A Guerra Que Salvou a Minha Vida

A Guerra Que Salvou a Minha Vida Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Coruja dos livros 07/09/2023

?A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA ?

Livro: A guerra que salvou a minha vida
Autora: Kimberly Brubaker Bradley
Editora: @darksidebooks
Páginas: 240

A história de vida da Ada e do seu irmão Jamie me causou muitos sentimentos.

Assim como diz na própria sinopse, esse é um romance que nos causa um nó no peito, sorrisos nos lábios e olhos cheios de lágrimas, que no meu caso, caíram muitas.

Ada nasceu com um pé torto e sofreu maus tratos da própria mãe sua vida inteira. Enquanto seu irmão ia à escola, brincava na rua e não apanhava da mãe, a Ada era obrigada a se arrastar pela casa, vivia trancada e não conhecia ninguém pessoalmente, apenas por sua janela. Ela apanhava por qualquer coisa que fizesse que desagradasse a mãe e ainda era castigada tendo que ficar trancada em um armário debaixo da pia.

Um dia ela fugiu com seu irmão para ir junto com outras crianças que seriam enviadas para outras localidades por causa da guerra. Ela sabia que se dependesse da mãe, ela jamais seria enviada junto com o irmão que ela tanto cuidava e amava.

E ali, a guerra não salvou apenas a vida da Ada e do Jamie, mas de várias pessoas que começaram a conviver com eles.

Conseguir engolir tudo o que a Ada passou é muito difícil, a revolta e o sentimento de dor maltratou meu coração. De início achei que ela era uma menina chata que não estava reconhecendo o que estavam fazendo por ela. Mas na medida que as páginas passavam, conseguíamos entender melhor o que se passava em sua cabeça. Seus medos e angústia.

Entender que tudo era novo, apesar de ter 10/11 anos ela não compreendia o que diziam, faziam por ela e sempre achava que algo ruim fosse acontecer.

Ler uma história tão dolorosa na voz de uma criança foi ainda mais doloroso e ao mesmo tempo esperançoso.

Que livro! Que história!

Criei a LC desse livro por causa de algumas amigas que tbm queriam lê-lo e eu agradeço muito por isso. ??

Julia171 07/09/2023

Quando meu pai me deu de aniversário esse livro, eu jurei que seria chato ou tedioso. Mas meu deus, simplesmente surreal, escrita fluida, a história em si é tão sofrida, dolorosa, portanto, as conquistas e as coisas que vão acontecendo ao decorrer do livro te surpreendem, te deixam hipnotizado e viciado no livro, não consegui parar de ler e terminei em 2 dias.
Meu livro preferido da vida.

Amanda Magalhães 04/09/2023

A guerra que libertou...
Existem situações que, por pior que possam parecer, deixam de ser um tormento, e acabam tornando-se luz na escuridão ou como uma chave que liberta de uma situação que aos nossos olhos nem parece tão ruim assim.

"A guerra que salvou a minha vida" traz uma história belíssima de superação vivida por Ada e James, duas crianças que em meio a 2° guerra percebem que passaram a vida inteira travando sua própria guerra com a mulher que eles chamavam de Mãe. Mesmo diante do caos que foi a evacuação e os bombardeios durante esse período, eles encontraram o amor e o consolo de quem menos se achava capaz de doar tanto, Susan (uma das voluntárias aptas para receber crianças refugiadas).

A leitura é bem suave, te permitindo sentir a angústia e as dúvidas vividas pela personagem principal e também a felicidade de perceber que mesmo momentos tão difíceis e dolorosos podem nos trazer lições valiosas, nos permitindo evoluir.

Gláu 01/09/2023

Livro muito bonito!!
"A Guerra que Salvou a Minha Vida" é uma leitura cativante e comovente, que oferece uma perspectiva única sobre o impacto da guerra na vida das pessoas e como elas podem encontrar força e esperança nas circunstâncias mais difíceis. Se você está em busca de um livro que inspire e emocione, este certamente é uma ótima escolha.

Kiara | @livrosdakiara 30/08/2023

Um dos melhores do ano, e talvez da vida.
Me conectei tanto com essa história, eu sempre amo protagonistas crianças, sempre me envolvo muito, aprendo muito!!!! Livro lindo, e bem forte!!! Escrita incrível, li super rápido e o tempo todo queria saber mais dessa história! Ainda bem que tem uma continuação e vou ter mais um gostinho desses personagens incríveis!!! Tudo nessa história eu gostei, só não gostei da mãe!! Óbvio

Paula 27/08/2023

A guerra que salvou a minha vida.

A guerra narrada por uma criança que já sofria uma guerra em casa com a falta de amor e carinho da mãe, com humilhações e mentiras. Mais que a chegada da guerra trouxe a liberdade a Ada e um mundo cheio de novidades . Mais como aceitar tudo que sempre lhe foi negado ? Como acreditar que era real?
Uma história que mostra como temos que lutar pra ter um lugar nesse mundo e ser aceita e respeitada e acima de tudo amada.

DêlaMartins 19/08/2023

História que aquece o coração
Uma história bonita, cheia de amor! Quem narra é Ada, garota de 11 anos que nasceu com o pé torto e é maltratada pela mãe por conta de sua deficiência. Quando chega a guerra (2ª), ela vê uma oportunidade de sair de casa e aproveita a evacuação das crianças de Londres para fugir com seu irmão de 6 anos. Já no interior, ambos são levados para a casa de Susan, que passa a cuidar deles, mesmo contra sua vontade. Ela trata a ambos de forma correta e cuidadosa, causando estranhamento nos irmãos tão acostumados a maus tratos.

O livro mostra o crescimento de todos, o desenvolvimento do relacionamento dos 3 (Ada, Susan e Jamie), os medos, as inseguranças, as alegrias e, claro, a guerra.

Aquece o coração. Gostei e vou ler a continuação logo.
Débora 19/08/2023minha estante
Amei esse livro e sua continuação! Guardei essa história com muito carinho na lembrança!??

DêlaMartins 19/08/2023minha estante
Débora, a continuação já está aqui! Só vou intercalar com outro livro pra não me cansar do estilo.

Isadora1069 18/08/2023

Esse livro foi muito gostosinho de ler, apesar de ter umas partes bem tristes, foi muito bom acompanhar o desenvolvimento da história.

Letícia Mapeli 17/08/2023

Que lindeza de livro! Uma das melhores leituras de 2023 até agora. Não esperava menos dessa autora, já que li "A história que nunca contei" e fiquei apaixonada também. Temas difíceis, de doer o coração, abordados de modo que traz esperança e quentinho no coração. Queria ter sabido mais da história de Susan e Becky! Fico imaginando o momento em que ela e a Ada finalmente se abriram uma para a outra, total e completamente, acerca de suas angústias. Jamie e sua paixão por aviões é simplesmente encantadora. Obrigada Kimberly por não ter matado o gatinho e o pônei, senão eu estaria em lágrimas agora mesmo rs.

DAbora311 16/08/2023

Esse livro tem uma escrita tão delicada e única que me encantou demais. Uma das melhores leituras desse ano. Uma visão da guerra que eu nunca li em livro algum. Você vai amar e se comover muito com a história da Ada.
18/08/2023minha estante
??

Tinthia(: 16/08/2023

Comovente
Sabe aquele livro que você vai ler o tempo todo com o coração apertadinho?! Pois é, é esse...
Li ele em 2019 e resolvi reler agora. Cada leitura me permitiu um sentimento diferente.
São inúmeras reflexões que esse livro nos oportuniza: mãe narcizista, capacitismo, o preconceito que as pessoas com deficiência sofrem dentro de casa, por ai vai.
A Ada é uma guerreira, sem sombra de dúvidas.

Tiago 15/08/2023

Personagens muito cativantes. O que falar da relação da Ada com a Susan? Uma troca de aprendizados entre elas.
O livro se passa durante a segunda guerra mundial, mais especificamente na Inglaterra. Vemos as implicações dela na vida de todos os personagens, tudo pela ótica de uma criança, a nossa querida Ada.
Temas como sonhos, medos, abandonos e recomeços fazem parte desse lindo livro de leitura relativamente rápida. Temos apenas 240 páginas divididas em capítulos bem curtos, então com ótima dinâmica.
A edição da Darkside é um capricho! Paginas amarelas, capa dura, fitilho e algumas ilustrações.

Mah Mac Dowell 13/08/2023

Que livro mais fofo, comovente, encantador. Adoro livros contados pelo olhar da criança. Amei todos os personagens. Diversas vezes me vi com o coração apertado e em outros quentinho.
O contexto ser na segunda guerra dá um toque mais que especial. Amei. Recomendo muito.

Mary 12/08/2023

Que nervosismo
Eu tava lendo esse livro tenso porque eu devo ter algo com as juntas do pé e das mãos. A personagem principal chamada Ada, tem o pé torto e vivia num lugar de violência, trancafiada. (minha claustrofobia bate na porta)
De repente começa a 2ª guerra mundial e as crianças das escolas, seu irmão nesse caso, são evacuadas e Ada terá que aprender a andar com o pé torto para ir escondida, repetindo, andar com O PÉ TORTO (mano do céu).
Ada e seu irmão conseguem sair do lar abusivo e agora vivem como estranhos em uma casa com uma estranha e um pônei. É isso a história... Leiam por favor
Mari 12/08/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso ??

Blinkbia 08/08/2023

Muito triste ? mas recomendo, tem final ? feliz também tem a continuação porém eu ainda não li porque descobri há poucos dias mas pretendo ler ainda esse mês