Pense Magro

Pense Magro Judith S. Beck

Resenhas - Pense Magro

Ingrid 19/05/2022

Uma nova forma de se relacionar com a alimentação
Como amante da terapia cognitiva e com a alta demanda de emagrecimento, resolvi ler esse livro tão conhecido, da filha do criador da terapia cognitivo-comportamental. Como sempre falo, o início da leitura é repetitivo, massante e demanda insistência para chegar nas partes que realmente importam. A parte inicial está mais para um anúncio de polishop do que para uma introdução. Mas quando a autora começa a separar as informações em dicas diárias, podemos realmente tirar um grande aprendizado.
A dieta definitiva de Beck aborda assuntos não apenas sobre a diferença entre fome e desejo de comer, sobre estratégias pra se relacionar com a comida e conseguir comer adequadamente, mas aborda também o papel que nossos pensamentos têm no nosso comportamento alimentar diário. Muitas pessoas não percebem a quantidade de pensamentos sabotadores que têm: "vou comer porque eu mereço; pra não fazer desfeita; pra não desperdiçar; porque tive um dia ruim, porque tive um ótimo dia..." quantas desculpas usamos para nos afastar de uma alimentação saudável!
Aprender a perceber esses pensamentos e dar uma resposta adaptativa a eles é uma boa forma de iniciar o caminho do autocuidado com o peso.

Claudia Cordeiro 15/01/2013minha estante
Não tem spoiler nesta crítica...

Patricia 24/05/2014minha estante
Você conseguiu segui o programa certinho?

Mirela Ugioni 22/10/2020

Ótimo
Leitura indispensável para quem quer o emagrecimento. Realista e focado na saúde.

Karoline.Barbosa 06/12/2020

Trecho Preferido
"A terapia cognitiva o ajuda a resolver problemas práticos e psicológicos, e também a aprender novos pensamentos e novas habilidades comportamentais - ferramentas que você poderá utilizar pelo resto da sua vida" (p. 28)

Larissa Quintana 27/03/2021

Cuidado
É um livro, em geral, muito bom para quem busca emagrecer, por utilizar a terapia cognitiva comportamental como base. Entretanto, não recomendo a utilização sem o acompanhamento de um profissional. Alguns passos podem levar à obsessão e preocupação excessiva com o peso. Também ressalto que em alguns momentos, principalmente no início, a autora ressalta muitas vezes como é bom ser magra, de uma forma que considerei repetitiva e sem necessidade, que contribui para ideias gordofóbicas. Se você é gorda (o) e está satisfeita (o) com seu corpo, não recomendo a leitura.
Abraão Gomes 03/01/2023minha estante
Eu também compartilho da mesma opinião, por isso leio o livro e faço os exercícios, entretanto tudo e acompanhado pela minha nutricionista e personal.

Helena Fraga 30/01/2022

Estratégias e ferramentas
O livro busca fornecer ferramentas no auxílio para o emagrecimento, não apresenta dietas, mas estratégias na área cognitivo comportamental para o alcance do objetivo.

Abraão Gomes 12/02/2023

Este livro ajudou a mudar os meus conceitos sobre emagrecer e ter uma vida cada vez mais saudável.

Ele foi uma ferramenta importante e agora estou colhendo os resultados do meu foco em cada tarefa deste programa, eu desenvolvi habilidades que eliminou meus medos, ansiedade e o sedentarismo.

Carregue este livro consigo para a vida toda e seja transformado ??

Gabsam 25/11/2023

Que sacada
Essa autora consegue te provar que não precisa de muito para emagrecer, vc pode manter a sua dieta, e mudar hábitos, com isso criar rotina e entendimento.

Rhayane.Pelison 30/08/2023

Ótima leitura pra mudar o pensamento em relação a comida
Indico muito pra quem come por ansiedade e compulsão, extremamente necessário se você quer mudar seu hábito alimentar!

Karol com kah 12/03/2023

Muito útil
Muito legal as dicas e estratégias ensinadas no livro para alcançar o emagrecimento sustentável. Amei a ideia dos cartões de enfrentamento, e passei a utilizar em outras áreas!!! Definitivamente mudou a minha vida e como eu encaro essa situação de perder peso.

Recomendo muito.

Amélia Mel 08/10/2023

Para emagrecer: primeiro a mente, depois o corpo
Não é um livro gostoso de ler, porém, para quem está querendo emagrecer e manter o peso, os conselhos são valiosíssimos! Duvido muito seguir as ferramentas propostas pela Dra. Beck e não baixar os dígitos da balança. Esqueçam dietas da moda, emagrecimento fácil e sem esforço! Para emagrecer, comece pela sua cabeça, nada fácil, mas se aprender a mudar sua forma de pensar e exercer o auto controle, sucesso garantido!

Paola 23/05/2020

Pertinente
Embora na primeira parte do livro eu tenha me sentido em um anúncio do Polishop que fica repetindo um milhão de vezes o nome do produto (praticamente em toda página tem ?o que você vai aprender com A Dieta Definitiva de Beck?), a parte prática do livro, com os exercícios diários, é muito válida. Foi uma validação de tudo que venho discutindo com a minha nutricionista há dois anos e que me permitiu emagrecer 20 quilos até agora.

Thaís 20/01/2021

Muito interessante a forma como o assunto do emagrecimento e manutenção do peso é tratado, gostei bastante.

Mayara 14/02/2021

Essencial para o emagrecimento
A escritora é uma psicóloga mundialmente conhecida e autora de livros clínicos de terapia cognitivo-comportamental. Nesse livro ela usa uma linguagem muito fácil e diretamente com o leitor, o que se assemelha a uma conversa, no livro são discutidos diariamente várias temas relacionados ao processo de emagrecimento e principalmente como nossos pensamentos sabotadores podem impedir com que o nosso processo se mantenha ou que nosso emagrecimento seja efetivo. Esse livro ensina a identificar os pensamentos e modificá-los de modo que mesmo ao fim do livro tenhamos capacidade de manter as técnicas.

Grazi Silva 14/07/2021

Atenção!
Com grande empolgação peguei este livro para ler e no início foi só decepção. Comecei lendo e logo nas 5 primeiras páginas já não queria ler mais, confesso que quase abandonei a leitura. O livro traz em cada página uma propaganda sobre "a dieta definitiva de Beck" e que me lembra muito aquelas propagandas da polishop, tornando uma coisa chata de se ler.
Em um contexto geral, os pontos abordados em relação à terapia cognitiva comportamental são de extrema importância, mas sinto que foi trazido de uma forma chata que não desperta o interesse, pelo contrário, a linguagem utilizada pode ser gatilho para comportamentos compulsivos e autocriticos.
Com isso, recomendo a leitura com um psicólogo, pois não vejo a necessidade de uma pessoa leiga sobre a abordagem ler esse livro completo já que um terapeuta cognitivo comportamental, ainda que tendo o livro como base, ajudará a tornar a experiência mais tranquila, além de explicar os conceitos aqui trazidos de forma mais clara e objetiva. Caso você queira ler sozinho mesmo eu recomendo a leitura a partir do capítulo 4, que é onde vai explicar a dieta definitiva de Beck de uma forma geral.

Nota: Não terminei completamente o livro, pois tenho feito as atividades aos poucos, mas isso não altera a resenha acima.