The war that saved my life

The war that saved my life Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Amanda Magalhães 04/09/2023

A guerra que libertou...
Existem situações que, por pior que possam parecer, deixam de ser um tormento, e acabam tornando-se luz na escuridão ou como uma chave que liberta de uma situação que aos nossos olhos nem parece tão ruim assim.

"A guerra que salvou a minha vida" traz uma história belíssima de superação vivida por Ada e James, duas crianças que em meio a 2° guerra percebem que passaram a vida inteira travando sua própria guerra com a mulher que eles chamavam de Mãe. Mesmo diante do caos que foi a evacuação e os bombardeios durante esse período, eles encontraram o amor e o consolo de quem menos se achava capaz de doar tanto, Susan (uma das voluntárias aptas para receber crianças refugiadas).

A leitura é bem suave, te permitindo sentir a angústia e as dúvidas vividas pela personagem principal e também a felicidade de perceber que mesmo momentos tão difíceis e dolorosos podem nos trazer lições valiosas, nos permitindo evoluir.

Gláu 01/09/2023

Livro muito bonito!!
"A Guerra que Salvou a Minha Vida" é uma leitura cativante e comovente, que oferece uma perspectiva única sobre o impacto da guerra na vida das pessoas e como elas podem encontrar força e esperança nas circunstâncias mais difíceis. Se você está em busca de um livro que inspire e emocione, este certamente é uma ótima escolha.

Kiara | @livrosdakiara 30/08/2023

Um dos melhores do ano, e talvez da vida.
Me conectei tanto com essa história, eu sempre amo protagonistas crianças, sempre me envolvo muito, aprendo muito!!!! Livro lindo, e bem forte!!! Escrita incrível, li super rápido e o tempo todo queria saber mais dessa história! Ainda bem que tem uma continuação e vou ter mais um gostinho desses personagens incríveis!!! Tudo nessa história eu gostei, só não gostei da mãe!! Óbvio

Paula 27/08/2023

A guerra que salvou a minha vida.

A guerra narrada por uma criança que já sofria uma guerra em casa com a falta de amor e carinho da mãe, com humilhações e mentiras. Mais que a chegada da guerra trouxe a liberdade a Ada e um mundo cheio de novidades . Mais como aceitar tudo que sempre lhe foi negado ? Como acreditar que era real?
Uma história que mostra como temos que lutar pra ter um lugar nesse mundo e ser aceita e respeitada e acima de tudo amada.

DêlaMartins 19/08/2023

História que aquece o coração
Uma história bonita, cheia de amor! Quem narra é Ada, garota de 11 anos que nasceu com o pé torto e é maltratada pela mãe por conta de sua deficiência. Quando chega a guerra (2ª), ela vê uma oportunidade de sair de casa e aproveita a evacuação das crianças de Londres para fugir com seu irmão de 6 anos. Já no interior, ambos são levados para a casa de Susan, que passa a cuidar deles, mesmo contra sua vontade. Ela trata a ambos de forma correta e cuidadosa, causando estranhamento nos irmãos tão acostumados a maus tratos.

O livro mostra o crescimento de todos, o desenvolvimento do relacionamento dos 3 (Ada, Susan e Jamie), os medos, as inseguranças, as alegrias e, claro, a guerra.

Aquece o coração. Gostei e vou ler a continuação logo.
Débora 19/08/2023minha estante
Amei esse livro e sua continuação! Guardei essa história com muito carinho na lembrança!??

DêlaMartins 19/08/2023minha estante
Débora, a continuação já está aqui! Só vou intercalar com outro livro pra não me cansar do estilo.

Isadora1069 18/08/2023

Esse livro foi muito gostosinho de ler, apesar de ter umas partes bem tristes, foi muito bom acompanhar o desenvolvimento da história.

Letícia Mapeli 17/08/2023

Que lindeza de livro! Uma das melhores leituras de 2023 até agora. Não esperava menos dessa autora, já que li "A história que nunca contei" e fiquei apaixonada também. Temas difíceis, de doer o coração, abordados de modo que traz esperança e quentinho no coração. Queria ter sabido mais da história de Susan e Becky! Fico imaginando o momento em que ela e a Ada finalmente se abriram uma para a outra, total e completamente, acerca de suas angústias. Jamie e sua paixão por aviões é simplesmente encantadora. Obrigada Kimberly por não ter matado o gatinho e o pônei, senão eu estaria em lágrimas agora mesmo rs.

DAbora311 16/08/2023

Esse livro tem uma escrita tão delicada e única que me encantou demais. Uma das melhores leituras desse ano. Uma visão da guerra que eu nunca li em livro algum. Você vai amar e se comover muito com a história da Ada.
18/08/2023minha estante
??

Tinthia(: 16/08/2023

Comovente
Sabe aquele livro que você vai ler o tempo todo com o coração apertadinho?! Pois é, é esse...
Li ele em 2019 e resolvi reler agora. Cada leitura me permitiu um sentimento diferente.
São inúmeras reflexões que esse livro nos oportuniza: mãe narcizista, capacitismo, o preconceito que as pessoas com deficiência sofrem dentro de casa, por ai vai.
A Ada é uma guerreira, sem sombra de dúvidas.

Tiago 15/08/2023

Personagens muito cativantes. O que falar da relação da Ada com a Susan? Uma troca de aprendizados entre elas.
O livro se passa durante a segunda guerra mundial, mais especificamente na Inglaterra. Vemos as implicações dela na vida de todos os personagens, tudo pela ótica de uma criança, a nossa querida Ada.
Temas como sonhos, medos, abandonos e recomeços fazem parte desse lindo livro de leitura relativamente rápida. Temos apenas 240 páginas divididas em capítulos bem curtos, então com ótima dinâmica.
A edição da Darkside é um capricho! Paginas amarelas, capa dura, fitilho e algumas ilustrações.

Mah Mac Dowell 13/08/2023

Que livro mais fofo, comovente, encantador. Adoro livros contados pelo olhar da criança. Amei todos os personagens. Diversas vezes me vi com o coração apertado e em outros quentinho.
O contexto ser na segunda guerra dá um toque mais que especial. Amei. Recomendo muito.

Mary 12/08/2023

Que nervosismo
Eu tava lendo esse livro tenso porque eu devo ter algo com as juntas do pé e das mãos. A personagem principal chamada Ada, tem o pé torto e vivia num lugar de violência, trancafiada. (minha claustrofobia bate na porta)
De repente começa a 2ª guerra mundial e as crianças das escolas, seu irmão nesse caso, são evacuadas e Ada terá que aprender a andar com o pé torto para ir escondida, repetindo, andar com O PÉ TORTO (mano do céu).
Ada e seu irmão conseguem sair do lar abusivo e agora vivem como estranhos em uma casa com uma estranha e um pônei. É isso a história... Leiam por favor
Mari 12/08/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso ??

Blinkbia 08/08/2023

Muito triste ? mas recomendo, tem final ? feliz também tem a continuação porém eu ainda não li porque descobri há poucos dias mas pretendo ler ainda esse mês

Monnique 06/08/2023

Impossível não se apaixonar por essa história
O livro me surpreendeu com a construção dos personagens e sua história tão densa, mas ao mesmo tempo tão leve e de fácil leitura. Cada personagem tem um caráter único e te convida a refletir sobre suas histórias e suas dores. Eu amo como construção de uma família aqui é apresentada, da forma como é difícil para essas pessoas que já sofreram tanto entender e se deixar envolver pelo amor.
A obra me surpreendeu pois desde o início achei que ia acabar com o clichê, mas de maneira simples e doce o livro finaliza sua história, te deixando de coração quentinho.
Tiago 15/08/2023minha estante
Muito lindo! A construção da família foi o que mais me prendeu também. O final me trouxe muito aconchego, virava cada página tenso com medo de mais sofrimento para a Ada.

Paloma.Mariana 06/08/2023

Perfeito
A escrita da autora é envolvente, viciante e fácil! A história é linda, extremamente sensível e os personagens são bem construídos e apaixonantes. É impossível não se emocionar!!! Amei demais!