A Gathering of Shadows

A Gathering of Shadows V. E. Schwab

Resenhas - A Gathering of Shadows

Marina 27/04/2021

o rito de passagem perfeito
se não me falassem que um tom mais escuro de magia tem continuação, eu jamais saberia. o final é perfeito e, apesar de não ser completamente fechado, serviria perfeitamente como um livro único.
já esse segundo livro, é um livro cotidiano. nada de grandioso acontece, a não ser nós nos apegarmos MUITO aos personagens. como eu disse, a fantasia ficou em maior parte no livro 1, e aqui acompanhamos o dia a dia de todos e criamos um vínculo bem mais forte.
kell, lila, rhy e lucard. HOLLAND. sério, eu amo cada um deles e só os conheço há dois dias, eh sério
to mto ansiosa pro terceiro mas não quero dar adeus tão cedo :(

DryBooks 02/04/2021

Gente pq esse nao foi o primeiro livro?
Eu achei A darker shade of magic mto clichê no enredo e mto incrivel na magica. Os personagens estavam ok, mas tbm parecia q a historia deles começou pouco antes do livro começar.
Isso nao foi um problema nesse livro. O plot e divertido, se não absolutamente inovador. As tropes sao bem utilizadas e o livro tem coração.
Mto melhor construido q o último.
To loka pra ver oq o proximo tem pra nos contar
Cih @cinthyan.leu 15/04/2021minha estante
Obg,esse seu comentário me animou a ler o dois!

DryBooks 15/04/2021minha estante
O prazer e todo meu! Espero q vc goste.

cresswell 09/07/2021

que final foi esse, socorro
apesar de o início ser um pouco mais lento (o que até achei compreensível levando em conta a proposta dessa sequência), a terceira parte do livro compensou muito e valeu a pena esperar
agora a única coisa que eu peço: victoria pelo amor de deus, deixa o kell e o rhy tomarem um chá de camomila, um suquinho de maracujá e dormirem em paz; o holland poder ser FELIZ; o kell e a lila terem um pouco de tempo e calmaria para serem fofos; você tá matando eles e a gente junto, isso não se faz

Bia 30/04/2021

Maravilhoso
Gostei ainda mais desse livro do que do primeiro da série! Ele tem o ritmo mais lento sim, mas o desenvolvimento dos personagens e do mundo acaba compensando. Eu gosto bastante dessa autora porque sempre acabo me apegando muito aos personagens, e com essa série não está sendo diferente. Eu amo tanto o Kell e o Rhy que nem sei dizer. E estou shippando um certo casal!
O final foi TUDO, ainda bem que já estou com o último livro pra ler porque eu tô curiosa demais pra saber como essa história vai acabar.

Camila.FArias 21/08/2020

Uma perda de tempo...
Livro completamente desnecessário! É apenas uma ponte pra o próximo. E muito mal feita! Final é uma deixa horrorosa... nem parece final. E isso é só um dos problemas. Livro enorme, arrastado e sem propósito. Tende a focar mais em lila,mas simplesmente fizeram dela uma personagem inconsequente. Q só faz merda por fazer. Seus atos não tem justificativa. Rhy insuportavelmente imaturo,chato e mimado. Kell esperou chegar em 90% do livro pra finalmente achar sua voz e gritar oq sentia mas já era tarde demais. Alucard não me convenceu como personagem e ainda chegou pra ser par rhy, então absorveu parte do ranço q eu desenvolvi pelo príncipe. A ação ( torneio) só começa em 70% do livro. As cenas de lutas são mal feitas, apressadas. A autora só dá detalhes dos primeiros golpes e depois acelera a cena ( pqp). O desempenho de lila é ridiculamente fácil pra ela, completamente sem noção, já q a menina não sabia de nada sobre o torneio. A grande briga entre ela e kell foi rápida e sem graça. Não me importei com nada nem ninguém. Podia todo mundo morrer q eu tava pouco me lixando. Esse livro só serviu pra acabar com todo o possível potencial q a história tinha. Vontade zero de ler o terceiro. Não recomendo! Nem vale tanto ler o primeiro ... pq eu pensei q ia melhorar,me fazer conhecer melhor os personagens ( de onde veio kell?) Mas não tem nada disso! Uma completa perda de tempo...

emy 31/10/2021

MUITO melhor que o primeiro, mas ainda não é perfeito...
Essa talvez seja a primeira vez que eu concorde que um autor fez certo em escrever uma continuação para um livro que deveria ser único. Enquanto que no primeiro livro, é uma narrativa que não me fez sentir nada, por falta de desenvolvimento e exploração de personagens (é quase uma narrativa totalmente levada pelo enredo), V.E Schwab tomou seu tempo aqui para escrever e desenvolver seus personagens para que nos importássemos e torcêssemos por eles. É um livro de transição, onde claramente ela já planejou o terceiro (este termina em um cliffhanger, mais ou menos) então temos muito mais do dia-a-dia dos personagens, lento e nada de muito grandioso acontecendo (as caras, pelo menos, pois existe um plot se desenvolvendo no backstage, com uma lenta e orgânica tensão que cresce a cada página, e feito de maneira excelente). Os personagens são cativantes e uma alegria de ler, e eu finalmente posso dizer que me apeguei a eles e que realmente senti coisas lendo o livro. E é o que eu sempre digo, se você tem personagens bem construídos, você me tem. E cara, a V.E Schwab me teve aqui.

Ainda não é um livro cinco estrelas, só porque para um livro ser cinco estrelas ele tem que me tocar NA ALMA (você sabe como é) e sim, tem coisinhas pequenas que me irritaram. Armaduras de enredo de vez em quando, demora muito para o Essen Tasch acontecer (foi divertido ler os personagens se preparando e tals, mas tinham cenas que não precisavam estar ali e realmente foram fillers sem propósito) mas de qualquer maneira, eu adorei muito.

Também, Schwab descobriu minha fraqueza. Sou fácil para piratas e eu amei todo o núcleo e a tripulação do Night Spire. Alucard apareceu nesse livro e já virou um dos meus favoritos, junto com o Rhy. É Alucard e Rhy > abismo > o resto.

Honestamente, não entendo o ódio (ou o amor) com a Lila. Sim, ela é arrogante e inconsequente. Mas isso é um arco e que ela está se desenvolvendo e aprendendo, pelo que estou percebendo. Não que também estou a defendendo. Só que estava esperando aquele momento que eu iria ficar "meu deus, odeio essa mulher" e o momento nunca veio. E então esperei que ia vir o momento que iria ficar "meu deus, eu amo ela!" mas também nunca veio. No final, a Lila é só a Lila. E seja lá o que ela fez ou deixou de fazer, não é nada extraordinário ou imperdoável, honestamente, para me dar sentimentos de amor/ódio por ela.

Eu devo dizer que eu amei o Kell emo e anti-social, mesmo que ele seja outro personagem que não reclamo de estar dentro da cabeça, mas está longe de ser favorito. Acho que o Kell é aquele protagonista que a Schwab não define bem uma personalidade pra todo mundo se identificar.

Kell e Lila funcionam muito melhores juntos. Eles tem uma química incrivel e os momentos que eu realmente surtei com eles foram momentos que estavam juntos.

É muito mais mostrado que contado o livro, mostrando a evolução da autora. Ainda acho que o ponto mais forte de Schwab é em sua construção de mundo. (Ela iria arrasar como mestre de RPG!). É uma excelente contadora de histórias e acredito que com essa trilogia está sendo realmente uma escadinha, e estou acompanhando o crescimento dela como escritora. Ela está cometendo erros, mas também está os concertando. Mas agora que temos personagens bem desenvolvidos e estamos apegados a eles, espero que o terceiro livro seja mais balanceado. Tivemos o enredo sem os personagens e os personagens sem o enredo. Mas no final, assim como Kell ama nos lembrar, é tudo sobre equilíbrio.

P.S: Isso não é algo ruim mas o livro foi diferente do que eu estava esperando. E achava que expandiria mais na Black London e sua magia, mas não foi exatamente assim. Estou esperando mais disso no terceiro livro. Também, mais do Holland porque foi a única coisa que pedi que queria mais do primeiro livro que não me foi entregue aqui. Ah, e também, por que todo mundo acha que esse final foi MEU DEUS QUE CLIFFHANGER!! ? tipo, eu vi isso chegando... acho que é mais um gancho que cliffhanger, mas é ótimo, do mesmo jeito.

José Vitor - @zetalendo 19/04/2021

Acabei de terminar o livro e já vim aqui para falar sobre o meu surto. HAHAHAHA

Eu não estava com tantas expectativas com esse livro, o primeiro eu curti bastante, mas não me surpreendeu como eu esperava, então para esse eu foi mais calmo.

Mas mesmo assim, a experiência lendo esse acabou sendo completamente diferente. Eu amei esse livro, tudo nele.

Delilah, de longe, continua sendo a melhor personagem aqui. Apesar de ela ser bem teimosa, eu acho que ela tem uma personalidade muito forte, e isso foi algo que a V. E. Schwab não decepcionou, trabalhou a personagem de uma forma excelente.

Por mais que não tenho se aprofundado tanto quanto eu esperava nos problemas do Kell e, de certo modo, do Rhy, eu gostei muito do jeito que foi trabalhado aqui. Tudo que foi dito no início, já preparava o terreno para o que poderia acontecer no final no livro.

Até os 50% do livro foi total de mais explicação sobre a Londres vermelha. Isso tinha tudo para ser uma parte arrastada, mas parece que foi a Schwab que fez pacto com o Luc, e não a Addie, porque essa mulher escreve MUITO BEM. Essas explicações eram tão interessantes que fluiu de uma maneira absurda, de eu não querer para de ler para ir descobrindo tudo o que iria acontecer.

Lendo esse, eu percebi que tinha algo que me fez falta lá no primeiro livro: explorar mais a magia. Felizmente, no segundo livro existe o Essen Tasch, um torneio de magia, e nessa parte entregou absolutamente TUDO. Eu fiquei super fascinado por toda a explicação e com muita vontade de ver isso adaptado... gente, é um sabor!

Depois teve as coisas que se desenrolaram para o final. Confesso que teve umas situações bem nada a ver, mas entendi que tudo isso era motivo para explicar algumas atitudes dos personagens do que iria acontecer no final. E QUE FINAL, MEUS AMIGOS.

Fiquei o livro inteiro esperando por aquela revelação, e finalmente veio ai.

Fiquei pensando muito qual nota dar, mas depois que cheguei no final não tinha como eu não dar 5 estrelas e favoritar. Recomendo demais essa trilogia, esse segundo livro teve tudo de bom e do melhor.

Suelen Fernandes 28/06/2021

PELO AMOR DE DENUSJSJEJSJJS
LILA EU SOU CARDÍACA!!!!!! KELL PELO AMOR DE DEUS PARA DE SER CABEÇA DURA!!!!!!

esse foi o filler mais divertido que já li em toda minha vida, pouquíssima coisa acontece pro grande arco da série MAS EU NÃO TÔ NEM AÍ PQ O SUBPLOT É MUITOOOOO BAAAOOOOO de acompanhar obrigada por tudo Schwab vc segue sendo a maior de todas

E O ALUCARD!!!!!! 100% apaixonada por esse personagem

Nicole 02/07/2021

3.5
eu tô enjoando dessas várias London?s mais rápido do que eu pensei. não me apeguei a nenhum dos personagens do primeiro pra ter alguma reação mto forte sobre os acontecimentos desse livro.

Mirella | @readingmirella 14/08/2020

segundo livro de trilogia, né?
pensei que esse livro ia escapar da maldição do segundo livro de trilogia. não escapou. não acontece quase nada de impactante em mais da metade do livro, ele nadou, nadou, nadou e morreu na praia. o plot em si não é muito interessante e poderia ser sei lá, uns 20% do livro. rhy deus. como eu também disse do primeiro: poderia ter umas boas 100 páginas a menos, espero que as coisas se encaminhem no último.