Histórias Indígenas Dos Tempos Antigos

Histórias Indígenas Dos Tempos Antigos Pedro de Niemeyer Cesarino

Resenhas - Histórias Indígenas Dos Tempos Antigos

Ester 16/10/2023

Achei muito interessante ver como algumas tribos enxergavam o mundo, achei muitas histórias legais, porém eu comprei o livro achando que era sobre outra coisa mas mesmo assim gostei desse
Vanessa Bicelli 16/10/2023minha estante
Oie! Tudo bem? Estou participando de uma rifa solidária de 2 kindles + vouchers de R$ 50,00 na editora The Gift Box, existe algum grupo ou comunidade que possa me ajudar a divulgar? Todo valor arrecadado será pra uma ong de combate ao câncer de mama. Obrigada!

29/11/2022

Trata-se de um livro de contos e, esses contos contam em sua maioria, a história da criação do mundo, segundo a crença de diferentes tribos.
Antes de iniciar os contos, o autor faz uma ótima introdução sobre a diversidade da cultura indígena. Há tantas tribos no Brasil com cultura e línguas diferentes, de forma que as línguas divergem entre si como o português do russo, engana-se quem acha que os índios falam todos a mesma língua, que todos se entendem entre si.
As histórias contadas pelos índios são passadas de geração em geração, e o papel de narrador é levado muito a sério. Existe toda uma preparação por parte daquele que se tornará o narrador e geralmente são os pajés, que são os mais velhos da tribo.
O autor do livro é antropólogo e viveu por mais de um ano com uma das tribos para aprender seus costumes, além de ter usado uma vasta bibliografia para pesquisa em seu livro, e nos dá uma breve noção sobre os índios antes e depois de 1500, o que os índios consideram parentesco, guerras e alianças, aldeias, rituais e muito mais.

Marafa 30/06/2022

Importante
Há muita beleza nas histórias indígenas contadas nesse livro, ainda que tenham sido resumidas e recontadas para atender fins literários. Apesar de se encontrar alguns pontos em comum, é muito bonita a diferença que existem entre cada povo ao contar suas histórias. Todas elas são curtas e acompanhadas de uma ilustração, que acrescentam muito à obra.

O autor conviveu por vários meses com povos indígenas, de onde trouxe algumas das histórias aqui contadas. Essa experiência deve ter sido muito gratificante para ele, assim como foi para todos que assim fizeram (Darcy Ribeiro, em especial).

Esse é um livro para passar o tempo e ler histórias ancestrais, mas que ao mesmo tempo servem para refletir e admirar culturas diversas; acredito que são também histórias que podem ser lidas para crianças, que sabem ver a beleza da literatura melhor que ninguém.