Eu Te Darei o Sol

Eu Te Darei o Sol Jandy Nelson

Resenhas - Eu te darei o sol

Dih 25/12/2022

Simplesmente meu livro preferido do universo
Como explicar o quanto esse livro mudou minha vida? Confesso que a primeira vez que li, fiquei confusa no primeiro capítulo, era difícil acompanhar a genialidade do raciocínio do Noah, mas depois que você engata e entende o quão proposital é essa forma de escrita, é difícil não ficar totalmente imerso na trama, na perspectiva do Noah e da Jude, em como as peças vão se encaixando perfeitamente no tempo certo.

Em resumo, obrigada Jandy Nelson

Alediohead 25/12/2022

Uma história sobre tantos sentimentos
Perdão, amor, raiva, cumplicidade... São tantos adjetivos pra descrever esse livro, que poderia passar 10 horas seguidas escrevendo aqui sobre onde cada um desses se conecta com a história.

Beatriz Kath 24/12/2022

Eu te Darei o Sol
"Nós desejamos com nossas mãos, é isso o que fazemos como artistas. [...] Há alguma coisa de que você precise neste mundo e que só suas duas mãos são capazes de criar?"

Gostei muito dos dois personagens principais, e amei a forma com que o estilo de narração usa diversas metáforas e referências que fazem todo o sentido com o fato de eles serem artistas. Além de também ter gostado da alternância entre passado e presente, junto da mudança de narrador.

A forma com que o Noah descreve o mundo é muito interessante, criativa e cheia de vida, combinando perfeitamente com a personalidade dele e com a sua relação com a Arte. Gostei muito de como isso também ajuda a deixar evidente o contraste entre a narração dele, alguns anos no passado, e a narração da Jude, agora no presente.

O fato do Noah do passado parecer muito diferente do Noah descrito pela Jude no presente cria um certo suspense com relação ao que aconteceu nesse meio tempo, assim como o fato da Jude do presente ser completamente diferente da Jude descrita pelo Noah no passado.

Foi uma leitura bastante envolvente, com grandes conflitos emocionais e personagens muito interessantes. Além do fato de eu ser ilustradora e também amar Arte, o que pode ter contribuído para tornar a experiência ainda mais pessoal e memorável para mim.

"Preciso do meu crânio inteiro. Esmagá-lo seria como levar uma bola de demolição a algum museu secreto sem que ninguém tivesse a oportunidade de ver o que estava em exposição."

Morthis 23/12/2022

Com muita dificuldade terminei este livro, as palavras não faziam o menor sentido e desisti. Isto é, antes de descobrir que estava com uma resaca literária ( altos picos de livros incríveis tem este efeito).
Depois de reler, percebi o quão incrível ele é, em muitas partes eu me encontrei e, com certeza foi uma leitura de muitos aprendizados.

Rayanne Lira 05/12/2022

Reconstrua o mundo
MDS QUE LIVRO! Ou melhor, QUE OBRA! Sério, simplesmente não esperava tudo que esse livro iria trazer e causar durante a leitura. Li tão rápido, porque não conseguia parar, tudo que vai acontecendo, as reflexões, eu só queria saber como ele ia continuar e terminar. Feliz demais de ter lido ele agora, porque sem dúvidas se tornou um dos favoritos da vida!

sério, que obra!

jenni_lovegood 02/12/2022

(autorretrato: menina imersa em palavras)
não é exagero nem nada, mas esse é o melhor livro que eu já li.
eu fui sem expectativas nem saber sobre o que era, e valeu muito a pena.
o livro te prende mais a cada palavra, tanto a parte do noah, quanto a da jude, te fazem amar o livro e a escrita (que é sensacional, serio).
ler esse livro foi uma experiência muito boa, e queria poder ler desde do início de novo como se fosse a primeira vez.
recomendo pra todo mundo.
a autora também fala sobre coisas muito importantes, como luto, lgbtqiap+, entre outros.
então leia por favor, você não vai se arrepender.

Bete 29/11/2022

Não sei o que dizer desse livro, todas as emoções são bem intensas, vividas e sentidas hora de modo construtivo, hora de modo destrutivo, todos movidos pela dor da perda. Seja de pessoas, amores ou sonhos...

gibs28 27/11/2022

resenha: eu te darei o sol
toda vez que eu releio esse livro (oq nao sao poucas) eu amo ele um pouquinho mais,tudo sobre a escrita de eu te darei o sol grita arte e eu fico abismada com quão pouco reconhecimento esse livro tem

Michele 19/11/2022

Poético.. mas
O livro tem uma aura de poesia em volta..
Todo lírico, melancólico, gostei porém vários dos problemas poderia facilmente ter sido resolvido com diálogos..

Anelise Cristine 18/11/2022

"Sinto a dor do mundo inteiro nesta obra."
É um livro tão profundo! Tem capítulos grandes demais e em alguns momentos, senti a leitura arrastada e a narrativa cansativa, pensei que desistiria, mas este livro tem tanto sentimento a flor da pele, tanta arte e cor que é impossível não insistir um pouco mais e mergulhar de cabeça nesta obra de arte. Me senti leve e serena ao finalizar, como se a arte me fizesse flutuar, vindo em minha direção, aqueceu muito o meu coração. Encantada pelos personagens e na construção de todos eles. Realmente, dá pra sentir a dor do mundo inteiro nesta obra: o livro é feito de muitos sentimentos e conseguimos sentir todos, sem exceção. Sem palavras, "Eu te darei o Sol" é uma verdadeira obra de arte.

"Porque todos nós estamos quebrados. Quero dizer, não estamos? Eu estou. O mundo inteiro está."

"Talvez uma pessoa seja feita de várias pessoas. Talvez estejamos acumulando novas personalidades o tempo todo. Carregando-as ao fazermos nossas escolhas, boas e más, enquanto erramos, organizamos, perdemos a cabeça, encontramos nossa cabeça, desabamos, nos apaixonamos, sofremos, crescemos, nos retiramos do mundo, mergulhamos no mundo, ao criamos coisas e destruirmos coisas."

Jackson.Wallece 12/11/2022

Foi uma história boa com roteiro bem amarradinho. Em alguns momentos senti meio lento, quase parei a leitura, mas do meio pro fim deu uma animada porque a gente acaba envolvido com os personagens.

Gostei do Noah e da Jude, a relação deles em alguns momentos me lembrou a minha com o meu irmão.

Cris 21/10/2022

Esse livro me conquistou desde o início, falou com meu coração. Com tanto sentimento a flor da pele, com muito amor, cor, te são e dor... Tão artístico! Sobre erros e redenção. Amor incondicional, amizade e irmandade. Sobre juventude e sobre amadurecer. Sobre perdão. Não tem um plot no final, nem precisa.

Izabel 29/09/2022

arte, amor, irmandade, dor, reinvenção, inspiração, vida.
Esse livro mecheu demais comigo, foi uma leitura difícil, demorei pra ler, talvez pela escrita da autora somado a o quanto foi doloroso de ler pra mim em diversos momentos, por me identificar demais com os dois personagens. Esse livro tem citações incríveis, que me trazem conforto e conversam demais comigo, com certeza é um dos meus favoritos, se não o mais. Sempre volto para ler minhas citações favoritas.

É um livro sobre arte, amor, irmandade, dor, perda, reinvenção, descoberta, cura, inspiração. É um livro sobre a vida.

"Onde está ele durante esses momentos? O que ele faz lá? Porque suspeito que esteja pintando. Suspeito que, dentro da impenetrável fortaleza de convencionalidade na qual ele se transformou, ainda exista um museu louco."

antribeiro 28/09/2022

Adorei
Amei esse livro , conseguiu me pegar do começo ao fim , com uma história cativante e linda , e como eu sempre digo amo aquela mágica de livros que me faz imaginar cada cena e viajar e esse livro me fez isso, super indico amei , foi uma leitura que me pegou e aqueceu meu coração. Super indico .

AnaAna 26/09/2022

que livro bom
eu nunca fiquei tão presa a uma leitura como fiquei nesse livro, faz um tempo que li, e ainda sinto que está entre um dos meus livros favoritos que mudou minha mentalidade completamente