Hellraiser Clive Barker

Resenhas - The Hellbound Heart

Gabs 03/11/2021

É bom, mas esperava mais
O livro é bem escrito a leitura é fluida e instigante. Apesar do livro ser de horror/terror eu não vi nada demais e não sentir medo

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 29/08/2021

Renascido do Inferno
Com apenas 160 páginas, Clive Barker, autor em geral de histórias de fantasia, criou um universo que deu origem à tão conhecida figura no mundo do terror, Pinhead. Lançado originalmente em forma de novela em 1986, a saga dos Cenobitas ganhou no ano seguinte uma adaptação muito fiel, realizada pelo próprio autor. A história conta com uma criação muito bem feita, sem pontas soltas, sobre todo um mundo oculto que pode ser acessado através de um objeto misterioso - uma Caixa de Lemarchand-, que vai parar nas mãos do protagonista Frank. Tendo o conhecimento de que a caixa ofereceria inúmeras formas de prazer e movido pelo fato de sua vida estar entediante, a curiosidade fala mais alto e Frank então passa a tentar resolver o enigma que abre a caixa.

Logo após resolver o enigma da caixa misteriosa e conseguir abri-la, Frank percebe que cometeu um erro ao conhecer os Cenobitas, demônios pertencentes à um lugar específico do Inferno, e que se apresentam através de inúmeras formas em decorrência de suas deformidades. Ao notar que, o que na verdade não passa de perversão, sadismo e tortura para os humanos, para os demônios da Ordem de Gash, é puro prazer e divertimento. É de se esperar que não trate nenhum aspecto da trama com leveza. Afinal, o líder dos Cenobitas traz uma aparência medonha, feita com repartições no rosto e com pregos que vão desde a superfície do rosto ao seu cérebro. Contudo, não é assim a primeira aparição da entidade líder destes demônios. No livro, sua aparição se dá por uma figura feminina de identidade não reconhecida, mesmo que nos filmes sua representação tenha sido do famoso Sacerdote do Inferno, Pinhead. Um fato curioso que muitos não sabem é que este ícone foi inspirado em outro ícone do gênero, o Conde Drácula.

Sem dúvidas Hellraiser foi uma novela que moveu águas, já que se trata de uma fonte de inspiração até para músicas, como foi o caso da composição de Ozzy Osbourne, Zakk Wylde e Lemmy Kilmister. Lançada em 1991 por Ozzy e no ano seguinte, na gravação do Motorhead, Lemmy não perdeu a oportunidade e fez um clipe onde jogava uma partida de pôquer com o próprio Pinhead.

É um livro notório e ótimo para conhecer mais sobre o terror de Hellraiser, os Cenobitas e suas origens, apesar de ainda não serem revelados de forma completa no primeiro livro. Como li há alguns anos, pretendo reler.

Para ler mais resenhas do tipo, ou essa na íntegra, acesse pelo Instagram: @pontoparagrafo23

Ou pelo site: pontoparagrafo.art.br

site: https://www.pontoparagrafo.art.br/post/resenha-hellraiser-renascido-do-inferno
Paulo2144 15/09/2021minha estante
Que legal! Não sabia que era livro tbm.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 20/09/2021minha estante
Paulo é sim. 160 páginas só, vale a pena dar uma olhadinha pra conhecer

O MESTRE 20/10/2021minha estante
Muito bom!!!!

Marcos 02/11/2022

Renascido do Inferno
Frank está cansado dos prazeres mundanos. Um dia, ele encontra uma caixa, e com ela invoca criaturas com o intuito de obter um prazer inimaginável? o que ele não sabia, era que com o prazer, também haveria dor.

Hellraiser é um terror diferente, com nojeiras e personagens cinzas.

Clive Barker cria um universo incrível com criaturas igualmente incríveis? os cenobitas são icônicos, muito em razão de sua bizarrice e da adaptação cinematográfica.

Quanto aos personagens, Júlia e Frank são personagens sacanas, Rory é o bobão (até demais) e a coitada da Kirsty é a única que se salva.

Hellraiser é uma boa experiência para os amantes do terror, que deixa um gostinho de quero mais, recomendo e inclusive, vou atrás do Evangelho de Sangue para ler.
NayLyra 02/11/2022minha estante
Evangelho de Sangue é beeeem gore.

Marcos 02/11/2022minha estante
É tão bom quanto esse Nay ?

Esse eu ainda não li. ?

Marcos 02/11/2022minha estante
Mas o Evangelho é legal ?

NayLyra 02/11/2022minha estante
É sim. Ouso dizer que foi o livro que me deu um medinho real. ?

Marcos 03/11/2022minha estante
Eita nois kkkkkkkkkkkkkk vou ter que ler então uai

NayLyra 03/11/2022minha estante
Leia e me diga depois kkkk

Marcos 03/11/2022minha estante
Fechou Kkkkkkkk

GioMAS 16/10/2022

Cult clássico de horror
Um livro sobre o prazer existente na dor, um grande eufemismo para o tema do sadomasoquismo que, ao menos neste primeiro volume, fica apenas subentendido.

Neste livro, o horror é traçado a partir das frustrações com os limitados prazeres mundanos.

Incômodo, como toda obra de horror deve ser.

Samukk 13/01/2023

Cuidado com os seres humanos !
O começo é bom ,o meio fica insuportavelmente chato , mas quando chega no final a coisa fica boa demais. Fiquei confuso em que nota dar ,pois ele fica alternando em coisas impressionantes e coisas chatas , senti falta do terror apesar de ter vários elementos bizarros. Em relação aos personagens eu gostei mais da Kirsty ,mulher corajosa e biruta no bom sentido , diferente da imbecil da Júlia que me deixou puto em alguns momentos .
Nunca assisti os filmes da saga Hellraiser , mas vou botar na minha lista e comparar pra saber qual é melhor.

Jorge 05/07/2020

Hellraiser
Eu fui com muita expectativa para esse livro, o que pode ter atrapalhado um pouco o que achei dele.
Enfim, é um bom livro, mas para mim nada espetacular. Ficou aquele sentimento de que podia ter mais alguma coisa, provavelmente pela expectativa que criei, porém para aqueles que gostam da mistura, romance com horror e um pouco de suspense, tenho certeza que vão gostar bastante.

Mcbloom 02/08/2022

Não conhecia a história, sabia só de vista os personagens na adaptação pro cinema.
Li algumas resenhas antes de começar a ler, e concordo que o livro é como se fosse um roteiro para o filme. É curto, umas 150 páginas, e a escrita é direta e rápida. Não me deu medo, gostaria de ter descoberto mais sobre o mundo de prazeres pros cenobitas
e sobre a caixa que originou a história. Acredito que o filme supere e dê vida a história
de um jeito que o livro não deu. A parte mais emocionante foi nos 60/70% do livro, onde a ação realmente ocorre e deixa a gente apreensivo. Basicamente o auge foi o final frenético.

Felipe 08/05/2022

Mais uma história do Barker que apresenta elementos numa escala macro mas foca numa narrativa muito mais centrada e específica. Pra mim segue um dos melhores escritores de cenas de tensão e body horror por se manter presente. O final parece um tanto corrido, e o filme é bem mais interessante (o próprio Barker corrigiu sabiamente muitos pontos da própria história lá), mas a história ainda funciona e é sempre um prazer passar algumas horas lendo o Clive.

FalaLud 08/06/2021minha estante
O filme é bem trash ?

Gabybadgirl 08/06/2021minha estante
Amo trash???

Natalia1729 04/12/2023

Incrível!
Uma das melhores leituras desse ano, sem sombra de duvida!!!
Eu estou encantada, que livro sensacional, vale a muiiito a pena.
xclamation 04/12/2023minha estante
sensacional, né??? também li hellraiser esse ano e definitivamente foi uma das melhores leituras de 2023, te prende do início ao fim, muito bom mesmo

Lucas1806 26/09/2022

Uma história bem curta, dá pra ler em um ou dois dias. O livro foi escrito já com a intenção de virar filme, portanto não dá tantos detalhes quanto daria em um livro maior. O ritmo de leitura é rápido e alucinante, nos deixando ansiosos para saber o que vem em seguida. Pelo menos para mim, que nunca assisti ao filme. Pra quem já assistiu, o enredo é mais ou menos previsível, mas vale a pena como um complemento, para os aficcionados pela franquia.

Cristina 23/10/2022

Hellraiser
Meio confuso no início, mas com o passar do tempo vai facilitando a compreensão da história. Adorei o livro ser feito em pontos de vista!

Susie.Gameleira 21/04/2021

De tirar o fôlego!
Foi a primeira obra que eu li, com essa pegada de terror/suspense da DarkSide. O livro consegue facilmente mergulhar o leitor na historia de Frank, um ser humano sedendo por prazer e aventuras ao se deparar com a caixa de Lemarchand, que ele acredita, ser capaz de lhe proporcionar as mais intensas experiências e prazeres do mundo. Ao desvendar o misterio da caixa ele se depara com seres de outro mundo OS CENOBITAS, que sentem prazer na dor, na mutilação, na deformação do corpo. No desenrolar da leitura super rápida, mas que mostra imagens nítidas de assustar qualquer um, entram na trama Kristyn e Rory (irmão de Frank), que são mergulhados em meio a essa trama de terror. Super recomendo esse livro que deixa o leitor de queixo caído com tantas reviravoltas.

Duana Rocha 18/06/2021

Pesado!
Eu morria de medo da capa da fita de Hellraiser na locadora, sempre amei filmes de terror mas esse nunca tive coragem de levar pra casa rs. Resolvi ler antes de assistir e nossa senhora!! Acabei agora, ainda tô sem fôlego! Muito bom, Clive tá entrando para lista de autores favoritos. Se gosta do gênero não pode deixar de ler esse livro! Agora vou ver o filme que tem disponível na Amazon prime ?
RenanDuarte 18/06/2021minha estante
Essa edição parece linda

Duana Rocha 19/06/2021minha estante
Darkside ?

glaucevivianne 20/06/2021minha estante
O Clive é muito fodaaaa!

rafaelewen 14/03/2024

Depois de uma ressaca prolongada resolvi começar pela minha zona de conforto e o horror de hellraiser não me decepcionou, não me recordava do filme, mas o livro me trouxe a memória do mesmo como se acabasse de ter assistido, além de ter me motivado a voltar minhas leituras. Pra quem gosta do gênero eu recomendo.