Cova 312 Daniela Arbex

Resenhas - Cova 312

Lidi 20/04/2024

Leitura necessária
As atrocidades, que foram vividas em nosso país , e ainda desconhecia por muito , precisa e merece ser conhecida.
Daniela Arbex não erra nunca .

Ariane335 27/03/2024

O romance é baseado em eventos reais e relata a história de um grupo de presos políticos durante a ditadura militar no Brasil.

Brunna.Luisa 04/03/2024

Daniela Arbex se tornou uma das minhas escritores favoritas, a forma como ela relata histórias tão importantes que aconteceram no Brasil e muitas vezes são esquecidas ou até mesmo a maioria não sabia.

Milton e todos os guerrilheiros nunca vão ser esquecidos

Amaurijbarros 22/02/2024

Cova 312
A historia do Brasil, seja qual for a verdade, tem que ser mostrada.
Temos o direito a nossa identidade e escolher o que queremos no futuro.
Erros e acertos consolidam um país democrático e republicano e não existe salvador da pátria e nem dono.
Leiam e escolham esse é o princípio da liberdade.

Charles.Araujo 30/01/2024

Uma história que precisa ser contada
Nós sabemos pouco sobre os crimes cometidos durante esse período histórico, muitos deles ativamente apagados. Infelizmente, a anistia dos torturadores faz com que tudo pareça mais ameno e que inclusive pessoas que viveram neste períodos vejam ele com bons olhos.

Barb @soueubarb 27/01/2024

Lembrar pra não repetir!
Narrativa coesa e bem construída? Daniela Arbex.
Tratar assuntos delicados com extrema astúcia e respeito? Daniela Arbex.
Esse livro é importante num ponto que nem consigo chegar. É história, é política, é aula de jornalismo investigativo. É a parte mais obscura do Brasil jogada às claras, numa luz absurda. É sempre importante lembrar, entender, para que nunca mais aconteçam as barbáries que uma ditadura impõe.

Philipe 09/01/2024

Cova 312
Livro riquíssimo sobre crimes políticos e tortura no período da ditadura, vale muito a pena a leitura ...

@carousilva 27/12/2023

Sutileza em meio a um relato que angustia
Daniela Arbex é magistral, com uma escrita leve, fluida e que me fez querer devorar o livro, ela apresenta um relato pesado sobre um dos momentos mais tristes e cruéis da história do Brasil: a Ditadura Militar.

Revivendo histórias, colocando à luz aquilo que outrora tentaram apagar, os relatos pesados e que fazem o estômago revirar são necessários e Arbex, de forma incrível, torna tudo mais fácil de ser lido.

mamá 19/12/2023

Esse eu queria ler a um tempo, mas precisei ler para faculdade. Admito que demorei mais só que pretendia, principalmente, pelo fato de ler ele ter virado uma obrigação.

mas é um livro incrível, tanto do lado jornalístico quanto do literário. A Daniela tem uma maneira única de contar histórias e nos envolver nelas, sempre mantendo a ética e responsabilidade.

foi uma leitura difícil e cheia de detalhes, no entanto valeu a pena, o desfecho me fez chorar

Luana0612 11/12/2023

Cova 312
O enredo de cova 312 é centrado na estranha morte de um homem revolucionário dentro da prisão de Linhares (local onde muitos presos políticos ficaram durante anos). A autora trabalha durante toda a história mostrando diversos relatos sobre o que aconteceu no dia e também os documentos oficiais com a versão dos militares envolvidos
Cova 312 mostra como foi a ditadura militar e o quão perturbadora eram as torturas e mortes que ocorreram naquele período. Em diversos momentos você sente um embrulho no estômago, pq as situações vividas ali são inimagináveis.
E pensar que muitos ousam dizer que aquilo não aconteceu... Que tinha motivos nobres, que salvaria o país do comunismo...
Muito impressionante o trabalho da Daniela Arbex, sempre procurando ir atrás de todos os fatos e conseguindo fazer links muito interessantes entre pessoas de diferentes regiões do país.
Recomendo a leitura! (Mas tem que ter estômago)

Canoff 01/12/2023

Cova 312 | Daniela Arbex - Um livro-reportagem sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).
Daniela Arbex, ao deparar-se com uma manchete que anunciava a aprovação do processo indenizatório do governo de Minas Gerais destinado às vítimas da ditadura militar (1964-1985), teve seu interesse aguçado pela história e percebeu que ainda não havia contribuído com reportagens sobre o assunto. Era o início de uma investigação que Arbex imaginava ser tranquila devido à quantidade de informações, mas revelou-se uma busca exaustiva, repleta de dados desconhecidos pela mídia e por todos os órgãos governamentais.

O livro reúne as histórias de dezenas de prisioneiros e suas experiências desde que decidiram rebelar-se contra o sistema vigente na época. Simultaneamente aos relatos, Arbex depara-se com um mistério que perdurou por décadas: o paradeiro do corpo de Milton Soares de Castro, um guerrilheiro do Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), morto no presídio de Linhares após supostamente ter se suicidado dentro de sua cela, após passar por horas de interrogatório. A família de Milton não aceitava a versão oficial e acusava os militares de assassinato. Enquanto a história de Milton é contada, a autora aborda a história de outros revolucionários e interliga as narrativas de uma forma que apenas ela consegue fazer. Os livros de Arbex são marcados por investigações intermináveis, reunião de dezenas de vítimas e testemunhas. Nos primeiros capítulos, ela aparenta se perder devido ao contexto gigantesco que atribui aos seus livros, mas, no fim, as histórias se encaixam, e você nota que ela tem total controle da narrativa e dirige suas histórias como ninguém.

Assumo que meu conhecimento sobre a ditadura instaurada no Brasil seja extremamente raso, mas ao longo deste livro, notei algumas coisas que não poderiam ficar de fora desta resenha. Como mencionado anteriormente, a autora conta a história desses guerrilheiros de forma muito harmônica. Ela insiste em começar a narrativa desde a admissão desses rebeldes em seus respectivos grupos de guerrilha, e junto a isso, notamos que a maioria desses guerrilheiros não buscava apenas acabar com a perseguição, mas também instaurar suas ideologias no país. Arbex contextualiza e fala sobre a premissa ideológica de alguns grupos, e através disso, percebemos que a maioria aproveitou o período de perseguição para cometer barbáries em nome da oposição. A esmagadora maioria dos guerrilheiros disseminava o terror e cometia atos criminosos para atingir seus objetivos, atos que eram completamente desnecessários e coincidiam com o rótulo de “terroristas” atribuído a eles pelo governo militarizado.

Devo também dizer que não concordo com as torturas, nem com a maioria dos atos tomados pelos militares para punir os guerrilheiros, mas devemos abordar esse problema com a maior imparcialidade possível, pois, se tivessem sido brandos, o Brasil teria sido dominado por ideologias comunistas. Claro que havia pessoas não ligadas à política que foram subjugadas erroneamente, mas a maioria dos rebeldes deveriam ter sido presos e mantidos em cárcere, já que eram criminosos. A menção a figuras criminosas é bastante presente quando Daniela Arbex discorre sobre a espinha dorsal dos grupos de guerrilha e seus guerrilheiros. Os rebeldes chegam a reverenciar Fidel Castro, Ernesto Che Guevara e outras personalidades.

Sobre o livro, não tenho do que reclamar. Arbex realiza seu trabalho jornalístico com maestria, reunindo fontes, perseguindo pistas e testemunhas, contextualizando e apresentando os personagens de forma cirúrgica. Não darei nota máxima a este livro devido à pauta ser menos interessante do que em outros trabalhos dela. Eu não imaginava que a narrativa adentraria tão profundamente nos porões do país. Inicialmente, esperava uma investigação sobre o paradeiro de um corpo, mas encontrei um livro-reportagem que contribui muito para a compreensão da história por trás da ditadura que alterou os rumos do Brasil.

Juliana Rodrigu 17/11/2023

Pesado
Pensar que essa história é real assusta! E mais uma vez Daniela surpreende na escrita , momentos tão ímpares da nossa história! Nos envergonha , mas nos conforta saber que temos pessoas sempre querendo ser a frente dos seus tempos! Por todos esse heróis da ditadura meu reconhecimento!

Mimi4you 14/09/2023

Leitura cansativa
É interessante mas a forma que o livro é escrito não sustenta. Não é uma história com começo meio e fim, são várias. Tanto ao ponto de ser meio bagunçado.
Sai de uma história para uma notícia de 200 e tantas páginas, ninguém aguenta né?

Não recomendo ler de uma vez, é muiiiiita informação.

JAQUELINE.ARGOLO 24/08/2023

Pela verdade e justiça!
Para uma licenciada em História, esta obra é uma revisão sobre parte da história do nosso país. Confesso que torcia junto e me emocionava a cada descoberta da jornalista nessa trama histórica e na tessitura do nosso passado.

Segundo a autora: "Ninguém tem o direito de guardar silêncio sobre crimes contra a humanidade. (...) Revolver o passado é vital para se fazer justiça e para consolidação do estado democrático de direito." (p. 326)

Como Arbex afirma no posfácio, épreciso enfrentar a história e transpor aqueles "novos 'descobridores'" que "querem apagar a história para criar a sua própria versão de Brasil. Nesse país do faz-de-conta, os donos do poder esperam que os mais de 500 mortos e desaparecidos políticos sejam esquecidos. Não serão." (p. 334).

E mais uma vez:
"- Milton Soares de Castro!
- PRESENTE!"

Obs.: espero ansiosamente um livro contendo reportagem investigativa acerca do genocídio ocorrido na Pandemia da Covid-19.

Pedro 18/08/2023

Daniela Arbex, mais uma vez, com muita habilidade, dá voz àqueles que antes não tinham. Livro muito emocionante