Hellraiser

Hellraiser Clive Barker

Resenhas - The Hellbound Heart

Annie Braz 20/04/2024

Ganhei de presente e sou grata até hoje, já tinha visto os filmes mas nunca o livro e simplesmente adorei.

KeniaCandido 19/04/2024

Fantástico!
Hellraiser é um dos filmes do gênero terror que eu adoro e já assisti inúmeras vezes, antes mesmo de saber que existia uma versão literária. Aquele filme da época da adolescência que você sempre busca no fundo do baú. Entretanto, hoje eu quero falar sobre a minha experiência literária com Hellraiser: Renascido do Inferno, um livro que foi publicado em 1986 e ganhou uma edição maravilhosa em 2015 pela Editora Darkside Books. Ele foi o ponto de partida para minha coleção do Clive Barker, pois desejo ler tudo que este cara escreve!

Hellraiser: Renascido do Inferno começa com personagem Frank Cotton sentado dentro de um quarto totalmente escuro, compenetrado em resolver o quebra cabeça da caixa de Lemarchand. Frank havia adquirido essa caixa de um chinês chamado Kircher, que afirmou para Frank que, a pessoa que conseguir desvendar o enigma da caixa de Lemarchand iria abrir um novo mundo. Onde os Cenobitas, teólogos da Ordem de Gash, iriam oferecer várias experiências jamais presenciadas pelos humanos. Tentador, não acham? Mas voltando ao resumo da história para quem ainda não conhece... Alucinado por qualquer tipo de prazer e criando uma imensa expectativa que pudesse libertar do desapontamento sexual, Frank esperava que a caixa de Lemarchand fosse suprir os prazeres que tanto desejava.

Porém quando Frank ficou de frente com os Cenobitas, não imaginava que eles iriam trazer grandes tormentos. Para os Cenobitas, prazer tinha outro significado e Frank foi arrastado para o mundo deles completamente mutilado, onde só encontraria desespero e muita dor. Algum tempo depois, Rory irmão de Frank e sua esposa Julia, mudaram para casa que herdou de sua avó após a morte dela. Casa que Frank realizou o ritual para encontrar os Cenobitas. A principio, Julia não estava satisfeita com a mudança, mas era uma realidade na vida do casal. Em um dos quartos que são localizados no andar superior, Julia percebeu que era úmido e as paredes escuras. Então decidiram deixar o quarto de lado, totalmente intocado e resolveu fazer o restante da casa, um lar hospitaleiro.

Certo dia, Julia estava observando o quarto escuro e úmido. Ela não sabia explicar, mas sentia conforto naquele cômodo da casa e Rory chegou no quarto com a mão ensanguentada. Ele tinha se cortado e o sangue de Rory pingava no chão do quarto. Rapidamente, Julia o levou para o hospital. No dia seguinte o quarto estava com o chão totalmente limpo, nem Julia e e nem Rory haviam limpado o chão. Vida que segue... Rory resolveu fazer uma festa de inauguração da casa para os amigos próximos e pouco depois de meia-noite, Julia foi descansar, deixando Rory com os amigos. Exausta, Julia novamente foi até o quarto escuro antes de ir dormir e sentiu uma presença no quarto úmido. Ao entrar no cômodo, Julia escutou uma voz medonha saindo das paredes, afirmando que era Frank. Rapidamente Julia reconheceu a voz que implorava por mais sangue para voltar à vida e ela concordou em ajudá-lo, pois ainda recordava do pequeno envolvimento que teve com cunhado no passado.

Durante a leitura de Hellraiser: Renascido do Inferno, ficou impossível não pensar no filme, pois as cenas que contém no filme são fiéis ao livro. O início do livro é detalhista durante a presença dos Cenobitas com Frank e o ritual que ele precisou fazer para chegar até eles. Isso deixou a versão literária extremamente rica, porque os elementos que Frank usou para despertar o interesse dos cenobitas é descrito claramente enquanto no filme é apenas mostrado com rapidez. Não é a primeira vez que leio Hellraiser, pois acho a leitura bastante instigante com um ótimo desenvolvimento. A narrativa consegue fluir maravilhosamente e alguns leitores podem conseguir lê-lo em um dia. Minha vontade era ler sem interrupções, especialmente nos trechos que Julia estava ajudando Frank se libertar dos cenobitas, mas gosto tanto da história que fiz duas pausas para poupar a conclusão dela mais rápido.

A edição é caprichada maravilhosamente, ao ponto deixar qualquer fã dos filmes Hellraiser sem palavras, mérito da Darkside que sempre capricha e deixa os livros dignos de colecionador. A capa é toda em material de couro sintético, contém o desenho da caixa Lemarchand aberta e contém alguns desenhos da caixa de Lemarchand no início e um coração humano no final de cada capítulo. Também contém imagens na últimas páginas, do personagem conhecido como Pinhead, o líder dos cenobitas. Sobre mais detalhes da história, eu vou deixar para o próprio leitor descobrir durante a leitura, mas quero deixar claro que, a pessoa que é fã da franquia Hellraiser ficará satisfeita ter em mão a história original.

Agora vou aproveitar que terminei a leitura e vou assistir os filmes da franquia para trazer minha opinião sobre eles aqui no blog e no Instagram. Enfim, a escrita de Clive Barker é fascinante, porém arrisco em dizer que não é para qualquer leitor. É forte, não poupa o leitor de detalhes pesados, mas também é maravilhosa para quem é fã do terror!

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/11/hellraiser-renascido-do-inferno-clive.html

Felipe.Mendes 12/04/2024

Gráfico, interessante e com personalidade.
Hellraiser é um livro curto, porém suas cerca de 160 páginas são um prato cheio pra quem curte um bom terror visual e suspense.

Clive Barker é bastante explicito no gore e na violência que o livro nos entrega, envolvendo o body horror e nos outros sentidos do corpo, com personagens bem desenvolvidos e ?anti heróis? cenobitas totalmente carismáticos e interessantes de se ver nas suas interações.

Acho que é um livro que deve ser acompanhado de sua adaptação cinematográfica, ambos são complementos um do outro.

Akemi 11/04/2024

PODE TER SPOILER A SEGUIR.
Serei BEM honesta: nenhum personagem é cativante (eu queria que todos tivessem ido pro aralho com os cenobitas), os cenobitas mesmo nem aparecem direito, nada sobre eles é explicado, pois acho que tem um livro só sobre isso. Nada de sensibilidade existe aqui, mas na sinopse da entender que tem.
O que me fez dar essa nota é que: todos esses problemas fora contados de uma forma fluida e PERFEITA. Foi uma pena ter lido em formato de ebook... Eu queria ter colocado uns mil post its.

Andr3_marcos 01/04/2024

"Não havia prazer no ar; ou pelo menos, não como a humanidade o entendia."
AI MEU DEUS, SÃO OS CENOBITAS!
Confesso que se o livro tivesse a mesma pegada do primeiro capítulo seria um ótimo livro. Comecei a ler com bastante expectativa (apesar de ser um livro relativamente pequeno) por conta do primeiro capítulo que talvez seja repugnante e isso é exatamente o que me atraiu na escrita do Clive Barker, pois, horror e tudo o que é relacionado a ele fica bem explícito em seus livros. Poderia sim ser um livro melhor, tal qual Evangelho de Sangue se mostrou ser, mas acabou tendo bem mais aterramento que de costume. Faltou uma coisinha aqui e acolá pro livro ter uma pegada mais macabra e ouso dizer que nem é tão "assustador" assim, por mais incrível que pareça, não me senti amedrontado nem nauseado quando lia os acontecimentos relatados nele (com exceção do primeiro capítulo).
É uma vibe meio casos de família, né? Tem traição, briga, inveja e essas coisinhas que toda família tem, tirando assassinato e multilação. Essa Julia é bem biriri das idéias, tanto que, soube quase de início que ela era bem maluca e que possívelmente ela ia se dar bem mal no final. Eu estava certo, talvez porque achei o livro previsível ou porque eu já tô acostumado a ver esse tipo de coisa em livros de terror.
Uma das coisas que eu gostei dessa nova visão do universo de Hellraiser foi o aprofundamento na história da Configuração do Lamento (LeMarchand´s Box) que foi pouco explorada em Evangelho de Sangue.
UM BEIJÃO, CLIVE BARKER! VOCÊ É UM QUERIDO!

Marcio 19/03/2024

Esperava mais
Eu adoro o filme, agora que li o livro percebi que é uma ótima adaptação por expandir esse universo dos cenobitas. O Clive tem uma escrita muito envolvente e econômica, então embora o livro seja pequeno, é uma história bem contada e descomplicada. Eu gosto de como ele trata sobre desejo, desespero, prazer e dor como coisas semelhantes. Tem uma certa filosofia no modo como os Cenobitas encaram o sentimentalismo humano, porém o livro não dá tanto enfoque na mitologia e sim em como isso afetou os personagens. Não me chateou, exceto o fato de que as duas mulheres do livro parecem reféns do amor (dos homens que amam) e a personalidade delas é atender às expectativas deles. Pode ser meio ultrapassado, mas como eu acredito que o tema do livro seja esse desejo que gera insatisfação, que gera violência, que gera mais desejos, talvez não seja um grande problema. Afinal, em um mundo onde o prazer da carne fala mais alto, qualquer coisa é válida pra desfrutá-lo.

Hannah126 19/03/2024

Um bom livro que explica melhor algumas coisas do filme
Resolvi ler este livro depois de ver os filmes de Hellraiser e achei o livro uma boa surpresa. Nele, somos apresentados a Frank, Julia, Rory e Kirsty - protagonistas do primeiro filme - e, na minha opinião, o livro tem o mérito de explicar melhor a personalidade de Frank.
É um livro de terror - mais puxado para o horror/terror psicológico, na real - que te deixa com vontade de saber como as situações vão se desenrolar e o que os personagens vão fazer diante das situações que vão acontecendo. No entanto, em alguns momentos, a linguagem do autor é um pouco arrastada. Ele explica as situações que ocorrem no livro de uma maneira bastante íntima, do ponto de vista do que os personagens pensam e da maneira como eles são, no entanto o linguajar do autor acaba sendo meio arrastado nesse processo.
No geral, é um bom livro, se você gosta de um terror mais psicológico/que explica de forma mais aprofundada os pensamentos e as relações dos personagens.

rafaelewen 14/03/2024

Depois de uma ressaca prolongada resolvi começar pela minha zona de conforto e o horror de hellraiser não me decepcionou, não me recordava do filme, mas o livro me trouxe a memória do mesmo como se acabasse de ter assistido, além de ter me motivado a voltar minhas leituras. Pra quem gosta do gênero eu recomendo.

Alecia Rodrigues 09/03/2024

Um clássico
Realmente um clássico do gênero, o começo é um pouco confuso, mas o resto do livro a história é muito fluida. Vale muito a leitura.
De uma criativa é tanto a história, nunca tinha lido algum assim.

Os personagens da história também são muito interessantes, despertam emoções variadas no leitor!

Matheus 03/03/2024

Igual ao filme
Esse livro é igual ao filme, só que bem mais detalhado. Nas partes importantes, os detalhes fazem a diferença. Mas no resto, fica cansativo

Barbara838 16/01/2024

Pecados, desejos, degradação
Foi um livro que me surpreendeu. Hellraiser foi escrito com a intenção de ser adaptado ao cinema, então possui um início, um meio e um fim.
As cenas são bem gráficas e foi muito interessante ler sob o ponto de vista de cada personagem e o quanto se afundaram na degradação dos pecados humanos tornando-se insanos.
Foi uma leitura muito boa, em que a narrativa foi coerente do início ao fim ficando com gostinho de quero mais, mesmo sendo final fechado.
Quem curte terror com certeza vai gostar de Hellraiser. (Só não dei 05 estrelas pois um dos personagens principais que era mega importante quase não apareceu)

Nota: 08/10

.belladonna. 14/01/2024

Frustrada é pouco
Olha, apeasar do livro ter uma narrativa interessante e bem escrita, eu fui com expectativas demais e acabei me decepcionando com algumas coisas assim que comecei a ler. Mesmo não tendo gostado muito desse, vou dar uma chance para os outros volumes.

Gustavo.Ouriques 26/12/2023

Comecei a leitura com altas expectativas, que não foram supridas durante a história. Apesar disso, foi um bom livro. Quero ler mais obras do autor.