O Álbum

O Álbum Timothy Lewis

Resenhas - O Álbum

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Naty__ 14/10/2015

Existem, em regra, dois tipos de livros: os que amamos e os que detestamos. Existem aqueles que sabemos para que serve e aqueles que usamos apenas para ocupar o espaço daquele desejado que ainda não chegou. Não sei dizer se sou muito crítica ou se os livros com muito clichês têm passado dos limites na falta de criatividade. Ouso dizer que são os dois. Porém, embora o livro seja dotado de pontos negativos, existe um que não posso me limitar a dizer: a lição que ele nos passa.

O álbum é uma obra que qualquer pessoa poderia viver sem ler e viveria tranquilamente feliz. No entanto, ao lê-la você percebe que pode absorver lições que levarão para o resto da vida. Embora seja um livro clichê e cheios de momentos que cansam a leitura, a obra tem o dever de nos passar a necessidade de evitar a rotina num relacionamento.

Neste livro temos a presença de Adam, um vendedor de objetos em inventário. Ele é um homem extremamente solitário, depois de ser abandonado por sua mulher. Adam encontra um álbum cheio de cartões-postais de Gabe para Pearl, ao entrar na antiga casa do casal. O álbum deixa o protagonista completamente curioso e intrigado. Não há fotos dentro dele, apenas cartões e todos estão com data de sexta-feira; esse registro foi feito durante 60 anos – o que apenas aumenta o mistério.

Após passar por uma frustração amorosa em seu casamento, Adam não entende como um casal pode viver por tanto tempo e com esse amor arrebatador. Ele então compara o seu relacionamento decepcionante com esse próspero que lhe é apresentado através de cartões. Seria sorte, falta de paciência ou muito amor que não esteve presente em sua relação?

Gabe é o homem perfeito para qualquer mulher que busque a perfeição. Acorda antes de sua esposa e prepara o café para deixá-la dormir um pouco mais; é extremamente apaixonado e carinhoso. Faz tudo o que for preciso para satisfazê-la, mesmo que seja necessário escrever cartões e isso ele faz com uma imensa felicidade toda sexta-feira.

A lição que podemos tirar da obra é apenas essa de sair da rotina. Não é uma obra que encherá os olhos de qualquer leitor e não encheu os meus também. É algo que não me faria falta se lesse ou não. Acredito que seja mais o meu lado crítico predominando. Indico a obra para quem tem a curiosidade em ler, mas não venham me jogar pedras se não gostarem ou não se surpreenderem com a história.
Tereza136 14/10/2015minha estante
gostei da resenha,,, até tirei dos desejados. rs Não era o que imaginava

Gladys 15/10/2015minha estante
Hummm.

Eduarda Rozemberg 09/11/2016minha estante
Nossa, quando olhei pra capa, realmente não era o que eu imaginei. Mas pelas suas resenhas, já notei que você é muito critica mesmo. Há livros que excedem a falta de criatividade.

su 28/12/2016minha estante
Oi!
Estava com expectativa para esse livro, principalmente por acabamos tendo duas historias, mas lendo a resenha vi que não é o tipo de livro que gosto !!

Lana Wesley 18/01/2017minha estante
Imagino que esse livro tenha uma premissa clichê mas que ainda nos toca, por sua reflexão, mesmo não sendo aquela história nos deixa com ressaca por vários dias, pensando e refletindo, sobre o quão surpreendente foi aquela leitura, ainda sim me despertou curiosidade e vontade de dar uma chance.

Rossana Batista 18/01/2017minha estante
Realmente também tenho visto muitos clichês que não me surpreendem mais, muitos iguais e iguais. O livro é todo ele lendo os cartões-postais de Gabe para Pearl ? Porque se for eu não fiquei nada animada.

Marta 26/01/2017minha estante
Parece ser bom!! Espero que sim!!
Bjos

Alison 03/03/2017minha estante
Olá, esse livro é a prova que tramas não muito boas podem nos surpreender com as lições que são deixadas, a obra não é cativante mas num momento de extremo tédio ela pode se tornar atrativa. Beijos.

Angela Cunha 26/05/2020minha estante
Aquele tipo de leitura que é melhor a gente nem fazer, pois dá muito bem para viver sem ela..rs
Prefiro passar a vez.
Beijo

Pedro Costa 28/03/2024minha estante
Ótima resenha; negativa sem ser pejorativa. Crítica, mas com elegância! Eu gosto de encontrar avaliações desse tipo porque assim já entro na leitura sem grandes expectativas... o máximo que pode acontecer é eu ser positivamente surpreendido. Quem sabe no final eu também faça uma!

Ana 25/03/2021

Tem dois tipos de livros para mim:
Aquele que eu amo o fato de ter lido, e o que me marca profundamente.
O Álbum certamente se encaixa nos dois. Todas as pessoas deveriam conhecer esse livro incrível. Principalmente aquelas que estão desacreditadas no amor.

?Nossos dias apenas começaram, minha querida.???
Alê 25/09/2022minha estante
Simm!!! Este livro é uma obra prima, aqueles livros confortáveis de ler

Blog Imaginação 25/01/2016

O Álbum
Sabe aqueles livros de romance que mais parecem um filme do que realmente um livro? Essa foi a sensação que tive durante a leitura de "O Álbum", um livro que devo confessar, não imaginava que fosse gostar.

No ano de 2006 vamos conhecer Adam, um negociante de objetos usados, divorciado, se sente um pouco sozinho. Para ele a propriedade de Gabe Alexander é apenas mais uma a ser esvaziada e leiloada pelo maior valor possível.

No meio das coisas de Gabe, Adam encontra um velho álbum de fotografias, entretanto sem fotos, mas com uma bela história de amor vivida por sessenta anos, contada por cartões postais que Gabe escreveu para sua esposa e entregou todas as sextas-feiras enquanto estavam juntos.

Então nós somos levados para 1926, onde conhecemos Gabe Alexander, um homem simples, porém apaixonado pela vida. Trabalhando em uma peixaria, um dia Gabe avista Huck e a partir daí tudo muda ao se apaixonar à primeira vista por aquela mulher.

No entanto, Huck não tinha pretensão alguma de que um dia encontraria Gabe, mal sabia ela que isso aconteceria e da forma mais inesperada possível, no meio do bonde e uma confusão de chapéus.

Os dois acabam passando um dia maravilhoso juntos e se conhecendo melhor. Porém, com isso Gabe acaba descobrindo que a mulher por quem está apaixonado é noiva e o que estava indo bem acaba de desmoronar ao descobrir tal fato.

"O Álbum" apesar de ser um livro de romance, não faz muito meu estilo literário favorito, ao contrário, gosto de coisas mais leves e menos complicadas. Mas, por incrível que pareça, estava numa vibe de romances que possuíssem características diferentes e esse foi uma ótima leitura para esse momento.

O livro traz uma história de amor bastante singela e pura. Sua narrativa foi tão envolvente para mim, que a partir de certo momento de leitura eu não queria mais que o livro voltasse para 2006 e sim permanecesse no outro ano, só para que eu pudesse saborear mais dessa linda história de amor dos personagens.

Há também uma certa carga de drama jogada sobre a trama, mas isso não atrapalha nem um pouco a leitura. Na minha opinião foi até um diferencial.

Sobre a diagramação: Mais uma vez tenho que bater palmas para a equipe da Novo Conceito, eles capricharam bastante, tanto na capa quanto na tradução, isso sem falar que quando muda o ano da história, os capítulos iniciam com os cartões postais.

Há algum tempo não pegava um livro assim, que gostasse bastante. E para um romance de estreia, Timothy Lewis soube bem o que estava fazendo.

Enfim, é um romance que vale muito a pena ser lido, encantador, talvez um pouco clichê, mas escrito de uma forma bastante original. Um livro que principalmente os fãs de Nicholas Sparks deveriam ler.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2016/01/resenha-o-album-novoconceito.html
ABEL.FUHRMANN 05/09/2017minha estante
undefined

Juliana 18/08/2015

Gracioso
Fui enganada, no bom sentido. Confesso que não esperava me entreter muito com o livro de capa simples e sinopse pouco chamativa. Então, vim contar um pouco sobre o-livro-que-me-enganou.

A sinopse básica não revela muito sobre a personalidade cativante de Huck (ou Pearl Alexander), a sensibilidade de Gabe ou sobre as aventuras bem originais que esse casal enfrentou em belos 60 anos de casamento. Para descobrir esses e outros detalhes é preciso ler o livro, se encantar com os poemas enviados em cartões postais durante 60 anos e acreditar um tanto em almas gêmeas. Afinal, que outro termo definiria tao bem o casal Alexander?

A história se alterna em tempo e narrador. Em 2004/2006 a narração é de Yevette e Adam, respectivamente. Em seus encontros casuais, ela (filha da empregada que serviu os Alexanders por 26 anos) esclarece momentos entre um e outro postal lido por Adam. Já de 1926, passando por várias outras décadas seguintes, a narração é feita pela Huck, na maioria dos capítulos, e por Gabe. Pode parecer confuso, mas a leitura flui perfeitamente deixando a narrativa mais dinâmica. Entretanto, confesso que me agradaram muito mais as cenas contadas pelo ponto de vista de Huck e Gabe.

"Como seres humanos, temos a esperança de ter uma série de coisas. Felicidade. Saúde. Emprego. Filhos. Um parceiro. A eternidade. À medida que madurecemos, começamos a reconhecer uma força misteriosa que é parte de cada um de nós, algo muito mais poderoso que nós mesmos."

Adam, com ajuda de Yevette, começa a entender a vida e o amor do casal que se manteve firme por 60 anos e vê que o fim do seu casamento apenas de 2 anos não significa o fim dos sentimentos que ele ainda pode nutrir por uma outra pessoa.

Huck e Gabe se mostraram personagens adoráveis e é perceptível que durante o tempo juntos eles amadureceram, mas sem esquecer de quem realmente eram e do amor que sentiam um pelo outro. E esse amor venceu, apesar de tudo.

E a parte em que fui enganada? Ah, é que eu jamais esperaria tamanha fluidez na história. O autor soube escolher muito (muito, muito...) bem os momentos a serem destacados dos longos 60 anos de casamento de Huck e Gabe. Para mim não ficou aquela sensação "ah, ele poderia ter contado como foi momento x" ou "eu queria saber sobre o ano y".

"- Esta noite, nós somos a música. Esta noite, nós somos o ritmo. Esta noite, nós somos o mistério."

Os pontos negativos foram poucos. É que até para mim, que gosto de ler um bom romance, senti açucarado demais o casal H&G uma ou duas vezes, mas ele acabou me conquistando de qualquer forma. O início do livro também é um pouco chato, mas por volta da página 50 a leitura começa a engatar de verdade. Por fim, a sensação de que faltou "o bum" final. Claro, tiveram uns dois momentos muito tensos, mas ainda senti uma pequena falta de sangue, mortos-vivos, corpos sem cabeças... exagerei, haha. O fato é que o próprio autor admite isso, de certa forma, em uma notinha explicativa no final do livro.

E é isso, eu te indico o livro também por ser baseado em uma história real, a de um tio-avô do próprio autor. Quem resiste? Haha.

site: http://jupseds.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-album-timothy-lewis.html
Juliana 25/11/2015minha estante
Maldito skoob deixando os caracteres da minha resenha bagunçados!

Juliana 27/06/2015

Toda sexta-feira, por 60 anos
"O álbum" foi escrito por Timothy Lewis, traduzido por Ana Paula Corradini e publicado no Brasil em 2015 pela Editora Novo Conceito. A obra possui 240 páginas divididas em 25 capítulos. A diagramação é simples, com páginas amareladas e tamanho de fonte ideal.

Nesse livro, conhecemos Adam, um negociante de objetos usados, que encontra na casa Gabe Alexander um álbum antigo que chama sua atenção. Adam decide checar o álbum e se depara com cartões-postais amarelados pelo tempo. Curioso, Adam começa a lê-los e descobre ali 60 anos da história de amor entre Gabe Alexander e Pearl Huckabee, mais conhecida como Huck.

Gabe, jovem idealizador e apaixonado, passa a enviar um cartão-postal à Huck toda sexta-feira. Cada cartão-postal possuía um poema escrito pelo amado de Huckabee. E assim foi por sessenta anos... Paro por aqui para não dar spoiler e deixo a oportunidade de lerem o livro para descobrir o resto dessa jornada! :)

No início, fiquei um pouco receosa quanto à leitura, pois tudo se desenvolvia de forma lenta... Afinal, Huck e Gabe nem sempre se conheceram e os primeiros capítulos narram como esse encontro ocorreu. Antes disso, ambos possuíam vidas distintas. Huck, por exemplo, tinha um noivo controlador e machista (não é spoiler, galera) que não a permitia nem mesmo cortar os próprios cabelos.

Então, pela lógica, isso significa que as coisas realmente demoram a acontecer, pois ambos possuíam coisas pendentes a serem resolvidas. Porém, passado os capítulos que levaram para se apaixonar, a leitura flui facilmente e se revela encantadora.

A estória possui diversos cenários e diferentes lapsos de tempo. Tudo começa em 1926 e se prolonga até 2006. Os capítulos de Adam são narrados em primeira pessoa e se passam em 2006, que é quando ele descobre o álbum com os cartões-postais; paralelamente, conhecemos os pensamentos de Huck e Gabe em 1926. A partir disso, a narrativa se desenvolve pelos 60 anos de amor de Huck e Gabe.

Posso afirmar que adorei a leitura dessa obra. Feita a ressalve quanto à demora dos primeiros acontecimentos, Timothy Lewis nos encanta com os personagens que criou. A bagagem emocional do livro é MUITO grande e diversas vezes me peguei quase chorando. Além disso, a escrita do autor é bem gostosa.

O interessante é que "O álbum" é inspirado na vida dos tios-avós do autor. Na venda do patrimônio deles, Timothy descobriu uma coleção de cartões-postais antigos quando tirou o álbum do lixo, pensando se tratar de retratos da família. A tia-avó do autor recebeu um postal com um poema inédito de amor toda sexta-feira por sessenta anos, consolidando assim uma linda história de amor.

Vale ressaltar que logo nas primeiras quinze páginas, encontrei um erro quase inadmissível: a troca entre mas e mais. Porém, decidi relevar, pois não encontrei outros erros ao longo da narrativa. Enfim, recomendo a obra a todos os amantes de um romance leve que ao final da leitura, com certeza, aquecerá seu coração e o fará refletir sobre os pequenos detalhes que tornam o amor tão lindo.

site: http://www.livroseflores.com/2015/06/resenha-o-album-timothy-lewis.html

@retratodaleitora 29/06/2015

Uma história de amor inspiradora
Adam não acredita mais no amor; pelo menos não antes de encontrar os cartões postais que Gabe Alexander enviava para sua esposa Pearl toda sexta-feira, por 60 anos.
Divorciado, Adam Colby é um negociante de objetos usados e em uma de suas caças ao tesouro ele encontra um álbum aparentemente comum, como qualquer outro, mas que guarda uma linda e verdadeira história de amor que ele fará de tudo para entender melhor.

Gabe Alexander não acreditou em seus próprios olhos quando avistou aquela bela moça de olhos cor de café; tinha que falar com ela, e entre elogios e um flerte sem malícia sabia que suas vidas estavam ligadas e que acabara de encontrar a mulher que mudaria sua vida, bem ali na loja de frutos do mar onde trabalhava.

Pearl Huckabee, ou melhor, Huck Huckabee como preferia ser chamada desde muito nova, ficou encantada com Gabe Alexander assim que o viu. Seus olhos cor de céu e mar a hipnotizavam; aquele dia em que se conheceram ficaria em sua memória para sempre. Sua alma chorou um pouco quando teve que recusar seu pedido para um jantar a dois, afinal ela já estava noiva de outro homem, com o qual namorou por muito tempo.

Gabe e Huck não param de pensar um no outro desde aquele rápido encontro e o destino agirá a favor desse amor.

****
Uma leitura rápida, gostosa e emocionante, que me arrancou risadas e lágrimas. Não precisa ser fã de romances para admitir o talento e sensibilidade do autor que, em poucas páginas, consegue prender a atenção do leitor e nos fazer pensar em nossas próprias vidas, nossas escolhas e nossos relacionamentos.
Os personagens foram bem construídos e cada um tem uma característica marcante: Huck tem sua fé inabalável; Gabe tem seu senso de humor e seu romantismo; e Adam tem sua curiosidade, que vai ajudá-lo a desvendar os segredos de um casamento maravilhoso.

A escrita do autor e a premissa do livro me lembraram muito do estilo de Nicholas Sparks, autor de vários best sellers. Isso é bom ou ruim? Bem, Sparks é um escritor e tanto e o Timothy ter uma escrita que lembra a dele é bom. Mas no caso da premissa eu achei parecida com dois romances do Sparks em especial, o Diário de uma Paixão e O Casamento. Não é nada muito explicito, apenas uma coisa ou outra que me fez lembrar desses títulos.
Uma coisa muito legal e que me surpreendeu é que esse livro foi inspirado em uma história real. A inspiração veio para o autor quando o mesmo encontrou cartões-postais com poemas escritos por seu tio para a mulher dele.

"Huck ficou escutando o quebrar das ondas e mediu o pulso de seus sentimentos. Muito mais que um sentimento, aquela paixão era um fato, um fato altamente protegido e baseado na gentileza compartilhada por almas gêmeas." (página 84)

A edição está muito bonita e encontrei apenas pequenos erros de revisão (coisa difícil de acontecer com os livros da NC), nada que me prejudicasse. No começo da maioria dos capítulos temos a imagem de um cartão postal com algum dos poemas escritos pelo personagem, um charme.
Indico O Álbum para todos que gostam de ler histórias de amor intensas e inspiradoras, com emoção mas também com humor.

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2015/06/o-album-timothy-lewis.html

@BecoDosLivros 01/07/2015

Em tempos modernos no Texas, Adam Colby desistiu do amor. Um divórcio desagradável o deixou amargo e sem esperança, até que ele se depara com um álbum cheio de cartões postais e poemas de amor de um homem chamado Gabe Alexander à sua esposa, Pearl. Estes poemas ilustram um amor que durou seis décadas, a partir da década de 1920 para a década de 1980. Desesperado para encontrar o segredo para a felicidade matrimonial, Adam investiga a vida desses dois amantes.
O Álbum é uma leitura sincera e divertida. A maior força do romance é a sua estrutura inovadora. O leitor é levado a uma viagem ao passado, só para ser levado de volta para o presente para um vislumbre da vida mudando e visões de mundo do narrador da história.
Os personagens principais são simpáticos o suficiente, embora o misterioso Sr. Jack é de longe o mais interessante. A história se arrasta um pouco em alguns lugares. Além disso, a linha do tempo pode ser um pouco confusa, embora eu achei que era mais revigorante do que qualquer outra coisa. No geral, a história é sólida, ea estrutura é muito boa. O Álbum é uma história de amor ao longo da vida que irá capturar os corações dos leitores.

site: Youtube.com/BecoDosLivrosEU

Paula Juliana 08/07/2015

Você já pensou em viver aquele amor? Aquele amor em que você encontra a pessoa certa, aquela pessoa que vai ser seu companheiro, seu porto seguro, seu tudo, por muito, muito tempo, e que por mais que tenham dificuldades e tropeços no caminho, nada abala, porque é eterno! Já quis uma relação assim? Quem nunca não, né!?? A grande verdade é que todos, mesmo que não admitindo já sonharam com isso em algum momento. E quando isso não acontece, quando a relação não dura, acaba de alguma forma... em o que erramos? O que deixamos de fazer? Ou não? Em O álbum descobrirmos um pouco desse amor, desse eterno e forte amor que pode sim durar, por uma grande e longa vida!

Adam é uma cara que já não sabe se acredita no amor, depois de um casamento e algumas relações fracassadas, ele não sabe se existe mesmo esse tal de para sempre, ou se ele está fazendo algo errado, será mesmo? Existe uma formula no amor?! Bem... eu também não saberia falar para vocês no alto dos meus 24 anos, mas duas pessoas poderão responder com suas histórias, essas que se misturam lindamente, esses questionamentos de Adam!

Gabe e Pearl Alexander. Um casal que viveu um sonho!
Quando Adam acha cartões postais, mandados de Gabe para a mulher todas as sextas-feiras, nos últimos 60 anos. Curioso, Adam começa a querer conhecer essa história!!! As mensagens românticas e inspiradas, tocam o coração partido desse homem.

Gabe é um romântico, um homem como poucos, que desde que viu aquela linda mulher não conseguiu a tirar de sua cabeça, Pearl é uma mulher a sua frente, ela sonha com o amor, mas não me pareceu que encontrou isso com seu noivo, o mesmo que não queria nem mesmo que a moça cortasse o cabelo curtindo, proibição? Não, isso não é com ela, Pearl não aceita nem seu nome; seu apelido, mesmo sendo um tanto masculino, é como gosta de ser chamada, Huck! E foi em um encontro desastroso que esse casal se desenrola!

O Álbum é um livro bom, bem desenvolvido, com bons personagens, rápido de se ler, mas ele acabou não funcionando muito bem comigo, muito mais por não ser meu tipo de romance, do que por ser ruim, achei que ele tem um ritmo próprio, é lento, contando sobre a vida desse casal, desde que se conheceram, até a velhice, e tem uma escrita muito bonita, o que não gostei é que não me emocionou, não me deixou desesperada em momento algum, foi super linear, já gosto mais de livros que me tirem o ar, do que os que me acalmam, e foi isso que aconteceu com a narrativa de Timothy Lewis.

Meu conselho é: leiam e tirem suas próprias conclusões, pode não ter funcionado comigo, por não ser meu estilo, mas vai ser o estilo de muitos e muitos leitores por essa vida, pois falar de amor, vidas e destino, nunca é perda de tempo!
O Álbum mostra uma amor verdadeiro, forte e inspirador, todos esperamos uma dia viver um sonho assim!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Greice Negrini 15/07/2015

Um livro sobre amor e amizade.
Em 1926 Gabe Alexander trabalha como escriturário em uma peixaria famosa em Houston há longos anos e julga ter uma vida tranquila até ver passar pela rua uma linda mulher. A partir deste momento ele tem a grande certeza de ter encontrado a sua alma gêmea.

Pearl é uma professora que mora em uma pensão e está noiva de seu namorado da infância. Nenhuma novidade acontece em sua vida a não ser que a monotonia e uma certa indecisão sobre seu futuro conte. Até que um dia ela vai até a peixaria de seu Cecil e é atendida por um homem que chamou sua atenção mais do que o necessário. Como sabe que é casada, não dá muita atenção ao que ele fala, exceto de que ele tem uma grande presença.

Já em 2006 Adam está trabalhando com os objetos a serem vendidos de gabe e Pearl, já que seu negócio é revender o patrimônio de pessoas, quando encontra um álbum com diversos cartões postais cheio de poemas. No álbum está uma vida inteira de relacionamento que não faz sentido para Adam já que este não sabe nada sobre a vida do casal que morou naquele lugar. Adam se divorciou e sente que não conseguiu fazer muito pelo seu casamento e agora se ressente muito por isto.

Yevette é uma mulher amazona que ficou com o casal até o fim da vida dos dois e que sabe muito do que Adam tenta agora descobrir e que deseja completar as lacunas deixadas pelos cartões-postais. Mas ela não deseja simplesmente explicar tudo facilmente. A história de Gabe e Pearl tem muito mais a ensinar do que um simples amor que durou muitos anos e é nesta amizade que vai ser criada que adam vai conseguir entender o que muitos ainda não aprenderam: o verdadeiro sentido de lutar por quem se gosta.

O que falo sobre o livro?

Estou há mais de trinta minutos pensando em como começar a escrever esta parte da resenha. Não é como um processo simples em que você vai descrevendo as sutilezas de uma história simples que não tenha de forma alguma mexido com o pensamento, pelo contrário, é uma ideia que fica vagando pela minha mente e não sei exatamente como distribuir em palavras belas e dignas.

Não há mistério sobre a questão em que os personagens de Gabe e Pearl formam um casal em meados dos anos de 1926. Somando-se a isso já dá para ter uma ideia de que tudo naquela época é um pouco mais bucólico, mais desacelerado e as paixões não são demonstradas publicamente como agora e mais do que isso há toda aquela gentileza e romantismo em uma conquista. Isso é o que o autor baseia praticamente toda a parte do seu livro: na gentileza.

O livro em si fala de uma história de amor que ultrapassa décadas e como um casal consegue de uma forma inusitada transformar um casamento em algo bastante duradouro. E é através de postais enviados todas as sextas-feiras por Gabe que ele declara seu amor por sua esposa. Mas obviamente não é somente isto que será encontrado neste livro e obviamente também não é a única ideia do autor.

O bom sentido foi colocar um personagem após mais mais de 90 anos em que descobre a história do casal e que, sofrendo com um divórcio e um casamento nada feliz, quer desvendar o mistério por trás de tanta felicidade. E é assim que a história vai sendo narrada. Os capítulos vão sendo entrelaçados entre a visão de Gabe, Pearl, Adam e Yevette e vão se conectando como uma estrutura sólida onde o ceticismo de Adam vai sendo amortecido pelos momentos de amor e dificuldade do casal.

Em certas partes da leitura eu ficava pensando em como era massante a narrativa, mas o fluxo de detalhes foi importante para dar uma compreensão maior para aquilo que Gabe sempre acreditou que conseguiria até o último dia de sua vida. Lógico que não consegui conter as lágrimas ao final da leitura.

Mais do que belas dicas de como fazer para sustentar um pilar que pode estragar com o tempo, O Álbum é uma memória ao romantismo de outrora não tão visto atualmente e até não tão previsto. Vale a pena sonhar com momentos como este e mais ainda desejar amar para sempre a mesma pessoa que sempre te fez feliz.

site: http://www.amigasemulheres.com/2015/07/o-album-timothy-lewis-resenha-244.html

Khrys Anjos 20/07/2015

Uma lição para ser vivenciada
Adam se questionava qual a maneira certa de amar. Por que alguns casais conseguem viver o amor por tantos anos sem deixar a chama se apagar e ele não conseguiu manter o próprio casamento.

Estas provavelmente são questões que todo ser humano já tentou encontrar as respostas.

Quando Adam encontra os cartões-postais sua curiosidade aumenta e ele resolve ir mais a fundo nesta história para descobrir os significados de cada poema que o Gabe escreveu para a sua amada Pearl.

O que tornou possível para este casal viver junto por 60 anos? Com certeza não foi uma mera questão de boa sorte.

Durante a trajetória do relacionamento, contada pela Yvette, que teve o privilégio de conviver por alguns anos com o casal, vamos descobrindo a essência deste amor.

Eles viveram todas as etapas necessárias para que a relação evoluísse e se transformasse num exemplo de como devemos levar qualquer tipo de relacionamento seja afetivo, familiar ou profissional: tendo como base o respeito.

Não existe uma fórmula ou uma receita exata para que a relação seja perfeita. Até porque não somos perfeitos. O que existe é a coragem de 2 seres para lutar por um ideal: fazer o convívio diário produzir um aumento no sentimento.

E como isso acontece? Valorizando os pequenos detalhes que a maioria das pessoas não se importam.

Quando entramos numa relação amorosa temos que estar preparados para abrir mão de algumas coisas mas sem deixar de sermos nós mesmos.

Tudo passa a ter uma conotação diferente. Os hábitos acabam por se modificar. Porém devemos ficar vigilantes para que estas mudanças não nos transformem em outra pessoa. Se isso acontecer é chegada a hora de dizer adeus.

Cada momento vivido ganha um colorido novo. O amor não é um objeto que pode ser colocado sobre uma estante e deixado lá acumulando poeira. Ele deve ser tratado como um bebê. Cada fase pela qual o neném passa pode ser facilmente identificada na relação. Começa sendo apenas um projeto, se torna uma maquete e nasce. A partir daí depende dos pais para sobreviver. Precisa ser alimentado e limpo todos os dias. E assim vai passando por todo o processo – engatinhar, falar, andar, correr – até se desenvolver e se transformar num adulto.

Se temos todo este cuidado com um filho por que não fazemos o mesmo com o amor pelo nosso companheiro/a?

A diferença entre os relacionamentos que duram anos e os que duram dias está na incapacidade do ser humano em dividir o seu mundo interior com o outro.

Acredito que a maior lição que o Adam aprendeu, e os leitores desta história também comprovarão, é que não existe uma relação onde o casal vive no meio de um arco-íris.

Se os dois não estiverem dispostos a enfrentar as tempestades não poderão construir um futuro juntos.

Somente quem está disposto a dividir poderá somar mais amor a sua vida.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-album-timothy-lewis.html

Jessica 11/01/2024

O álbum
A História da Huck e do Gabe é um romance delicinha pra te tirar da ressaca literária e embarcar na magia do amor.
O ponto baixo desse livro pra mim é que ele deixou a desejar na história do Adam, gostaria de saber mais da vida dele e do desenrolar com a Yevete. Poderia ter sido melhor explorado.
Tirando isso, o livro é bom, e além de romance trás alguns gatilhos também.
Vale a pena a leitura.

Portal JuLund 21/07/2015

O Álbum, @Novo_Conceito
Existem várias formas de tesouros, para umas pessoas seria um pote de ouro no fim do arco íris, para outro uma vida inteira cheia de saúde, para Gabe e Pearl foi o amor que os dois conseguirem sentir e viver.

E esse tesouro se manteve escondido durante toda a vida deles, até o dia em que ambos partiram e seus pertences foram divididos e repartidos para os familiares, o responsável para que isto ocorra Adam Colby, um negociante de objetos usados, que mudou para a cidade dos Alexanders por ter acabado de sair de um casamento que ele acreditava ser eterno e acabou muito antes do que desejava e imaginava.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/o-album-novo_conceito

Mari Siqueira 24/07/2015

Belíssimo, raro, inesquecível!
O Álbum é um romance que comove, conquista, faz chorar. O livro de Timothy Lewis é inspirador e tão cheio de amor que faz o leitor se apaixonar por suas palavras e por seus personagens. A história de amor de um casal que esteve junto até o verdadeiro final da vida é, não só encantadora, mas também verdadeira. Inspirado em seus tio-avós, Timothy misturou um pouco de ficção à linda trajetória romântica de duas pessoas reais.

Toda sexta-feira um cartão-postal. Um poema, uma rima, um pensamento. Este e muitos outros atos de amor, mantiveram a chama do amor acesa durante sessenta anos de casamento. O título original do livro é 'Forever Friday', ou 'Para Sempre Sexta-Feira' e foi mudado pela editora por uma questão de marketing, infelizmente. Falo agora da ficção, muito embora, grande parte dela seja realidade. Duas histórias se cruzam e se tornam uma só. E essa história vale por outras mil.

2006 - Adam Colby é um negociante de objetos usados e está esvaziando a casa de um casal de idosos que acaba de falecer. Junto com as coisas que iriam para o lixo, Adam encontra um álbum de fotografias. Lá dentro, porém, não há foto alguma, mas sim o retrato de um amor que resistiu ao tempo. Cartões-postais, muitos deles. Todas as sextas-feiras, durante sessenta anos.

Depois de sair de um casamento fracassado, Adam se pergunta o que fez de errado. A resposta pode estar ali, naquele álbum. Pequenos poemas que revelam segredos para um casamento feliz e duradouro. Ele lê cada um dos cartões e os leva consigo, ainda tentando entender. Ele pede ajuda a uma moça que viveu com o casal, filha da empregada deles. Yvette é uma jovem misteriosa, que tem medo do amor, apesar de acreditar nele. Os dois vão recontando a história de Gabe e Pearl Alexander.

1926 - Gabe e Pearl se conhecem e é amor à primeira vista. Pearl, também conhecida pelo apelido Huck, está noiva de outro homem, mas se apaixona por Gabe mesmo assim. Depois de muitos percalços, a vida os une e dois destinos formam uma nova jornada. Um anjo-da-guarda bem especial os guia, os protege em todos os momentos. Gabe promete um cartão-postal apaixonado por semana, até o fim de sua vida. E um dia, os cartões param de chegar. O amor não, este nunca acaba.

Aparentemente, as duas histórias se conectam pelos cartões-postais, mas é bem mais do que isso. Eles se conectam pelo amor. Uma trajetória inspiradora que gera outra. Gabe e Adam são dois homens de tempos distintos, que não conhecem e mesmo assim têm algo em comum: o caráter, a honra e o desejo de amar uma mulher pelo resto da vida. Os dois personagens, assim como qualquer homem, têm medo do que o casamento pode fazer com um relacionamento, com a paixão. E por isso, decidem que vão dar seu melhor para que o amor não acabe.

Romântica assumida, me emocionei com o livro de Timothy e sua forma de contar histórias. Gabe é um dos personagens mais nobres e encantadores, além de extremamente inteligente e sensível. Ele tem como objetivo evitar a chamada teoria da 'Divisão Longa', uma sequência de eventos que acontece depois do casamento (filhos, peso, egoísmo, cansaço, irritação, estresse, falta de dinheiro, falta de tempo) e que leva os casais ao divórcio. É como a aritmética, uma equação, um todo que ao ser sucessivamente dividido, resulta em um valor pequeno ou inexistente. É a metáfora de um relacionamento, que naturalmente se deteriora com o tempo.

Com amor, compreensão, atenção, carinho e muita dedicação, Gabe e Pearl se amam por décadas, pela eternidade. O segredo que Adam busca vai aos poucos revelando ser o que todos nós buscamos. 'Amantes do amor' (em tradução literal) é justamente o nome do blog, porque sou um pouco como Gabe. Quero que o meu amor seja eterno, verdadeiro e sincero e que a vida nunca entre no nosso caminho e isso só depende de nós. Você já viu como é lindo um jardim de orquídeas? O cultivo não é simples, mas com dedicação, o resultado é como o amor de Gabriel e Pearl Alexander: inspirador.

"- Na próxima sexta, vamos nos encontrar no vale. Eu sei que era um dos seus lugares favoritos.
- Mas, Gabe. Eles não me deixam sair desse quarto. E eu não consigo sair dessa cama sem... - Huck começou a chorar.
- Eu sei, querida. - Gabe se inclinou para perto dela, a luz de seu sorriso iluminando a alma de Huck. - Então, quando eles não estiverem olhando, vou volar para ler o postal. - Gabe se levantou, e seu rosto bonito foi desaparecendo em um brilho cintilante. - E depois vou carregar você até o vale... nos meus braços. (p. 107)

site: http://loveloversblog.blogspot.com

"Ana Paula" 01/08/2015

Adoro quando me surpreendo com livros que eu não daria nada. Foi o caso maravilhoso deste exemplar. O Álbum é um livro intenso, cheio de reviravoltas, amor, amizade, esperança e paixão.

Quando peguei este livro com a Mari para leitura e resenha, fiquei imaginando o que esperar. não li nem a sinopse para vcs terem uma ideia. Então, logo no começo do livro, me deparei não com uma, mas com duas histórias - a de Gabe e Pearl e a de Adam.

"Ele pousou as mãos na cinturinha dela enquanto alguém a ajudava a se levantar. E, antes que ela pudesse se virar para olhar para ele, ele sabia...
Ele havia finalmente encontrado sua Menina Para Sempre."

Como a sinopse diz, Adam é um negociante de objetos usados. Ao receber a proposta de vender os objetos da família Alexander, Adam encontra um álbum repleto de cartões postais que Gabe enviou para sua esposa Pearl (mais conhecida como Huck) todas as sextas feiras, durante 60 anos. Mas espera, não são cartões qualquer - são cartões com poemas sobre a vida deles juntos, cada um remetendo a uma fase da vida deles. Intrigado com essa descoberta, Adam, que foi abandonado por sua esposa, decide investigar o que fez o casamento dos Alexanders dar certo. Ele quer saber a fórmula da felicidade dos dois. E é neste contexto que vamos conhecer a história de cada um, pouco a pouco.

Que livro maravilhoso! Eu adoei acompanhar a história de Huck e Gabe, a de Adam também, pois ele é um personagem que também merece atenção. Huck é uma personagem maravilhosa, onde encontrei muito de mim. Gabe é aquele tipo de homem que acredita e corre atrás, passou sua vida fazendo feliz a mulher que sempre amou, e Huck também fez por ele.
Apesar de todo o cenário romântico, você deve estar se perguntando se este livro é daqueles melosos ou não. Não é! A história de Huck e Gabe é cheia de reviravoltas e fatos sobrenaturais que sempre influenciaram a relação deles dois.

"Eu tinha que admitir que, antes de descobrir os postais, eu achava que almas gêmeas só existissem em contos de fadas. E casais sortudos o bastante para ficar juntos poderiam viver "para sempre", mas mentiam sobre a parte do "felizes". Então as perguntas surgiram: será que almas gêmeas evoluíam para amantes? Ou amantes se tornavam alma gêmeas? Em poucas palavras, será que Huck e Gabe estavam destinados a ficar juntos para sempre ou trabalharam para isso acontecer?"

A narrativa altera entre primeira e terceira pessoa, dependendo do capítulo. Alguns capítulos possuem um postal com a poesia de Gabe, outros só possuem a data e o nome de quem irá contar a história. Independente da narrativa, que eu gostei muito, o autor tem um jeito gostoso de levar a história a diante. Ele escreve com amor e em nenhum momento, me senti lendo um romance mimimi, mas a história de duas almas gêmeas que se amaram intensamente.

A capa é linda e condiz perfeitamente com o enredo. Os personagens são bem construídos e são pessoas comuns, que você pode encontrar na rua. A editora caprichou muito na diagramação: além dos detalhes dos cartões, também temos letras em tamanho confortável para a leitura e páginas amarelas. Encontrei somente um erro de revisão, e foi a troca de nomes dos personagens. Fora isso, livro lindo por dentro e por fora.

"A cada ano que passa,
Envelhecemos lado a lado.
Moeda e candelabro de prata
Ainda são tesouros estimados,
De valor inestimável, desejados.
Mas a vida ainda guarda
Muitos mais para os amantes,
E aventuras com a minha amada
São o que vejo adiante.
Pois, assim como o Azul do Norte,
O aposentado aqui ainda está forte!"

Enfim, super recomendo esta leitura, perfeita para qualquer idade, cheia de significados e com uma história belíssima!
Ha! E para finalizar, vcs não se surpreender e ficar arrepiados com a Nota do Autor na última página! ;)

site: http://mariscotti.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-album.html

Fer - Mato Por Livros 03/08/2015

Oitenta anos atrás. Um casal que viveu o mais profundo e verdadeiro amor.
Tempo atual. Um homem que busca respostas de como é possível encontrar e viver amor verdadeiro.

Adam Colby é um negociante de objetos usados que após uma separação luta para entender o que deu errado em seu casamento, o que o faz pensar se o amor realmente existe e se é possível ser feliz ao lado de outra pessoa.

Até que em uma das casas onde ele vai analisar os móveis se depara com um álbum cheio de cartões postais. Adam fica intrigado com a história daqueles cartões e descobre que ali existe mais que apenas “papéis”, existe uma história. Uma linda e verdadeira história de amor.

A partir desse momento a história começa a ser alternada por capítulos entre a visão de Adam, e do casal Gabe e Pearl, mais conhecida como Huck.
Voltamos no tempo e nos é permitido conhecer toda a história desse casal. Como se conheceram, como começaram a namorar, os obstáculos que superaram, as lutas, os problemas familiares, as conquistas, as tragédias, e todos os momentos maravilhosos que passaram ao lado do outro. Cada capítulo traz como referencia um cartão postal. Cartões esses, que Gabe enviava a cada sexta-feira para assim deixar acesa a chama do amor e da paixão entre eles.

A história de Gabe e Huck é linda, a força do amor deles era extraordinária. Os momentos vividos dos mais ternos e puros. E a crença de Huck em um anjo da guarda que os acompanhou em muitos momentos de suas vidas, nos fazem acreditar que realmente nós temos nossos anjos ao nosso lado.

Nos capítulos de Adam, acompanhamos sua busca por conhecer toda a verdade da vida daquele casal, mas na verdade o que ele procura é respostas de como eles conseguiram conservar a felicidade e o amor, até o último momento de suas vidas. Adam buscava algum tipo de fórmula, o segredo do casamento duradouro e feliz.
Para encontrar respostas da vida de Gabe e Huck e encontrar respostas para sua própria vida, ele vai contar com a ajuda de Yevette, uma moça que foi como uma filha para o casal. E aos poucos ele juntara todas as peças desse quebra-cabeça. E descobrira a resposta que tanto procura.

A história realmente é muito linda. A mensagem nela embutida então nos faz refletir muito em nossa vida e em nossos relacionamentos. O que move o amor? O que faz de nós pessoas merecedoras da felicidade? Existe um amor verdadeiro? Como encontra-lo e como mantê-lo vivo através dos anos?

A resposta é tão simples e muitas vezes não conseguimos entendê-la.

Infelizmente a escrita do autor me incomodou um pouco. Mesmo a história sendo muito linda por vezes a leitura se tornou um pouco entediante. Em outros momentos porém, ansiava por saber o que iria acontecer com Gabe e Huck.
Foi uma leitura leve, mas infelizmente um pouco demorada e não muito fluida.
Mas chegar ao final da história nos traz uma sensação tão boa. Como se algo se completasse, como se a paz estivesse presente, achei isso muito bom.

A diagramação é linda. A capa é um charme a parte e cada capítulo como disse anteriormente se inicia com um postal e os poemas escritos de Gabe para Huck.

site: www.matoporlivros.com.br

1 | 2 | 3 | 4 | 5