A Guerra Que Salvou a Minha Vida

A Guerra Que Salvou a Minha Vida Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Cassio Kendi 28/03/2021

É um livro inspirador, que descreve bem o doloroso processo de auto-aceitação em meio a circunstâncias difíceis. Gostei da decisão da autora em narrar o livro em primeira pessoa, o que permitiu entender melhor a evolução psicológica da personagem principal e os impactos de se nascer em um ambiente sem amor. Me emocionei em algumas partes, e ri alto várias vezes com as falas do irmão mais novo.
Agatha 28/03/2021minha estante
Esse livro é INCRÍVEL ???

Raissab33 28/03/2021minha estante
Esse livro me deixou sem fôlego.
Me preparando psicologicamente para pegar o segundo.

Jeane Correia 29/03/2021minha estante
amei esse livro!

Mici635 29/03/2021minha estante
Eu sou apaixonada por esse livro! ??????

Nessa 29/03/2021minha estante
esse livro é incrível, sou totalmente apaixonada por ele!

Cassio Kendi 29/03/2021minha estante
Sim, este livro é muito bem escrito! Comprei aqui o segundo já

Mici635 29/03/2021minha estante
Eu tenho os dois. Amo os dois...

robertals 11/05/2021minha estante
Ele é indescritível, uma história envolvente e emocionante!

Cris 17/11/2021

Favoritado
Desde os meus 12 anos nenhuma leitura tinha superado o meu livro favorito, esse chegou pra disputar o pódio. Que livro perfeito!!! Estou despedaçada e ao mesmo tempo feliz com o quase desfecho da história.
Mari 17/11/2021minha estante
Compartilho deste sentimento é o meu favorito da vida?

Karol 17/11/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso, o segundo é divino!
Todas as etapas que a Ada passa, a coragem que ela tem é inspiradora.

Cris 17/11/2021minha estante
gente, que leitura!!!
tão cedo vou gostar tanto de um livro
agora estou ansiosa pro segundo chegar ?

Mari 18/11/2021minha estante
Me emocionei demais, principalmente nas horas em que ela achava que ia ser castigada porque já estava acostumada com os maus tratos aiii pretendo reler pq já faz tempo que li kkk

Cris 18/11/2021minha estante
Simmm, nossa!!! E toda a relutância dela em rejeitar o amor de Susan? Apenas por medo de um dia não estar mais ali.
Fiquei bem emocional no finalzinho com a volta da mãe, nossa...

Mari 18/11/2021minha estante
Kkk nessa parte eu tava no ônibus e levei um susto kkk pensei que a mãe dela não ia mais aparecer

Cris 18/11/2021minha estante
bem bizarro, né? kkk

@mickaelyrodriguees 10/06/2020

A Guerra Que Salvou A Minha Vida | Kimberly Brubaker Bradley
Quando iniciei a leitura não imaginava que seria uma das melhores que realizei esse ano, foi uma experiência incrivel. Esse livro tem momentos tristes e felizes, ele é uma mescla de muitos outros sentimentos.

Esse livro deve ser lido por todos, com ele percebemos que batalhas são travadas diariamente, não só em quesito de Guerra, mas também em nosso dia a dia, é impossivel não se apaixonar pela Ada, pelo Jaime, e pela própria Susan.

Foi uma leitura realmente impactante para mim, é triste ver uma criança se sentindo culpada por receber tamanho desprezo da mãe, e quando passa a receber amor de verdade não consegue aceitar ou ver com bons olhos porque não se acha merecedora, e faz o máximo para evitar esse afeto.

Sabrina.Lima 31/08/2020minha estante
Foi uma das minhas melhores leituras do ano! Foi emocionante!

Raquel.Ferreira 07/09/2020minha estante
Um livro maravilhoso.
Todas as pessoas que conheço que leram gostaram demais.
Eu recomendo.

Lili 06/08/2021minha estante
Maravilhoso mesmo!

Sarita 26/08/2021minha estante
eu não esperava muito desse livro, mas quando vi estava tão envolvida e emocionada com a história. Como os comentários do livro dizem ele é ?dolorosamente adorável ?

Lelê 08/11/2021minha estante
Um livro para se levar pra toda vida , incrível ????

Rogério 15/06/2022minha estante
Além de bom, dá uma boa melhorada numa eventual ressaca literária. Já vou pegar a continuação. Me surpreendeu favoravelmente.

Karol Alencar 20/11/2021

A guerra que salvou a minha vida
Terminei essa história com lágrimas nos olhos e de coração quentinho, logo que eu comecei esse livro eu já sabia que iria favoritar e aqui estou eu realmente favoritando !! Que narrativa maravilhosa! Do início ao fim somos envolvidos com a história sofrida de Ada e Jamie, mas principalmente da Ada? E aí depois somos a presentados a Suzan e ela também nos cativa com seu amor!
Eu achei genial a ideia da autora de usar um cenário tão hediondo como a Segunda guerra mundial e nos contar uma história de esperança, de mudança de vida, uma perspectiva bem diferente que estamos acostumados a ver em livros com essa temática !!! E eu simplesmente amei !!!
Me apaixonei pela história e pelos personagens, exceto claro a mãe da Ada, essa eu não quero nem citar aqui?

É lamentável que esse livro não seja muito conhecido, pois ele merece todo reconhecimento, mas a partir de hoje não vou sossegar até fazer rodo mundo que eu conheço ler esse livro kkkkkk

E não vejo a hora de iniciar o segundo !!!!!

Mais uma vez !! Leiam essa história Pfv !!
Michela Wakami 20/11/2021minha estante
Arrasou, amiga! É tudo isso e muito mais!
???????

Karol Alencar 20/11/2021minha estante
Vdd amiga ! Maravilhoso demais esse livro ! Obrigada por aceitar o convite de ler cmg ??

Michela Wakami 20/11/2021minha estante
Foi um prazer, obrigada você, pelo convite!????????

Karol Alencar 21/11/2021minha estante
????????

João 22/11/2021minha estante
Esse livro é fantástico!! Foi um prazer ler com você e Michela! ???

Karol Alencar 22/11/2021minha estante
Sim ele é incrível ! Amei ler com vcs ?

Fernando Lafaiete 15/07/2018

A Guerra Que Salvou a Minha Vida: Se emocionar é algo inevitável!
***NÃO possui spoiler***

Existem livros que são um desafio. Um desafio seguir com a leitura devido a temática, devido a escrita, devido a emoção que ele transmite... “A Guerra Que Salvou a Minha Vida” se encaixa perfeitamente nesta última citação. É um livro feito de pura emoção, com uma escrita sutil, doce, e que nos envolve em um drama capaz de nos fazer ficar desidratados.

Como não se emocionar com a história de Ada, uma garota que nasceu com um pé torto e que por isso é maltratada pela pessoa que mais deveria amá-la no mundo? A narrativa se passa na época da Primeira Guerra Mundial e este pano de fundo é bem trabalhado pela autora e reforça todo o aspecto emocional da trama.

Como medida de prevenção, o governo determina que as crianças deverão ser alojadas no interior da Inglaterra e devem viver por um tempo com famílias provisórias até a situação se amenizar. Esta é a chance que a protagonista tem de conhecer o que ela tanto anseia em conhecer; o mundo e o amor de alguém.

A relação da personagem central com seu irmão casula é extremamente linda, assim como a relação que ambos vão construindo com a senhora que aceita recebê-los. Entretanto, a relação com a mãe é a pior possível e é muito difícil não sentir um aperto no peito ao nos depararmos com tanta crueldade.

“Você é uma aleijada. É só isso que você é. Uma aleijada, nada além de uma aleijada. Nunca foi nada mais do que isso. Entendeu? ”

“Você não tem culpa, mas com um pé desses, não pode fazer nada de útil. Vai ser uma aleijada pro resto da vida. ”

Além de receber agressões verbais o tempo inteiro, Ada ainda é obrigada a se rastejar pelo apartamento, além de receber agressões físicas sem motivo algum. Como não ficar chocado lendo cenas bárbaras como essas?

A escrita de Kimberly Brubaker Bradley é simples, mas passa longe de ser pobre. Apesar da simplicidade, tudo é muito bem narrado e descrito. A trama é imersiva e todos os personagens são bem desenvolvidos. O aprisionamento, a liberdade e o deslumbramento com o desconhecido provenientes da protagonista, me lembrou um pouco alguns momentos do fabuloso e elogiadíssimo “Quarto” de Emma Donoghue.

“A Guerra que Salvou a Minha Vida” é um romance sobre descobertas, aceitações, superações, relações de amizade, relações familiares e preconceitos. Um livro fenomenal que tocou minha alma e me proporcionou uma leitura singela e profunda. Guardarei este livro em meu coração ao lado de obras como O Caminho para Casa e O Último Adeus. Foi uma leitura tão especial que li a última linha com lágrimas nos olhos e um sorriso nos lábios.
Maygeek7 15/07/2018minha estante
Amei esse livro! Linda história.

Fernando Lafaiete 15/07/2018minha estante
Também amei. Tão bom ler um livro como esse... e que final mais maravilhoso!! S2

Laiany Teixeira 15/07/2018minha estante
Agora é ler a continuação :D A guerra que me ensinou a viver.

ROBERTO468 15/07/2018minha estante
Esse livro é lindo e tocante

Fernando Lafaiete 15/07/2018minha estante
Lerei o segundo muito em breve. Espero amá-lo tanto quanto. :)

Fayetsho 22/12/2016

O Mundo Limitado de Ada
A Guerra que Salvou a Minha Vida ( Tradução Livre ) contará a história de Ada, uma menina inglesa de 9 anos que tem Pé Torto Congênito ( Clubfoot ).
Ela mora com o irmão Jamie e a mãe ( Mam ) em Londres de 1939, inicio da Segunda Guerra Mundial.
Antes de citar toda a guerra, a mãe odeia Ada, vive a xingando de aleijada ( Cripple ) e trancando embaixo da pia, fazendo-a ser uma menina que só engatinha, e não conhece o mundo fora do apartamento que reside.
Contudo, para "sorte" de dela, a guerra veio, e as crianças são despachadas para o interior com medo dos bombardeamentos, a principio só o Jamie seria mandado, porque a mãe gosta dele, mas os dois irmãos vão juntos.
Ao chegar lá ela fica na guarda de Susan, e ai Ada descobre o mundo. Não sabia o que o mar ( Sea ), não sabia o que era lençóis ( Sheets ), nem a palavra improvável ( Improbable ).
Apesar de já ser adepto do inglês, esse foi o primeiro livro que li na lingua, e não podia ser melhor.
O livro é narrado pela própria Ada, assim tem uma linguagem simples, e sim, é um livro de caráter infantojuvenil.
Pessoalmente, não vi uma super critica, "a guerra dos olhos de uma criança inocente", enxerguei apenas como um livro bem escrito, com um pouco de sentimentos para descontrair.
Se você procura um livro leve para ler, recomendo 100% The War That Saved My Life.
Drica 22/03/2017minha estante
Estou preparada para ler esse livro, aguardando chegar e com muitas expectativas!

Renata Cavalcante 03/11/2018minha estante
Você achou o livro leve? Eu estou já perto do final e algumas coisas me perturbaram. Não achei leve, mas estou gostando da história. Gostei da sua resenha. Você já leu o segundo? Se sim, indica tanto quanto este?

Fayetsho 04/12/2018minha estante
Renata, ainda não li o segundo, mas quero muito. E realmente, tem cenas que perturbam.

Jêsca 25/09/2019minha estante
Oi, eu estou fazendo uma pesquisa sobre o livro "A guerra que salvou a minha vida". Eu preciso coletar dados sobre leitores do livro. Caso queira participar, abaixo segue o link do formulario. Sua resposta ajudara muito :)

Gramatura Alta 19/06/2017

Ada vive uma guerra dentro da sua própria casa. A menina, que tem aproximadamente 10 anos de idade, é constantemente agredida, física e psicológicamente, pela mãe, porque tem o pé torto. Com isso, a garota não pode sair de casa, tem que ver sua infância passar pela janela, enquanto ela não pode fazer nada, nem ao menos andar.

Ada tem um irmão, Jemie, que tem 6 anos de idade, aproximadamente. Não sabemos ao certo, porque a mãe (a louca desvairada) não lhes diz a idade. Dai percebemos que a criação das crianças é péssima. Na verdade, "péssima" é um elogio. Ambos se viram praticamente sozinhos, e Ada daria a vida pelo irmão.

Enquanto isso, lá fora, está acontecendo a Segunda Guerra Mundial. Os Nazistas estão chegando na Inglaterra, e Londres resolve evacuar as crianças.

Ada, como qualquer criança, não entende o que esta acontecendo, nem sabe o significado da guerra. Porém, nenhuma criança quer mais do que ela, fugir da vida em que vive. Entretanto, sua mãe não se importa que a menina fique onde está, enquanto Londres pode ser bombardeada a qualquer momento.

Eles são levados para o interior, onde as coisas são mais diferentes do que eles imaginaram. São acolhidos por Susan,uma mulher solteira que além de ensinar muitas coisas às crianças, também aprende muito com elas.

A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA é uma historia incrivelmente bonita e um pouco diferente do que estamos acostumados a ler. Quando se fala em livros que se passam na guerra, logo pensamos em vítimas. Quando descobrimos que são narrados por crianças, então, o aperto no peito cresce. Porém, como percebemos nesse, a guerra é a salvação de Ada. É a guerra mostrada de outro ponto de vista, claro, isso não a deixa menos terrível e cruel, mas somos convidados a imaginar um cenário diferente, a ver com os olhos dos personagens que a vida, apesar da guerra estar acontecendo, não parava, tinha que seguir.

Confesso que de início achei estranho a menina conseguir erguer-se tão rápido e adaptar-se ao mundo, pois pelo que tudo indica, nunca havia saído de casa, isso devia tê-la deixado mais desnorteada do que as outras crianças. Todavia, notamos que a cabeça da garota e seus sentimentos estão muito confusos, ela é incapaz de entender o amor, pois nunca foi tratada bem antes.

O livro é narrado em primeira pessoa pela menina, que vê seus horizontes expandidos e uma chance de viver a vida de outra forma, embora esteja fadada a conviver com o pé torto.

Pensei no que Susan faria. Espichei o corpo, cravei os olhos no homem e disse, empertigada: "Meu pé ruim fica muito longe do meu cérebro".
A edição do livro está encantadora, com a capa que nos lembra retalhos e botões, diz muito sobre a história. A narrativa da autora é algo que gostei em particular. Quando o capítulo acaba aparentemente bem, na ultima linha algo acontece de sobressalto, somos sacudidos e não conseguimos parar de ler.

Com um final surpreendente, A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA não deixou nada a desejar para mim. É um livro lindo, que fala de família, amor ao próximo e aos animais, sobre sonhos, superação e recomeços.

RESENHA ESCRITA PELA BRENA PARA O GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2017/06/a-guerra-que-salvou-minha-vida.html
Isaac Zedecc | livros.reticencias 22/06/2017minha estante
Adorei a resenha, só não entendi porque ela falou tão bem e deu 3 estrelas.

Vittória Brasil 08/08/2017minha estante
Gente, você falou tão bem... Por que 3 estrelas?

Gramatura Alta 08/08/2017minha estante
Não foi ela, fui eu que passei o mouse e nem reparei. Quando coloco resenhas escritas pelas resenhistas do blog, não dou nenhuma estrela, porque não fui eu quem leu. Neste caso, nem reparei que havia marcado. Já desmarquei ;)

Vittória Brasil 09/08/2017minha estante
Ah sim :)

Ely 16/01/2021

"Foi horrível, mas eu não desisti. Eu persisti. E venci a batalha."
"Tem coisas piores do que bombas"...

Esplêndido! Confortável, como um acampamento na sala no inverno, angustiante como só com momentos de guerra, seja lá qual ela for. Mas ah, nada como escapar a visão para a Ada cavalgando o Manteiga, o Jamie brincando com o Bovril e a Susan olhando por eles. E cada pedaço de pessoas que dia a dia, frequente ou não, olhando por eles. Nada como uma visão confortante para dar forças para passar por momentos difíceis. Esse livro é uma visão confortante.

"[...] 'Vocês dois salvaram a minha vida, isso sim.'
Dei a mão a ela. Um novo e desconhecido sentimento me preencheu. Parecia o mar, a luz do sol, os cavalos. Parecia amor. Vasculhei minhas ideias e encontrei o nome. Felicidade.
'Entao, agora estamos quites.' "
Lalah 16/01/2021minha estante
Nem lih o livro e já estou chorando com essa frase

Ely 17/01/2021minha estante
Lalah, você vai amar! Apesar de certas situações, a força da Ada é emocionante! Com o apoio certo, nós, aos poucos, vamos longe

Ely 17/01/2021minha estante
. ?

Lalah 17/01/2021minha estante
Vou colocar na lista?

Daiany 15/08/2020

O mal da guerra trouxe o bem para as crianças
Ada e seu irmão Jamie moram com a mãe em Londres na época da guerra. Ele, mais novo, pode sair de casa e ter uma vida "normal". Ela, vive trancada sem poder conhecer nada e nem ninguém, sofrendo maus-tratos e abuso psicológico causados pela própria mãe.
Quando as crianças da cidade são evacuadas, os dois partem juntos para tentar se salvarem, daí em diante eles passam a morar com Susan que perdeu recentemente alguém importante em sua vida. A princípio ela não quer cuidar das crianças, mas com passar do tempo se tornam sua melhor companhia. Susan precisa conquistar o coração de uma menina que até seus 11 anos, só conhecia a rua de sua casa pela janela.
Em todos os momentos é revoltante o tratamento que recebem de sua mãe, mas no fim, a guerra salvou suas vidas ao conhecerem pessoas que se importavam com elas.
Isabela 15/08/2020minha estante
eu amo tanto tanto tanto

Deusani0 15/08/2020minha estante
Amei demais esse livro

Daiany 16/08/2020minha estante
Também gostei muito! :)

Tamara.Locatelli 28/08/2020minha estante
Esse livro é perfeito. Acaba retratando a triste realidade que sabemos que existe. Mas tem um final feliz ?

Renata Martins 28/04/2022

Maravilhoso
Escrita simples que te faz ler rapidinho.
O livro conta, em primeira pessoa, a estória de Ada, uma menininha de 10 anos que nasce com uma deformidade em um dos pés e é maltratada pela Mãe, e seu irmão Jamie de 6 anos.
Eles moram em Londres e por causa da guerra são evacuados para o interior da Inglaterra e lá começam uma nova vida com Susan, a mulher que os dar um lar temporário.

Ri e chorei com esse livro.
Leiammmmmm.
Silvia.Bazan 28/04/2022minha estante
Já coloquei na minha lista

Renata Martins 28/04/2022minha estante
É lindinho. Apaixonada pela Ada.

Isa 28/04/2022minha estante
Já li, é lindo. Vendo sua postagem me deu vontade de reler o livro. O segundo livro também é muito bom

Renata Martins 28/04/2022minha estante
Vou precisar ler o segundo tb. ?

Rayza.Figueiredo 24/03/2023

Guerra pessoal que salva!
Apenas coração quentinho ?
Ada nasceu com pé torto, mas pior que isso: nasceu de uma mãe sem coração! que mulher infeliz, meu Deus!! pq nao foi a primeira da guerra a morrer? a forma como ela sempre tratou a Ada é de partir o coração ?
Susan perdeu sua própria vontade de viver quando sua ?melhor amiga? morreu.
no meio da guerra contra os nazistas, o amor que se formou nessa nova pequena família, os salvou de uma bomba, e também em suas próprias guerras pessoais.
um livrinho fofinho sobre a importância de não desistir de si mesmo e das pessoas que ama, mesmo que tudo esteja difícil, mesmo em tempos de guerra.
Sani Melo 24/03/2023minha estante
Melhor amiga ????

Emilia.Reis 24/03/2023minha estante
mais que Friends kkkk

Emilia.Reis 24/03/2023minha estante
amei essa resenha? com certeza! bora ler o 2 ??

Rayza.Figueiredo 24/03/2023minha estante
boraaaa

Biah Beccari 21/04/2017

O amor salva vidas..
Quando uma pessoa é criada para se sentir a pior pessoa do mundo, um monstro e a guerra vem e salva sua vida, a guerra tem o poder de destruir vidas, mas neste caso a guerra salvou a vida não apenas de uma pessoa. De quem achou que nunca amaria de novo e de quem nunca foi amada.
Este livro é triste, lindo e inspirador.
Leandro Malvezi 22/04/2017minha estante
Esse livro me surpreendeu, não achei que seria tão bom !!! O final foi incrível!

Biah Beccari 22/04/2017minha estante
Eu fiquei na dúvida no começo mas gostei bastante!

Ka 24/04/2017minha estante
Quero ler!!!!

Biah Beccari 24/04/2017minha estante
Muito bom Kah ?

Chris 18/05/2018

Livro que relata de um jeito leve uma realidade pesada.
A GUERRA SALVOU MINHA VIDA .
Esse livro relata a história de Ada uma menina de dez anos que nasceu com um pé torto,por ela possuir essa deficiência sua mãe a despreza e maltratava muito. Foi quando estourou a 2 guerra mundial e em meio a guerra Ada viu a oportunidade dela e de seu irmão serem felizes.
Uma história triste, mas com uma pitada de esperança que podemos encontrar pessoas maravilhosas em nossas vidas, que irão nos amar independente de qualquer circunstância. Eu particularmente sou fascinada por livros que contam história sobre a segunda guerra mundial, por se tratar de uma época histórica importante para humanidade e por sempre os autores conseguirem transmitir de uma forma maravilhosa como foi esse período e como fizeram para superar tal atrocidade. Para quem gosta como eu tá ai uma leitura envolvente,emocionante e gostosa.
Berenice.Thais 19/05/2018minha estante
Amei esse livro,mostra até mesmo um lado "bom "da guerra.

Chris 20/05/2018minha estante
Verdade uma perspectiva diferente neh

Jêsca 25/09/2019minha estante

Loris 19/08/2020

A guerra que Salvou a Minha Vida
Eu sou suspeita para falar sobre qualquer livro com contexto histórico - se for sobre a segunda guerra, então? -, mas esse livro me surpreendeu positivamente em muitos aspectos.
A história te faz querer acompanhar sem parar a jornada de superação dos personagens e deixa o seu coração quentinho com o amor que surge entre eles e torna mais forte os laços que já existiam.
Não deixa de lado partes importantes sobre a guerra e as tragédias que resultaram dela, deixando o livro ainda melhor. A compaixão e amor ao próximo presentes no livro é outro ponto marcante para mim.
Uma história que merece ser lida.
Denise.Lopes 19/08/2020minha estante
Meu querido ??

Loris 19/08/2020minha estante
Maravilhoso ?

Denise.Lopes 24/08/2020minha estante

CPF1964 23/01/2021

Opinião
Primeiro livro que leio da autora.

Infantojuvenil porém pode ser lido por todos.

Excelente opção para quem está se iniciando no mundo da leitura.
Fernanda 22/08/2021minha estante
Eu ia salvar, mas vi seu comentário e fiquei em dúvida. Já li vários sobre a Segunda Guerra, você indica esse ou acha muito infantil?

CPF1964 22/08/2021minha estante
Muito infantil.

CPF1964 22/08/2021minha estante
Tipo Polyana. Eu gostei. Fofinho. Curar ressaca literária.