Eu Te Darei o Sol

Eu Te Darei o Sol Jandy Nelson

Resenhas - Eu te darei o sol

Andreza.Ramos 28/12/2020

"Quando as pessoas se apaixonam, elas pegam fogo"
Se imagine boiando num oceano límpido, calmo, aproveitando a brisa suave, o canto dos pássaros e do nada uma onda te cobra, depois outra e outra e outra e quando você pisca tudo fica calmo de novo.
Ler Eu te darei o sol é exatamente isso.
Contato em duas linhas do tempo por irmãos gêmeos (Noah e Jude) atravessamos momentos cruciais, delicados e reveladores na vida desses dois jovens.

Eu te darei o sol aborda assuntos importantes como luto, sexualidade, amor, traição de forma leve, simples, bela e delicada.

Com uma escrita poética, artística e pouco convencional, Jandy Nelson descreve de forma exemplar duas almas conectadas que se perderam ao longo do tempo.

Não tem como não se apaixonar e devorar esse livro. Você termina sem fôlego, sorrindo, chorando e com a certeza de pode absorver uma das melhores leituras da vida.

"Arrisque - se (uma, duas, três, quatro vezes)
Reconstrua o mundo"

annalu 13/07/2021

livro lindo
foi uma leitura gostosa, que me prendeu do início ao fim, e por mais que eu tenha tido muita raiva dos personagens principais as vezes, me apeguei muito a eles. tem uma escrita poética, parecida com a de aridante e eleanor&park, o que eu amo. não é só um romance, é também sobre amizade, família, traição, perdão e infinitas outras coisas. recomendo demais

Ana Heloísa 23/01/2023

inveja
na linguagem, um dos objetivos principais é dar significado a um significante. esse livro fez isso muito bem aos sentimentos que antes não podiam ser nomeados.

Fe Greco 03/01/2020

Tudo pra mim
Não faço muitas resenhas, mas eu senti que precisava falar sobre esse livro. Ele esteve por muito tempo no meu radar, sempre via na livraria, via as boas reviews, mas demorei alguns anos para tirá-lo da estante. Eu não estava esperando esse baque.
A história dos irmãos gêmeos que passaram de NoahandJude - inseparáveis -, para completos estranhos vivendo na mesma casa, quebrou meu coração em um milhão de pedacinhos e o colou de volta caco por caco.
Talvez esse livro não tenha o mesmo impacto para aqueles que não tenham uma relação tão próxima com seus irmãos, mas esse história fez todo o sentido do mundo pra mim. Sou do mesmo jeito com meu irmão, e se algo nos afastasse, minha vida também começaria a desmoronar. Nessa história sensível ambos tentam proteger um ao outro mantendo segredos e carregando o peso do mundo nas costas. Em meio às turbulências da vida (os ciúmes, a culpa, a tristeza, etc.) como se abrir para aqueles que mais te amam?
Ademais, a arte nesse livro é quase como um personagem: sua presença é intrínseca na vida dos gêmeos. Para mim a visão mais bela é de Noah, pois ele respira arte como seu oxigênio e tudo ao seu redor se tornam desenhos em sua mente (seu próprio museu invisível). Jude demorou mais pra me conquistar, mas ao longo da história quanto mais se descobre sobre o passado da menina o presente dela faz cada vez mais sentido. Ela precisa aceitar o seu passado para conseguir viver o presente: existe coisa mais humana do que isso?
Enfim, esse livro me surpreendeu da melhor maneira possível. Eu o amo com todo o meu coração.

Tha 12/03/2022

eu te darei terapia
O irmão gêmeo destro diz a verdade, o canhoto diz mentiras. (Noah e eu somos canhotos.)

Todos são culpados, mas ao mesmo tempo não é culpa de ninguém.
No começo desse livro tive um pouco de dificuldade com a leitura acho que o fato de eles estarem falando e do nada da uma viajada tava me deixando meio confusa, até achei que era um livro de realismo mágico haha, mas depois dos 30% engatei e fui, de imediato a gente já se apega aos personagens, construção incrível, e quando vi tava lendo e relendo trechos muito apaixonada por tudo, o livro é super fluido e contado do ponto de vista dos dois personagens principais em idades diferente da vida, eu adorei o jeito de contar a história, de como todos os personagens estão conectados, e cada coisa que a gente descobre deixa a história mais rica, e se importando cada vez mais com todos, e eu fiquei o tempo todo pensando pelo amor de Deus tem que ter um final feliz essas histórias, com certeza vai pro hall dos meus ya contemporâneos favoritos, e tem tudo que minha zona de conforto ama, adolescente, férias, praia e família e sofrimento.
Um livro sensível sobre amor e família.

Stefânea 27/03/2022

Queria ter gostado, queria ter amado
Longo demais, capítulos imensos e descrições além do necessário. É assim que eu resumiria essa história.

Por mais que ela fale de temas interessantes, dá voltas demais para chegar aonde precisa e, sinceramente, cria situações um tanto irreais.

Os personagens são bem humanos, ou seja, foi difícil de gostar deles e principalmente entender suas atitudes. Mas é a vida...

Ele começa bastante confuso, mas depois fica mais tranquilo de entender, porém, ainda é uma grande bagunça meio tóxica.

Acho que se ele tivesse ido mais direto ao ponto teria funcionado melhor para mim...

Tatá 21/05/2020

"O sol, as estrelas, os oceanos, as árvores, tudo. Desisti de tudo por você"
A primeira vez que soube desse livro foi quando meu ex namorado disse que iria me dar alguns livros. Infelizmente terminamos antes de eu tê-los kkkkkkk (cada k uma lágrima). Eu não tinha dado muita bola no momento, então não tinha ficado tão triste com isso... até que vi uma resenha sobre o livro, acho que da Bel Rodrigues. O desejo que tive de lê-lo... meu deus! Procurei em livrarias mas não encontrei, até que uma amiga apareceu com ele em pdf.
Comecei a ler. As primeiras páginas não tinham me prendido, mas ok, acontece o tempo todo e é normal que você dê mais atenção a um livro quando lê mais de um ao mesmo tempo. Quando a leitura engatou, passei a limitar o quanto lia porque quis viver mais daquela história. E é isso que posso dizer da minha experiencia. Senti que vivi essa história.
A narrativa é contada e sob a perspectiva dos gêmeos Noah e Jude, durante os 13 e 16 anos deles. Os dois são envolvidos com arte e muito competitivos um com o outro. São personagens longe de serem perfeitos, ambos erram muito e magoam um ao outro. Eles vivem essa relação familiar conturbada, que inclui os pais, e existem vários segredos, cada um deles esconde algo. Os gêmeos mudam totalmente nesses três anos de diferença, alguns fatos que acontecem são de partir o coração.
Acho que essas imperfeições deles são o que os tornam apaixonantes. São personagens com profundidade, mesmo os secundários, e diga-se de passagem, apaixonantes também e é fácil se ver imerso nesse universo. É uma história sobre amor, amizade, arte, descobertas sobre si mesmo, sobre fazer as pazes com o passado e viver o presente.
Você vai se ver rindo, chorando, sentindo...
Este livro está na minha listinha de favoritos, obviamente.

Ratinha de Biblioteca 25/04/2020

Se não gostar do início, INSISTA!
Recomendo muito essa leitura! Se, como eu, você não gostar do início, INSISTA! Não irá se arrepender, de verdade!
No início, achei o livro confuso. Os irmãos gêmeos Noah e Jude se revezam nos capítulos, só que em tempos diferentes: Jude no presente, Noah no passado. Não gostei da fala dos dois, muito chata! Noah usa hipérbole o tempo todo e faz comparações estranhíssimas; Jude fala consigo, com o leitor, com... Ah, você vai saber se ler! Nos primeiros capítulos pensei, "mais um livro "YA" sobre adolescentes se descobrindo e amadurecendo... aff"!
Eu não estava errada, mas estava redondamente enganada: a história é sobre isso e muitíssimo mais! Há romance, suspense, descobertas de vários tipos: sexuais, da inveja dos seres humanos, do ciúme mais profundo e mesquinho e de decepções, às vezes, sobre pessoas que mais amamos.
É um "YA" sobre adolescentes descobrindo seu lugar no mundo, se despertando sexualmente, amadurecendo... e não é. É uma narrativa maravilhosa sobre pessoas crescendo e aprendendo nesse mundo. São várias histórias de amor incríveis, que enchem o coração. A narrativa, que no início achei chata, foi ficando tão poética, que encheu minha mente e fez transbordar pelos olhos! rsrs
E há um suspense sobre algo que mudou a vida dessas pessoas, um choque, um "turn point" como se diz em inglês. O que faz pensar que todos nós temos esses momentos, não só na adolescência, mas ao longo da vida. Uma pergunta fica no ar: "Onde está Ralph?!" kkk Quem leu (ou ler) entenderá!

Leyzianne 21/05/2021

Ufa!!!
Que livro!
No começo eu pensei: ?Meu Deus, o que essa autora tem na cabeça??, mas aos pouquinhos fui me apegando a história de Noah e Jude... e ufa! Quase não parei até terminar o livro! É intenso demais. Forte demais. Pesado demais. Incrível!
?É preciso muita coragem para ser sincero consigo mesmo. Ser sincero com seu coração.?

Jemilly 16/05/2016

Humano
Uma palavra apenas descreve esse livro: humano. Mas vamos acrescentar mais algumas, como incrível, emocionante,apaixonante. Se você é como eu e não gosta de personagens perfeitos demais, leia esse livro, pois aqui a perfeição passa longe deles. A história tem foco em dois irmãos gêmeos Noah e Jude, e ela é intercalada entre dois tempos diferentes, eles com 13 anos que acompanhamos do ponto de vista de Noah, quando ao mesmo tempo que eles eram unidos até certo ponto, havia muito ciúme, inveja e vários outros sentimentos, o que levou eles prejudicarem um ao outro e vemos a consequência dessas ações três anos depois com já nos seus 16 anos, no ponto de vista de Jude.
“Ao contrário de quase qualquer outra pessoa no planeta, desde as nossas primeiras células estávamos juntos, viemos para esse mundo juntos. Por isso é que quase ninguém nota que Jude fala por nós dois, por isso é que conseguimos tocar piano somente a quatro mãos, nunca sozinhos.”

Apesar de os dois terem suas cotas de erros, conseguir me apegar mais a Noah, mesmo não concordando com algumas coisas eu tentava relevar mais ele, entendendo suas justificativas, até pelo fato que na infância ele era mais retraído e sofria com as consequência disso, até pelas mãos de sua própria irmã, e com certeza a narrativa de Noah é bem mais apaixonante, o amor pela arte, os sentimentos e desejos que ele tenta esconder, o que fica mais difícil com a chegada de Brian, o novo vizinho, por quem se apaixona, e fica difícil não gostar deles juntos e ficar na torcida. Noah é um pouco difícil de descrever, mais bem fácil de se encantar.

“-Você é artista?
- Sou uma confusão, é isso o que sou”

Jude foi mais difícil para mim, aos 13 anos ficava bem difícil suportar ela, então quando intercalava sua narrativa aos 16 no começo eu ficava irritada, preferindo que passasse rápido e voltasse para Noah ( o que não acontecia, são capítulos bem longos entre um e outro), ela está completamente mudada aos 16, mas retraída depois de tudo que aconteceu e cheias de toc e superstições também, convive com a culpa de um grande erro que cometeu quando mais nova, o erro que foi fonte de grande raiva de minha parte rs, mas depois de um tempo conseguir chegar a gostar um pouco mais de Jude, e as narrativas dela também me atraíram para sua história e os seus sentimentos. Foi um pouco mais complicado, mas foi ótimo ler seu ponto de vista também.

Esse foi um livro incrivelmente intenso, você fica com raiva, sofre se decepciona, e completamente apaixonada por cada detalhe, mesmo o odiando, o que é muito contraditório, mas a arte é contraditória, ela te causa alguma coisa, foi um tipo de leitura bem expressiva, e a conexão com a arte me encantou. E o mais legal é que os personagens secundários não ficam atrás, são muito bons, não existe o bom e o mau, todos tem suas cotas de erros, nenhum é perfeito, ninguém é, e o livro de certa forma chama atenção para isso também. Bom acho que já deu para perceber fiquei morrendo de amores por esse livro rs Espero que gostem também, então é isso... Leiam.

Ah, claro - diz ela, surpreendendo-me completamente. - Eu te darei o sol.

site: blog: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/04/eu-te-darei-o-sol-jandy-nelson.html

literature 20/06/2020

montanha-russa
eu nunca me emocionei tanto lendo um livro igual foi com Eu Te Darei o Sol. Eu me senti como se estivesse em uma montanha-russa, uma montanha-russa lotada de emoções. Uma hora eu estava lá encima, aproveitando as coisas boas que estava acontecendo no livro e feliz pelos ganhos dos personagens e então, em estantes, eu estava desmoronando de tristeza, angustia e ansiedade querendo saber se tudo ia dar certo para NoaheJude. Acompanhar o amadurecimento dos personagens principais, principalmente o da jude, me fez refletir sobre como eu me comporto comigo mesma e com as pessoas que eu amo. Me fez abrir os olhos. Noah e Jude são personagens extremamente cativantes e apaixonates, a forma como a autora narrou o sentimento de ambos e em como ele desenvolveu cada personagem me deixou maravilhada. Eu terminei esse livro com o coração quentinho e um gosto de quero mais. Esse é o tipo de livro que a gente não lê apenas uma vez e sim, uma, duas, três ou quantas vezes quiser porquê ele é simplesmente incrível.

camilavitoria_ 15/10/2020

ja dizia chorão "ainda vejo o mundo com os olhos de criança que só quer brincar e não tanta responsa mas a vida cobra sério e realmente não da pra fugir....." viva chorão

Erica 01/08/2020

assuntos serios escritos de forma leve
é um livro muito singelo, eu achei bonito a diferença de construção dos dois irmãos e a forma que é palpável os acontecimentos. definitivamente favoritado

David.Castro 26/07/2020

O favorito da vida
Releio esse livro maravilhoso sempre que posso(já perdi as contas), nunca me canso deles Noah é Jude me cativaram de tal forma...ahh é tão fantástico, Lindo, sensível, puro amor
E não me conformo por ter tão poucos livros dessa autora extraordinária