Dataclisma

Dataclisma Christian Rudder

Resenhas - Dataclisma

Tiago 11/03/2023

O que os dados que fornecemos a um site de relacionamento revelam sobre nós?
Christian Rudder é o fundador do site de relacionamentos OK Cupid. Neste livro, ele faz diversas análises utilizando a incrível quantidade de informações fornecidas pelos seus usuários no site. Cito alguns resultados interessantes:
- a disparidade das avaliações de homens e mulheres quanto a "a idade ideal" do parceiro que procuram.
- a diferença entre homens e mulheres quando avaliam os seus pretendentes. As mulheres dão notas muito mais baixas ao homens, enquanto a distribuição das notas dadas pelos homens é praticamente uma gaussiana.
- diferenças de taxas de mensagens e respostas enviadas por homens e mulheres.
- análises das palavras e expressões mais utilizadas na comunicação dos usuários de acordo com raça e orientação sexual.
- como as diferentes raças avaliam a beleza entre eles.

Este livro parece um precursor do Everybody Lies de Seth Stephens-Davidowitz, uma vez que esta miríade de dados acaba nos revelando certos "segredos" que as pessoas guardam mas que "confessam" mesmo que involuntariamente quando estão na internet. Da mesma forma que Seth Stephens-Davidowitz, Rudder tem seus viéses e chega a extrapolar bastante em algumas das suas "conclusões sociológicas".

Camila 12/09/2020

Livro incrível!
Adorei o livro! Nunca tinha visto um jeito tão interessante de mostrar dados.

Ronan.Azarias 28/08/2016

Visão crítica e sincera
O livro apresenta dados de forma simples e as análises mostram o poder que a big data tem. Fazendo uso de dados próprios. O autor lida com temas sensíveis da sociedade americana e dentro de cada tema mostra a diferença entre o que dizemos e o que realmente fazemos. Cheio de referências pops o livro é uma excelente leitura para quem está começando a pesquisar big data e muito interessante para quem tem curiosidade com o que as empresas fazem com nossos dados.