seria bombardeada, então as crianças são evacuadas pro interior. Apesar da Mãe da Ada querer mantê-la presa independentemente de bomba, ela consegue fugir com o irmão e entrar em um dos trens que levam as crianças para uma cidade chamada Kent. Nessa nova cidadezinha, eles são rejeitados por todas as famílias mas acabam sendo levados pra casa da Srta. Smith (ou apenas Susan), que cuida deles de uma forma que eles nunca haviam sido cuidados. Ao mesmo tempo que acompanhamos o crescimento da Ada e do Jamie, vemos a dificuldade, medos e sobrevivência da população em plena guerra.

É muito doloroso acompanhar o processo da Ada em perceber que ela pode ser amada, que na verdade quem estava errada nessa história é a "Mãe" e que eles merecem ser felizes. Ao longo do livro você percebe que a Susan precisava da Ada e do Jamie na mesma proporção que eles dois precisavam dela.

Não consigo botar em palavras a beleza dessa história. Cada capítulo vale a pena, fiquei extremamente apaixonada pela escrita da autora e pela quantidade de sentimentos passados por meio de palavras. Recomendo muito e entrou para os favoritos do ano!

Emy LouLou 09/09/2023

Foi a leitura certa para o que eu estava precisando, a história de Ada me tocou muito, senti muita empatia sobre o sofrimento dela. Essa é uma história maravilhosa, sobre superação e amor próprio, sobre aprender que você pode ser amado pelo que você é, não pelo que você parece, sobre como o abandono não só fisico como emocional pode doer tão profundamente. Simplesmente perfeita e se tornou a minha favorita.

Yanka.Sampaio 09/09/2023

Esse livro é incrível
É um livro ótimo com uma leitura super fluída (o que é uma coisa muito importante pra mim) .
Mas vamos lá: A estória é super imerciva vc se sente extremamente próxima da Ada o que te faz ter muita pena dela, e por tudo que ela passou entender o porquê dela agir do jeito que age e ficar fazendo o que faz, e quando ela vai criando sua independência e reconhecendo que tem valo vc tbm se sente feliz com as suas conquistas ela mostra que é capaz de fazer qualquer coisa que ela queira até mesmo saltar a cavalo ou um pônei kakakkakakak (final 8set 202)❤️