A Guerra Que Salvou a Minha Vida

Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

@mickaelyrodriguees 10/06/2020

A Guerra Que Salvou A Minha Vida | Kimberly Brubaker Bradley
Quando iniciei a leitura não imaginava que seria uma das melhores que realizei esse ano, foi uma experiência incrivel. Esse livro tem momentos tristes e felizes, ele é uma mescla de muitos outros sentimentos.

Esse livro deve ser lido por todos, com ele percebemos que batalhas são travadas diariamente, não só em quesito de Guerra, mas também em nosso dia a dia, é impossivel não se apaixonar pela Ada, pelo Jaime, e pela própria Susan.

Foi uma leitura realmente impactante para mim, é triste ver uma criança se sentindo culpada por receber tamanho desprezo da mãe, e quando passa a receber amor de verdade não consegue aceitar ou ver com bons olhos porque não se acha merecedora, e faz o máximo para evitar esse afeto.

Sabrina.Lima 31/08/2020minha estante
Foi uma das minhas melhores leituras do ano! Foi emocionante!

Raquel.Ferreira 07/09/2020minha estante
Um livro maravilhoso.
Todas as pessoas que conheço que leram gostaram demais.
Eu recomendo.

Lili 06/08/2021minha estante
Maravilhoso mesmo!

Sarita 26/08/2021minha estante
eu não esperava muito desse livro, mas quando vi estava tão envolvida e emocionada com a história. Como os comentários do livro dizem ele é ?dolorosamente adorável ?

Lelê 08/11/2021minha estante
Um livro para se levar pra toda vida , incrível ????

Rogério 15/06/2022minha estante
Além de bom, dá uma boa melhorada numa eventual ressaca literária. Já vou pegar a continuação. Me surpreendeu favoravelmente.

Cassio Kendi 28/03/2021

É um livro inspirador, que descreve bem o doloroso processo de auto-aceitação em meio a circunstâncias difíceis. Gostei da decisão da autora em narrar o livro em primeira pessoa, o que permitiu entender melhor a evolução psicológica da personagem principal e os impactos de se nascer em um ambiente sem amor. Me emocionei em algumas partes, e ri alto várias vezes com as falas do irmão mais novo.
Agatha 28/03/2021minha estante
Esse livro é INCRÍVEL ???

Raissab33 28/03/2021minha estante
Esse livro me deixou sem fôlego.
Me preparando psicologicamente para pegar o segundo.

Jeane Correia 29/03/2021minha estante
amei esse livro!

Mici635 29/03/2021minha estante
Eu sou apaixonada por esse livro! ??????

Nessa 29/03/2021minha estante
esse livro é incrível, sou totalmente apaixonada por ele!

Cassio Kendi 29/03/2021minha estante
Sim, este livro é muito bem escrito! Comprei aqui o segundo já

Mici635 29/03/2021minha estante
Eu tenho os dois. Amo os dois...

robertals 11/05/2021minha estante
Ele é indescritível, uma história envolvente e emocionante!

Rosangela Max 26/12/2022

Simples e comovente.
Uma história sensível que mostra que nem sempre família é sinônimo de amor e segurança. E que uma mãe pode ser uma doença, enquanto um estranho se torna a a cura.
Escrita fluída.
Recomendo a leitura.
Simone 28/12/2022minha estante
Adorei esse livro

ACarolinneUs5 14/02/2020

Um amor de livro <3
Quando iniciei a leitura imaginei que seria só mais um livro com a temática da Segunda Guerra Mundial, mas acabei me surpreendendo com uma estória incrível de uma garotinha deficiente que não foi nada, nada mesmo, decepcionante.
A estória da garota é incrível e ver o crescimento dela e do irmão no decorrer das páginas foi uma experiência amorosa. Juntamente com o crescimento da mulher que os acolheu e acabou se tornando uma mãezona maravilhosa.
Amei muito esse livro, e entrou na minha (difícil) lista de favoritos.
Recomendo muito!
Raissa Black 06/06/2020minha estante
Você me motivou ainda mais a ler. Espero esse ano conseguir :))

ACarolinneUs5 06/06/2020minha estante
Leia mesmo! O segundo também é maravilhoso!!

Pam 30/06/2021

"Tem coisas piores do que bombas."
Às vezes eu acho que a gente está tão acostumado a ver a grande parte dos relatos e ficção de guerra focados nos soldados no front que esquecemos do sofrimento de quem fica pra trás: as mulheres, idosos e crianças. A guerra também é deles, além da guerra pessoal que cada um pode estar enfrentando. Esse livro fala disso.

Acompanhar a jornada da Ada durante a Segunda Guerra Mundial é muito forte, porque ela já chegou na guerra sendo uma sobrevivente. Ela cresceu a vida toda negligenciada por todos ao seu redor por ter uma deficiência, a própria mãe é a personificação de abuso. Só o irmão, Jamie, é uma luz pra ela. Quando a Ada e o Jamie saem de Londres porque as crianças são evacuadas da cidade para serem protegidas de bombardeios alemães, a Ada é praticamente "resgatada" pela Susan, que passa a cuidar dos irmãos.

Esse livro tem uma leitura muito fácil por ter uma linguagem simples e capítulos curtos, mas a história não é suave. Apesar de ser infantojuvenil, assuntos muito pesados são abordados: os horrores da Segunda Guerra, LGBTQIA+fobia, capacitismo, misoginia, etc. Mesmo assim, a leitura não é difícil: não chega ao ponto do desagradável ou insuportável, muito pelo contrário, eu amei ver como tudo foi abordado de forma tão delicada e realista. Aqui a influência do amor, da ternura e do carinho é tão presente e poderosa que a história aqueceu meu coração o tempo todo, mesmo que eu tenha chorado diversas vezes (talvez até por isso).

A história é MUITO envolvente, eu simpatizei facilmente com todos os protagonistas. A relação entre eles é muito linda, eu consegui sentir, de verdade, o amor crescente entre eles. A autora também foi muito sensível mostrando as dificuldades que a Ada e o Jamie passavam e como esse abuso maternal refletiu em diversos sentimentos e comportamentos deles, eu fiquei muito emocionada vendo como a Kimberly Brubaker Bradley mostrou de forma delicada as consequências disso, mas como apoio, amor e carinho podem salvar essas crianças.

Esse livro COM CERTEZA entrou pras minhas melhores leituras do ano e até da vida. Histórias totalmente cativantes, personagens complexos e bem construídos, relações amorosas e bem estruturadas, e cenários históricos incríveis de se acompanhar. 5/5 estrelas + favoritado COM FORÇA porque o skoob não deixa dar 50990490 estrelas.
Lana Jones 30/06/2021minha estante
Esse livro é fabuloso, estou quase terminando o segundo volume e quase chorando pois amo a Ada e poderia ler dez livros contando sobre a vida dela.

Pam 30/06/2021minha estante
lana, eu to até enrolando pra ler o segundo pq nao quero que a história acabe :( eu tbm aceitaria mt mt mais livros.

Michela Wakami 21/11/2021

Surpreendentemente maravilhoso!
Um livro extraordinário, repleto de momentos emocionantes.
Apesar de ser narrado durante uma guerra, ele trás leveza e muito amor, pelos nossos protagonistas e seus coadjuvantes. Eles são de uma fofura, que dá vontade de por todos eles, numa caixinha e guarda-lós dentro do coração.
Tem momentos tristes, mas o amor entre eles é tão grande, que tudo é superado, de uma forma linda.
Meu coração está tão quentinho, que delícia de leitura.
João 21/11/2021minha estante
Esse livro é incrível!!! Amei lê-lo com você e Karol. Foi uma leitura extraordinária e que personagens né? ????

Michela Wakami 21/11/2021minha estante
Simmmm, também amei lê-lo com vocês.
Uma experiência maravilhosa.????????

Nado 26/08/2021

Romance que trará ao leitor sorrisos misturados com lágrimas. Essa encantadora trama acompanha a vida de Ada, que acredita ter dez anos, e que nasceu com uma deficiência no pé. Isso é o suficiente para ela sofrer nas mãos de sua mãe, que se envergonha de ter uma filha assim.
A menina era mantida prisioneira e sonhava em correr pelas ruas com seu irmão, ou fazer qualquer atividade que uma criança gosta. Mesmo com pouca idade e com limitações físicas, Ada era obrigada a cuidar da casa, do irmão e todo dia precisava escapar das agressões físicas e verbais de sua mãe. Mas o que é o fim para muitas vidas e um verdadeiro pesadelo para a humanidade, se tornou uma salvação para a menina: uma guerra.
A região onde Ada mora com sua família estava sendo considerado um dos principais alvos de bombardeios de Hitler. Por conta disso, as crianças daquele local eram enviadas ao interior da Inglaterra. Nem isso foi fácil para a menina, ela teve que fugir escondida de sua mãe junto com seu irmão. Daí em diante o romance toma forma e o leitor precisa acompanhar essa história maravilhosa e absorver todas as mensagens do livro dentro da subjetividade de cada um.
Para mim, o livro funcionou mais do que uma história inspiradora. Além de uma trama comovente, esse livro também funciona como uma obra não ficcional. Nele são mostradas as cenas em que crianças precisavam se separar dos seus pais para salvarem suas vidas e muitas delas nunca mais veriam novamente seus progenitores ou qualquer membro de sua família. Outro ponto alto do livro é como a autora abordou a maternidade sem romantização. A autora pontuou que infelizmente há mães cruéis e ninguém de fora imagina como uma criança pode ter uma vida de sofrimento. Os trabalhos sociais e as denúncias são fundamentais para salvar uma criança dessa situação e nós, quando percebermos uma vida nessa realidade, temos a obrigação de denunciar o caso para os órgãos responsáveis.
Lipe 28/08/2021minha estante
Amigo, eu adoro suas resenhas. Vc escreve muito bem. Já vai pra minha wishlist.

Nado 28/08/2021minha estante
Obrigado!!!

Daiany 15/08/2020

O mal da guerra trouxe o bem para as crianças
Ada e seu irmão Jamie moram com a mãe em Londres na época da guerra. Ele, mais novo, pode sair de casa e ter uma vida "normal". Ela, vive trancada sem poder conhecer nada e nem ninguém, sofrendo maus-tratos e abuso psicológico causados pela própria mãe.
Quando as crianças da cidade são evacuadas, os dois partem juntos para tentar se salvarem, daí em diante eles passam a morar com Susan que perdeu recentemente alguém importante em sua vida. A princípio ela não quer cuidar das crianças, mas com passar do tempo se tornam sua melhor companhia. Susan precisa conquistar o coração de uma menina que até seus 11 anos, só conhecia a rua de sua casa pela janela.
Em todos os momentos é revoltante o tratamento que recebem de sua mãe, mas no fim, a guerra salvou suas vidas ao conhecerem pessoas que se importavam com elas.
Isabela 15/08/2020minha estante
eu amo tanto tanto tanto

Deusani0 15/08/2020minha estante
Amei demais esse livro

Daiany 16/08/2020minha estante
Também gostei muito! :)

Tamara.Locatelli 28/08/2020minha estante
Esse livro é perfeito. Acaba retratando a triste realidade que sabemos que existe. Mas tem um final feliz ?

16/05/2020

Simplesmente apaixonada
Simplesmente apaixonada por esse livro! Que leveza, que toque de esperança, que beleza de narrativa e evolução dos personagens. Sem explicação. Lindo demais. Leria mil vezes. Entrou na minha lista de livros favoritos.

Sambook 05/12/2021

Dolorosamente adorável :')
Ah, que livro lindo!!! Tão triste mas tão lindo. Queria abraçar Ada e Jamie, dar colo como fez Susan... Sempre que leio algo fictício sobre a Segunda Guerra, penso que coisas como as que li podem realmente ter acontecido. Quantas Ada e Jamie não tiveram suas vidas salvas pela guerra.
Louca para ler a continuação! ??

Ela agarrou a ponta da minha trança e sacudiu. "??? coragem, ??? disposição e ??? determinação levarão ????? à vitória, minha querida." ?

"???????? ????????? ???."
-Ada- ???
Geo 06/12/2021minha estante
O segundo livro é tão bom quanto esse ?

Sambook 06/12/2021minha estante
Ele vai entrar pra minha meta de leitura do ano que vem ???

Vanea 10/07/2022

Uma história incrível
E finalmente eu li esse livro, que já estava na minha lista há um tempo.
E como valeu a pena!
A história da pequena Ada Smith é incrível. Seu cuidado com seu irmãozinho e a história tão sofrida nos deixa sensíveis à leitura.
O o seu irmão, Jamie, é um fofo. Tão inocente e carente de amor e atenção.
No geral eu gostei de todos os personagens, mas tem uns cativantes, como a protagonista Ada, o pequeno Jamie e a querida Susan.
A história se passa nos tempos da guerra, mas a vida da Ada não tem só essa guerra para enfrentar, tem muito mais sofrimento em jogo.

Thayna Cursino 14/05/2022

A guerra que salvou a minha vida
Essa história é encantadora e emocionante, a escrita é super fluida. Os personagens foram bem construídos, e a vida da Ada mexeu muito comigo. É um livro com uma história difícil, mas que em vários momentos me deixou de coração quentinho. Não vejo a hora de ler a continuação.

Adriana 02/06/2022

A Guerra que Salvou a Vida de Ada
Uau, q livro, q história envolvente, encantadora...
Não tem como falar em Ada e não sentir emoção ou um aperto no coração.
Senti toda raiva, medo e sofrimento q Ada sentiu.
A jornada de Ada, Jaime e Susan é repleta de aprendizado e autoconhecimento, onde juntos aprenderam amar e lutar.
Ada descobriu um mundo q nunca pensou que pudesse existir.
Descobriu q é alguém, descobriu q é normal.
Descobriu o Amor, descobriu a Felicidade...
Todos precisam ler este livro.
Super recomendo.
Favoritado ?????

Cláudia Mendes 17/04/2023

A guerra que salvou minha vida ...
Um titulo nunca fez tanto sentido como este , é lindo quando no último parágrafo vc entendi tudo ??

A Susan é uma personagem encantadora com coração lindo ela é apaixonante ,ela ensina muito sobre o que é o amor. Pra mim, a história toda fez sentido, por causa da Susan?? Ada a personagem principal apesar dos pesares, não me tocou tanto como Susan! Já quero ler a continuação e aprender mais com essa mulher maravilhosa ??

cris.leal 10/11/2017

Emocionante...
Ada Smith, uma menina britânica de 10 anos de idade, é a narradora desta história, que se passa em 1939, quando a Inglaterra está à beira de entrar na Segunda Grande Guerra. Ada vive em Londres, em um conjugado miserável, com a mãe e Jamie, seu irmão mais novo, que tem 6 anos. Ela nasceu com o pé direito torto o que a impede de andar. Para se locomover, se arrasta pelo chão. A mãe sente vergonha, não quer que os vizinhos vejam a deficiência da filha e a proíbe de sair de casa. Ada vive como uma prisioneira, é humilhada constantemente e apanha por qualquer coisa. Sua vida é dolorosa. Ela sonha em brincar na rua com as outras crianças e, acima de tudo, deseja que a mãe sinta por ela orgulho, em vez de vergonha. Visando isso, resolve aprender sozinha a andar. E, a duras penas, aprende!

Este aprendizado será de grande valia, pois quando chega a ordem para que todas as crianças saiam de Londres rumo ao interior para escapar da guerra, Ada, mesmo sem a permissão da mãe, se junta ao irmão e vai embora.

No interior, Ada e Jamie são colocados sob a guarda da relutante srta. Susan Smith, que além de não demonstrar entusiasmo em cuidar deles, está visivelmente abatida devido a morte recente de uma pessoa querida. Independente disso, no entanto, a convivência se mostrará benéfica a todos. Devido a carência afetiva, Ada é insegura e desconfiada, e tem dificuldade de entender de pronto quando alguém está tentando ser gentil com ela, mas sente que os muros que ela mesma criou para se proteger, estão aos poucos ruindo. Por seu lado, Susan percebe que quanto mais se envolve e se dedica às crianças, mais gosta deles e menos se deixa abater.

"A Guerra que Salvou a Minha Vida", de Kimberly Brubaker Bradley, é uma história bonita e delicada sobre superação e reparação. Revela que relações carinhosas, baseadas no respeito e na confiança são fundamentais para sarar dores e traumas, e essenciais para nos estimular a seguir em frente. Além de ter gostado da história, apreciei o fato da autora ter incluído muitas informações sobre a Segunda Guerra Mundial, e sobre a vida na Inglaterra daquela época, sem tirar o foco da mensagem principal do livro, que é: resiliência. Recomendo a leitura!

site: http://www.newsdacris.com.br/2017/11/resenha-guerra-que-salvou-minha-vida-de.html
JANEREINANDO 12/06/2021minha estante
Muito, muito lindo ??

Luquesy 12/06/2021minha estante
Chorei muito lendo este livro ?

Duda Oliveira 13/06/2021minha estante
Esse livro é um dos meus preferidos. Recomendo muito também a continuação, ?A guerra que me ensinou a viver?

E ah, amo suas resenhas! ?