Eu Te Darei o Sol

Eu Te Darei o Sol Jandy Nelson

Resenhas - Eu te darei o sol

Evy 24/02/2020

O amor é complicado.
Confesso que achei o começo um pouco chatinho, arrastado e confuso e como não sou muito fã de histórias adolescentes, achei que seria mais um clichê do tipo. Mas, tenho que admitir que a autora escreveu de uma forma bastante criativa, com dois narradores e nenhuma ordem cronológica que faz com que você se sinto envolvido nos acontecimentos como se estivesse lá e que você entenda os personagens e suas escolhas conforme as peças do quebra cabeça vão se encaixando. No fim, você se descobre apaixonado pelos personagens e suas histórias!!!

Tudo gira em torno de dois irmãos gêmeos inseparáveis que se amam muito e pensam absolutamente igual sobre tudo que acontece. Um começa a falar, o outro termina. Eles nem precisam por em palavras que já se entendem e tem uma ligação incrível de pensamentos e emoções. Ambos estão prestes a entrar em uma Escola de Artes bastante conceituada e muito concorrida, quando uma tragédia dilacera suas vidas e tudo muda.

Como a autora vai soltando trechos da história fora de cronologia e a cada momento pela visão de um dos irmãos, você vai descobrindo que eles não concordavam em tudo como parecia e nem compartilhavam todos os sentimentos e emoções e que o amor entre eles era apenas a metade da história. São muitos sentimentos envolvidos e muito da vida como ela é.

Gostei de conhecer a autora através desse livro, da sua narrativa e dos conflitos abordados. Recomendo!!

suh 11/07/2020

Reler meu livro favorito foi incrível. Continua aquecendo o meu coração da mesma forma. Eu continuo torcendo para os irmãos se resolverem igual na primeira leitura.

swiftielouis 19/05/2021

perfeito
se a discografia do troye sivan tivesse gosto, seria esse livro. o jeito que a história dos personagens vai se cruzando aos pouquinhos é inexplicável por deeeeus LEIAM ESSE LIVRO

Morais__ 08/05/2022

Muito bom, muito válido
Eu estava muito ansioso pra realizar a leitura desse livro, pois vi muita gente falando tão bem dele, alguns até dizendo que é o favorito da vida e isso tudo só me fez ter mais curiosidade e ansiedade de ler e conhecer a estória de Noah e Jude.

Foi sim uma leitura valida, que eu amei ter lido, porém não foi um favorito da vida, mas ainda sim foi um livro bem envolvente. É muito difícil descrever tudo o que eu senti lendo esse livro. mas é um livro com uma carga dramática muito grande, com personagens 100% humanos, que erram e acertam e isso me fez gostar muito da leitura, me pareceu personagens reais. Eu amei tudo, principalmente quando era no ponto de vista do Noah. Como eu amava as parte dele, surtava com ele com cada acontecimentos, eu me via muito nesse personagem, torcia e sofria por ele, e certa vezes eu não concordava com algumas de suas atitudes, mas ainda sim eu tinha muito desse personagem em mim, por isso foi muito fácil me envolver com ele, de compreender, de torcer por ele. Tive uma conexão bem grande com o Noah. Já com a Jude também foi interessante só não tanto quanto o seu irmão, mas ainda sim amei.

O fato de eu não ter dado 5 estrela pra ele foi pq achei a escrita um tanto peculiar demais e arrastada em algumas partes, principalmente quando os irmãos expressam seus sentimentos e misturam isso com a arte, eu gostei, mas ao mesmo tempo fiquei ??? .É um livro que você precisa ler com calma, e sei que ele é um bom livro, reconheço isso, e irei reler ele num futuro próximo e espero que nessa releitura seja bem melhor a experiência de leitura.

Jéssica 20/03/2022

Uma história de auto conhecimento e perdão
O livro nos traz a história de dois irmãos gêmeos e vamos vendo como eram próximos e vão distanciando e o que precisam fazer para se reaproximarem. Está é uma história em que os personagens precisam se auto conhecer para serem capazes de se conhecerem uns aos outros e assim se perdoarem.

Vanny 25/01/2023

Nada é o que parece
Li esse livro por indicação da minha melhor amiga e vou deixar aqui um aviso que ela não me deu: ESSE LIVRO É TRISTE! Não deixem a capa e o nome enganar vocês!

O final vale a pena? DEMAIS! Eu queria um extra com mais detalhes? SIM!

Acho que esse livro é sobre pessoas, é sobre defeitos, erros, é sobre personagens reais, que retratam pessoas reais e sentimentos reais. E acho que é por isso que esse livro me atingiu com força, porque eu não esperava.

A escrita é incrível, super fluida, divertida, diferente. Única. A forma como os personagens pensam é única.

Eu amo a passagem de tempo entre o passado e o presente, porque isso me deixava super curiosa a cada momento e ao mesmo tempo ansiosa para descobrir o que aconteceu para os irmãos estarem tão diferentes.

Confesso que a questão das idades me pegou um pouco? Na minha concepção, não era muito coerente ou confortável em alguns momentos. As narrativas do Noah de 13/14 anos não entravam na minha cabeça. Ok que ele era um garoto mais inteligente que outros na idade dele, mas não é sobre isso. É sobre as experiências, sobre os desejos e sobre algumas narrativas que simplesmente não encaixava com a idade dele. Situações e narrativas explícitas que me deixavam ??? Porque em diversos momentos, DIVERSOS, eu me esquecia que ele só tinha 13/14 anos! Porque são atitudes e comportamentos que crianças de 13/14 anos não teriam! E depois, retornava para outros que me faziam lembrar que ele era jovem demais. Me pareceu um pouco? desconexo em alguns momentos.

Assim como a Jude de 16 anos, que em diversos momentos eu imaginava ela com no mínimo 18 anos. Sei lá? acho que foi proposital da autora fazer isso, mas acho também que a forma como ela abordou essa situação foi um pouco vaga e imprudente em alguns aspectos.
O final também foi corrido. Depois de tanto sofrimento, acho que merecíamos mais detalhes sobre o desenrolar entre os personagens e COMO eles se acertaram, mas isso não aconteceu e eu senti como se tivessem arrancado as últimas páginas do livro e jogado fora antes que eu pudesse ler. Faltou alguma coisa.

Por essas questões, tirei 0,5 da estrela. Poderia ser 1 estrela, mas decidi levar em consideração todas as emoções que tive ao longo da leitura. Porque essa história é uma verdadeira montanha russa.

Não preciso nem dizer que as intrigas entre a família me pegou de jeito.
As inseguranças e o medo do Noah? A forma como ele precisou se esconder e tudo que aconteceu com ele por ser gay, me devoraram inteira. Eu só queria proteger ele. E apesar de todas as burradas que ele fez, eu ainda não conseguia odiar ele porque eu entendia DEMAIS. E isso o tornou um ótimo personagem. Ele não é perfeito! PONTO!

A Jude também, em todos os sentidos. Ela e o Noah tem um jeito de pensar único e divertido. E ambos se culpam pela morte da mãe e lidam com isso de maneiras totalmente opostas e no fim, quando entendemos porque, tudo faz sentido e ao mesmo tempo todas as dores e erros se tornam pequenos. Porque ficamos felizes por eles estarem bem.

Eu amei todos os personagens homens que apareceram. Todos são charmosos, divertidos, fofos, cheio de defeitos também, porém instigantes DEMAIS.
Ate mesmo o pai do Noah, que no começo eu detestava, se tornou um personagem que eu passei a adorar.
Já a mãe? é complicado. Eu não gosto dela de jeito nenhum, e acredito que a rivalidade dos irmãos e todo o sofrimento seguinte foi responsabilidade dela. Por fazer eles competir, por ser omissa em várias situações e por deixar um peso daquele nos ombros do Noah pouco antes de morrer. E por isso, esses detalhe, eu gosto um pouco menos do Guillermo também, por estar envolvido. Não consigo aceitar a traição, mesmo sabendo a história dos dois.

Enfim! É um livro incrível. Ele sugou todas minhas energias, não vou mentir. Mas eu amei ler também? indico, mas aviso que apesar dos poucos momentos diversos e românticos, você vai sofrer muito e vai adorar no final (EU QUERO UM EXTRA!)

4,5 estrelas. E favoritado!
Beatriz 25/01/2023minha estante
eu sabia que você iria amar, você sabe que meu amor por esse livro é gigante, eu não avisei que era triste pq pensando agora eu não via como uma história triste, só como uma história CHEIA de emoções pq ao mesmo tempo que vc ta triste com a situação vc ta rindo de algum comentário ou pensamento deles, acho que é por isso que eu amo tanto esse livro, pq me causa muitas emoções.

sobre as idades, eu pensei nisso, mas depois de analisar mudei um pouco de ideia, eu acho que pode ser uma coisa mais cultural e de criação, pra nós (eu e vc especificamente) que quando tinhamos essa idade nosso foco era completamente outro pode parecer estranho e desconfortável, mas eu conheço sim gente que já pensava daquele jeito com aquela idade e depois de analisar como é o costume nos estados unidos faz um pouco mais de sentido, 14 anos é o normal de você ter o seu primeiro namorado lá, é completamente estranho pra gente sim concordo

e sobre os personagens, concordo com tudo também, até sobre o pai e a mãe, e também por todos os personagens serem tão interessantes não sei escolher um favorito.

AI JANDY POR FAVOR FAZ UM EXTRA EU SEI QUE FAZ ANOS MAS NADA IMPEDE POR FAVOR EU IMPLORO

Vanny 25/01/2023minha estante
Simmm, faz sentido essa parte das idades e tbm pensei que esse livro foi escrito há um tempo já, pq os mais recentes costumam ter um pouco mais de cuidado com esses detalhes. Mas é um livro bom pq tem muitas emoções, mas é triste. Mas eu gosto de livros assim. E QUERO UM EXTRA

h4gatha 02/08/2022

a escrita desse livro é muito boa, principalmente os capítulos do noah pequeno, foi uma das narrações mais diferentes que eu já li.

O livro em si é muito bom, mas achei o relacionamento da Jude com o Oscar meio desnecessário.

é incrível como os personagens são humanos e cometem erros, louca pra ler os próximos do autor

alice 26/03/2021

Eu te darei o Sol é aquele tipo de livro que dá vontade de grifar tudo, gastar uma embalagem inteira de marcadores. Coloridos, de preferência. É, inteira e completamente, literatura, de uma forma simplesmente incrível.

Nessa história, conhecemos os irmãos gêmeos Noah e Jude (até seus nomes nos dizem algo), a medida que vão crescendo, e nos mostra quão difícil esse processo se torna, quando a vida deles é tomada de tragédias, dor e mentiras, acima de tudo.

E, mais que isso, nos mostra o meio que cada um deles, não como irmãos, mas como indivíduos encontra para viver, e achar o seu lugar no mundo, a medida que a vida entulha, pedra após pedra, nos seus caminhos. E como eles recolhem essas pedras e constroem as suas fortalezas. Uma mais artísticas que outras.

É uma história desconcertante e sofrida, mas ao mesmo tempo de crescimento e superação.
Para Noah e Jude, imaginação, bíblias, desenhos, sorte e reflexões fantasiosas não vão ser suficientes para superar todos os desastres que eles mesmos se impõe.
Às vezes, a solução é a mais simples de todas. A verdade.
Por mais apavorante que seja.

amanda 02/09/2021

"o que é ruim para o coração é bom para a arte."
a história de "eu te darei o sol", assim como o título, é simplesmente radiante.

esse livro é lindo. a escrita é maravilhosa e você consegue sentir tudo junto com os personagens, e eu amei a forma como no final todos os acontecimentos se encaixaram.

a única coisa que me incomodou foram os capítulos gigantes, que me fizeram enrolar muito pra ler. mas, tirando isso, garanto que é muito fácil se apaixonar pelos gêmeos noah e jude.

recomendo demais!
rafaela1861 02/09/2021minha estante
AI JA TO APAIXONADA SÓ PELA RESENHA ???

Hannah 29/07/2021

Eu amei esse livro demais, tão delicado e tão marcante.
A escrita me estranhou um pouco no começo, demorei pra entender a forma dos personagens narrarem a história de um jeito poético, mas depois acho que é isso que faz toda diferença, você entra no sentimento deles através da narrativa
PERFEITO!!

Cami 09/06/2020

NoaheJude
Eu te darei o sol é o tipo de livro que te faz mergulhar no imaginário (e que imaginário criativo) dos protagonistas, passando por todo os tipos de emoções, desde amor à culpa. É um ótimo exemplo de que às vezes carregamos segredos que pensamos proteger alguém querido de sofrer, mas que só causa mais sofrimento.

Juliana 25/06/2015

E o sol era mais belo do que eu imaginava...
Eu Te Darei o Sol é um daqueles livros únicos que me fazem tremer na hora de fazer a resenha. Tenho medo de não escolher as palavras certas para descrever essa história e passar para vocês um pouco da grande emoção que é lê-lo.

Simplesmente me encantei com esse livro desde que recebi um e-mail da editora falando sobre ele, tempos atrás. Quando finalmente o recebi, tive que abandonar as outras leituras da parceria e me jogar nas aventuras criadas por Jandy Nelson.

Noah e Jude são o tipo clássico de gêmeos: iguais, mas diferentes e às vezes até completamente opostos. Filhos de um médico e de uma professora de História da Arte, os irmãos competem por tudo: pela atenção dos pais, pelo talento (Noah na pintura, Jude na escultura), por Brian (o novo vizinho) e, consequentemente, por todo o mundo: das flores ao céu, do oceano às estrelas, das árvores ao sol. Sem dúvidas o título maravilhoso veio daí, como sugere a história.

A relação dos irmãos é sempre muito intensa, dividida entre o amor explosivo e o ódio mortal. Competição e inveja se inflam quando a mãe dos gêmeos passa a desejar que eles estudem em uma escola de artes famosa. Obviamente Noah seria o aluno ideal, com todo seu talento nato para a pintura e Jude uma concorrente menos ameaçadora para a vaga. Mas, nesse livro nada é o que parece.

" -Você é artista?
-Sou uma confusão, é isso que eu sou (...) uma confusão insuportável. "

Aos treze anos, ambos estão descobrindo a paixão e amor. Jude, rebelde e popular, vive rodeada de garotos e, obviamente, se envolve com o mais errado possível. Noah, revolucionário e emotivo, se apaixona perdidamente por Brian, com quem desenvolve uma amizade forte e que se torna conturbada em certos momentos em razão da sempre presente competição entre os gêmeos.

Então, em meio às experiências e rebeldias dos jovens, a família entra em crise e um acidente trágico a abala profundamente.

"Ela se transformou nos meus olhos de verdade. É como se eu não desenhasse nem pintasse nada antes de ela ver, como se tudo fosse invisível até que ela ficasse com aquela expressão no olhar e dissesse: você está refazendo o mundo, Noah. Desenho a desenho." (Noa sobre sua mãe)

O livro é narrado alternadamente com Jude contando o presente (aos 16 anos) e Noah o passado (aos 13). As duas versões se encontram "no tempo" justamente quando as mentiras e os mistérios que envolvem a família no antes e no depois passam a se esclarecer. Ao longo do livro, já pude ir observando sutis revelações do enredo, mas, sem dúvidas, é por volta desse momento de encontro que as grandes revelações são feitas e se torna quase impossível não ficar olhando para o livro, sem realmente ler, tentando acalmar o coração.

"Tudo é verdade ao mesmo tempo. A vida é uma contradição. Aprendemos todas as lições."

Depois de tanta explicação, vamos ao que realmente interessa: você tem que ler esse livro, ponto final. Esses parágrafos enormes que escrevi não revelam quase nada do que você vai encontrar quando realmente estiver se deliciando com a leitura de Eu te Darei o Sol. Diferente de todas as minhas outras leituras, esse livro é o mais surpreendente que já li em 2015 (e saiba que a concorrência não é fraca). E entre os vários motivos que me levaram a idolatrar a história estão: 1) A personalidade marcante dos gêmeos, 2) A trajetória de Noah para assumir que é gay e 3) Os mistérios que se desenvolveram e que eu realmente não esperava.

Sem mais, apenas leia, leia, leia e e se encante com mais esse lançamento da Novo Conceito.

site: http://jupseds.blogspot.com.br/2015/06/resenha-eu-te-darei-o-sol.html

Sabrina 11/06/2022

Artístico
"Soltamos o ar ao mesmo tempo, depois inalamos juntos, exalamos, inalamos, para dentro e para fora, para fora e para dentro, até que nem mesmo as árvores se lembrem do que aconteceu no bosque ontem, até que a voz da mamãe e a do papai se transformem em música, até não apenas termos a mesma idade, mas sermos uma única pessoa."

Caras... que livro bonitinho e de partir o coração. Confesso que não esperava por alguns dos elementos da história e por isso fiquei um pouco confusa no início, mas depois que me acostumei a leitura fluiu muito bem.
Tive dificuldades de me conectar 100% com a Jude, acho que algumas escolhas que a autora fez para o arco dela e algumas decisões que a personagem toma não foram tão bacanas assim. Em contrapartida, amei o Noah logo de cara. É muito lindo ver toda a construção da amizade dele com o Brian, trazendo toda essa questão de finalmente encontrar alguém que te faz sentir que pertece, e a evolução do personagem, com algumas ressalvas, é muito boa.
Quanto ao final, achei um pouco corrido. As vezes o livro se enrola em algumas coisas que facilmente poderiam ter sido cortadas para dar mais espaço para o final. Mas no fim das contas é um livro muito bonitinho e com reflexões muito bacanas, vale muito a leitura.

"Alguma coisa está acontecendo no rosto dele agora, algo muito brilhante tentando transparecer, uma represa contendo toda uma parede de luz. A alma dele deve ser um sol. Nunca conheci ninguém que tivesse alma de sol."

@eduardaprspero 13/05/2021

O museu invisível
???Arrisque-se (uma, duas, três, quatro vezes). E Reconstrua o mundo.???

??Aviso: Somente para revolucionários.

Ai gente que amor de livro! Não pensei que ia me apegar tanto nele até chegar na última página. Toda a história é comovente e o final é muito fofo.

" Talvez algumas pessoas simplesmente tenham sido feitas para estar na mesma história."